🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario normal ou plug and play?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucas Sousa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2010, 13:34
Apelido: Nunud
Cidade: Conselheiro Lafaiete - MG
País: Brasil
Localização: Conselheiro Lafaiete - MG
Recebeu Curtir: 1 vez

Aquario normal ou plug and play?

#1 Mensagem por Lucas Sousa »

Boa noite galera,
mais uma vez cá estou. Então eu to com uma duvida crucial aqui. Vou começar a explicar a situação,
eu vou começar a trabalhar e por tanto terei uma verba disponivel para começar um marinho, então eu conversando com um aquarista aqui no meu msn, ele me falou que os plug and play não seria uma boa pedida, pois a iluminação e a circulação não são tão bons, e o vidro arranha muito facíl. Então ele me recomendou um normal mesmo de sexto vidro e tudo mais.
Eu até agora havia optado por um plug and play pois é mais barato e mais bonito esticamente, e mais pratico pra mim, pois eu estou ainda na faculdade e pra ter ele, ficaria bem mais facil de administrar e cuidar, pois eu poderia levar ele em uma mudança, caso quando eu terminar a faculdade eu for mudar de cidade, pois é bem mais facil o transporte.

Gostaria de saber a opinião de vocês, o que acham disso? o plug and play que eu olhei é um JBJ com iluminação PL.

No mais é isso...
Tenham um excelente final de semana!

Atenciosamente,
Lucas Tavares

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Aquario normal ou plug and play?

#2 Mensagem por antonio carvalho »

olá lucas!
Sou a pessoa menos indicada para falar de plug and play, pois eu mudo muito o layout e no pp é problema.
qualquer coisa arranha, em menos de 90 dias vc precisará fazer mudanças nele e verá que pegou algo que é muito limitado. que para mudar uma simples lampada tem que fazer cortes no acrilico e para colocar um cooler tem que deixar ele com a tampa um pouco aberta!
eu acho que se vc comprar um de vidro curvo (em salvador 278 contos) mandar colocar o sexto vidro 30 contos, fazer a o corte do over e da saida de agua 20 contos, ficar livre para alterar o que bem entender, não tem preço!
vc gasta menos de R$ 1000,00 contos para fazer tudo e faz uma tampa muito boa já incluido ai!
e para desmontar e levar é tranquilo, e qualquer desastrezinho é só trocar o vidro e em um pp vc tem que trocar tudo!
um forte abraço e boa escolha!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Aquario normal ou plug and play?

#3 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Lucas,

muitas vezes a ansiedade em ter um aquário rapidamente pode levar a decisões precipitadas. Um aquário plug & play vai possibilitar o início acelerado do hobby... no entanto, na minha opinião, o aquarista acabará percebendo que fez uma escolha limitada, pois desejará colocar um tipo de coral no aquário que a lâmpada não comporta, ou vai tentar aplicar alguma método que leu e não vai ter espaço...

Ainda acho que vale a pena ler bastante e fazer um aquário "normal".

Abraço.

Avatar do usuário
Lucas Sousa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2010, 13:34
Apelido: Nunud
Cidade: Conselheiro Lafaiete - MG
País: Brasil
Localização: Conselheiro Lafaiete - MG
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquario normal ou plug and play?

#4 Mensagem por Lucas Sousa »

Antonio e Julio, obrigado pelas resposta... e um aqua "normal", vocês me aconselham a fazer de que tamanho, isso pra um inciante no hobby. sump em baixo ou no sexto vidro?

Mais uma vez, muito obrigado!

Atenciosamente,
Lucas Tavares

Vini_Reis
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 25 Mar 2010, 18:53
Apelido: Vini

Re: Aquario normal ou plug and play?

#5 Mensagem por Vini_Reis »

Faça com sump embaixo!
as facilidades são bem maiores
eu montei um de 150 litros, eh perfeito, cabe um bom numero de peixes,
dá pra colocar um anjo anão, palhaços, uma anemona de um tamanho legal, se fizer uma iluminação bacana e um skimmer do basso
pode manter vários SPS tranquilo. Circulação tb fica bem fácil, qualquer bomba serve.
E no final de tudo, gastei menos q gastaria num red sea de mesma litragem. Pra ser sincero, até agora,
gastei o equivalente ah um boyu

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Aquario normal ou plug and play?

