🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#1 Mensagem por thiagokasa »

Olá pessoal

Já li bastante sobre o uso do kalk em aquarios, mas ainda tenho algumas dúvidas quanto a mistuta onde gostaria da ajuda de vcs...
Atualmente tenho um nano reef de 96L com sump traseiro tenho corais (SPS, LPS, Softs e etc um total de 26 corais) e 2 palhaços

Meus parâmetros hoje estão normais:
Calcio 410
MG 1210
KH 8 / 9
Densidade: 2023 / 2024

Estou usando o BioCalcium + BioMagnésio, porem o consumo de calcio está cada vez maior uso 2 colheres de 3 a 4 vezes por semana....e minha verba está pouca para ficar coprando potes de BC onde gostaria de iniciar o uso do Kalk.

Vamos lá as minhas dúvidas:

- Qual kalk que devo comprar e que vcs me recomendam?
Pode ser este Two Little Fishies Kalkwasser ou posso comprar o Hidroxido de Calcio PA (aqueles que são vendidos em farmacias de manipulação) ?

- Devo misturar os dois (agua de RO + o pó Kalk) e deixar decantar por quanto tempo ?
Depois de decantado como faço, coloco o liquido em outra garrafa e jogo fora o fundo que sobrou da mistura ? mas e aquela historia que não pode ter contato com o ar... só de mudar de garrafa já vai entrar ar.. não vai ?

- Em relação a mistura para a litragem do meu aquario o que seria recomendado? Posso usar uma colher de chá em uma garrafa de 600ml é isso ? ou uso uma garrafa menor?
- O kalk pode ser usado como uma agua de reposição ? pois meu aquario evapora por dia em torno de 800 ml

- Em relação a Reserva Alcalina o kalk aumenta tambem ou só aumenta o PH, pois atualmente estou usando o Reef Builder para aumentar minha RA... vou ter que continuar usando o mesmo ?

Obrigado
Thiago Kasa

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Da uma lida nesse topico

viewtopic.php?f=2&t=4650

Eu uso kalk PA mesmo... alias o nome correto seria hidroxido de calcio PA
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Exato kalk é uma brevia de kalwasser

do alemao para o portugues kalwasser = agua calcarea

Voce pode usar o hidroxido de calcio PA, pode usar da aquafauna, da Two litte fshes (normalmente tem stroncio ou outro elemento associado).

o quanto vc usara de kalk por noite, apenas com a medição dos valores de calcio é que vc podera determinar corretamente, em meu aquario de 200 litros, usava um litro por noite.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#4 Mensagem por thiagokasa »

Beleza Mauro
Já comprei tudo o Kalk da aquafauna e aquele esquema de soro para fazer as gotas...

Porem depois de colocar o tubo na garrafa pet de 600ml e fazer um teste com água normal para ver se vai pingar percebi que quando a tampa da garrafa fica fechada não pinga pois fica sem ar dentro e quanto está aberta funciona normalmente as gotas....

Como vcs fazem para ficar fechado e pingar ao mesmo tempo ? Posso deixar a tampa aberta da garrada ?....
Não tem aquele problema que a solução não pode ter contato com o ar... ?

Valeu

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

No meu caso tenho um recipiente aberto na parte superior, mas é estreito que entra por gotejamento manual e um tipo de reator de kalk junto com a água de reposicao
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Nem esquenta

o contato e tempo é consideravel mas para nossa aplicação não. o maior problema se dá quando se usa em sump, que o kalk fica exposto por muito tempo e a area de contato é grande.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#7 Mensagem por thiagokasa »

Maravilha...
Fiz meu primeiro teste esta noite... deixando com a tampa da garrafa desrrosqueada (para entrar ar e pingar)... mas acho que deixei pingando muito pouco (1 pingo a cada 6 segundos).... quando vi a garrafa hoje pela manhã ainda não tinha chego nem na metade....

Hoje vou deixar pingar mais, sei lá 1 pingo a cada 2 ou 3 segundos....
Obrigado pela força

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#8 Mensagem por Renato Vidal »

Thiago, no reef antigo, usava o kalk gotejando também.

Eu usei a garrafa de 600ml, na tampa, fiz um furo bem no centro e transpassei aquela ponta toda que vem com o equipo de soro, com isso, quando a mistura decanta, como a garrafa esta de ponta cabeça, vai a borra toda para a tampa, e a ponta do equipo de soro esta quase 2 cms para dentro da tampa, então, a borra acumula em volta da ponta sem que o gotejador pegue ela.

Eu usava uma culher de café para cada garrafada de 600 mls, deixava gotejando dia sim, dia não, o volume ideal, voce vai saber com os testes de cálcio, se começar a subir demais, esta gotejando muito, se baixar, não esta sendo suficiente.

boa sorte.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#9 Mensagem por thiagokasa »

Pessoal mais uma dúvida

O uso de Kalk aumenta o calcio gradativamente dia a dia, ou se eu usar em uma noite os niveis no dia seguinte já devem aumentar ?

Pois hoje foi o terceiro dia que usei 600ml de Kalk para meu aquario de 96L, porem após a medição do calcio não aumentou em nada...continuo com CA de 360 isso é possível doubledown_02 ?

Os outros parâmetros estão normais

Será que está precipitando?
Será que estou colocando muito pouco de kalk ? uso uma colher de chá para 600ml por dia
Será que meus corais estão consumindo bastante, apesar de terem em torno de 4 meses de vida ?

