🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para montar marinho de 140l

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Ajuda para montar marinho de 140l

#1 Mensagem por Felipe Silva »

Gostaria de uma ajuda para montar um marinho aproveitando meu antigo de ciclídeos, vou mandar fazer o sump e colocar atrás pois fica em uma base de concreto. As medidas são 70 comp x 40 larg x 50 alt, quais equipamentos vcs indicam para fazer uma boa montagem para lps e softs e que sejam de qualidade? Porém não as mais caras! E o melhor tamanho do sump?
Já li bastante sobre marinhos (mas nunca é o bastante!)e esta será minha primeira experiência. A iluminação quero usar T5 ou leds (a definir ainda), como tenho uma casa de praia perto de Angra dos Reis pretendo utilizar somente água natural e complementar de acordo com a necessidade.
Vou postar fotos do aquario que será desativado.
Assim que iniciar a montagem vou postar o passo-a-passo!
Agradeço a ajuda de todos!
Editado pela última vez por Felipe Silva em 04 Mar 2011, 22:58, em um total de 1 vez.
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#2 Mensagem por Felipe Silva »

Fotos do aquário de ciclídeos que vai virar marinho!

Imagem


Imagem


Imagem


Aguardo as sugestões!
Editado pela última vez por Felipe Silva em 04 Mar 2011, 17:39, em um total de 7 vezes.
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#3 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Felipe primeiramente bem vindo ao mundo Marinho e depois ao brasil reef valeu icon_joia

Bem vc vai precisar de um Skimmer mais ou menos de 250 litros eu acho que esta bom, pode ser ( Morato ) bomba de 1000 litros hora

Uma caixa sump. Que vc vai ter que projetar para este Skimmer. Nela vc tem que ter refugio. E se for colocar reator de Calcio...... tem que espaço para ele tambem,rsss nesta sump vc vai ter que ter lugar para queda de agua do aquario, caindo em cima do acrilom, e tambem um lugar para bomba de recalque de 2000lt hora que tem que ser ligada indo para entrada do chiller de 1/5 hp que serve para levar a agua ate o seu aquario pela a saida que de la no reef volta para sump. A Sump tem que ter as medidas para colocar isto tudo. eu acho que em primeiro lugar é isto. depois vc vai ter que ter duas bombas de circulação dentro do aquario. Eu particulamente uso Hidoxido de calcio no meu não se vc vai gostar mais vc não gostar vc tem que ter galão de calcio se for ter reator de calcio de boa qualidade. um densimetro par controlar a densidade do seu reef. Bom para mim densidade em 1023 ppm temperatura a que vc achar melhor. kit teste posso endicar Marine lab. substrato aragonita eu acho melhor e rachas naturais e tratadas por um bom periudo em um tank. filtro deionizador para repor agua doce no aquario para corigir a sanilidade. luz t5 ou led muito bom as dois tipos de iluminação valeu eu acho que só. :P Isto tudo é só para vc ter uma ideia valeu
Editado pela última vez por Marcus l lage em 04 Mar 2011, 17:59, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#4 Mensagem por Marcus l lage »

E vc coloco as slr slr só para vc ver.... rsss porque não deu para mim ver aqui valeu.



Um Abçs icon_joia

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#5 Mensagem por Marcus l lage »

Agora sim!!!!!!!! deu para ver suas slr slr . Bacana. :P


Um Abçs icon_joia

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#6 Mensagem por Felipe Silva »

Oi Marcus! Agora no inico pretendo começar bem simples...sem reatores.
No sump apenas o skimmer, bomba de recalque, termostato, perlon e carvão ativado (talvez tbm um UV), e não sei se faço um refúgio. Iluminação: T5 ou led com ventuinhas para resfriamento. Vou utilizar água natural pela facilidade de adquirir e o custo ser menor (tanto na montagem quanto nas TPAs)... não pretendo colocar sps (manter uns lps e softs mais resistentes). Para circulação tenho que decidir qual ainda e pesquisar preço.
Preciso saber melhor sobre as marcas dos equipamentos e a potência que vou precisar.
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#7 Mensagem por Marcus l lage »

Quanta a agua de reposição do seu filtro comun para o seu reef não é uma boa rsss.... Tem que ser agua doce só deionizada icon_joia Agua para seu reef natural sem duvida é a melhor. icon_joia valeu


Um Abçs icon_joia

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#8 Mensagem por Felipe Silva »

Vou realizar a coleta da água na Região de Angra dos Reis, mais precisamente saindo de Conceição de Jacareí, vou no mínimo 1X por mês e posso armazenar um pouco de água para as tpas aqui em casa.
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#9 Mensagem por Felipe Silva »

