🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Peixe-palhaços - dúvidas

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Peixe-palhaços - dúvidas

#1 Mensagem por michelcarvalho »

Bom dia !!! Gostaria que alguém me ajudasse... Desculpem-me se a dúvida for muito "básica", ou até mesmo descabida.

Coloquei há 2 dias, no meu reef, 2 peixes-palhaço, de porte pequeno. São da espécie percula ocellaris.
No entanto, noto que os peixes não param de nadar nunca ! Meu receio é que o gasto calórico, além do esforço muscular constante desses filhotes, possam fazer com que eles venham a morrer. Eles estão se alimentando bem, faço isso 2 vezes ao dia, com doses bem pequenas.

Minha dúvida é se a circulação do aquário está muito forte, fazendo com que eles precisem nadar constantemente !

Meu aquário possui 130 litros. São os primeiros peixes que coloquei, depois de 40 dias de ciclagem. Os parâmetros estão OK. (nitrito=0, amônia=0, nitrato=0.1, fosfato=0, cálcio=450, ph 8.2, Kh=2.9, densidade= 1023, temp=26 graus)

o setup do áquário: BOYU TL 550 - 128L
bomba de recalque original = 740l/h boyu
Bomba de circulação interna RESUN 2000l/h
Chiller gelácqua com bomba de 1200l/h atman
Skimmer WG 428
Substrato Caribsea sand c/ 6 cm no setup
12kg de rocha

Notei que existem locais no setup que a circulação é bem amena, fraca. Fiz o teste de desligar a bomba de circulação interna para ver se os peixes "sossegavam um pouco", mas eles continuam a 1000 por hora ! Como sou novato no assunto, não sei se esse comportamento é normal.

Agradeço a ajuda de vocês !

abraço a todos.

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#2 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala Michel.

Não existe pergunta básica nem descabida, existe pergunta não esclarecida e esse é o pior dos mundos, principalmente em aquarismo.

Mas pode ficar tranquilo, os peixes palhaço são hiperativos e desengonçados, são uns palhaços literalmente, não param nunca, mesmo em águas calmas e principalmente quando são jovens.

Se algo acontecer a eles, pode ter certeza que não foi pelo esforço. Isso, claro, se você não promover um tufão dentro do aquário, mas pelo visto não é o caso.

Boa sorte,
Renato

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#3 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Michel, com 2 dias no aquário, provavelmente eles estão assim, por causa da mudança de ambiente, é um período de stress deles que tende a diminuir.

No seu aquario para 130l voce colocou uma bomba de 2000l/h e tem mais a de recalque que faz quase 1000l/h certo?

Apenas verifique a circulação das bombas, pois uma circulação forte pode provocar stress nos peixes também.

Tenho um aquario semelhante ao seu, mas é o da sera, mantenho a circulação com uma de recalque com 1000l/h e duas sb's de 1000 também, porém direciono minhas Sb's de modo que a circulação não fique focada na região onde os peixes nadam, ou seja, aponto cada uma delas para as extremidades do aquario, de modo que a água circule no aquario inteiro, mas o jato mais forte fica na extremidade.

Não conheço essa bomba se é possível dar uma circulação menor para ela. Observe por mais dois dias, caso eles continuem com esse comportamento tente apontá-la para uma extremidade do aquario ou diminuir a força dela.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#4 Mensagem por michelcarvalho »

Renato e Gleidson, muito obrigado pelas explicações e pela ajuda preciosa !!!! Vou seguir exatamente como vocês sugeriram !

um grande abraço !!!

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#5 Mensagem por mauricio nogueira »

bom ouvi dizer que essa bomba de circulação é bem fraquinha... a de 2000lts e´só nome, toca uns 1000lts por hora, pensei em adqurir a resun 4000 mas fui desencorajado pois o lojista me disse q é muito fraca, deve ter no maximo 2000 efetivos... tente direcionar o fluxo da bomba para a superficie, pois como seu aquario é pequeno sua agua tende a subir bater no vidro e se espalhar pelo sistema.

abraço

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#6 Mensagem por michelcarvalho »

valeu ! vou ver se compro outra bomba... Vocês acham que a SUNSUN de 3000 L que eu tenho é muita coisa ? Pois tinha colocado essa SUN SUN de 3000L e achei que estava muito forte... Acabei comprando essa porcaria da Resun. O que faço ? Colocoa a de 3000 de volta ?

valeu !

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#7 Mensagem por mauricio nogueira »

cara pelo tamanho do seu aquario fique com a resum mesmo ela da conta, nao vai ficar forte nao, eu acredito q fique ideal

abraço

Avatar do usuário
michelcarvalho
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 134
Registrado em: 31 Dez 2010, 13:53
Apelido: michel
Data de Nascimento: 27 Mar 1980
Cidade: são paulo
País: brasil
Localização: sao paulo

Re: Peixe-palhaços - dúvidas

#8 Mensagem por michelcarvalho »

Maurício, obrigado ! Vou deixar a RESUN mesmo... valeu !

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”