🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

luminária com lâmpadas de led's

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Edson Santos
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: santos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

luminária com lâmpadas de led's

#1 Mensagem por Edson Santos »

Estava vendo vários projetos de luminárias com led’s e achei interessante investir neste tipo de iluminação , tanto na economia quanto no controle de temperatura já que eles não são tão quentes quanto as HQI.
Numa pesquisa que andei fazendo quanto a relação de espectro de cor e lumens /cm² , entre as HQI’s e os led’s a relação seria de 1/3 , exemplo
Em um sistema que exigiria 300w de HQI , você substituiria por 100W de led’s , é uma pena que eu perdi o link , mas se achar postarei posteriormente.
Então seguindo esta regra eu resolvi montar a calha do meu aqua , mas utilizando lâmpadas de led.
Comecei a pesquisa de preços e achei interessante esta que peguei no mercado livre, que saiu por R$ 16,00 cada , são lâmpadas de 42 led’s com 3W no total cada

Imagem

E as lâmpadas de led azul eu comprei nua loja de iluminação ao preço de R$ 22,00 cada , também de 3w

Imagem

Como eu tenho um pouquinho de experiência com marcenaria , aproveitei a sobra de madeira de uns painéis que tinha feito pro meu AP ,mas dependendo do tamanho acho que não fica caro pedir para um marceneiro confeccionar a calha.
OBS: Se você optar por construir a calha cuidado com a PATROA ,porque faz uma sugeira danada ,principalmente em AP’s pequeno como o meu

Imagem

A caixa consiste em apenas as laterais , porque o fundo onde passará a iluminação eu instalei um vidro de 4 mm, que irá protejer as lampadas e os soquetes da névoa salina , e a parte de cima onde serão fixados os soquetes eu cortei em 3 tiras , para a refrigeração das mesmas.
Nesta foto abaixo está as 3 tiras com os soquete fixo bem dividos

Imagem

A parte elétrica é muito fácil é só ligar tudo em paralelo, como fiz dois circuitos um para as lampadas brancas e outro para as azuis ,também usei duas cores de fios diferente para organizar melhor o chicote e identificar melhor quem é quem na hora do fechamento das 3 tiras
Os fios verdes são das lâmpadas azuis e os amarelos das brancas , obs as lampadas brancas são de 220v porque não encontrei de 110v a um preço interessante.

Imagem

Aqui está o aspecto final da parte do fundo

Imagem

E aqui o aspecto da parte superior , como meu aqua fica confinado em um armário em alvenaria , fixei umas buchas no teto e usei o sistema de varal de apartamento para controlar a altura da mesma .

Imagem

Teste só com a iluminação azul

Imagem

Agora com todas

Imagem

Aqui ela já instalada

Imagem

Imagem

Mas tive um problema grave com as lâmpadas brancas ,todas elas começaram a queimar , o fornecedor prometeu trocá-las ,mas mesmo assim resolvi fazer uma autópsia em uma delas já que dá para desmontá-las , e vi o problema . o drive de cada uma delas é de péssima qualidade onde a corrente total dos 42 led’s ligados em série passa dos 25 mA , onde os led’s usados nesta lâmpada não poderiam passar dos 20 mA ,Na embalagem explica que a lâmpada é bivolt ,mas ligadas ao 110v elas apenas iluminam com medade da potencia , consertei algumas e aos poucos estou substituindo pelas lampadas da ALKAlUX de 5 w cada uma

Imagem

Veja a diferença das brancas com problemas e das brancas da alkalux , já estão no ciclo de iluminação a um mês até agora estão ótimas ,estou substituindo elas aos poucos pois custam R$ 23,00 cada , as lampadas azuis são da FLC , também até agora estã ótimas.

Na minha opinião final acho que o custo final acaba ficando mais barato que a montagem de led’s , o prejuízo com as lâmpadas brancas de 3w , foi uma conseqüência , afinal estamos apenas começando .
O Amor se resume em duas palavras ( Beleza ) e ( Paciência )
Se der certo, Beleza... Se não, Paciência...!!!!!

