🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Tristeza

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Tristeza

#1 Mensagem por Marjory »

Olá pessoal, com a maior tristeza venho relatar mais uma obra do meu marido, aliás uma parcial obra ....

Na noite de sexta feira , meu marido fez a TPA do aqua o qual resultou uma catástrofe, ele fez uma limpeza geral no sump , o qual acabou ajustando a bomba que leva água para o chiller.

Fomos dormir e no dia seguinte nos deparamos com um situação que nos assustou bastante...

O Aqua de 27, estava 32 graus e a luz estava ligava , fato que não deveria gter ocorrido , já que não era este fotoperiodo que eles são habituados, mas o pior estava por vir, o nosso Six Line estava completamente machucado (barbatanas, nadadeiras , tudo ...tudo), que dó!!!!

A única explicação: O Chiller não estava funcionando , pois como meu marido limpou o sump e acabou mexendo nas bombas e tudo mais , acabou sem querer virando uma parte da bomba o qual sugava quase nada de água, por isso que estava quase em 32 º...Havia uma das tomadas caida em cima do "negócio" (esqueci o nome agora)que regula os horários do aqua, por isso a luz estava ligada!!O pior não foi isso, foi que o ÓBVIO aconteceu, os PEIXINHOS SE ESTRESSARAM E O HALK PEGOU O SIX DE JEITO, DEIXAMOS DESLIGADA A LUZ NO RESTO DO DIA, PENSÁVAMOS QUE O SIX IRIA MORRER , ESTAVA MUITO DEBILITADO, TODO CHEIO DE HEMATOMAS!Começamos a alimentar ele com garlic e assim foi o dia inteiro , quando chegou de noite, resolvemos ligar para ver o que acontecia, ATÉ ENTíO TUDO TRANQUILO, ele estava mais ativo, brincando com a circulação da água como sempre, nos gerando uma tranquilidade que ele iria melhorar , afinal estava bem ativo e comendo muito bem!!!!

Porém ocorreu o pior, estava vendo tv de noite , quando meu marido falou :"Puts mew , o six morreu!"Não acreditei , tenho um apego sentimental extremo pelos meus bichos de estimação!!!Não acreditei , quando olhei bem de perto , ele estava de ponta cabeça e bem ofegante , achei estranho tudo aquilo, já que ele estava bem ativo até uns minutos atrás!!!!Pegamos ele na mão dentro d`agua e vimos que ele estava com um BURACO enorme no corpo, ou seja , naquele meio tempo que ele estava bem ativo o halk deve ter pego o six novamente , é muito complicado ver um bichinho que nem ele (sempre achei ele charmoso e estiloso pela forma de nadar e explorar as pedras) morrer desta forma !!!!!
Antes dele morrer , fiquei de olho nele para que nenhum peixe o machucasse mais, achei estranho pois a Donzela que sempre foi calma , queria pegá-lo tb, talvez pelo cheiro que estava exalando na água , já que ele ficou dilacerado!!!

GENTE SEI QUE FOI ESTRESSE , MAS NíO TINHA MOTIVO A NOITE PARA ELE FAZER AQUILO, PEGUEI UM POUCO DE BRONCA DO HALK, POIS ELE É O MAIS ESTRESSADO DO MEU AQUA , SE BEM QUE NUNCA FEZ NADA DEMAIS ATÉ OCORRER ISTO!

GENTE MEU MARIDO SEMPRE DEFENDEU A RELAÇíO DOS DOIS , HJ VEJO QUE ERA PURA ILUSíO!ESTOU BEM ARRASADA , MEU AQUA não está com graça mais!!!

É NORMAL O QUE OCORREU?

Gente , desculpe pelo desabafo!!!!
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Tristeza

#2 Mensagem por Valter Pereira »

Sinto muito pelo ocorrido Marjory.
Qualquer perda em nosso aquário é sentida.
Quando montei o aquário, coloquei 3 donzelas. A maior delas dava uns pegas nos outros peixes, só pra mostrar quem mandava.
Com o tempo, uma das donzelas foi crescendo, até conseguir enfrentar a outra donzela.
Acabou q eu tive que tirar essa donzela, pois ela estava atacando tudo e todos que apareciam no aqua.. Matou 5 camarões bailarinos, atacava o camarão estalo, não deixava os palhacinhos em paz...

Mas não desanima não.. Fica de olho nos demais, qualquer coisa coloca o brigão de castigo por um tempo que depois ela volta uma moça....