#6 Mensagem por Valter Pereira »

Já estive nessa dúvida... Conversando com um lojista, este me indicou que um plug & play seria muito melhor.. pois ja vem completo e pronto.. é só colocar a agua..

Optei pelo Boyu - MT50 de 80L
Paguei R$650,00 no aquário Mas as rochas, substrato skimmer e td mais.. acabei gastando mais de R$1000,00

Em 2 meses de aqua montado eu ja estava fazendo substituições e adaptações no aqua.
Troquei a bomba de recalque, coloquei uma de circulação, troquei o skimmer, aumentei a iluminação... enfim..

Não vou negar que me serviu como uma excelente base para aprender sobre o mundo dos marinhos.. mas acredito que se tivesse montado um aquario pelo mesmo valor gasto, seria bem maior, com pelo menos 200L, mais bem equipado e eu teria aprendido a mesma coisa, ou talvez até mais.

Sou a favor do sump em baixo.

Boa sorte na montagem.

Abráss...

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Aquario normal ou plug and play?

#7 Mensagem por antonio carvalho »

meu rei!
faça qualquer tamanho desde que no minimo de 100 litros, lembre que vc esta começando e que com o aprendizado vc vai fazer muita mudança no tanque.
não sei seu orçamento, mais se vc começar com um de 100 litros para experiencia e depois for mudando o que achar melhor verá que é a melhor forma, o vidro é barato e é a unica coisa que muda pois o restante é o mesmo uma bombinha mais potente uma circulação melhor um skimmer turbinado.
no mais eu acho que só o aprendizado lhe dirá.
minha opinião é que vc faça um tanque de 80 de comprimento
60 de largura e 45 de altura
faça o sexto vidro e divida a largura por 2 vai ficar 20 de um lado e 40 do outro que será o sump.
depois vc muda o que for para ir acompanhando seu aprendizado e postando a evolução para nos!
falo isso porque com vidro vc gastaria cerca de 130 contos de réis o que não é muito.
vc vai fazer o movel ou já tem lugar para colocar?
passa os detalhes ou as fotos do local para se ter uma ideia e um projeto!
um abração!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Lucas Sousa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2010, 13:34
Apelido: Nunud
Cidade: Conselheiro Lafaiete - MG
País: Brasil
Localização: Conselheiro Lafaiete - MG
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquario normal ou plug and play?

#8 Mensagem por Lucas Sousa »

Vini_Reis, o skimmer que você se referiu é do João CarlosBasso? caso seja, onde eu encontro para comprar?
Valter Pereira, Obrigado pelo conselho, acabou que eu vou montar em breve(eu acredito que seja em breve mesmo), se tudo ocorrer bem.
antonio carvalho, eu acho que vou fazer essas medidas que você me passou mesmo, eu vou fazer o movel mesmo, vai ser DIY mas nos planos vai ficar muito bem feito, o projeto do aquario depende muito do emprego que eu estou esperando, ele ta mais que certo, mas só vou começar depois que o salário estiver em mãos...hehehehhehe icon_yahoo
Mas não sei ainda se faço um com sexto vidro, ou como sugeriram os colegas acima um sump embaixo, caso eu decida fazer o sump embaixo eu to olhando a possibilidade de fazer um oferflow de acrilico, aqueles externos, ou talvez um de cano de PVC mesmo, o que vocês acham?

JB-Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 07 Dez 2010, 20:31
Apelido: J. Ferreira
Cidade: Brasilia
País: Brasil

Re: Aquario normal ou plug and play?

#9 Mensagem por JB-Ferreira »

Gostei, ate eu estava com essa duvida e hoje consegui as informacoes queria, obrigado, gostei do topico, !!!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Lucas Sousa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2010, 13:34
Apelido: Nunud
Cidade: Conselheiro Lafaiete - MG
País: Brasil
Localização: Conselheiro Lafaiete - MG
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquario normal ou plug and play?

#10 Mensagem por Lucas Sousa »

Julio Monteiro escreveu:Olá, Lucas,

(...) "Ainda acho que vale a pena ler bastante e fazer um aquário "normal".



