🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

sou novato...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: sou novato...

#21 Mensagem por ThiagoBG »

joao.paulo escreveu:pessoal, estou de volta!!
antes de mais nada quero agradecer a ajuda de todos ate agora. estamos evoluindo, devagar mas evoluindo... rsrsrr... ja tenho uma luminaria com 6 t5, skimmer R600, sump bomba de recalque, de circulaçao e logo logo compro o restante...
surgiu agora uma duvida em relaçao ao substrato. alguem pode me ajudar?... como, desde o inicio, nao posso gastar muito... aquela areia grossa de praia, tipica do litoral norte de sao paulo, ficaria legal? ela da a biologia ideal? e as conchas trituradas?.......................... mais uma vez conto com a ajuda de todos... muito obrigado!!!
um abraço!!!!
JP


Por tudo que li nos últimos 3 ou 4 meses, o que mais me indicaram foi a aragonita e é esse substrato que estou usando nos meus 2 aquários. O uso da halimeda, pelo que percebi, é meio controverso.

Não ouvi falar muito bem do uso de areia de praia, mas é melhor aguardar opiniões do pessoal mais experiente!

Abraço!
Imagem

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#22 Mensagem por joao.paulo »

thiago, obrigado pela sua opiniao...
agora pergunto a todos: eu tenho aqui algumas rochas que trouxe ha alguns anos da ilha da madeira, em portugal... essa ilha é de origem vulcanica, ou seja, essas rochas sao magma solidificado,,,,,, sao muito bonitas, parecidissimas com as pedras de coral só que escuras..... sera que tudo bem se eu colocar algumas em meu aquario?????? alguem tem o conhecimento?..
obrigado mais uma vez.
um abraço a todos!!!!!!

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: sou novato...

#23 Mensagem por RenatoHilkner »

JP, blz?

Aparentemnte você está indo muito bem no seu projeto. Parabéns!

Ouvi um péssimo relato quanto í utilização de areia de praia, mas não posso garantir que esse era o problema porque logo foi retirada e ainda não deu tempo pra nenhuma alteração (foi aqui no fórum, mas não acho o tópico). A areia era do guarujá e não do litoral norte. Eu particularmente acho válido utilizar essa areia, mas alguns cuidados terão que ser tomados no período de ciclagem.

Já ouvi relatos também de aquaristas que usaram substrato do fundo do mar de ilha grande com muito sucesso (quem já mergulhou lá sabe que não é areia, nem halimeda, nem aragonita, parece uma grande mistura). Se você conseguir substrato do leito do mar é melhor que areia da praia, creio eu.

Se achar mais seguro um substrato convencional, eu aconselho aragonita.

Quanto ís rochas vulcanicas, eu deixo para alguém com mais cacífe responder! Sei que zeólitos são rochas vulcanicas e ótimo abrigo para bactérias benéficas, mas não sei se isso se aplica ao seu caso.

Abraços e boa sorte,

Renato

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#24 Mensagem por joao.paulo »

Renato
muito obrigado pela sua opiniao... um grande abraço...
aguardo entao alguem com o conhecimento das rochas.....
abraço a todos
JP

Avatar do usuário
ThiagoBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 293
Registrado em: 23 Nov 2010, 17:39
Apelido: Thiago Goncalves
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo - SP

Re: sou novato...

#25 Mensagem por ThiagoBG »

Não sou expert, mas acho que rochas vulcânicas podem conter metais nocivos, principalmente em um sistema fechado.
Imagem

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#26 Mensagem por joao.paulo »

ThiagoBG escreveu:Não sou expert, mas acho que rochas vulcânicas podem conter metais nocivos, principalmente em um sistema fechado.


era o que eu estava pensando tambem Thiago...
e agora? alguem tem certeza?... abraço!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: sou novato...

#27 Mensagem por Celso Suguimoto »

Joao pelo simples fato de desconhecer a composicao dessas rochas vulcanias invalida seu uso.

Vou quotar a observacao de um amigo de outro forum

Se formos identificar algumas formações costeiras, veremos que o princípio de formação rochosa foi vulcânica, porém há de se considerar que sofreram um resfriamento muito rápido em contato com a água do mar formando uma porosidade muito grande. Somando-se esse fato com a ação do tempo e degradação de metais por oxidação, a própria natureza acabou por balancear e estabilizar estas rochas, porém quando falamos de rochas extraidas diretamente das cavidades vulcanicas, sem análise geológica prévia, podemos considerar que estas venham com uma porosidade muito pequena e sabe lá que materias em suas composição...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: sou novato...

#28 Mensagem por mauricio nogueira »

Olha eu uso areia de praia, la da praia de pernambuco - guaruja, o unico inconveniente é q ele é neutra.... nao tem as propriedades da halimeda ou aragonita, tirando isso nao tenho problema algum, fica bonito, facilimo de limpar, meu cianocephalus adora pois e´mais facil de se enterrar!! as neretinas fazem a festa, mantendo-a sempre limpa!! nao empedra, bom segui a dica do Basso e gostei!

abraço

joao.paulo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 292
Registrado em: 31 Out 2010, 15:32
Apelido: JP
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: sou novato...

#29 Mensagem por joao.paulo »

valeu pessoal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! logo coloco umas fotos tambem (assim que colocar agua... rsrrsr)
obrigado mais uma vez............ abraço a todos!!!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”