🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sump

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Sump

#1 Mensagem por Felipe »

Pessoal

Gostaria de propor aqui, fazermos um tópico onde discutiremos sobre o sump. Gostaria de pegar aqui boas idéias para fazer um bom sump. Vamos postar fotos explicitando as idéias, sistemas de reposição, etc, Tudo é valido. Podemos falar aqui de overflow, sump, recalque, sistema de reposição, etc. Particurlamente gosto muito dessa parte do aquario, que vive escondido.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Sump

#2 Mensagem por Robson Sandrini »

Esse sump é do Galluf. Bem planejado, prático, sem frescuras, sem divisões, facilidade de manutenção e limpeza priorizada, dez a zero em sumps com divisão.

Imagem

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Sump

#3 Mensagem por Alessandro Lima »

Robson Sandrini, Se puder explicar esse sump eu ficaria grato, ele é clean e tudo mas não entendi algumas coisas, tipo. Vejo caixa de reposição mas não vejo sensor de nivel ou boia, alias vejo algo que pode ser um sensor de nivel a esquerda, mas não esta ligado a caixa de reposicao, mas esse e a menor das duvidas.

Vejo skimmer e bomda bomba de recalque mas os 2 no mesmo lugar, ou seja como saber se o recalque não esta levando agua pro display antes de passar pelo skimmer?

Ainda no sump vejo algo como uma torneira ou uma valvula de regulagem de alguma coisa o que seria?

Parece bom so queria entender, sem duvidas pra manutenção é perfeito :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sump

#4 Mensagem por Felipe »

Muito bonito,é bem Clean.
Uma coisa que to precisando estudar, é sistema de reposição. Na verdade no meu não tem e sei muito pouco sobre eles. Como funciona este sistema de reposição.

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Sump

#5 Mensagem por Sued Junior »

Hoje, em dia em um sump não precisa mais ter tantas divisórias, porque os skimmers novos não solta bolhas no display.

Porem, este sump da foto não concordo. Pelos seguintes fatores.

Não tem divisória para limpeza por perlon.
O primeiro lugar que o nível da agua baixa e no sump, por este motivo e muito importante que a área do skimmer esteja dentro de uma divisória com as especificações de altura de cada skimmer EX 20cm, onde este nível jamais se altere por fatores como evaporação.

Se o aquário for grande, o que vai ocasionar em uma queda enorme de agua, também vem muitas bolhas, o que não daria pra abrir mão de divisórias para resolver o problema.
No caso de um skimmer projetado, sempre é bom utilizar a opção de boia mecânica.

Se eu lembrar de algo mais posto depois

No caso da pergunta do Felipe de sistema de reposição, pode ser utilizado furos no vidro ou caixas de overflow que existem vários modelos, o processo e simples transborda do aquário todo o excesso de agua que a bomba do sump joga pra cima.

Abraços.
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sump

#6 Mensagem por Felipe »

Sued. Eu me refiro a reposição da agua que evapora, e não do sistema de overflow. Foi isso que você me respondeu?

Avatar do usuário
Gesiel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Dez 2010, 17:40
Apelido: ge
Data de Nascimento: 08 Ago 1986
Cidade: Itu
País: Brasil

Re: Sump

#7 Mensagem por Gesiel »

exatamente isso que ia questioná-lo
esse sistema que o sued junior tá falando
é sistema de captação de agua para o sump!
sistema de reposição consiste na reposição
da agua evaporada, pois o sal não evapora!
se vc não fizer essa reposição a salinidade ou densidade da agua vai subir
a tal nível que nenhum ser vivo vai suportar tais condições!!
pode ser feita de várias formas!! desde sensores de níveis até
boias de caixa aclopada!! ( a minha é assim com boia, e funciona que uma " belezura")!!
:P
vai do bolso e do gosto de cada um!!


abraços
tudo o que somos nasce com nossos pensamentos,
em nossos pensamentos fazemos nosso mundo !!!

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sump

#8 Mensagem por Felipe »

Isso que entendi também Gesiel. Também deveria modificar meu overflow, pois o mesmo é atraves de efeito sifão com cano de PVC. Ta um pouco improvisado, mas ta rodando por enquanto. O problema é minha reposição de agua, que nesse calor, é feita diariamente por baldes, por mim mesmo. (Um sacooooooooo!!!!!!!!!!)

