🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#1 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal decidi criar esse tópico pois sei que assim como eu, existem mais pessoas que possuem esses reefs e tem problemas com iluminação e filtragem.

Gostaria de sugestões para isso.

Filtragem:
Muitos indicaram algumas pessoas que fazem bons skimmers para essa litragem, mas o problema é o tamanho dentro do sump.

A única solução que vi foi a do Marcelo Prates que utiliza um Escuma 150, pelo visto esse cabe no reef. Alguns lojistas me disseram que não trabalham com essa marca, pois ela é fraca. Geralmente os lojistas tem skimmers potentes para aquarios grandes.

sei que é impossível encontrar um skimmer potente que caiba nesse reef, mas um que ajude a eliminar o problema de nitrato.

Marcelo, o seu skimmer resolve seus problemas? Quantos e quais peixes vc tem no reef? Você tirou o outro skimmer ou mantém os dois?

Algúem tem outra opção??

Iluminação:
As lâmpadas que vem no reef são duas PL de 24W, eu sei que dá para colcoar no máximo 36W sem tirar a tampa, mas mesmo assim não é o suficiente.

Gostaria de sugestões para isso também que podem ser feitas. Onde encontram-se calha própria para esse tipo de reef, etc..

Abraços!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Dá até pra manter um aquario sem skimmer desde q nao sobrecarregue a populacao e faça trocas de água generosas...

Esses aquarios plug and play sao meio chatos pra upgrade. Tem um topico do Henrique com adaptacoes em alguns modelos. Depois eu encontro o link
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#3 Mensagem por Gleidson Santos »

OK Celso, fico no aguardo. Eu pretendo montar um maior daqui alguns anos, mas preciso adquirir mais experiência com esse, por isso até acho válido algum upgrade.

Obrigado!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#4 Mensagem por Marcelo Prates »

Olá Gleidson,

Com relação ao skimmer, resolveu sim. Na verdade eu nunca tive problemas com nitrato. Eu coloquei o Escuma com muito pouco tempo de aquário montado, então acho que nem deu tempo. Eu utilizo os dois. Da entrada de água na sump para a saída, o skimmer original fica no primeiro compartimento e o Escuma fica no terceiro. Como eu diminuí a entrada de água da sump, eu consigo que o terceiro e quarto compartimentos fiquem com um nível d'água um pouco mais baixo, deixando o display com água até o topo. Isso ajuda o Escuma a trabalhar melhor, pois a água fica abaixo do pescoço.

Meus peixes são 2 palhaços, 2 neon goby, 2 fire fish e 1 Damsel Yellow Belly.


Se quiser montar um desse para o seu aquário e precisar de ajudar, é só falar.


Quanto a iluminão, eu irei montar uma luminária parecida com a do Valter (de LEDs). Já comprei algumas coisas e estou esperando chegar. Minah previsão é de montar a luminária durante o carnaval.


Marcelo Prates

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#5 Mensagem por vinny.salgado »

Gleidson Vou acompanhar seu topico pois tambem tenho um aquario igual ao seu , mais o meu é um boyu Tl 550 , no momento estou sem ele tive um problema de vazamento e vou ter que remontar o aquario olhe meu topico ., viewtopic.php?f=45&t=6940

Eu fiz um upgrade no skimmer , pegue um da red sea o berlin 90 , ele cabe perfeitamente na divisoria do sump , fiquei 2 semanas apenas com ele em funcionamente e ainda não tinha regulado ele 100% , mais é um otimo skimmer , retira muita sugeira mais tambem retira muita agua , em 4 dias o copo ja estava cheio com agua bem turva , segue imagem do skimmer que comprei , quem me indicou foi um amigo do forum que estava vendendo o aquario igual o nosso e usava esse skimmer nele e não tinha reclamações .
Bom vamos nos falando .
Abss

Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Airlift

Exelente, mas não descuide das trocas regulares do aerador e manutenção da bomba de ar.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Gleidson escreveu:OK Celso, fico no aguardo. Eu pretendo montar um maior daqui alguns anos, mas preciso adquirir mais experiência com esse, por isso até acho válido algum upgrade.