Valeu

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Meça o pH se estiver muito alto precipita

O ideal é adicionar a noite ou logo pela manha qdo o pH está mais baixo
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#11 Mensagem por Marcio Gielfi »

thiagokasa escreveu:
Pois hoje foi o terceiro dia que usei 600ml de Kalk para meu aquario de 96L, porem após a medição do calcio não aumentou em nada...continuo com CA de 360 isso é possível doubledown_02 ?



Qual teste voce está usando ?

O certo é voce não pingar nada e medir o cálcio a cada 3 dias, em 3 medições já dá para estabelecer um consumo médio diário, ai basta ir na calculadora online e ela vai te dar o quanto voce precisa pingar em ml, por noite.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#12 Mensagem por dletieri »

fica esperto que sobe pacas o ph...

meu aqua evapora muuuita agua, andei exagerando, e me derrubou a RA. (foi o que me disseram, me corrijam se estiver errado... )

agora preciso começar a dosar biocalcio para subir a RA. Tem um lance da relação Calcio x RA... Acho que vou ler o tópico que o celso indicou, deve ser este... rs
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#13 Mensagem por thiagokasa »

Marcio Gielfi escreveu:
thiagokasa escreveu:
Qual teste voce está usando ?

O certo é voce não pingar nada e medir o cálcio a cada 3 dias, em 3 medições já dá para estabelecer um consumo médio diário, ai basta ir na calculadora online e ela vai te dar o quanto voce precisa pingar em ml, por noite.


Então estou usando testes da nutrafin
Tem como me passar o link desta calculadora?

Valeu

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#14 Mensagem por Marcio Gielfi »

thiagokasa escreveu:
Marcio Gielfi escreveu:
thiagokasa escreveu:
Qual teste voce está usando ?

O certo é voce não pingar nada e medir o cálcio a cada 3 dias, em 3 medições já dá para estabelecer um consumo médio diário, ai basta ir na calculadora online e ela vai te dar o quanto voce precisa pingar em ml, por noite.


Então estou usando testes da nutrafin
Tem como me passar o link desta calculadora?

Valeu


Esta é a calculadora http://reef.diesyst.com/flashcalc/flashcalc.html

Não sei dizer se esta marca de teste é boa ou não ... por precaução, recomendo o teste do cálcio com outra marca para se ter certeza do resultado.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#15 Mensagem por Felipe »

Pessoal.
Vou pegar o bonde do tópico. Comprei Kalk mas não faço a menor ideia de como utilizar.
Meu aquario tem 200L.
Qual quantidade diaria devo utilizar de kalk? Como devo utilizar? Como preparar a solução e aplicar no aquario?

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#16 Mensagem por thiagokasa »

Fala Felipe

Venho já utilizando o kalk a algum tempo e tenho certeza que não existe uma quantidade exata... vc deve adicionar o mesmo conforme o consumo de CA do seu reef..

Veja abaixo minhas quantidades...
Meu aqua tem 96 L e estava utilizando 600 ml de Kalk um dia sim e outro não... mas não estava dando conta, não passava de 300 o CA, então comecei a dosar 1,25 L diariamente gotejando a noite por uma garrafa e agora estou conseguindo resultados satisfatorios....

É valido lembrar que junto com o kalk uso 2 vezes por semana tambem o BioCalcium...pois aqui o consumo é grande... icon_joia

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#17 Mensagem por Felipe »

Tá Thiago.
Mas qual a quantidadede KALK voce dilui para cada litro de agua?
Como é feito essa dissolução? Como voce faz o gotejamento? Tenta me explicar todo o passo a passo que voce faz.

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#18 Mensagem por thiagokasa »

Opa Felipe
Então eu faço assim:

Uso uma garrafa pet que fiz uma adaptação embaixo dela inserindo um gotejador de soro "Equipo" no final (mas não totalmente no fundo para que não pingue o que decanta do kalk)

Coloco 1,25 L agua deionizada na pet com + uma colher de chá de kalk, fecho a tampa, misturo e deixo decantar por umas 3 a 4 horas.

Depois coloco para pingar no reef toda noite no aquario.
Não tem segredo... vc so deve ter cuidado para não deixar cair kalk demais de uma vez so no reef e não pigar de dia...

Abs

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#19 Mensagem por Felipe »

A mesma garrafa que voce usa para fazer a mistura é a que voce goteja?
O sistema que voce fez para gotejar não atrapalha para fazer a mistura?
Esse gotejador de soro eu consigo comprar na farmacia mesmo?
Qual o nome dele?
Equipo?

Avatar do usuário
thiagokasa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Fev 2011, 14:49
Apelido: thiago
Data de Nascimento: 11 Nov 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Re: Dúvidas com Kalk (garrafa gotejando)

#20 Mensagem por thiagokasa »

Isso a Garrafa é a mesma que uso para misturar e depois pingar,
Quando vou misturar fecho a saida dos pingos e coloco uma tampa na garrafa... depois a noite coloco um tampa com furos na garrafa (para ter ar e pingar) e depois abro o gotejador...
Obs: No meu deixo 1 pingo a cada 2 a 3 segundos no maximo, isso dura a noite toda.

É importante encher a garrafa de kalk + água até o "talo", pois quando fica com muito ar dentro a solução fica mais fraca... pelo que li não pode ter contato com o ar

Sobre o gotejador é este abaixo chama-se Equipo de Soro pode ser comprado em qualquer farmacia...
Vc irá usar apenas um pedaço da mangueira junto com aquela rodelinha azul da esquerda da foto o resto pode descartar...
Com esta mangueira é só fazer um furo na garrafa e passa-la, depois vede a mesma com durepox ou outro material para não vazar... Abs
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”