🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Me apresentando e apelando por ajuda!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Me apresentando e apelando por ajuda!

#1 Mensagem por guilherme alves »

Fala Galera,
Bom deixa eu me apresentar, Me chamo Gilherme, sou de São Paulo, Zona Oeste mais precisamente perto da Lapa.
Vim aqui em busca de adquirir conhecimentos p/ montar um aqua marinho, quase diga de passagem é meu primeiro aqua. Hehehe
Venho estudando sobre isso a um tempo e já aprendi algumas coisinhas mais ainda restam muitas duvidas que me impedem que continuar meu projeto e espero que vcs me ajudem.
Como tenho pouca grana optei por montar um pico ou nano reef, mas espero não montar nda que ultrapasse os 50L. Sei da dificuldade de cuidar de um reef pequeno mas pelo que vi aqui no fórum não eh nda impossível.
Mas vamos la....fui a duas lojas da mesma rede em busca de informações para montar um pico, mas em uma delas o cara não quis nem fazer um orçamento p min e na outra o outro rapaz foi mais gente fina e fez uma previa de orçamento p min baseado em um aqua de 30L.
Pedi apenas os preços e especificações dos equipamentos p poder procurar alternativas fora da loja.
1 Bomba de 900L/h – de R$50 a R$190
1 Gira-Gira – R$83,00
10Kg Rocha - R$17,00Kg
5Kg de Areia – Samoa R$20Kg ou Alimeda R$7,00Kg
01 Lâmpada PL 24W R$102
01 Termostato 50w - R$63
01 Cooler R$20,00
01Sensor de Temperatura R$252,00 (esse aqui eu achei bem caro e acho que não tem tanta necessidade)
01 Densimetro R$50,00
01 Kit de teste com 05 Testes – R$300
01 Sikimmer 60L/h – R$174,00
Água – R$ 1,00L
1º - Agora pergunto p vc’s, isso ai é o suficiente, menos ou mais que o necessário para montar um pico? Lembrem-se, não posso gastar muito.
2º - Referente ao “vidro” não queria um aqua com sump, isso é possível ne? Caso não como devo dimensionar o sump? To pensando em um cubo de 30x30x30 e não sei a espessura exata acho que uns 6mm já é suficiente! o que acham?
3º - Como a anciedade é grande, queria montar logo mas não teria $$ para o skimmer, o que posso colocar no lugar p suprir a falta dele ou pelo menos ajudar. E vcs tem algum skimmer bom e barato p me indicar que não precise ficar no sump?
4º - Tenho um filtro acho que se chama “Mirage 60” um termostato de 150W e 2 bombas de um aqua de água doce de um tio meu, desativado a um tempo(amanhã posto fotos deles). Posso aproveitar algo?
Minha idéia é colocar alguns corais uma anêmona, equipe de limpeza e uns 2 palhaçinhos. Fazendo TPA’s semanalmente ou quinzenalmente se tiver o skimmer.

Desde já agradeço toda a ajuda que vc’s venham me dar e espero que com a ajuda de vcs nós tenhamos mais um pico p o fórum! ;D
Desculpe pelo tópico bagunçado mas fui escrevendo conforme fui lembrando das coisas! Hehehehe

Abraços.
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Avatar do usuário
marcos_matiazzi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:59
Apelido: mmatiazzi
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#2 Mensagem por marcos_matiazzi »

Guilherme, ja gostei do formato do seu futuro reef pq eu adoro cubos rsrsrs.
Bom acho que vc pode fazer um cubo com essas medidas e fazer um sump trazeiro faz o sump com uns 15cm de largura senão vai ser dificil achar algum skimmer pra colocar dentro, a bomba pode ser uma MJ1200 que ja vai servir de circulação interna.

