🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ajuda! desastre...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gustavo Hofmann
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2010, 07:17
Apelido: Hofmann
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

ajuda! desastre...

#1 Mensagem por Gustavo Hofmann »

fiquei alguns dias fora e ouve um desastre no aquario de um amigo meu, fui la hj e ele perdeu uns 2 peixes, etem mais 4 em mau estado, fiz todos os testes e não achei nada alarmante apenas o PH estava muito baixo 7,8! Os peixes estão com a mucosa esbranquecida.. botei um buffer da red sea e regulei o ph. sera que preciso entrar com algum medicamento? Aguardo resposta. obrigado
Editado pela última vez por Gustavo Hofmann em 18 Jan 2011, 12:18, em um total de 1 vez.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: ajuda! desastre...

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Complicado!

pH caiu, será que não aconteceu mais nada, tipo temperatura subir ou...

Tem corais? Como estão?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gustavo Hofmann
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2010, 07:17
Apelido: Hofmann
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#3 Mensagem por Gustavo Hofmann »

Os corais estão bem.. tem 2 palhaços bem, uma donzela dominó com manchas, um mandarim parecendo bem, um gramma muito mal e um paru mal e 2 mortos.. o aqua é um zumbo tl-550, tenho comigo um tubo de melafix.. mas não sei se uso..

Obrigado pelo interesse!

ahh... botei um pouquinho de stability da seachem para ver se ajudava..

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: ajuda! desastre...

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Gramma e paru

Tive uma queda de energia, que ficou perto de 14 horas, estava sem no break, perdi todos peixes nacionais Gramma, neons e cianocefalo.

Mesma caracteristica, guelras brancas, sufocando.

Estabilize a temperatura em 25ºC tenha densidade de 1022 (minha sugestão)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
fabio simoes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 709
Registrado em: 20 Mai 2010, 14:09
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 09 Nov 1972
Cidade: Sao paulo
País: brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: ajuda! desastre...

#5 Mensagem por fabio simoes »

Como é o "mau estado dos sobreviventes"?

pesquisou ictio e odinium?

Avatar do usuário
Gustavo Hofmann
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2010, 07:17
Apelido: Hofmann
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#6 Mensagem por Gustavo Hofmann »

icon_iCo01 Valeu Mauro vou fazer isso... mas sera que eles se recuperam?.. devo por o melafix por precaução?

Avatar do usuário
Gustavo Hofmann
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2010, 07:17
Apelido: Hofmann
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#7 Mensagem por Gustavo Hofmann »

Oi Fabio, fica bastante dificil diagnosticar algo pois eles andam meio escondidos e não sou muito bom nisso... Fiquei sabendo que ele trocou 20% da agua faz uns 3 dias, e pos agua deionizada ( talvez isso tenha acidificado a agua).

Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#8 Mensagem por Marjory »

Gustavo, por gentileza coloque as fotos dos peixes e os parâmetros por gentileza....Assim podemos te ajudar ciente da situação.

Abraços.
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Avatar do usuário
Gustavo Hofmann
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Set 2010, 07:17
Apelido: Hofmann
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#9 Mensagem por Gustavo Hofmann »

Fui visita-lo pela manhã... não tenho as fotos

amonia de 0,25
ph 7,8
como tinha alguns peixes mortos parei por aqui

sal. 1028
temp. 28.6 cº

vou baixar a sal. com uma troca de agua e resfriar a agua, ma só posso ir lá pela noite..

me pareceu pouco acizentada a agua, mas como os peixes deviam estar mortos desde a noite fica dificil saber a causa.

leandro moreno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:29
Apelido: ofiuros
Localização: rio de janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ajuda! desastre...

#10 Mensagem por leandro moreno »

Gustavo;
Será que não em uma doença por lá não?
Vc citou manchas brancas? Pode ser doença, tem pintas brancas?
a respiração está forte? Eles estão com o corpo coberto por um muco opaco?
A densidade estámuito alta em 1.028, dá uma abaixada
Leandro
LEANDRO
21 98784-7528 CELULR
E-MAIL: ESCAMASECORES@GMAIL.COM

Avatar do usuário
Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 621
Registrado em: 31 Ago 2010, 09:56
Apelido: XaPeToNeS
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo, SP
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: ajuda! desastre...

#11 Mensagem por Renan Kfouri »

Cara os parametros tao todos errados....

Amonia tem que ta zerado, salinidade ta muito alta, ph ta muito baixo e temperatura ta alta!

Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#12 Mensagem por Marjory »

Olha , acho que vc tem que ajustar algumas coisas, porém acredito (alguém me corrija) que essas divergências de ph , densidade , não causaria esta catástrofe, parece algo mais grave ....Este aqua ficou sem atenção quantos dias??O que vc tem no aquário????Corais, peixes em geral, quais são todos os parametros exatamente...Quais os cuidados que vc toma quanto coloca os corais, tem algum habitante novo que pode ter levado um praga de brinde????Eu sou inexperiente neste assunto, porém pelo que tenho visto no forum , parece Odinium ....pela devastação rápida e sintomas...se não tem pintas branca , é praticamente descartado o ictío!!!Me fale tudo que puder , pois ajudará eu e o pessoal a lhe orientar!!!
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: ajuda! desastre...

