🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ivan_Braghini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2010, 16:05
Apelido: Ivan
Cidade: São Carlos - SP
País: Brasil

Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#1 Mensagem por Ivan_Braghini »

Olá pessoal.
A muito venho acompanhando este fórum, e tirando daqui muita informação.
A tempos tenho um desejo de montar um Reef. Há mais de 1 ano comecei este projeto e como não sou muito afortunado, tenho que planejar muito. Bem vamos ao Setup.
Display 130x50x50 cm. 390 Litros.
Sump 90x27x40 cm. 97 Litros. (Perlon - Carvão Ativado - Bio Balls)
Skimmer Boyo 2524 C/sarlo 2000 com voluta NY
Bomba de Recalque Dymax 2500 e Sarlo 2000
Bomba de Circulação 2 Sun Sun 3000 LH
Termostato 500W
Chiller DYI 1/8hp (Projeto do Forum) Cano de Titanium
Ventoinha de superfice 2
2 HQI 150 5000k (Provisorio)
2 T5 branca 40W
2 Aquaglow 40W ching ling.
60 Kg de rochas artificiais (Rochas feitas confome receita do forum aragonita, cimento, cal e conchas moidas)
3 kg de rochas artificiais vivas.
100 Kg de Calcita #20 (Prominerio)
Sal utilizado Issal (www.issal.com.br)
Aguá deionizada com deionizador DYI (projeto do forum)
O aquario esta ciclando a uns 20 dias, o padrão da água esta.
Ph 8,3 - KH 3 - Nitrito 1 - Dens 1023 - Amonia 0,023 - Temp 26

Já tenho algumas algas morrons e bolha verde, provalvelmente vinda da rocha viva artificial que adquiri.

O problema e o seguinte entrei com a equipe de limpeza com 20 turbo snail e 20 ofiuros, todos morreram apos umas 2 horas no aquario. passado mais uma semana a mesma coisa é só colocar a equipe de limpeza e morrem todos, os ofiuros largam até a casca.
O que será que ta errado.

Ivan - Sáo Carlos - SP

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#2 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ivan,

A causa pode ser o uso deste sal, que não é próprio para aquários marinhos. Testes já mostraram que este sal não possui elementos traços, que é apenas sal de mina, que após refinado vira sal de uso culinário.

A segunda opção é com qual cimento estas rochas artificiais foram feitas.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ivan_Braghini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2010, 16:05
Apelido: Ivan
Cidade: São Carlos - SP
País: Brasil

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#3 Mensagem por Ivan_Braghini »

Olá Marcio.

Dá uma olhadinha neste link. http://www.XXXXXXXX.org/forum/topic.a ... hichpage=8
e as rochas fiz com cimento normal mesmo e curei por 5 meses trocando de agua quase todo dia.

Ivan

Um Abç.

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#4 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ivan,

Eu conheço o tópico lá e inclusive já postei o que eu acho também ...

Olhe a tabela abaixo ... tirada de lá, sobre os testes ...

Imagem

Como pode ver ...

O sal tem 0 de cálcio, 0 de magnésio ... o KH é 0,6 e o PH é 7,6 , e se notal na última linha há os elementos insolúveis ... que nada mais são que um monte de elemento traço que no processo de evaporação da água marinha, transformam-se em elementos que se recombinaram e não são mais solúveis em condições normais.

Voce acha que dá para usar um sal que tem zero de cálcio e 0 de magnésio ?, fora os outros importantes elementos que não foram medidos, como potássio e bromo, que mesmo sem testes eu posso te afirmar, que não estão lá ?.
A água salgada tem 70 elementos químicos, os sais próprios para aquário tem entre 35 e 50 destes elementos, o Issal não tem teste, mas qualquer um que estudou um pouco de química vai saber que a água salgada quando evaporada, transforma a grande maioria destes elementos em outros, insolúveis, e este sal quando re hidratado, não retorna a condição original.

Se fosse fácil fazer um sal para aquários, já teriamos um nacional, uma empresa que infelizmente nunca lembro o nome, que fica em Itu, até tentou, ou ainda tenta, e até agora não conseguiu.

Uma coisa é água com cloreto de sódio, que é o que voce tem ai, outra é uma água que tem cloreto de sódio e mais pelo menos outros 35 elementos presentes na água do mar.