Julio, eu muito antes de cadastrar no forum eu tento ler e absorver uma boa parte, se não tudo...
mas você aconselha algum livro ou algum artigo alem do propio fórum?

Abraços

Avatar do usuário
Lucas Sousa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Out 2010, 13:34
Apelido: Nunud
Cidade: Conselheiro Lafaiete - MG
País: Brasil
Localização: Conselheiro Lafaiete - MG
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquario normal ou plug and play?

#11 Mensagem por Lucas Sousa »

JB-Ferreira, que bom que esse tópico conseguil sanar a dúvida de mais gente....

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Aquario normal ou plug and play?

#12 Mensagem por Renato Vidal »

Lucas.

Quando comecei com os marinhos, e isso já vai algum tempinho rsss.

A primeira coisa que me disseram, "não se iluda com bunitinho arrumadinho, isso só vai dar trabalho".

E, com muita leitura e pesquisa (e nisso fui muito bem assessorado pela Juci, minha esposa) chegamos ao que a maioria indicava para o inicio.

Um reef a partir de 200 litros de volume total, vai facilitar a estabilidade do sistema, além de permitir ter bons animais.

Optamos por um display de 100x60x50, com sump embaixo.

Sem arrependimentos, no display, uma bombinha de circulação (na época usamos a MaxiJet 1200 para isso).

No sump, o recalque, o skimmer (que fiz com tubo de PVC e uma bomba rio 2100) o aquecedor e uma caixa de vidro suspensa com a água doce para reposição.

Tinhamos yellow tang, centropigue coralbeauty, 2 casal de palhaços (clarkii e ocilares) e pseudochromis. Corais mistos entre LPS e Softs, SPS somente montiporas e ainda duas anemonas, uma long e uma BBT.

O Sump embaixo facilita muito a vida, quando voce precisa fazer qualquer tipo de manutenção, esta tudo acessivel, o sexto vidro, se o aquário ficar encostado em uma parede, voce vai ter que movimentar por cima do display, isso não é seguro.


Boa sorte nas escolhas, e, qualquer dúvida, vai postando ai que a galera esta sempre disposta a ajudar.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Aquario normal ou plug and play?

#13 Mensagem por Valter Pereira »

LucasSousa escreveu:Julio, eu muito antes de cadastrar no forum eu tento ler e absorver uma boa parte, se não tudo...
mas você aconselha algum livro ou algum artigo alem do propio fórum?

Abraços



Lucas... no começo eu evitava os fóruns, pois um lojista que eu frequentava me mandou ficar longe de fóruns, pois eu só entraria em roubada. Até pq.. eu iria aprender e ele perderia um cliente.. enfim.. eu comecei meu estudo com o livro do Sérgio Gomes. "O Aquário Marinho e as Rochas Vivas".
Apesar de estar bem ultrapassado, me serviu como grande base para o início, possui uma linguagem simples e explicativa.
Muito bem recomendado tmb são os artigos do Julio. As vezes ainda frequento um ou outro tópico para relembrar algo. É sempre bem útil.

De resto... sai passeando aqui pelo fórum mesmo.. costumo passar grande parte do dia lendo alguns tópicos, perguntando e respondendo. Não tem jeito melhor de se aprender senão com os erros dos outros. Até pq, quando o erro é nosso costuma doer mais.. nem que seja no bolso.

Enfim.. aproveita esse tempo para idealizar os equipamentos, as dimensões do aquário, as gambiarras que vc irá fazer, e absorver o máximo de informações possível.
No mais, vc aprenderá colocando a mão na massa mesmo.

Abráss..

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Aquario normal ou plug and play?

#14 Mensagem por Julio Monteiro »

Lucas,

no próprio forum "iniciantes" tem alguns artigos que eu fiz que podem ser úteis.

Se você estiver afiado em inglês, poderá ter acesso a vários livros. Os meus comprei na Amazon. Abaixo alguns que são bons.

http://www.allbookstores.com/Reef-Aquar ... 1883693121

http://www.allbookstores.com/Reef-Aquar ... 1883693138

http://www.allbookstores.com/Reef-Aquar ... 1883693145

abraço

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”