🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda!! Urgente!!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Ajuda!! Urgente!!!!

#1 Mensagem por Márcio Oliveira »

Pessoal, tenho um peixe palhaço aqui que não ta bem. ele é o mais ativo e mais brigão. briga com todos os outros pra ficar num lugar aqui do reef.
hj de manha cheguei do serviço e quando olhei percebi o olho esquerdo dele inchado ( como se fosse daqueles kinguios telescópio). nesse momento to indo pra loja comprar equipamentos pra montar um aquario hospital. alguem já viu isso antes? é mortal? alguem conhece um tratamento? O peixe continua ativo e se alimentando. Se alguém souber o que eu tenho que fazer ou um remédio ou uma experiência parecida por favor me ajude.

Avatar do usuário
Adacir Aparecido Carnielli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 215
Registrado em: 16 Abr 2010, 06:43
Apelido: adacir
Localização: potirendaba, sao jose do rio preto
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#2 Mensagem por Adacir Aparecido Carnielli »

Marcio isso deve ser infecção bacteriana, olhe o link abaixo

viewtopic.php?f=2&t=5348

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#3 Mensagem por Márcio Oliveira »

ta exatamente como esse peixe da primeira foto, só que em olho só. isso é Pop Eye?

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#4 Mensagem por Márcio Oliveira »

Esse é o estado que o peixe está.
ta num aquarinho hospital .to dosando bactericida e fungicida atlantys e labcon ictio. será que salva?
ele ta comendo. to colocando de duas em duas horas um pouquinho de ração. o olho ta bem esbugalhado. Isso foi do do dia pra noite, ontem ele estava bem. icon_cry_smile
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

Pode parar com o Labcon Ictio [1] porque o produto da Atlantys já tem azul de metileno [também] e [2] o sulfato de cobre detona ainda mais o sistema imunológico do peixe [e a infecção não é causada por protozoário]. Dá pra usar também o Labcon Bacter [tem neomicina, com um espectro interessante]. Se quiser usar outros antibióticos tetraciclina pega pop eye [se houver infecção bacteriana, claro] e a amoxicilina [que a gente usa pra dor de garganta, por exemplo] também. Peixe comendo é ótimo sinal. Pop eye geralmente vai embora em uma semana.

[]´s

R.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Marcião

De peixes eu conheço pouco

Parece que vc já separou em um aquario hospital certo?

BOm de cara falo para manter a temperatura estavel em 25~26ºC
Densidade em 1024 (qual a densidade do aquario em que ele estava?)
Agua preferivelmente 50%nova

Olho inchado Pop eye pode ser resultado de

colisão
acumulo de gases
parasitas, bacterias ou até mesmo fungos.

tratamento, se estiver comendo mantenha a oferta de alimento, ração de qualidade.
use um bacterisita de amplo espectro e um parasiticida

Acho que hoje só labcom mesmo (vide o Robson)

A recuperação é complicada de previsão, tem peixes que chegam a perder o olho e até morrer, outros em dois dias já apresentam melhora, eu torço que este ultimo exemplo seja o caso de seu peixe.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#7 Mensagem por Márcio Oliveira »

Pessoal obrigado a todos pelas orientações.
Mauro, eu ja separei o peixe sim, só nao fiz a troca parcial de 50 por cento, tá na mesma água do display, densidade ta 1023. Vou fazer troca parcial hoje e também parar com o labcom ictio. A amoxilina que o robson citou eu tenho em casa, só nao sei a quantidade pra administrar. vou ver com ele. Vamos ver se o peixinho cura, ta dando dó.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Entao, se o peixe já esta na agua nova, nao faça tpa de 50%, faça menos ok

A ideia é reduzir amonia, nitrito e nitrato da agua, ajudando o organismo sacou.

Quanto a dosagem, me perdoe, eu tinha uma apostila de um pessoal de ictiologia, bem bacana, mas perdi na ultima formatação do micro.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#9 Mensagem por Márcio Oliveira »

Ok Mauro. brigado mesmo.
o peixe continua separado, ta triste, parou de comer. Vamos ver se melhora nos proximos dias. To fazendo troca de 10 por cento. Eu estava com medo que esse po pye passasse pros outros peixes do display principal, mas tão todos bem.
mas obrigado mesmo.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#10 Mensagem por Robson Sandrini »