Torça para não receber mais nenhuma visita do Murphy.

Abráss..

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Tristeza

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O Hawk e o six nao se estranhavam de vez em qdo antes ?
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Tristeza

#4 Mensagem por André Fonseca »

Marjory,

Sinto muito pela sua perda...

É sempre ruim quando isso acontece, ficamos realmente chateados, mas não podemos esquecer que ainda existe outras vidas no aqua que dependem da gente. Por isso o famoso "bola pra frente"...

Sobre o ocorrido, se não me engano é o Six Line que tem problemas com iluminação no início da adaptação ao aqua?!

De qualquer forma o fotoperíodo bagunçado deve ter ajudado no stress de todos os peixes, e por isso a agressão do Hawk.

Somando tudo isso (iluminação alterada, surra e o aumento da temperatura) e a "caquinha" tá feita...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Tristeza

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bem lembrado Andre... wrasses tinham a recomendacao na Ecoanimal de serem aclimatados no escuro pois poderiam sofrer de choque luminoso qdo recem chegados
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Tristeza

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

O fato da luz ficar ligada não seria fator de stress tão grande a ponto de disparar uma reação dessas em seu halkfish. O aumento de temperatura é prejudicial e pode afetar os peixes com falta de oxigênio e mudanças em seu metabolismo. A falta de oxigêno pode ter sido agravada com o levante de pó do sump e ainda pode levar a alguma doença bacteriana.

Os sintomas descritos na sixline , condizem com stress elevado. Se vc não presenciou a agressão do Halk é dificil falar com certeza que foi causador da morte pois normalmente os Halk não tem muitas armas para agressão, pois a boca é relativamente pequena, com pequenos dentes e seria bem dificil fazer um buraco num peixe. Não é muito do feitio deles. A não ser que o aquário fosse muito pequeno e o six line não tivesse 1 toca para se esconder...

Na minha opinião o halk é inocente e infelizmente deu azar da six line pegar uma doença bacteriana de evolução muito rápida...

Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: Tristeza

#7 Mensagem por Marjory »

Olá pessoal...

Obrigado pelos comentários ....

Vamos lá..Primeiro , sei que o fator maior do estresse não foi a luz , mas com a luz ligada ele via o six (pois acabei de ficar sabendo pelo meu marido que o halk sempre perseguia o six , mas não acontecia nda demais), e inclusive quando acordamos, meu marido chegou a ver o halk batendo no six , foi quando levantamos esta hipótese praticamente concreta!Não creio que foi alguma bactéria , o estado era lamentável e degradante!Tudo aconteceu muito rápido!!Nem oodinium devasta tão rápido (hipótese descartada)!
Valter .Obrigada pelo comentário e espero não ter mais nenhuma visita mesmo, pelo menos , NíO TíO CEDO!
Celso: Meu marido acabou de me informar que sim!!Eles se estranhavam , mas não acontecia nda demais!Detalhe , o six já estava comigo a meses, então não era choque luminoso!
André , não sei se é ele que tinha problemas com a iluminação , pois pra mim ESTÁ TUDO ERRADO!Até quem cuida , que é meu marido, ele é o GRANDE CAUSADOR (PT).
Reinaldo:Boquinha pequena (halk) ???? Ôoooooooooo Locooooooo, aquele lá é capaz de engolir minha mão rs, o bicho está grande e tem um bocão que só por Deus , come os outros peixes fácil fácil rs.
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Tristeza

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Bom MArjory

Pena oq aconteceu.

Veja bem, os peixes citados podem se antagonizar eventualmente e se tolerar depois de uma certa disputa de espaço. Mas se um deles ficar debilitado, será a oportunidade de remover o incomodo.

Calor demais, oxigenio de menos, metabolismo comprometido...
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Tristeza

#9 Mensagem por Reinaldo Chen »

Qual espécie é o seu halk ?

Avatar do usuário
Marjory
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 63
Registrado em: 16 Set 2010, 17:36
Apelido: Marjory
Cidade: Guarulhos
País: Brasil

Re: Tristeza

#10 Mensagem por Marjory »

Pois é Mauro, uma coisa agravou a outra!

Reinaldo o meu halk é "HAWK FISH FLAME (NEOCIRRHITUS ARMATUS) ", está enorme e lindo !!!
"Ame quem te ama , mas não sofra por quem não te mereça!"

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”