Sim vc pode mandar fazer o vidro e deixar batendo a agua sem o skimmer,(só vai ser dificil se segurar e não colocar nada no aqua enquanto isso rsrsrsr).
o basico seria o vidro o subtrato (uns 7Kg deve dar uma camada boa) e umas rochas, ai coloca pra bater, depois vc coloca a iluminação e por ultimo o skimmer , se fizer isso direitinho quando colocar o skimmer o aqua vai estar ciclado e vc vai poder alguns animais dentro.
Dica: faz uma cotação do vidro ai proximo na rua heitor penteado quase esquina com a Cerro Cora tem uma loja bacana eles são otimos para montagem

o skimmer e demais itens te acoselho a ficar de olho no forum de classificados, vc vai encontrar coisas boas com preços melhores ainda.
abraços e boa sorte.

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#3 Mensagem por guilherme alves »

Valeu marcos, cara me da uma luz aqui.....hehe

li o topico de iluminação aki mas nao entendi muito bem....sei que as t5 são as melhores mas são maiores que o aqua....o que vc me indica?

e não existe nenhuma luminaria pronta que de p adptar ao meu aqua?

To meio perdido aqui tambem com o layout dos vidros do sump, como fazer o retorno e como funciona esse sistema, nesse aspecto eu to perdidão mesmo, e parece que vi alguns skimmers que não precisão de sump é isso mesmo?!?!

Brigadão caraa...
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#4 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Guilherme pra vc ter sucesso em um aquario pequeno vc precisa de skimmer sim,e de um controlador de temperatura tbm ,senão nenhum coral seu vai sobreviver com mudanças de temperatura,,compra um controlador tlz 11 é barato e da pra vc ligar o aquecedor e o cooler nele assim vc mantera a temperatura sempre igual,,mantendo 26.5 graus ,,vc acha em muitas lojas de materiais eletricos,,ou compre pela net tbm..se vc não tiver sump ,,tem skimmer que vc usa externo,,mas não deixe esses dois itens de fora,,quanto a iluminação vc tem que usar 1 w litro no caso se vc tiver 60 litros de agua,,60 w de iluminação..agora calhas existem varias que vc pode comprar,,,o melhor é vc pesquisar preço comprar todos os equipamentos depois mandar fazer o aqua ,,assim vc não tera problemas com instalação dos equipamentos,,faça o aqua com a medida dos equipamentos,tenha paciencia que no final vc tera um aqua sem dor de cabeça....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#5 Mensagem por guilherme alves »

Valeu Ricardo, vc ja esclareceram muitas das minhas duvidas, achei esse controlador de temperatura muito massa, vai entrar p minha lista! o/

Agora uma coisa que ainda não entendi é sobre a iluminação agora ja sei que é +/- 1w por litro....mas qual lâmpada? quantos watts de lampada azul e quantos de lampada branca?
acho demais aqueles aquas que ficam meio azulados e os corais brilham como as coisas do AVATAR! hehahahs
quero esse efeito no meu!

e outra coisa eh quanto tempo por dia as luzes, tem que ficar ligadas? durante a ciclagem é melhor deixar o aqua no escuro?
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#6 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Durante a ciclagem deixe as luzes apagadas por 30 dias depois vai acendendo 2 hrs por dia, depois 3 hrs ate chegar nas 10 horas diarias,,acenda a azul primeiro e apage a azul por ultimo deixando um espaço de uma hora ,,pra fazer o efeito nascer e por do sol,,,compre a litragem do seu aqua em watts de lampadas brancas 10.000k a cor,,depois se vc quer um efeito bem azul compre duas lampadas azul actinia,,agora o tamanho das lampadas ai vai depender do comprimento do seu aqua......
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#7 Mensagem por guilherme alves »

Ahh acho que entendi +/- vou postar entao o novo setup do aqua...30L

1 de circulação de Bomba de 900L/h

10Kg Rocha

5Kg de Areia Alimeda

01 Termostato 50w.

01 Cooler.

01 Sensor de Temperatura TLZ 11.

01 Densimetro.

01 Kit de teste com 05 Testes.

01 Rio nano skimmer.

Iluminação
Pensei em 3 maneiras mas não sei se daria certo.