Se vc tiver em comprimido, a maioria das apresentações é de 500 mg. Vc deve usar 250 mg [meio comprimido] pra cada 40 litros de água a cada 24 horas por no mínimo 5 dias e no máximo 10 dias. Quanto maior a troca de água entre uma administração e outra, melhor [cuidado com choque de parâmetros]. Se a água ficar amarelada é normal. A maioria dos casos de pop eye unilateral é causada por trauma [uma briga, um arranhão numa pedra, uma colisão contra o vidro, como disse o Mauro] e o inchaço é consequencia da inflamação. O problema é que pode virar porta de entrada pra bactérias ou fungos [bactérias na grande maioria das vezes]. Quando é só inflamação pode sumir do mesmo jeito que veio. Quando é por infecção [bactéria ou fungo] pode pegar os dois olhos. Ou pode pegar um só. Por via das dúvidas eu optaria pelo tratamento com bactericida. O peixe ter parado de comer é um mau prognóstico.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#11 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Pessoal. coisa icon_cry_smile icon_diablo Mais vou fazer uma pergunta. Se colocar umas das rochas que tem bastante algas pink com ele, não daria uma força para este peixe. Falei isto por ter lido o comentario de vcs, que é muito icon_cry_smile, mas numa hora desta agente tem que jogar com sorte tambem, eu particulamente acho que uma rocha cheia de algas pink com ele pode ajudar um pouco mais,ou ele pode se cosar que pode se ruim tambem, mais numa hora desta é tentar alguma coisa não é. Lembrando isto é coisa da minha cabeça. O que vcs achão da ideia. Porque em seu modo de inteder no caso o peixe ele vai se sintir mas icon_cry_smile e com uma rocha desta pode vir a ser benéfico para ele não se sintir tão abandonado afinal solidão que é como ele deve esta sentido é icon_crybaby .E tem mais ele esta estresado. algum ispirito marinho do seu reef que é (caverna) icon_furious pode ter atingido ele enternamente criando esta metamofoze errada nele, com isto se vc deixar ele nesta solidão vai atrair mais icon_cry_smile vai chamar mais o problema para sima dele valeu não sei se deu para vc intender meu ponto de vista.( icon_cry_smile e solidão chama doença) istinto dele esta sendo pertubado por algum caverna ispiritual do seu reef. Vc já ouvil falar que o ispirito conseque pertubar um ser humano no seu desenvolvimento se ele não desgrudar deste corpo que ele esta pertubando que leva o corpo da quela pessoal a ficar alejada. pois pode ser isto que esta acontesendo com seu peixinho esta sendo perturbado por um ser maliquino. que contraiu no seu reef levando ele a ficar alejado eu acho que SOLIDíO NíO Bota um camarão bailarino com ele se vc acha que rocha pode ferir mais ele na tentativa dele se cosar.valeu......

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#12 Mensagem por Márcio Oliveira »

Robson, obrigado pela orientação, to dosando o remédio na proporção que você ensinou. A água ficou um pouco amarela. O olho parece que desinchou um pouco, mas o peixe parou de comer mesmo, não pega mais nada. Vou aumentar a troca parcial para 20 por cento por dia. Hoje vou trazer artêmia pra ver se ele come.

Marcus obrigado pelos conselhos, o poder da uruca é fogo mesmo rs. Já tem uma medalhinha benzida na parte de dentro do móvel.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#13 Mensagem por Robson Sandrini »

Esqueci de dizer: pare com todos os outros, mantenha só a amoxicilina. Ele pegou a artêmia? Tá de olho nos parâmetros do aqua-hospital? [amônia, pH, temperatura, salinidade].

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#14 Mensagem por Márcio Oliveira »

Robson, temperatura 25/26, ph 8.2, amônia zero, densidade 1023. Apartir de hj, só vou administrar amoxilina, ontem dosei bactericida.
To fazendo tpa de 20/dia. o olho melhorou muito, ta quase todo desinchado, problema é que nem artêmia ele quer. Será que a doença tira a fome? ou será extres por ter saído do display principal? Tirando a falta de apetite o olho ta melhorando e não passou pra o outro olho.
por enquanto é isso.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#15 Mensagem por Mauro Becker »

Pode ser um pouco de cada coisa.

A retirada do ambiente tradicional provoca uma reação no comportamento ponderando sobre o comentário do Marcus, o visual, as variações de sentido da agua e até a interrelação com outros peixes afeta o comportamento.

COnsidere ainda o processo do tratamento, agua com medicamentos certamente alteram o paladar geral.

E claro a propria doença pode provocar reações distintas em organismos distintos, isto pensando como um organismo isolado ok, um peixe continuar se alimentando muito bem enquanto outro perde o apetite.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#16 Mensagem por Robson Sandrini »

Concordo com o Mauro: "pode ser um pouco de cada coisa". Que bom que o olho tá melhorando... mas não adianta salvar o olho e perder o peixe... não sei quanto tempo um peixe consegue manter as funções orgânicas adequadas sem comer [alguém sabe?] mas eu [EU] começaria a pensar em alimentação forçada, por mais estressante que fosse pro peixe. Se com 5 dias de amoxicilina o inchaço reverter já dá pra pensar em reintroduzi-lo no aquário. Ideal mesmo são 7 dias de tratamento. Inapetência + estresse + antibiótico por 7 dias... algo pra se pensar.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#17 Mensagem por Márcio Oliveira »

O Peixe melhorou muito, principalmente depois de entrar com amoxilina. Olhem as fotos e comparem com as do primeiro dia:

de frente dá pra ver como melhorou a simetria, desinchou bastante. a camera é antiga, imagem muito ruim em macro, mas da pra perceber a melhora:
antesImagem depoisImagem

e de lado, percebe como ta muito melhor.
antesImagem depoisImagem

Continuo com amoxilina e 20 por cento de tpa por dia.
Só tem o mesmo problema, ele não come nada. Levando em consideração que está no quarto dia de tratamento e no primeiro dia ele comeu bem, hoje faz três dias que ele não come. Será que ele aguenta?
Alguem sabe quantos dias um peixe suporta viver sem se alimentar?
Robson, alimentação forçada é possivel fazer em um peixinho de 2,5cm? Se tiver que chegar a esse extremo, como fazer?

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#18 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Eu já pensaria em equalizar a água do aqua hospital com a água do display e voltaria o peixe para o display ainda hoje...
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#19 Mensagem por Robson Sandrini »

2,5 cm? Ah não, tadinho. Mesmo correndo o risco de infecção recorrente eu concordo com o Gustavo, climatiza e devolve. O olho tá bem melhor, se ele voltar a se alimentar o sistema imunológico pode dar conta do recado [torçamos pra isso]. Quando voltá-lo pro display entupa-o de comida assim que ele começar a aceitar. E vai atualizando o estado dele pra gente.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: Ajuda!! Urgente!!!!

#20 Mensagem por Márcio Oliveira »

vou devolver o peixe no display, amanhã posto resultados.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”