Quanto as rochas artificiais, veja qual dos " cimentos comuns" voce usou lendo este artigo, que traz qual cimento usar ou não ...

http://www.brasilreef.com/forum/viewtopic.php?f=38&t=8142
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#5 Mensagem por Mônica Oliveira »

Cálcio e Magnésio não podem dar zero. E o Kh o ideal é 10, o seu está baixíssimo, o meu estava com 6 e me indicaram um produto para aumentar.
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

Avatar do usuário
Ivan_Braghini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2010, 16:05
Apelido: Ivan
Cidade: São Carlos - SP
País: Brasil

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#6 Mensagem por Ivan_Braghini »

Ok Marcio.`
É que pensei o seguinte, como quero ciclar este aquario uns 6 meses, resolvi começar com este sal na montagem e depois com as tps introduzir outro só uma questão de custo mas me dei mal. Não me preocupei neste inicio com os elementos traços. O cimento que usei foi comum itau que adquiri em uma casa de contrução daqui. mas curei super bem e quando o ph estabilizou retirei lavei e deixei secar. Estou pensando em retirar toda esta água e começar com outro sal, mas será que o substrato nao ta contaminado tmb.
Ivan
abçs.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#7 Mensagem por Matias Gomes »

acredito que vai ter que refazer tudo mesmo, só existiria contaminação se tivesse cobre.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Ivan_Braghini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2010, 16:05
Apelido: Ivan
Cidade: São Carlos - SP
País: Brasil

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#8 Mensagem por Ivan_Braghini »

Ok é bem provalvel que descubimos o porque.

Ph 6,6 medido com o PH Meter em uma loja de aquarios aqui da cidade, no meu teste tava dando 8,2. Medimos tmb o cobre que deu zerado e o Calcio que deu 100 muito baixo.
Me deram a seguinte dica, fazer uma tp de 120 l com um sal Redcoral, deixar esta água batendo por uns 8 dias ai realizar novos teste e vamos fazendo Tps de 120l até estabilizar o PH, Calcio e a KH. Acho que é um bom caminho.
Será que este PH baixo seria mesmo a causa da morte quase instantanea dos Mini-Paguru e os Turbo Snail?.

Ivan

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#9 Mensagem por Marcio Gielfi »

Ivan_Braghini escreveu:Ok é bem provalvel que descubimos o porque.

Ph 6,6 medido com o PH Meter em uma loja de aquarios aqui da cidade, no meu teste tava dando 8,2. Medimos tmb o cobre que deu zerado e o Calcio que deu 100 muito baixo.
Me deram a seguinte dica, fazer uma tp de 120 l com um sal Redcoral, deixar esta água batendo por uns 8 dias ai realizar novos teste e vamos fazendo Tps de 120l até estabilizar o PH, Calcio e a KH. Acho que é um bom caminho.
Será que este PH baixo seria mesmo a causa da morte quase instantanea dos Mini-Paguru e os Turbo Snail?.

Ivan


Ivan, honestamente ....

Joga esta água fora e compra um sal pelo menos mediano .... enche o aquário e faz pelo menos os testes básicos após ciclado, se tudo estiver bem, ai voce coloca uma equipe de limpeza.

Ela não morreu pelo PH, a equipe morreu porque ela esperava algo parecido com a água do mar, e não água só com cloreto de sódio.

Sou aquarista há muito tempo, do tempo que nem bomba submersa existia. Sou da filosofia de não se gastar uma fortuna em um aquário, mas daí a querer economizar em sal não dá !!!

Existem vários tópicos na outro fórum e no XXXX ( aqui não vi, mas se procurar vai provavelmente achar também) sobre este sal Red Coral .... é uma porcaria ... não ciclaria um aquário com ele, pois, testes feitos por aquaristas encontraram não só fosfato e nitrato na água preparada com este sal, como também cobre. Eu acho o fim de trecho do aquarismo voce pagar por um sal para introduzir justamente o que voce não quer ter no seu aquário.

Voce pode economizar em um monte de coisas quando está montando o aquário, mas sal e água é uma coisa que não pode ... se não o resto do investimento vai para a roça por conta do sal e da água ...
Não precisa comprar o melhor sal do mercado, seja lá qual ele for, mas não compra porcaria também ....

