🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
vsbravi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2011, 07:04
Apelido: vsbravo
Data de Nascimento: 09 Nov 1983
Cidade: Sumaré
País: Brasil

Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

#1 Mensagem por vsbravi »

Senhores, comprei um Boyu TL-550 128L para fazer um marinho. Sim, eu li bastante sobre os problemas do mesmo, mas analizando o custo de mandar fazer um, com todos os equipamentos (apesar de melhores), fora o fator estético e o problema de espaço (apto 60m) me limitam as opções. O TL-550 já foi um parto, quase deu divórcio, o que dirá outro.

o substrato é 9Kg de Crushed Coral (0 o mais fino) e 16Kg de Rocha morta (natural). No aqua entraram 100L liquidos de agua preparada (compro ela pronta numa loja aqui de campinas a 1,30R$/L ), isso já incluíndo a litragem do sump, que é de +- 20L reservando 80L liquidos no display.

Está ciclando desde sexta feira, 11/03 com luzes apagadas, com os filtros padrão (espuma, carvão, skimmer, bioballs e cerâmica). Já li que as bioballs são fonte de amonia com o tempo, mas creio que por hora não vao apresentar problemas, vou retirar depois da maturação. A espuma também já li que deve ser retirada, pois retém organismos importantes, mas como o aquario é novo, muitos detritos grandes e indesejaveis estão por ali, vou manter a espuma por uma semana ou duas, apenas adicionei o carvão ativado que não veio junto.

Já percebi que vou ter vários problemas para resolver, o pior com certeza é a temperatura ( 28,5 a 30,5), ainda não decidi o que fazer, coolers vão aumentar a evaporação, o que não quero, e chillers estão fora de questão, a não ser que eu monte um, mas não tenho a moral e nem o espaço para coloca-lo. Tenho visto algmas idéias interessantes com as pastilhas Peltier, elas podem ajudar aquas de até 80L, mas de 100L pra cima isso também não ajuda muito. Vamos ver.

Mas no momento, o problema é a biologia, eu preciso de um pedacinho de RV para dar um boost na biologia das rochas mortas. Como a venda está proibida, será que alguém aqui da região de Campinas, ou mesmo sampa, se habilita a me doar um pedaço? Ou mesmo vender de um desmonte?

Outra dúvida, nessa primeira semana, não seria bom deixar o UV ligado, para matar possíveis organismos indesejados que estivessem contaminando o aquario, ou rochas/substrato e depois desligar para não atrapalhar a biologia?

Mais uma coisa, já vão fazer 5 dias de ciclagem e ainda vejo muitas bolhas de ar, muitas mesmo. Isso é ruim, correto? Eu não entendo como elas passam do sump pro display, o skimmer pode estar causando isso? o ar passaria pelas bioballs mais 4 redinhas de ceramica? Achei que elas evitassem isso. Crying or Very sad

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

#2 Mensagem por Mônica Oliveira »

Olá, vou acompanhar o seu post, pois o meu vai ser parecido, tenho um nano cube led de 105L, está ciclando desde há umas 2 semanas, mas como eu havia colocado muito sal na água, tive que fazer várias trocas de água pra consertar, então está ciclando corretamente mesmo desde sábado dia 12/03.

Tb terei que tirar as espumas, e no lugar de uma delas farei um refúgio qd eu colocar os corais e peixes.
O meu fica entre 26º, no máximo 27º, quero ver mais pro verão como ficará.

Agora, eu acho que esse Boyu TL-550, não vem com skimmer, ou vem?
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

vsbravi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2011, 07:04
Apelido: vsbravo
Data de Nascimento: 09 Nov 1983
Cidade: Sumaré
País: Brasil

Re: Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

#3 Mensagem por vsbravi »

Olá, vem sim. Ocupa todo um setor do sump, com a tampa cinza e bomba integrada. Eh, curitiba tem a vantagem de ser um pouco mais fresco. Aqui, díficil um ida que a temperatura externa não chegue aos 36º. Como que anexa fotos aqui?

vsbravi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2011, 07:04
Apelido: vsbravo
Data de Nascimento: 09 Nov 1983
Cidade: Sumaré
País: Brasil

Re: Montagem Nano 128L - Fotos de montagem e dúvidas

#4 Mensagem por vsbravi »

Adicionando fotos....

