🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Sururu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Fev 2011, 15:52
Apelido: srr
Data de Nascimento: 19 Out 1988
Cidade: São Luís - MA
País: Brasil

Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

#1 Mensagem por Sururu »

Um é... Então, a um bom tempo tenho montado aquarios doce e sempre lendo e acompanhando novidades de um ano para ca estou nutrindo a vontade de ter um marinho. Terça passada ganhei um aquario nas medidas reais de 48Lx32Px33A e minha vontade se tornou uma necessidade, por ser meu primeiro marinho e saber que no aquarismo o que vale mais é a experiencia venho expor minhas intenções para o aquario para que os mais experientes possam da suas opniões.

Pretendo manter no aquario.
5 mini paguros, 1 casal de Oceallaris talvez gobys vou optar pelo de menor tamanho adulto. (qual comportamento desses peixes em cardume?? posso ter um cardume em meu aquario de até quantos individuos??)

icon_bag Gostaria saber de um database completo em português de corais

Corais... soft 3 ou 4 tipos de zoanthus, mushroom tonga 2 tipos e star polips(?)¹(aceito sugestões)². LPS Trumpet.

pretenções de compra equipamento:
Aquario: 48x32x33
Ilumunincão: Pl 36w 10.000k e Pl 18w actinia - timmer digital (O reator para pl é o mesmo para lampada tubular? posso usar só um reator para as 2 lampadas mesmo uma sendo só 18w? qual diferença entre 2 e 4 pinos? qual melhor marca?)
Temperatura: controlador coel tlz12(vai da trabalho a instalação hehehe) - 4 collers sendo 2 exaustores para as lampadas e 2 voltados para agua - aquecedor 50w simples
Reposição: Zanclus Sensor de nivel Eclusa Haste baixa - bomba mais em conta- caixa de reposiçao de 5litros.
Skimmer: Rio Nano (só achei em uma loja virtual - showmarhobby)
Circulação: entre 1500 1800l/h (qual marca mais indicada)
Substrato 6 kg de samoa pink com comgranulação de 10 í 20mm e 8kg de sansibar
Qual melhor custo beneficio para os testes?? (vale a pena ter um refratometro?)

De ja Obrigado, pelas opniões e pitacos.

Antonio Serra

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

#2 Mensagem por Valter Pereira »

Bom vindo Antonio.

Seguinte... esse mundo dos marinhos é completamente viciante.
Em poucos meses esse seu aquário estará completamente pequeno, e vc ira querer um aqua de pelo menos 200l
Mas para começar é totalmente válido.

A fauna... casal de ocelaris.. tranquilo. Os gobys costumam ser pacíficos.. alguns implicam com outros gobys, mas deixam os outros peixes a vontade.
Pelo tamanho do aqua, acho q 3 peixes ja estão de bom tamanho. Mais que isso irá gerar uma carga orgânica alta para o sistema.

Quanto aos corais... é complicado achar alguma lista referente a aos corais.. De começo tive muita dificuldade em achar informações sobre os corais.. mas conforme vc vai conhecendo, mesmo que por fotos, fica muito mais simples.

Para as pls.. vc irá conseguir manter lps e soft sem problema. Talvez até um ou outro sps menos exigente. Aqui eu mantinha uma pavona só com pls.. e crescendo bem.
Vc pode optar pelos leathers (Leather Umbrella, Long Polips, Leather Finger, Leather Tonga, devil hand..) que são corais que não precisam de grandes cuidados e são belos.
Zoanthus tmb costumam se reproduzir bem, mesmo sem grandes cuidados. GSP, Carpet Brown, Yellow Polips, tmb costumam se reproduzir bastante...
Assim como os mushrooms, crescem bastante e dividem bastante.. bom para popular o aqua.

Já os LPS necessitam de um pouco mais de cuidado. Todos vão bem apenas com iluminação, mas os alimentando eles crescem mais e com mais saúde.
Trumpet, Acantastrea, Blastomussa, Duncan... são os mais fáceis de encontrar.. uma beleza a parte..


As lampadas possuindo W diferentes precisam de diferentes reatores.. a não ser que sejam uma de 24W e outra de 27W.. o reator de 26W
Mas é até melhor vc colocar 2 reatores pq vc pode fazer as azuis acender primeiro e apagar depois, simulando o sol nascendo e se pondo. Fora que os corais ficam mais bonitos na luz só azul.

Alias... seu aqua terá sump?
Como irá fazer a filtragem dele?

Acredito que 1500l/h ficará até forte, uns 1200 ja estão de bom tamanho.

O refratômetro é essencial. Não da pra confiar muito em densímetros. O meu apresenta uma diferença de 6° pra mais.. Perdi um camarão por isso.
De resto acho q está bom... no caminho pelo menos...
O controlador vc encontra um tópico aqui no forum que ajuda a configurar e fazer a ligação elétrica.
É tranquilo.

Acho que é isso.

Qualquer dúvida.. o pessoal aqui da uma força!
Estamos aqui pra isso icon_joia

Boa sorte com a montagem.

Abráss..

Sururu
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Fev 2011, 15:52
Apelido: srr
Data de Nascimento: 19 Out 1988
Cidade: São Luís - MA
País: Brasil

Re: Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

#3 Mensagem por Sururu »

Valter obrigado pela atenção e ajuda... proucurei uns sumps a maioria dos projetos são os de sexto vidro o que iria reduzir bastante a litragem do meu display pensei em fazer um "sump inferior" mas não consegui achar, ou talvez entender como é que faz para o sump não transbordar =(

A filtragem que estou pensando em usar é o rio nano skimmer... talvez use seachen purigem na ciclagem.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

#4 Mensagem por Mauro Becker »

CAro Sururu,

Gostei do detalhamento do Valter.

Eu lhe aconselho começar a visitar lojas e aquaristas para afinar o senso critico, A data base de corais é muito dificil sem ser no $, procure na www. amazon.com
CORALS A quick reference guide do Julian Sprung.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Meu primeiro projeto duvidas e inseguranças!

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

A diferença entre um aquário doce e o marinho são os peixes e corais diferentes e a torneira de sua casa não serve para fazer tpa.

O seu projeto está correto e só precisa definir como vai produzir sua água marinha e providenciar a água para reposição e tpa´s.
Testes , pH , alcalinidade e densímetro , fundamentais (se puder use refratometro, mas densimetro dá para começar se alguma amigo com refratometro ajudar a calibrar ele)
Recomendo amonia, nitrito para a fase de maturação.

Além do rio nano , pode considerar o buble magnus que tem um modelo nano.

Monte o aquário e deixe rodar, ponha um pedaço de camarão no substrato e deixe 1 mês... aí vc começa a colocar alguns paguros, caramujos e um casal de palhaços. Quer acelerar ? Pode usar probidios da vida, mas mesmo assim menos de 2 semanas não rola...melhor deixar amadurecer a longo prazo é mais equilibrado.

Monte sua estrutura, as ventoinhas e veja se tudo funciona, se o calor é dissipado e nesse meio tempo tá amadurecendo e logo vc vai começar colocar seus peixes e corais.


Corais ...
tem um livro nacional como referência, mas pode pesquisar na net e traduzir ... mas mushrooms, zoanthus e leathers serão as primeiras escolhas e com um pouco mais de estabilidade e dedicação, frogs, hammers farão parte de seu aquário e depois montiporas, psamocoras e algumas acroporas...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”