🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Como medir o potencial redox e como aumentar

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Como medir o potencial redox e como aumentar

#1 Mensagem por Ediomar Luzia »

Olá pessoal,venho eu com mais uma dúvida; Como medir ORP?
Tenho visto na internet medidores eletrônicos para isso, só existem eles ou há outro método como medir o percentual de oxigênio ou algo parecido?
Vejo que na bula do teste KH e PH da Labcon diz que se cruzarmos os testes saberemos o percentual de CO2 e que este nível é o contrário do nível de O2, mas não entendi como fazer esse cálculo...
E como aumentar isso?

Desculpem se foi uma pergunta meio idiota...mas segue em minha mente...

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#2 Mensagem por Mauro Becker »

TAmbém não sei como fazer, nunca me preocupei pois de cara encomendei um condutivimetro e uso desde entao.

Para aumentar a ORP, vc tem varias opções, usar ozonio, melhorar a circulação da tensão superficial, dosar algum oxidante(perigoso, por exemplo Iodo).
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Outra forma de elevar ORP é Pergamanato de potássio... Existem alguns produtos comerciais para uso em aquarios que usam em sua composição (redox boster). O risco de seu uso eh exagerar na dose e pode ser fatal para os habitantes do reef... outra particularidade eh deixar residuos de manganes

Outro metodo de elevação de ORP eh água oxigenada... creio ser utilizada em um produto da Alcon.

Metodos artificiais de elevação de ORP devem ser acompanhados preferencialmente por um medidor de ORP, pois os danos causados por dosagem errada são grandes.

Norrmalmente um aquario com ORP baixa tem problemas com a circulacao e/ou excesso de materia organica. Entao acho mais pratico e seguro se preocupar com esses fatores do q tentar elevar artificialmente a ORP.

Controladores de ORP sao caros... e injetam O3
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#4 Mensagem por Ediomar Luzia »

Mauro Becker escreveu:TAmbém não sei como fazer, nunca me preocupei pois de cara encomendei um condutivimetro e uso desde entao.

Para aumentar a ORP, vc tem varias opções, usar ozonio, melhorar a circulação da tensão superficial, dosar algum oxidante(perigoso, por exemplo Iodo).


Olá Mauro, enviei um e-mail para o setor responsável,quando tiver resposta eu posto para o pessoal que tem a mesma dúvida.

Celso Suguimoto escreveu:Outra forma de elevar ORP é Pergamanato de potássio... Existem alguns produtos comerciais para uso em aquarios que usam em sua composição (redox boster). O risco de seu uso eh exagerar na dose e pode ser fatal para os habitantes do reef... outra particularidade eh deixar residuos de manganes

Outro metodo de elevação de ORP eh água oxigenada... creio ser utilizada em um produto da Alcon.

Metodos artificiais de elevação de ORP devem ser acompanhados preferencialmente por um medidor de ORP, pois os danos causados por dosagem errada são grandes.

Norrmalmente um aquario com ORP baixa tem problemas com a circulacao e/ou excesso de materia organica. Entao acho mais pratico e seguro se preocupar com esses fatores do q tentar elevar artificialmente a ORP.

Controladores de ORP sao caros... e injetam O3


Olá Celso, o produto da Alcon é o antialgas ( peróxido de hidrogênio,álcool etílico e água destilada),é ...realmente estes métodos "artificiais" parecem ser muito complicados de se conseguir a fórmula certa.

Abraços...

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#5 Mensagem por antonio carvalho »

olá meu rei!
olha por experiencia propria pense um pouco em alterar orp vc altera um pouquinho, não esta bem! altera mais um poquinho não está bem! altera mais um poquinho! não está bem! acredite logo ela aumenta tanto que mata tudo que tem dentro!
meu irmão foi assim!
qualquer alteração que fizer tem que esperar de vinte a trinta dias! e é arriscado!
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#6 Mensagem por Ediomar Luzia »

Olá Antonio,não penso em usar ozono,mas queria saber os métodos "naturais" para isso,como boa circulação etc...por curiosidade mesmo icon_chair .
Obrigado pelo conselho,sempre achei ozonizadores um tanto arriscados.

Abraço

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Como medir o potencial redox e como aumentar

#7 Mensagem por antonio carvalho »

valeu!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”