Visão geral:
Imagem

Laderal direita:
Imagem

Lateral Esquerda:
Imagem

Detalhe Sump:
Imagem

Detalhe Skimmer (nada pra processar):
Imagem

Tampa com primeiro MOD (coolers):
Imagem

Detalhe Termômetro (sem os coolers sobe para 30°):
Imagem

Hoje completa uma semana de ciclagem.
Troca parcial bem pequena de 5L (sujou um pouco por causa da instalação dos coolers)
Adicionada agua doce(deionizada) por causa da evaporação aprox. 2L
Testes de hoje:
PH:8.2 (melhorou)
Temp: 26.5°
Amonia:0.25ppm
Nitrato: 2.8ppm (nas alturas!!)

Eu sei que testes neste momento não indicam muita coisa, mas é legal acompanhar a grande movimentação invisível que acontece nesse cubinho de agua salgada.

As dúvidas, porém, premanecem:

1 - No momento, o problema é a biologia, eu preciso de um pedacinho de RV para dar um boost na biologia das rochas mortas. Como a venda está proibida, será que alguém aqui da região de Campinas, ou mesmo sampa, se habilita a me doar um pedaço? Ou mesmo vender de um desmonte?

2 - Outra dúvida, nessa primeira semana, não seria bom deixar o UV ligado, para matar possíveis organismos indesejados que estivessem contaminando o aquario, ou rochas/substrato e depois desligar para não atrapalhar a biologia? Eu adicionei um saquinho com uns grãozinhos, paredico com uma areia grossa, não me lembro o nome, que segundo o fabricante daria o início nas bactérias.

3 - Mais uma coisa, já são 7 dias de ciclagem e ainda vejo muitas microbolhas de ar, muitas mesmo. Isso é ruim, correto? Eu não entendo como elas passam do sump pro display, o skimmer pode estar causando isso? Depois dele o ar passaria pelas bioballs mais 4 "pacotinhos" de ceramica, isso não evitaria as bolhas?

Abrço a todos, e um ótimo FDS!

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

#5 Mensagem por Felipe Cota »

Tenta levar alguma rv em alguma das lojas ai em campinas que trabalhem com marinho e vê se o cara não troca ou te vende algum pedaço pequeno. O bom seria comprar algum coral que vc goste e não seja mt caro e já colocar que já vai vir mt coisa na rocha em que ele estiver preso e na agua tb, sempre jogo a água das coisas que compro no meu reef com a intenção de trazer seres novos, em 4 anos nunca tive problemas.

Eu curto mt ver a micro vida no reef, por isso sou totalmente contra o uv.

Quando a água é muito nova demora um pouco para sumir as micro bolhas, mas dependendo do projeto do sump ou das bombas de circulação interna sempre vai ter um pouquinho. O meu tem um pouco de micro bolhas por causa das algas q liberam algumas bolhinhas que a bomba acaba sugando e quebrando em várias pequenas. Não tenho problema, os peixes não se importal, os corais tb não...

Boa sorte ai com a ciclagem! Eu teria tentado pegar todas as rvs de um desmonte, no meu fiz assim ai a maturação foi super rápida. Mas como vc já montou, agora é paciencia... pode ir adicionando alguns corais, equipe de limpeza e vai vendo o resultado. Se os bichos ficarem bem por alguns dias, vai colocando mais... sempre colocando a agua do saquinho junto.

Abraços!

vsbravi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Mar 2011, 07:04
Apelido: vsbravo
Data de Nascimento: 09 Nov 1983
Cidade: Sumaré
País: Brasil

Re: Montagem Nano 128L - Pedaço de Rocha Viva

#6 Mensagem por vsbravi »

Olha, falta de vontade não foi. As 3 lojas de Campinas foram taxativas em não vender. Eu entendo, as licenças são difíceis de consequir e ninguém quer arriscar perde-la por causa disso, ou uma multa. Eu sou novo nisso e ainda não fiz muita amizade com os donos, apesar de ter gasto um fortuna em uma delas, comprando o boyu, mas tudo bem. A gente vai levando.

Acho que vou comprar uma mudinha de um coral qualquer, já que ela deve vir numa base já maturada. Se escolher bem, e com um pouco de sorte, deve vir coisas boas. Desmonte eu até achei em São Paulo, mas não tenho uma ida programada pra lá, e tb não vou só por causa de um pedaço de rocha.

Decidi também colocar un 2 paguros, que devem carregar consigo mais alguma coisa. Posto fotos conforme a coisa for progredindo.
Valeu!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”