Rafael_Faria
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Fael
Data de Nascimento: 05 Ago 1985

Re: luminária com lâmpadas de led's

#2 Mensagem por Rafael_Faria »

Que legal cara.
To pensando em montar uma luminária led. Essa também pode ser uma das possibilidades.

Poste a evolução e talz.

paulo miyamoto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: japa

#3 Mensagem por paulo miyamoto »

Grande Edson,desse jeito voce vai humilhar o professor pardal :lol: :lol:
E as mudas de corais que voce levou outro dia,tá bem?
Abraço!!

Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Ediomar Luzia »

Boas Edson, parabéns pela iniciativa, também ví nas lojas essas lâmpadas e :idea: mas ainda nem estava pensando em fazer mesmo...agora vou acompanhar para ver os resultados...

Dúvidas;
As lâmpadas são 3w cada LED ou 3w cada lâmpada?
Você sabe qual a temperatura de cor delas?

Andre Varella
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Varella

#5 Mensagem por Andre Varella »

Parabéns pela montagem, mas para um aquário com corais essa iluminação fica deficiente, já que esses leds sõ bem fracos, vamos assim dizer. O ideal é ter leds de 3w cada led... dessa forma a potência é suficiente para prover boa penetração no aqua também

Edson Santos

#6 Mensagem por Edson Santos »

E ae Paulo , as mudas estão indo bem , apenas uma delas que só abre de vez enquando vou mudar ela para um lugar um pouco mais escuro
as demais da para ver o crescimento e a multiplicação das mudas que vem brotando ao lado e no meio delas .

Edson Santos

#7 Mensagem por Edson Santos »

Boas André
site
Então eu estou me baseando pela potência total dos led's , cada lâmpada equivale 3w as azuis e as brancas com esta nova substituição são de 5w cada , então como eu vi no site de equivalência entre HQI e Led a relação que é 3 para 1 , se meu aqua fosse montado com HQI , eu teria que usar 2 de 150w e 100w de actinea ( azul) , então na regra seria 100w de led brancas frias e 30w das azuis
Coloquei 26 lampadas brancas somando 78w e 9 das azuis somando 27w , depois que substitui as brancas por lampadas de led de 5W substitui 20 delas somando os 100w.
Não sei quanto aos proximos corais que vou comprar , mas até agora os que já tem estão indo bem, depois vou postar as fotos da evolução do aqua

paulo miyamoto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: japa

#8 Mensagem por paulo miyamoto »

Beleza Edson,se alguma muda morrer me avisa que te arrumo outro!
Abraço!

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#9 Mensagem por Marco Augusto »

Qual foi o custo total disso tudo? 600 reais aproximadamente correto?
qual a qualidade dos corais depois de colocar as lampadas,
eu acho que os leds sao o futuro de qualquer iluminacao , mas acho um pouco cedo pra dizermos a eficiencia deles no aquarismo,
alem do mais esses leds que voce utilizou nao tem uma temperatura de cor perto dos 10.000ºk , andei procurando informacoes de
leds e ate lampadas HQI convencionais aquelas azueis , e mesmo sendo azul nao quer dizer que a temperatura de cor é a ideal
post os resultados e qualidade dos corais e algas etc etc...

abs

Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edinho
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Ediomar Luzia »

Marco Ferro escreveu:alem do mais esses leds que voce utilizou nao tem uma temperatura de cor perto dos 10.000ºk

Olá Marco, nesse quesito me sinto obrigado a discordar, não creio que a iluminação tenha que obrigatoriamente ter temperatura de cor acima dos 10 K.
Muitas lâmpadas T5 brancas (para não dizer a maioria) são 6500K e com ótimos resultados, na minha opinião ( que pode não estar correta também ) as chamadas actínicas e azuis tem um K maior apenas para estética, realçando a cor dos corais e dando um toque azulado ao reef, ficando a cabo da "luz do dia" fazer o papel fotossintetizante

Um abraço.