Voce é o próprio exemplo disto, foi querer economizar no sal e perdeu 2 vezes a equipe de limpeza .... e se começar a misturar Red Coral, que já é uma porcaria, com algo que está tão longe da água do mar como Netuno está na terra, vai jogar dinheiro fora de novo .... no fim, se colocar na ponta do lápis, teria sido mais barato comprar um sal mediano e teria tido muito menos aborrecimento.

Na minha opinião fuja de Red Coral e qualquer marca chinesa nunca vista antes na vida ( quer saber o serve, é só ver o que se vende nos EUA, sal lixo não vende lá, porque como país sério, se matar os peixes e ou corais, a loja tem não só que pagar pelos peixes mortos, como também pelo prejuízo moral, o que quebra a loja no primeiro processo e bota o cara na cadeia).
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Avatar do usuário
Ivan_Braghini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Out 2010, 16:05
Apelido: Ivan
Cidade: São Carlos - SP
País: Brasil

Re: Ajuda com Ciclagem Urgente (Algo errado acontecendo)

#10 Mensagem por Ivan_Braghini »

Marcio Gielfi escreveu:
Ivan_Braghini escreveu:Ok é bem provalvel que descubimos o porque.

Ph 6,6 medido com o PH Meter em uma loja de aquarios aqui da cidade, no meu teste tava dando 8,2. Medimos tmb o cobre que deu zerado e o Calcio que deu 100 muito baixo.
Me deram a seguinte dica, fazer uma tp de 120 l com um sal Redcoral, deixar esta água batendo por uns 8 dias ai realizar novos teste e vamos fazendo Tps de 120l até estabilizar o PH, Calcio e a KH. Acho que é um bom caminho.
Será que este PH baixo seria mesmo a causa da morte quase instantanea dos Mini-Paguru e os Turbo Snail?.

Ivan


Ivan, honestamente ....

Joga esta água fora e compra um sal pelo menos mediano .... enche o aquário e faz pelo menos os testes básicos após ciclado, se tudo estiver bem, ai voce coloca uma equipe de limpeza.

Ela não morreu pelo PH, a equipe morreu porque ela esperava algo parecido com a água do mar, e não água só com cloreto de sódio.

Sou aquarista há muito tempo, do tempo que nem bomba submersa existia. Sou da filosofia de não se gastar uma fortuna em um aquário, mas daí a querer economizar em sal não dá !!!

Existem vários tópicos na outro fórum e no XXXX ( aqui não vi, mas se procurar vai provavelmente achar também) sobre este sal Red Coral .... é uma porcaria ... não ciclaria um aquário com ele, pois, testes feitos por aquaristas encontraram não só fosfato e nitrato na água preparada com este sal, como também cobre. Eu acho o fim de trecho do aquarismo voce pagar por um sal para introduzir justamente o que voce não quer ter no seu aquário.

Voce pode economizar em um monte de coisas quando está montando o aquário, mas sal e água é uma coisa que não pode ... se não o resto do investimento vai para a roça por conta do sal e da água ...
Não precisa comprar o melhor sal do mercado, seja lá qual ele for, mas não compra porcaria também ....

Voce é o próprio exemplo disto, foi querer economizar no sal e perdeu 2 vezes a equipe de limpeza .... e se começar a misturar Red Coral, que já é uma porcaria, com algo que está tão longe da água do mar como Netuno está na terra, vai jogar dinheiro fora de novo .... no fim, se colocar na ponta do lápis, teria sido mais barato comprar um sal mediano e teria tido muito menos aborrecimento.

Na minha opinião fuja de Red Coral e qualquer marca chinesa nunca vista antes na vida ( quer saber o serve, é só ver o que se vende nos EUA, sal lixo não vende lá, porque como país sério, se matar os peixes e ou corais, a loja tem não só que pagar pelos peixes mortos, como também pelo prejuízo moral, o que quebra a loja no primeiro processo e bota o cara na cadeia).

Ok Marcio acho que este é realmente o melhor caminho. Tem o feriado ai. Vamos a luta.

Ivan

Obs. Agradeço demais os toques.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”