Lâmpadas Fluorecênte Boyu:
1 Lâmpada 30w Azul + 1 Lâmpada 30w Branca + 2 Reatores 30w = R$242,00

Lâmpadas PL:
1 Branca/Azul de 55w + Reator Pl 55w = R$285,00
ou
1 Branca de 36w + 1 Azul 36w + 2 Reatores 36w = R$378,21

Será que a primeira opção é suficiente, gostei dela pq é a mais barata!heheh
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Avatar do usuário
marcos_matiazzi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:59
Apelido: mmatiazzi
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#8 Mensagem por marcos_matiazzi »

Tem umas lampadas chamadas PL que tem são otimass para aquario e vc encontra dela branca ou azul.
Skmmer externo tem sim , mas eu particularmente não recomendo , pq ? se vc não estiver em casa e ele resolve trasmbordar vai encher a sala de agua e drenar muita agua do aquario.

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#9 Mensagem por guilherme alves »

mas qual dessas vc acha que tem maior custo beneficio marcos?

Lâmpadas Fluorecênte Boyu:
1 Lâmpada 30w Azul + 1 Lâmpada 30w Branca + 2 Reatores 30w = R$242,00

ou

Lâmpadas PL:
1 Branca/Azul de 55w + Reator Pl 55w = R$285,00
ou
1 Branca de 36w + 1 Azul 36w + 2 Reatores 36w = R$378,21
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Avatar do usuário
marcos_matiazzi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:59
Apelido: mmatiazzi
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#10 Mensagem por marcos_matiazzi »

Eu gosto do aquario bem azulado , mas isso é questão de gosto , eu colocaria 2 lampadas dessa PL de 36w, uma branca e uma azul.
da uma pesquisada na santa que vc deve achar o reator e as lampadas um pouco mais em conta.
ou tenta encontrar lampadas t5 de 8w daquelas que se usa em lampadas de emergencia que vão caber no seu aqua.

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#11 Mensagem por Ricardo Benfatti »

essa lampadas que vc passou o preço,,se vc procurar vc acha bem mais barato,,30 litros pra marinho acho muito pequeno,,e 10kg de rocha pra 30 litros é muito, no maximo 5 kg,,senão nem vai sobrar espaço para os peixes nadarem
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#12 Mensagem por guilherme alves »

Ah...ok menos rochas!

da pra usar luminárias de LED?
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Q

#13 Mensagem por Felipe Esteves »

De tudo o que falaram, só discordo da "obrigatoriedade" do skimmer. Mantenho o meu (MT30) com muitos corais e três peixes sem skimmer desde outubro do ano passado e até hj não tive nenhuma baixa.

Não vejo como um item obrigatório para um sistema deste tamanho, DESDE QUE o aquarista seja coerente e responsável quanto í população, parâmetros e manutenção...

Dá pra usar leds sim, mas sai um pouco mais caro.

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#14 Mensagem por guilherme alves »

Mas e quanto ao Custo x Beneficio de se ter o Skimmer

Por exemplo, sem skimmer de quanto em quanto tempo e quantos % se faz TPA's?

e com skimmer p quanto isso baixa?
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#15 Mensagem por Felipe Esteves »

Eu faço TPA diária de 1l por gosto... Não me encomodo em trocar 1l de água por dia.
Mas tem gente aqui no forum que faz 10% semanais e está muito bem tbm.

Só esclarecendo: usar skimmer é ótimo e não posso negar as facilidades, mas que ele não é obrigatório para um sistema deste tamanho, não é mesmo!

Avatar do usuário
guilherme alves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 07 Abr 2011, 16:49
Apelido: Guilherme Alves
Data de Nascimento: 20 Set 1990
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Sao Paulo

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#16 Mensagem por guilherme alves »

com o skimmer acho que da p fazer tpa quinzenais neah?
o felipe, vc faz sua propria agua ou compra?
Amor pelo mar - Pico reef [Projecting...5%]

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Me apresentando e apelando por ajuda!

#17 Mensagem por Felipe Esteves »

Por comodidade eu compro, mas o fornecedor é bom e atencioso, testa a água no refratômetro antes de me vender.
E usa red sea coral pro pq eu já vi ele preparando...rs

Pelo volume que uso (30l/mês) sai mais barato comprar pronto do que comprar água DI (R$1/l) + o sal...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”