#13 Mensagem por Marjory »

Dê uma olhada:

DOÊNÇA DO VELUDO MARINHO (Amyloodiniosis, Marine Velvet, Oodinium)

Método para diagnoses

• Pele, brânquias e nadadeiras com parasitas.
• Histopatologia da pele ou brânquias com parasitas.

Histórico

• Típicos sinais de ectoparasitas externos sobre a pele com aspecto muito semelhante ao veludo branco.

Comentários

Amyloodiniosis é uma das mais importantes doenças em aquários marinhos tropicais. Esta doença é uma das poucas que infectam elasmobrânquios. Este parasita é um dinoflagelado que é altamente adaptado para parasitar. O ciclo de vida é bem parecido com o Ictio, o parasita após se alimentar do hospedeiro, deixa o corpo do animal e vai para o fundo do aquário onde se multiplica originando 256 novos indivíduos com capacidade de infecção e motilidade.



Temperatura ideal para os parasitas esta em entre 23 a 27 ºC. A infestação não ocorre em temperaturas a menos de 17 graus. A reprodução é reduzida com temperaturas baixas.

Diagnoses

Infecção na pele é melhor visualizada em peixes escuros usando iluminação indireta como iluminar o peixe com uma lanterna de cima para baixo em um quarto escuro. Peixes bem infectados aparentam estar recobertos por uma película fina de muco branco.



Uma definição de diagnose é observar histológicamente ou por biopsia. Para identificar os parasitas basta colocar o peixe infectado em um recipiente pequeno com água doce e coloca-lo por alguns segundos. Os parasitas se desprendem do animal e vão para o fundo bastando aspira-los e coloca-los em uma lâmina para visualização em microscópio.

Tratamento

Esta doença é altamente virulenta e deve ser tratada o quanto mais rápido possível para prevenir uma catástrofe. Os parasitas livre nadantes são suscetíveis a quimioterapia, mas as larvas são resistentes tornando sua erradicação mais difícil, por exemplos, larvas são resistentes a cobre em concentração de 10 x maior do que os parasitas formados. Tratamentos com 100 a 200 mg/l de formalina por períodos de 6 a 9 horas podem remover todos os parasitas dos peixes.

O tratamento mais utilizado é cobre, porém alguns parasitas ainda podem sobreviver e ficar no peixe em estado latente. Banhos de água doce podem não ser tão eficientes se a doença for grave. Larvas podem ser mortas com radiação ultravioleta. Quarentenas de peixes por 20 dias podem reduzir mais não eliminam o risco de introdução de parasitas.

André Neto
Biólogo Marinho
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: ajuda! desastre...

#14 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm...

Então realmente uma ou outra variação podem nãoa fetar severamente um organismo de imediato, depende muito de qual elemento e de sua variação ok.

Mas quando você tem varios elementos divergentes, ai o bicho pega, por exemplo a densidade esta elevada em 1028, para peixes o melhor é em 1022, e pq. Por causa da quantidade de oxigenio, baixas densidades permitem maiores quantidades de oxigenio, altas densidades menores quantidades.

A temperatura, em media para aquarios estáveis de 25ºC, e olha o papo do oxigênio novamente, alta temperatura, baixo oxigenio, baixa temperatura mais oxigenio.

Bem já encontramos duas razões para uma suposta falta de oxigenio, ou uma baixa deste elemento.

Ainda sobre a densidade, o organismo precisa equilibrar osmoticamente (existe esta palavra) seus fluidos internos, quanto maior a diferença do meio original, maior o trabalho dos orgãos internos ( creio serem os rins).

Temperatura e metabolismo do peixe, altas temperaturas sinonimo de alta atividade, come mais suja mais a agua, sobra mais material para reciclagem biologica, que precisa de oxigenio para transportar ou manter o ciclo do nitrogênio. Ainda em tempo, nem todo peixe fica bem em 28ºC constantes isto dependendo da espécie é prejudicial.

Amonia é toxica, mesmo em baixas concentrações que por ventura não afetem tanto ou imediatamente um organismo, somada a outros agentes nocivos, vc inicia um blend mortal.

o pH para o organismo do peixe, imediatamente vc pensa que a primeira linha de defesa de um organismo é sua pele, perfeita observação, no caso do peixe existe a mucosa protetora, já bem conhecida, Ph alterado degrada esta mucosa, permitindo ataque de parasitas e outros.

Mais uma consideração, existe uma questão relacionada ao organismo inserido em um meio não estou falando de osmose mas da acidificação ou alcalinização do sangue pelo meio (não entendi bem como isto ocorre, mas enteni que ocorre).

Resumidamente, varias divergências influenciando de forma negativa um organismo, assim começa a fical dificil.

Gustavo

Sobre o melamix (nem sei escrever), tenho nada de conhecimento e pratica, lhe peço um milhão de desculpas, não sei lhe falar.

Faça as correções por meio de TPA de 10 % em intervalos pequenos tipo 1ª ( intervalo de 6 horas) 2ª( intervalo de 12h)3ª (um dia), 4ª (um dia)

dá trabalho, eu sei.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ajuda! desastre...

#15 Mensagem por Felipe »

Aconteceu comigo. Troquei o substrato que era de concha moida. Dai meu Ph caiu. O meu Royal Gramma morreu com umas manchas brancas. Não sei se o meu palhaço também está com essas manchas.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”