Edson Santos

#11 Mensagem por Edson Santos »

Então Pessoal
É como o marcos disse o futuro da iluminação é o led , então tudo o que estamos fazendo até agora com eles não passa de testes , a maioria do nossos colegas estão apostando em led's de 3w cada , eu já estou testando as lampadas de led ,por enquanto tenho poucas mudas de coral , mas já percebi o crescimento de algumas delas ,acho que só com o tempo é que vou saber se deu certo até agora já tem 2 messes

Andretti Figueiredo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Andretti Figueiredo »

Ficou bom.
Mas em geral os leds de alto brilho são fracos. Só pra exemplificar, a proporção é de 42 leds de alto brilho x 1 powerled de 3w.
Se colocar na ponta do lápis, a grana que vc gastou, montava uma luminária usando leds de 3w com drivers dimmerizáveis que ficaria mais eficiente.

E o mais importante com o uso dos leds de 3w, os brancos seriam 10k e os azuis royal de 440-460nm.
Os de alto brilho chegam no máximo a 6500k e o azul passa longe dos "nm" ideais ao aquário.

Depois poste uma geral do aquário com os corais e se possível umas fotos para comparação do crescimento deles.

Abraço !
Mig Reef 2Imagem
Imagem [sup]AFX AQUARIOS[/sup]

Edson Santos

#13 Mensagem por Edson Santos »

Valeu Antdretti

daqui mais ou menos um mês eu portarei mais fotos ,dará até para fazer um comparativo do antes e o depois .

Marco Augusto
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nao tenho
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 23 vezes

#14 Mensagem por Marco Augusto »

Ediomar , foi uma falha minha,
eu quis dizer que as azueis poderiam ser entre 10.000k e 15.000k dependendo da marca chegando ate os 20.000k
mas nao disse que obrigatoriamente devem ser nessa temperatura de cor, vc falou a respeito das t5 BRANCAS que
sao em torno de 6.500k , realmente luzes que temperatura de cor de 6.000k ate 10.000k dependendo da marca 12.000k ainda sao brancas
mas diferente do que muita gente pensa a luz azul num aquario de corais e rochas vivas nao sao so pra questao de beleza ou estética,
elas realmente tem um papel importante , e quanto as luzes azueis e nao as com a temperatura de cor perto do azul (10.000k acima)
falo com uma certa propriedade nesse assunto pois ja fiz testes com lampadas HQI e Fluorescentes azueis sem terem essa tonalidade que eu
mencionei e esse teste revelou que realmente a temp. de cor é um fator importante , infelismente!

willians
Apelido: willians
Data de Nascimento: 11 Jan 1974
País: brasil

#15 Mensagem por willians »

Boa tarde, Edsom eu estou pensando em montar uma luminaria com lampadas de led. Gostaria de saber sobre a sua experiencia com elas.
Encontrei lampadas com 90 led de 5.6 w. o que vc acha?
willians-arruda@uol.com.br. Obrigado.

Edson Santos

#16 Mensagem por Edson Santos »

boa tarde willians
Se vc quiser tentar pode ser uma boa , mas antes verifique a qualidade da lampada , quantoa a iluminação é show de bola no setup , mas as lampadas de baixa qualidade perdem a luminância com pouco tempo de uso , já estou mudando a minha para as lampadas T5 58w HO , estou percebendo que meus corais pararam de crescer , mesmo com os suplementos e alguns estão até regredindo , acho que para investir em leds tem que ser os super led's , estas lampadas não são próprias para ficarem ligadas as 10 horas dia

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#17 Mensagem por antonio carvalho »

olá edson!
fala um pouco do progresso de seu tanque para nós!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Edson Santos

#18 Mensagem por Edson Santos »

Oi Antonio

Eu acho que de todo este fórum eu sou o único que teve paciência de motar o reef e deixar 9 messes sem colocar nenhum peixe :lol:
As lampadas de led que usei não eram de boa qualidade , então substitui por T5 58W HO , saiu uma nova linha chamada Activiva de 17000k, até agora os corais voltaram a crescer , mais acho que estão um pouco devagar , Um colega que é bioquímico me sugeriu colar uma película de insulfilme com transparência de 95% para filtrar os raios UV , ainda estou pensando :roll: .
A boa noticia é que as algas Pink começaram a proliferar por toda RV , ao mesmo tempo veio junto alguns pontinhos de alga vermelha .
Estou terminando um upgrade no novo quadro elétrico , que fará tudo astomático desde a alimentação até as TPa's ,quando tiver pronto eu postarei , aí sim começarei a por os peixes icon_clap .

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”