🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Troca de substrato.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mário Neto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 336
Registrado em: 10 Nov 2009, 09:49
Apelido: Mario
Localização: Guarulhos
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Troca de substrato.

#1 Mensagem por Mário Neto »

Rapaziada gostaria de saber se eu posso trocar todo meu substrato?
O que eu tenho é halimeda e gostaria de trocar tudo por Samoa Pink (por razão de estética), meu aquário tem 2 anos de montagem.
E se posso qual é o modo correto para se fazer isso?

Abraços
"Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"...
Don Ramón Valdés (Seu Madruga)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Troca de substrato.

#2 Mensagem por Alessandro Lima »

Faça uma busca sobre sua duvida antes de postar alguma coisa, talvez possa ja existir bastante informação sobre isso, nesse caso a pouco tempo atraz, teve uma pessoa com exatamente essa questão, segue o Link :)

viewtopic.php?f=45&t=6228

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Troca de substrato.

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Mario.

Poder pode, porém, é um processo bem trabalhoso, e, como tudo no aquário, envolve alguns riscos.

O mais indicado no seu caso, é movimentar em pequenos volumes.

Se a montagem anterior, é feita direta sobre o vidro, voce pode com o auxilio de uma régua ou plastico largo e duro, separar porções do fundo, retirar a halimeda sifonando essa porção, depois, com o auxilio de um cano de pvc, voce coloca ele encostado onde vai despejar o novo substrato, e coloca aos poucos, assim, evita levantar tanta matéria, assim, minimiza o impacto nos seres do aquário.

Quanto a sifonar o substrato, é importante ressaltar que esse procedimento vai fazer com que a matéria composta ali, vai liberar substancias tóxicas, podendo alterar os parametros de nitrito e amonia, então, essa "porção" não deve ser maior que 1/5 de cada vez.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Mário Neto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 336
Registrado em: 10 Nov 2009, 09:49
Apelido: Mario
Localização: Guarulhos
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Troca de substrato.

#4 Mensagem por Mário Neto »

Valeu Renato pela dica, mesmo assim vou correr o risco.
Mais uma pergunta, eu posso deixar um centímetro de halimeda e preencher com o novo substrato por cima?
Abraços
"Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"...
Don Ramón Valdés (Seu Madruga)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”