Obrigado!


viewtopic.php?f=2&t=5072
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#8 Mensagem por Gleidson Santos »

Marcelo, vc tem peixes pequenos, eu estarei me desfazendo do meu YT, e ficarei com 2 palhaços, 1 Damsel Yellow Tail, 1 six line, 1 hawk fish,e pretendo colocar algum para substituir o YT.
Eu tb elevei o meu nível de água, mas de qualquer maneira não seria interessante colocar o skimmer antigo no 2º compartimento? pois é onde dá a subida da água?
Você pode pstar alguma foto para eu ver como você fez?

Vinny eu vi seu tópico é mutio azar mesmo.. é uma pena.. mas eu também estou na luta para ajustar meu reef.. nã parece ter fim essa luta..rs
já vi esse skimmer vendendo, mas eu não entendi muito bem ele..rs é necessário utilizar alguma bomba nele??
Será que esse é melhor do que o skimmer que vem com o reef?

Obrigado pela ajuda pessoal!

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
vinny.salgado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 242
Registrado em: 21 Abr 2010, 21:56
Apelido: vinny
Localização: IPIRANGA - SÃO PAULO
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#9 Mensagem por vinny.salgado »

Gleidson é muito azar mesmo mais em breve ja espero estar com meu aquario montato , ai fica ate mais facil da gente trocar uma ideia .
Então esse skimmer e bem melhor comparando com o que vem com o aquario , se eu não me engano ele é recomendado para aquario de ate 350 litros , ele funciona com um compressor de ar e uma madeira porosa da marca red sea ( o compressor de que ser forte , o meu eu posso regular a saida de ar e ajustar como quiser , faz muitaa bolha quando liguei nem acreditei , seria bom outros amigos do forum que utilizam esse skimmer postar sua opnião .
absss

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#10 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Bem, no meu caso, eu não troquei o skimmer não. Como já tinha um skimmer boyu 308 sobrando aki em casa, estou utilizando os dois.

No momento estou gostando, pois nem sinal de poeira na superficie não vejo mais....

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#11 Mensagem por Marcelo Prates »

Olá Gleidson,


Aqui dá para ver desde a montagem. Quando eu terminar a iluminação eu vou atualizar. viewtopic.php?f=45&t=4900

Hoje eu me desfiz do meu Demsel, estou decidindo se no lugar dele entrará um Pseudocromis Bicolor ou um Six Line. Como o Six Line se comporta no seu aquário??


Marcelo Prates

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#12 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Marcelo, desculpa intrometer mais todos os meus amigos que tiveram o six se desfizeram dele, pois é encrenqueiro e depois que entra não deixa outro peixe entrar mais não.

Um peixe que acho bacana e o firefish, ainda mais nos aqua plug and play que possuem tampa, dificil o bichim pular kkkkk

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 100
Registrado em: 30 Ago 2010, 20:13
Apelido: Marcelo
Cidade: Guará-DF
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#13 Mensagem por Marcelo Prates »

Olá Raniel,


Eu tenho dois firefish no aquário.

Será que mesmo ele sendo o último a entrar, ele vai implicar com os outros?

Marcelo Prates

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#14 Mensagem por Gleidson Santos »

olá Marcelo e Raniel, vou falar pela minha experiêcnia.

1º Veio o casal de black ocellaris e o six line foi o 3º peixe a entrar no reef.

Depois coloquei um Hawk fish e uma domzela. Foi tudo muito bem, eles não brigam e particularmenet adoro o six line, pois acho muito legal o jeito dele nadar e como ele nada entre os buracos das rochas, é um peixe muito diferente.

Depois tentei colocar um pseudochromis. Tiveram muita briga entre eles, quase que meu six matou o pseudo, deu até dó, eu chegeui a devolver a tempo o coitado. Mas é claro que agente só aprende depois que passa os "perrengue".

O problema é que o pseudo também é um peixe de toca, então quando você tem peixes territorialistas com as mesmas caracteristicas eles brigam feio.

Dizem que a domzela é um peixe muito territorializta, escutei dizer também que deve ser o último peixe a colocar no reef, e no meu caso coloquei 1 só e foi o 4º peixe a entrar. É o peixe mais medroso e esperto que já vi. quando meus black se enfezam com ela, as vezes eles querem dar umas beliscadas nela, mas ela é muito ligeira e eles nunca pegam ela. Não briga com nenhum peixe.

Isso acontece, pois a domzela que comprei sempre ficou sozinha no aquario, e também ela é o menor peixe do meu aquario. Então tudo vai das condições de cada peixe, com certeza se ela ficasse com outros peixes da mesma raça, teria conflitos dentro do reef.

