🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvidas com iluminação

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Renato Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 04 Dez 2010, 08:25
Apelido: Renato Camargo
Cidade: Rio Claro
País: Brasil
Localização: Rio Claro

Duvidas com iluminação

#1 Mensagem por Renato Camargo »

Olá pessoal. Estou querendo mudar a iluminação do meu aqua. Atualmente tenho uma luminaria com 4 t5 2 azuis e 2 brancas e 1 HQI 150w. Quero colocar 8 T5 e tirar a HQI, fazer um teste pra ver se vai bem. Minha duvia é:

1- A T5 rosa serve para que? (me perdoem a ignorancia)

2- Que lampadas colocar? Me refiro as cores.

Grato pela atenção, aguardo respostas.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Duvidas com iluminação

#2 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Renato se vc tirar HQI seus corais vão ficar sentidos mais se vc tiver sorte vc conseque com 8 t5 e eu acho que brancas e azul esta bom demais vc não acha!!!!!!!

Particularmente eu se fo..e vc não faria isto mais se vc que economia de ener.... vai fundo e que o divino proteja seu reef :P

Valeu um abçs :P

Avatar do usuário
Darlan Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 243
Registrado em: 08 Jun 2010, 20:59
Apelido: ARQUITETO
Cidade: PARANAVAÍ
País: BRASIL
Localização: PARANAVAÍ - PR

Re: Duvidas com iluminação

#3 Mensagem por Darlan Alves »

Renato Camargo, blz!?

VOU CONTAR A MINHA EXPERIENCIA!

TENHO UM REEF DE 370 LITROS...
MANTENHO ZOANTHUS, GSP, GREEN HAIR, ALGUNS MUSHS, ANEMONA E 2 SPS...

EU UTILIZAVA 2 HQI DE 150 W DE 15000K + 2 LAMPADAS DE 30W AZUL...DA MARCA AZOO (SE NAO ME ENGANO)...

ME CANSEI E RESOLVI TROCAR TUDO...TIREI AS HQIS E COLOQUEI TUDO 6 LAMPADAS T8 DE 40 W BRANCA (DESSA COMUM MESMO)...+ 2 LAMPADAS 30 W AZUL DA MARCA AZOO + 2 LAMPADAS DE 20000K ACTINICA DE 40W...

MEU REEF MUDOU DRASTICAMENTE....

PARTICULARMENTE, PARA A MINHA NECESSIDADE, NAO COLOCA HQI NUNCA MAIS....

DA UMA OLHADA NA EVOLUCAO DO MEU REEF....ELE MELHOROU MUITO DEPOIS DA TROCA DE ILUMINACAO...

ESPERO TER AJUDADO DE ALGUMA FORMA!
EVOLUCAO DO MEU AQUA....
viewtopic.php?f=25&t=3768

________DARLAN ALVES_________
a.r.q.u.i.t.e.t.u.r.a e u.r.b.a.n.i.s.m.o
________ Paranavaí-Pr__________

Renato Camargo
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 41
Registrado em: 04 Dez 2010, 08:25
Apelido: Renato Camargo
Cidade: Rio Claro
País: Brasil
Localização: Rio Claro

Re: Duvidas com iluminação

#4 Mensagem por Renato Camargo »

Vlw Darlan, vc captou o espirito. Na realidade meu aqua está com 4 meses e somente agora estou colocanado corais (GSP, carpet brown, mush green harye, galaxia green, yellow polips, ricordea florida, leather, zooanthus, sun coral e 2 SPS mantidos bem no alto na flor da agua uma pavona cactus e uma capricornia verde). Meu reef estava apenas com uma luminária com 4 t5 e coloquei a HQI essa semana por conta dos SPS adiquiridos. Mas não gostei do conjunto da obra, estética, manutenção, sei la. Acho que pq vi um reef maravilhoso mantido por 8 t5. O problema como disse meu amigo Marcos, não é economia. A HQI ainda está no periodo de adaptação (apenas 1 hora ligada por dia). Quero ver o resultado com t5. Não quero economizar 50 reais de energia num reef que ja gastei uns 6.000.. não sou doente..

E se alguem ai sabe me dizer.. A lampada rosa, serve para quê??? É bom por ela no meio das 8 que pretendo colocar? ou só branca e azul mesmo? Grato ai pela ajuda galera.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Duvidas com iluminação

#5 Mensagem por Marcus l lage »

Eu ouvi disser que lampads rosas só servem para plantados, mais não sei ao certo se isto é véro. :P

Um Abçs :P

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Duvidas com iluminação

#6 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Renato,

as lâmpada rosas são somente para efeito visual. Ressaltam mais a coloração pink e vermelha dos corais. Não são extremamente necessárias.

Se você colocar T5, o aquário ficará com boa iluminação. Atualmente existem vários aquários somente com T5 e que contem corais SPS bem coloridos, ou seja, não precisa mais de HQI para manter SPS. Procure manter a relação de 1 W para cada litro de água do aquário.

abraço

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Duvidas com iluminação

#7 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Renato, a lâmpada é rosa ou roxa? As vezes uma lâmpada actinica ~50000K parece ser rosa ao lado de outras lampadas azuis por exemplo. Cheque isto acendendo ela isoladamente. Para o seu marinho se usar T5 penso ser legal usar brancas, azuis e actinicas que são mais roxas, rosadas, sei lá...

abç.
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Vini_Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 25 Mar 2010, 18:53
Apelido: Vini

Re: Duvidas com iluminação

#8 Mensagem por Vini_Reis »

uma combinação de lampadas 3 - 10000k, 2 - 20000k e uma actinica fica excelente, montei um aquario assim qndo trabalhava
numa loja e ficou show de bola

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”