🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#1 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal graças a minha esposa ganhei a fama de Sr. PT aqui no forum, então decidí assumí-la..rs
Depois da minha última aventura com cobre, venho percebendo que meu aquario estão surgindo algas avermelhadas.
Elas estavam localizadas em pequenas quantidades no vidro mas na região do substrato mas percebi que elas estavam se alastrando nas rochas, nos corais que estavam fechados. Também percebi que nelas estavam se formando algo como pequenas esponjas em grandes quantidades.
No começo não tinha certeza que eram cianobactérias, mas andei escovando (dentro do aquario) e elas estavam saindo.

Todo dia estou escovando aonda vai se formando, claro que meu aquario ainda não está estabilizado quanto ao nitrato e isso eu sei que contribui para elas.

Como meu reef é um Sera 130l, ele tem uma lâmpada UV, se eu não me engano no cano da bomba de recalque.
Eu sei que as cianobactérias são sensíveis a UV, então estou desconfiado que minha lâmpada UV está queimada.

Estou mandando alguams fotos, pra variar a qualidade está péssima..rs

Nessa foto é possível ver como elas estão no cloves.
Imagem

Nessa outra marquei de vermelho a alga avermelhada e de amarelo a alga calcarea, para não acharem que a ciano é alga calcárea.
Imagem

No meu zoanthus também tem.
Imagem

Imagem


A pergunta é, como eu verifico se essa lampada está queimada, tem algum jeito?
Pelas minhas descrições acima se confirma que são cianobactérias?

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#2 Mensagem por RenatoHilkner »

Gleidson (PT san, rs), essas algas estão incrustadas nas rochas (tipo as pink) ou formam uma película, tipo uma nata sobre as rochas e na base dos corais? Saem fácil com a escovação ou tem que "carca" muito?

Pergunto pq pelas fotos tá difícil decifrar se é mesmo ciano, me parecem algas pink, que podem variar a tonalidade, chegando a ficar bem roxas em determinados casos (e principalmente onde pega menos luz, não sei porque, mas alguém bem que poderia explicar).

Abs,
Renato

Avatar do usuário
Leandro vieira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 101
Registrado em: 01 Jan 2011, 22:49
Apelido: Cross
Data de Nascimento: 22 Fev 1992
Cidade: sp
País: br
Localização: pacaembu

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#3 Mensagem por Leandro vieira »

Vixx no aqua do meu irmão tinha isso Era tenso tinha que escovar sempre Bom eu num tenho foto aqui da bagaceira mas depois de tanto esfregar virou isso Pode ver que no fundo
em direção ao tomate do lado de um mush tem ali tem um pouco tava quase 100% o segredo e esfregar e um bom uv . Nao repare nos curiosos e nem no risco , foi eu com um limpador magnético Num vi que tinha Halimeda nele .

Imagem

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1440
Registrado em: 24 Jun 2009, 12:15
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#4 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Gleidson
pela foto eu não consegui ver.
tem como aproximar mais.
abs

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 117
Registrado em: 05 Ago 2010, 09:28
Apelido: RenatoHilkner
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas/SP

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#5 Mensagem por RenatoHilkner »

Fala Gleidson. Beleza?

Vendo hj com um pouco mais de definição, penso que são cianos mesmo. Estão subindo nos "caules" dos cloves, é isso mesmo? Se for, provavelmente são cianos.

Seguinte, a lâmapda UV remedia, mas não resolve o problema.

Dei uma olhada no "mostre seu aquário" e ví que manteria a iluminação original do seu boyu, que iluminção vem nele?

Também não ví nada quanto í circulação, você colocou alguma bomba interna pra circular a água no display?

Como está a alimentação? Se possível, diminua um pouco, seu skimmer não é suficiente pra toda a carga orgânica que tem no seu aquário. O YT ainda está ai?

Como está fosfato e nitrato?

Você usa vodka, biodigest, bio-pellets ou algum método probiótico?

Abs

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Gleidson,

Esta subindo no coral, é ciano mesmo.

Normalmente chamada por alguns de alga vinho (parece um veludo), sai muito facilmente até com um jato de agua.

Retrabalhe os conceitos basicos de circulação, skimmer e materia organica.

Normalmente podemos associar estas bacterias a falta de capacidade de transporte de material organico, a cadeia do ciclo do nitrogenio^.