Cheguei a tentar colocar um casal de ocellaris percula, mas quando coloquei os coitados no reef, meus blacks começaram a bater neles, como era um feriado não tinha como devolver, então improvisei uma gaiola para os coitados passarem o feriado, antes que podiam ser mortos pelos meus blacks.

isso aconteceu, porque os palhaços também são territorialistas, era o casal dominante, e eles não aceitavam outro occelaris no reef. Se eu tivesse colocado todos eles juntos talvez não teria saido briga.

Quando comprei meu casal de black, ganhei mais um black do vendedor. Fiquei com um casal maior e o black que ganhei era menor. Nem eu e nem o vendedor sabia, eu acabei lendo numa revista depois. Como o palhaço menor do grupo é um macho, e ele ficou sozinho, provavelmente alguém do casal matou esse peixe menor, ele não durou 2 dias no reef.

Enfim, depois troquei o casal enjaulado de percula por um YT, e é muito legal, pois o YT e o six andam sempre juntos. porém amanhã vou ter que devolver meu YT :( é uma pena mesmo, pois ele está sujando mutio meu reef e meu skimmer não dá conta, meu nintrato está alto e prejudicando meus corais.

Bom toda essa história é para você perceber que isso varia muito também das raças, do aquário. A melhor coisa que você deve fazer é improvisar uma gaiola e colocar o peixe que vai entrar no reef, dentro dela, com isso você vai saber se haverá conflitou ou não.

Evite pegar peixes com mesmas características, se for um peixe territorialista analise as condições de onde ele está hoje, são dicas que eu posso te dar, pois passei por tudo isso..rs

Segue umas fotos dos perculas enjaulados e meus blacks querendo atacá-los..

Imagem

Imagem

Na foto ela estava com uns arames, tive que montá-la as pessas, mas hoje eu evolui essa jaula, e irei usar ela para emboscar os peixes quando precisar tirar eles do reef. Atrairei eles com comida para dentro da jaula e depois vou prendê-los.. Dá muito trabalho tirá-los com rede, pois eles se escondem atras das pedras e eu teria que desmontar o reef. Bom na verdade vou testar a emboscada amanhã..Tomara que dê certo..rs

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#15 Mensagem por Gleidson Santos »

Marcelo, vai mais uma dica caso você queira adquirir um sixline.
Estava vendo seu tópico e vi que você também fez um ajuste, para amnter o nível da água do display mais elevado que o nível da água do sump. Com isso o nível da sua água está bem no topo.

Acontece que o six line pula para o sump. Hoje por exemplo foi a 3ª vez que tive que pegá-lo no sump. Estou tentando encontrar algum supore que consiga colocar na parte de cima, para evitar que ele pule.

No meu caso eu não colei uma peça para subir o nível, consegui improvisar uma peça que eu regulo o nível ou posso retirar essa peça, voltando o nível normal.

De qualquer maneira, antes de adquirir o six, pense em alguma peça que você consiga colocar para que ele não pule lá tras.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
Raniel Rodrigues
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 256
Registrado em: 20 Ago 2010, 11:33
Apelido: Raniel
Cidade: Goiânia
País: Brasil

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#16 Mensagem por Raniel Rodrigues »

Acho o six vão atacar os firefish.... pode ser que eu esteja errado, mas grande possibilidade para isto.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#17 Mensagem por Gleidson Santos »

Realmente tem esse risco mesmo Raniel.

Marcelo, se mesmo assim você estiver disposto a arriscar, faça um acordo com o cara da loja para se caso não der certo você devolve o peixe e trocaria por outra coisa. E faz o esquema da jaula para o six, logo você perceberá alguma diferença de reação. Até para aliviar o stress, recomendam, assim que colocar o peixe no aquário dar comida e desligar as luzes durante aquele dia.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Valdemir Carvalho
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 68
Registrado em: 30 Set 2010, 14:13
Apelido: Dahu
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iluminação e Skimmer para Boyu ou SERA 130 litros

#18 Mensagem por Valdemir Carvalho »

Gleidson e outros interessados na melhoria da iluminação do Sera 130L,
Há umas três semanas fiz um upgrade na iluminação.
Escrevi um mini tutorial:
viewtopic.php?f=36&t=7359
Abs

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”