Depois de muita pesquisa fiz uma relação preliminar do que vou utilizar na montagem do aqua. Por favor digam suas opiniões e fiquem livres para indicar mudanças e sugestões!
*O aqua, como disse vou apreveitar um que está com ciclídeos...medidas 70 comp. X 40 larg. X 50 alt.
*Sump: 30 X 50 X 50 ( ainda vou mandar fazer) teria que ter esta altura pq vou adaptar atrás e não queria furar o aqua...sendo assim os 2 terão o mesmo nível de água.
*Perlon, carvão ativado e siporax no sump.
*Um skimmer para 300l.
*Bomba de recalque de 2000l.
*Bomba de circulação sunsun 3000l.
*Iluminação: 4 T5 de 24w ou leds.
*Resfriamento com coolers.
*Substrato Samoa pink.
Vou manter lps e softs, com uns 4 peixes pequenos.
As marcas e potência dos equipamentos ainda estou pesquisando e gostaria de sugestões, bom como de onde comprar os produtos com bom preço!
Depois do carnaval vou começar a fazer os orçamentos para iniciar a montagem o mais rápido possível!
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#10 Mensagem por antonio carvalho »

olá meu rei!
vc não teria como colocar o sump em baixo do reef?
o sunp do lado e nesta dimensão vai dar trabalho e para esconder os equipamentos vai precisar pintar todos os vidros do sump!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#11 Mensagem por Felipe Silva »

Ele fica numa bancada de concreto com uma placa de mármore...o vidro traseiro do aquario é pintado de preto com tinta (repare nas fotos) não vai aparecer o sump atrás. Vou interligar o aquário com o sump( que será outra caixa de vidro) com um tubo em U, e por isso o nível de água será o mesmo dentro do sump e do aquario (teoria dos vasos comunicantes..lembra? icon_joia ).
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#12 Mensagem por Márcio Oliveira »

Ola felipe.
Eu estou com meu primeiro reef montado a quase um mês, não sabia muito sobre marinho. Quero te passar um relato sobre a samoa pink, eu usei esse substrato. Me parece um substrato muito bom, não tem fosfato coisa que me preocupava . Mas por outro lado samoa pink tem uns pontos de substrato que parece que são tingidos de rosa. Isso me deixou um pouco decepcionado, esse rosa simplesmente desbota! O rosa do substrato ja tá sumindo e o copo do meu skimmer ta todo manchado de rosa kkkk. E não sai.
Se vc optar por samoa, coloca seu skimmer pra rodar depois de uns dez dias de iniciada a ciclagem, talvez assim não manche ele, ou opte por outro substrato de boa qualidade que alguém experiente do fórum te indique. Não vou me arriscar a dar mais opnião porque eu também estou aprendendo, rsrs.
Abraços e boa sorte com a montagem, é muito legal esse mundo dos marinhos, vc vai perceber.

Avatar do usuário
Felipe Silva
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Mar 2011, 00:58
Apelido: Felipe Silva
Data de Nascimento: 29 Jan 1984
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#13 Mensagem por Felipe Silva »

Valeu pela dica Marcio! Será que lavando antes não tira um pouco dessa tinta?
Posta fotos de como está seu aqua!
Iniciando no marinho!
viewtopic.php?f=45&t=7628

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#14 Mensagem por Renato Vidal »

*O aqua, como disse vou apreveitar um que está com ciclídeos...medidas 70 comp. X 40 larg. X 50 alt.
Beleza - Apenas observe que, ao contrário do que muitos pensam, eu acredito que quanto menor a litragem do reef, mais atenção e dedicação serão necessários.


*Sump: 30 X 50 X 50 ( ainda vou mandar fazer) teria que ter esta altura pq vou adaptar atrás e não queria furar o aqua...sendo assim os 2 terão o mesmo nível de água.
Observe bem e faça testes quanto ao sistema hidraulico disso, dentro do sump, crie repartiçoes dentro do sump, de forma que consiga um espaço com menor altura, assim, garante espaço para quando ocorrer retorno maior que o previsto, não tenha risco de transbordar.

*Perlon, carvão ativado e siporax no sump.
Perlon, voce usa no inicio da montagem, e, sempre que perceber excesso de particulas na água, do contrário, é apenas um acumulo de sujeira a mais.
Carvão ativado, é ótimo para deixar a água mais cristalina e sem odor nenhum, particularmente, não uso, mas, útil.
Siporax, se a camada de substrato for de bom tamanho, e usar rochas vivas em boa quantidade no display, ao meu ver, são desnecessárias, tendo espaço de substrato para colonizar um bom volume de bactérias, o siporax vai servir somente para acumular sujeira, já que o display vai ser suficiente.

*Um skimmer para 300l.
Um skimmer bem dimensionado (geralmente o dobro rsss) é excelente para auxiliar a manutenção, atenção especial para as bombas do skimmer, evitando bombas de alto consumo ou que aqueça demais, vai dificultar o controle de temperatura.