POde ser baixo potencial redox, verifique a densidade da agua, a circulação laminar, a temperatura.
Pode ser excesso de nutrientes, verifique o skimmer e a quantidade de alimento

Peça para a Marjory icon_rotfl2

MAs a alcunha de Sr. PT acho muito forte, afinal averiguando passo a passo do ocorrido, somente a redução de metal é que estava errada, o lance do filtro não justifica tamanha penitÊncia. (mas que é engraçado é)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#7 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá pessoal,
então Renato, minha iluminação são duas PL de 24W cada.
Tenho duas SBs de 1000 + a bomba de recalque. É que as SBs estão escondidas..

Estou dando de comida 1 vez por dia, e meu YT não está mais no reef tem 2 semanas.
Hoje í noite vou fazer uma TPA e depois os testes, e eu posto eles, mas acredito que o fosfato deva estar baixo, pois quando faço a TPA ele zera, e o nitrato deve estar na faixa dos 50, e quando faço a TPA ele fica entre 10 e 20.

Em dezembro andei usando biodigest em excesso, 1 por semana, mas desde janeira não estou usando mais. (Até achei que era esse o motivo de estarem criando essas algas)

Mauro, a densidade está boa, estou com aquele problema da reserva alcalina alta, por causa desse sal. O que seria circulação laminar? A temperatura também está boa, controlo com o chiller e está estavel.

Meu skimmer está tirando melhor do que antes. Antes ele tirava muita água e quase nenhuma sujeira, agora ele tira muita água e bastante sujeira...rs

O que eu suspeitei da lampada UV ter queimado é porque meu aquario está com nitrato alto já faz um bom tempo e só agora estão se criando essas algas.

O que a Marjory fica me dizendo é que o Aquario está ruim porque eu não paro de mexer nele..huahuahua Mas se eu deixar ele quieto vou ter um criadouro de cianobactérias..hauahua

Abraços e í noite eu posto o resultado dos testes.
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Fabiana Caratanasov
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Dez 2010, 14:07
Apelido: Fabi
Cidade: SP
País: Brasil

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#8 Mensagem por Fabiana Caratanasov »

Oi Gleidson,

Eu já tive algum problema com cyanos, e consegui resolver apenas com uma frequencia mair de TPA (semanalmente 20 a 30%) até que elas sumissem, e principalmente fazendo a remoção mecânica. Com MUITO cuidado com os corais, eu fazia a sucção destas cyanos por uma mangueira fina ( para que nenhum coral fosse sugado).
O UV ajuda a dar uma controlada, mas quando elas já estão em colônia, quase não adianta nada....
Foi só com a remoção destas benditas que consegui controlar....
Além disso, é importante uma boa circulação de água em todos os "cantinhos" do áqua, que ajuda dar uma controlada, isto é, não deixar "pontos" parados de água dentro do aqua.
Abraço.

Avatar do usuário
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 258
Registrado em: 09 Jul 2010, 23:24
Apelido: Gleidson Santos
Cidade: Guarulhos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#9 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Fabiana, estou conseguindo resolver com as TPA's, estou escovando as pedras quando aparece e também alguns corais. Meu cloves por exemplo está dificil de tirar, pois mesmo escovando eu acabo machucando, então coloquei ele num ponto de circulação forte, vamos ver se consigo diminuir.

Também estou dando cominda aos peixes 1 vez por dia para tentar abaixar o nitrato mais.

Pretendo fazer os testes ainda hoje.. o Fim de Semana foi corrido..rs
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#10 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Circulação laminar que me refiro é aquela que ocorre na superficie da agua, (lamina d'agua). é onde ocorre a troca gasosa em maior intencidade.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Próxima aventura do Sr. PT - Cianobactérias

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Para cianos, as dicas estão ai.

Boa circulação
Skimmer bem dimensionado, bem regulado e limpo com determinada frequencia.
Mão leve na alimentação
Filtro UV (na minha opinião)

No quesito boa circulação, é complicado, mas, as vezes acreditamos que temos equipamentos suficientes, mas, se eles não estiverem bem direcionados no reef, não vão ajudar.
Temos que observar ser toda o display possui movimento, mudando as bombas de posição até conseguirmos (o ideal) que não acumule sujeira em nenhum ponto e que a correnteza leve a sujeira para o sump.


Boa sorte


A propósito, a Marjory esta certa "MAIS UMA VEZ", aquário é para peixe nadar, não para aquarista molhar a mão. kkkk
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”