🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida na escolha de uma luminária.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Dúvida na escolha de uma luminária.

#1 Mensagem por DanielFroes »

Pessoal, estou a procura de uma boa luminária para meu Pico Reef. Por ser um aquário pequeno (50 x 35 x 35cm) não encontro muitas opções de luminárias boas, a maioria para este tamanho usa PL (que eu estou evitando), e as T5 são quase sempre a partir de 60cm (maior que meu aquário).

Procurei por uma luminária com HQI e achei uma da Giesemann chamada Reflexx Nano Plus que além de ser pequena tem potencia mais baixa (não preciso de muito), ela vem nas opções 70w ou 150w (HQI), no meu caso, acho que 70w está bom D+, meu aquário tem 50 litros apenas, e no caso do modelo "plus" vem ainda 2 x 8w T5 que eu achei bom também. Para uma luminária HQI acho que esta seria uma boa opção para meu aquário de tamanho reduzido. Mas existe o lado negativo, o preço é bem salgado e HQI esquenta e gasta muito.

Então estou analisando também opções de luminárias de LED. Pelo que eu já li de luminárias de LED, a quantidade de W indicada é diferente das demais (1W/L), quanto seria este valor para o caso de usar LEDs?

O que vocês acham dessas duas opções:
Reef White 21W LED Bulb, Par30, ES 27 or ES26 Screw Fitting
Pacific 14000K CREE LED SPS Bulb, Par38, ES 27 or ES26 Screw Fitting

Como meu aquário é pequeno, provavelmente uma única lampada dessa de 21W bastaria (ou não?), só que eu tenho medo de ficar só o centro do aquário iluminado como na foto abaixo (que é do próprio site) e pensei em colocar duas. Se eu colocar duas luninárias dessa fica muito forte? Não quero impossibilitar o aquário de ter corais que gostam de menos luz, na verdade, por ser inexperiente eu devo demorar para colocar SPS, mas se possível pretendo te-los, e até lá, devo comprar bastante coral mole.

Imagem

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvida na escolha de uma luminária.

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Procure por mais opções de LED, se não quer PL, vai ser a melhor opção.

Nessa litragem, a HQI vai atrapalhar muito a manter a temperatura.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Dúvida na escolha de uma luminária.

#3 Mensagem por Renan Kfouri »

Essa luminária, se você gostou da estética (eu não :P) até daria, colocando os corais mais exigentes no meio, mais próximos da luz, e os corais menos exigentes nos cantos.

Na teoria daria certo...

Abraços!

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Dúvida na escolha de uma luminária.

#4 Mensagem por fabio simoes »

Estou usando led da maxspect e muito feliz com o resultado.

Aconselho o uso do led.

Meu conselho é procurar calhas industrializadas com timer embutido, facilita muito sua vida.

abraço

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Dúvida na escolha de uma luminária.

#5 Mensagem por DanielFroes »

Renato, eu pensei o mesmo das HQI, então vou descartar a idéia, não quero complicação com temperatura.

Renan, a estética não é lá essas coisas, afinal, é uma lâmpada e não uma luminária, mas ainda acho que não fica muito ruim, pretendo afasta-la do aquário o suficiente para pegar nos 50cm, como a profundidade é baixa, acho que não perco muito em afastar a luminária. Ou então eu usaria duas dessa, mas temo que seja MUITA luz!

Fabio, vou olhar mais modelos sim, mas não achei muitos para aquários pequenos, por isso a idéia de comprar essa que é só a lâmpada. Vou olhar essa marca que você tem também.

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Dúvida na escolha de uma luminária.

#6 Mensagem por DanielFroes »

Dei uma olhada nas luminárias da MaxSpect, são muito bonitas, só não gostei muito da potencia que na minha opinião é exagerada para o tamanho das luminárias. Por exemplo a luminária mais fraca deles, com 60W, tem apenas 18cm x 18cm (bem pequena). Para o meu aquário de 50L eu não precisaria de mais do que isso (60W), temo até que seja muito.
Mas se eu fosse escolher a luminária pelo tamanho, escolheria a segunda menor, que possui 40cm x 18cm que na minha opinião deve iluminar mais uniformemente meu aquário de 50L, só que esta luminária tem de 110W.
Aí vem minha dúvida novamente, existe um máximo de potencia ou só um mínimo? Corro o risco de 'queimar' ou ter surtos de algas colocando uma luminária muito forte? Eu penso que a luminária de 60W é muito para meu aquário. Estou começando agora no marinho, mas no meu plantado sei que se eu exagerar na iluminação terei bastante problemas com algas. Prefiro uma iluminação moderada nesse caso.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”