*Bomba de recalque de 2000l.
Considerando que o sump vai estar na mesma altura do display, uma bomba de 2000 litros vai ser forte o suficiente para alimentar o display e ainda gerar movimentação da água, como a idéia é softs e LPS, dependendo do volume de rochas, pode até dispensar o uso de bombas internas de circulação.

*Bomba de circulação sunsun 3000l.
Como citei acima, se o recalque for bem direcionado, e o volume de rochas não gerar barreiras, talvez nem seja necessário, do contrário, coloque uma apenas do lado oposto ao recalque, preferencialmente apontando em direção a saida de água para o sump.

*Iluminação: 4 T5 de 24w ou leds.
Suficiente para peixes, Softs e alguns LPS, mescle 2 T5 actinicas e 2 T5 brancas, vai ficar legal.

*Resfriamento com coolers.
Pode ser coolers sim, direcionados para a lamina d'água do display, ou mesmo, dependendo do espaço, um ventilador pequeno pode ser mais barato, mais fácil de instalar e vai gerar bom resultado.

Incluindo - Aquecedor, voce vai precisar manter no reef, sempre pronto para ser usado, um aquecedor, da mesma forma que o calor não é adequado aos animais de um reef, a variação brusca de temperatura é tão prejucidial quanto, então, não adianta simplesmente não deixar passar dos 27, se no mesmo dia, por exemplo, de 27 graus, cair para 20 a noite, vai dar problemas, então, compre um.

Eu sempre indico comprar os sem termostado e investir em uma controladora de temperatura (dois estágios Quente - Frio) pois, os aquecedores com termostato já deram dor de cabeça para muitos usuários, não liga quando deve, e, principalmente, não desliga quando deve.
Com a controladora, voce controla os coolers e o aquecedor simultaneamente, sem gerar briga entre eles, além disso, um aquecedor sem termostato, custa na faixa de uns 20 ou 30 Reais, enquanto o com termonstado, na faixa de 120 Reais, a controladora custa por ai também, então, opte pelo mais seguro e que vai lhe permitir automatizar mais itens.


*Substrato Samoa pink.
Eu uso em casa e gosto dela, caso não seja a com biologia viva, é necessário lavar antes de por no reef, é realmente suja, muita poeira, quanto aos pontos rosas, isso é mania de norte americano de querer tudo pronto, os pontos rosa simulam algas calcareas, que com o tempo irão aparecer no sistema.


Boa sorte e bem vindo ao mundo dos marinhos.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Alexandre Wagner
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Mar 2011, 23:58
Apelido: Alexandre
Data de Nascimento: 15 Mar 1968
Cidade: Salvador
País: Brasil
Localização: Salvador, Bahia, Brasil

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#15 Mensagem por Alexandre Wagner »

Olá, Felipe!

Meu nome é Alexandre e moro em Salvador, Bahia.
Vi que vc vai transformar seu aqua de CA's em Marinho. Legal!
Bem, tenho aquário de CA's. Já arranjou destino para os seus peixes?
Se fizer um preço legal posso ficar com eles. Frete por minha conta, claro.
Se interessar uma eventual troca, eu tenho algumas coisas aqui que poderão te interessar:

• 33KG DE ROCHAS MARINHAS NATURAIS (PROIBIDO COMERCIALIZAÇíO PELO IBAMA, MAS EU JÁ AS TENHO A ANOS...)
• 13KG DE ROCHAS ARTIFICIAIS (5 ROCHAS COM TAMANHO MÉDIO DE 25X25X20CM)
• 12 L DE CASCALHO DE CONCHAS PARA SUBSTRATO

Abração!

Alexandre

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#16 Mensagem por Márcio Oliveira »

Então felipe, confesso que eu não lavei a samoa pink, talvez lavada tivesse diminuido mais o que diluiu de tinta dentro do sistema.
Abraços.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#17 Mensagem por Alessandro Lima »

Olá Felipe, vou meio que assinar embaixo do que disse o Renato, só vou frisar mais sobre a circulação, ela certamente vai ficar muito muito forte, o recalque de 2000 L/H no sump que vai ficar no mesmo nivel do display é muita coisa, vai ficar um tufão no display, o que vc pode colocar é uma valvula pra te permitir controlar a força da agua, o que vai forçar um pouco a bomba mas faz parte, a bomba de circulação interna eu abriria mão tranquilamente. Ou diminua a potencia do recalque e diminui tb a bomba de circulação interna pq me parece que 3000 L/H pra um semi cubo ainda é muito. Veja as koralias que tem por ai são boas de baixo consumo e até bonita estaticamente.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Gilberto Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 30 Mar 2011, 22:50
Data de Nascimento: 18 Abr 1982
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Cidade Maravilhosa
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda para montar marinho de 140l

#18 Mensagem por Gilberto Santos »

to aqui acompanhando e aprendendo!!! abraços
Família Santos- Jiu-jitsu -Nova União

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”