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Sump

#9 Mensagem por Sued Junior »

Desculpa Felipe, fiz uma leitura rapida e acabei nao entendendo sua pergunta. Mais creio que a reposicao deste modelo de sump ai, vai ser por valvula + sensor. abraços
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Sump

#10 Mensagem por Sued Junior »

Falando em overflow felipe, eu consegui resolver meu problema com um sistema simples e ficou bem menos feio... porque pra mim todo overflow e feio, qualquer coisa avisa que te mando fotos abraços/
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sump

#11 Mensagem por Felipe »

Posto as fotos aqui. Para postar voce precisa se cadastrar em um host de imagens.

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Sump

#12 Mensagem por Alessandro Lima »

viewtopic.php?f=36&t=1369&p=69599#p69599

eu uso pra reposição um sistema identico ao do topico acima.

Abraços.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Sump

#13 Mensagem por Robson Sandrini »

Vejo caixa de reposição mas não vejo sensor de nivel ou boia, alias vejo algo que pode ser um sensor de nivel a esquerda, mas não esta ligado a caixa de reposicao(...)

Foto do sump inacabado.

Vejo skimmer e bomda bomba de recalque mas os 2 no mesmo lugar, ou seja como saber se o recalque não esta levando agua pro display antes de passar pelo skimmer?

O ideal nesse tipo de sump é over de um lado e recalque do outro com skimmer no meio. Levando em conta que o aqua é sistema fechado e esse BBK 160 é um cavalo, mais cedo ou mais tarde ele exporta.

Ainda no sump vejo algo como uma torneira ou uma valvula de regulagem de alguma coisa o que seria?

Pra drenar a água do sump [numa TPA, por exemplo] abre-se a válvula.

Não tem divisória para limpeza por perlon

Se vc vê necessidade desse tipo de filtragem pode colocar sharkbag na descida do overflow.

O primeiro lugar que o nível da agua baixa e no sump, por este motivo e muito importante que a área do skimmer esteja dentro de uma divisória com as especificações de altura de cada skimmer EX 20cm, onde este nível jamais se altere por fatores como evaporação.

Evaporou o sistema de reposição é acionado e a água volta pro nivel. É só ter um sistema de reposição confiável.

Se o aquário for grande, o que vai ocasionar em uma queda enorme de agua, também vem muitas bolhas, o que não daria pra abrir mão de divisórias para resolver o problema.

Ou vc deixa a saída do over o mais próximo possível da lâmina da água ou vc usa sharkbag. No bubbles no display. Meu sump não tem divisórias e não tenho bolhas. Não sei se é porque a passagem da água pelo meu sump é lenta, acho que fluxo rápido só se aplica ao display.

[]´s

R.

Avatar do usuário
Felipe
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 643
Registrado em: 21 Nov 2010, 13:03
Apelido: Magrelo
Cidade: Volta Redonda
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sump

#14 Mensagem por Felipe »

Fotos de mais sumps. Com uma descrição do funcionamento dos mesmos.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: Sump

#15 Mensagem por Robson Sandrini »

Gosto de algumas idéias desse aqui tbem [foto grande pra vê mió]

Imagem

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Sump

#16 Mensagem por Sued Junior »

Sobre a evaporação e o nível da agua do skimmer, quem um BBM, como eu por ex, sabe que qualquer variação mesmo que milimétrica e ate mesmo a variação maior momentânea na queda da agua pode desregula-lo. Portanto pra mim é indispensável a área do skimmer tenha um nível controlado por vidro, e não por qualquer outro sistema, pois outro sistema só é acionado quando já houve variação.

Sobre o Perlon, eu troco o meu de 2 em 2 dias, não por querer mais porque já esta tão sujo que não da mais, ai cuidar desta mesma forma de sharkbag, não sei se seria viável mais vai de cada um.

Sobre a queda d’água, tem um aquário de um amigo aqui em Manaus, que é de 800L fora sump etc, e a queda d’água e enorme, e o problema de bolhas por causa desta queda é coisa seria é muita agua e da muito sofrimento, então sobre este assunto depende do tamanho do aquário.
Esse ultimo que o Robson postou é de primeira. E quanto a todas as outras respostas do Robson concordo menos com as acima por experiência tive dificuldade aqui.
Abraços
A gloria de deus é um milagre!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”