🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto marinho - parte I

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
frdelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Mar 2011, 02:20
Apelido: Delfim
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Projeto marinho - parte I

#1 Mensagem por frdelfim »

Olá pessoal, estou começando um projeto de montagem para um aquário marinho no lugar de um plantado que eu tenho e gostaria de pedir opiniões.

Bem, para começar meu aquário tem 120 cm de comp x 40 de larg x 50 alt.

Filtragem:

Irei utilizar um canister atman que tenho com apenas purigen e carvão em seu interior.
Comprei um skimmer externo boyu DG-2516 também.

OBS: não irei instalar um sump em meu aquário por alguns motivos. Um deles é que teria que fazer um móvel inteiramente novo, pois o que tenho não comporta um sump. Também não quero colocar um sexto vidro para não perder espaço no aqua. Sgundo um amigo experiente em marinhos, meu sistema de filtragem está suficiente para a manutenção de meu aquário, mas maneirando na quantidade de habitantes (pretendo colocar poucos mesmo).

Circulação de água:

Pretendo comprar um bomba sunsun JVP-102 que possui vazão de 5000 l/h

Iluminação:

Tenho atualmente 4 lâmpadas tubulares rosas de 30W... já falei com o lojista e ele aceitou trocar pra mim por 2 brancas e 2 azuis... além delas tenho 2 econômicas comuns de 25 W. Queria saber se qualquer tipo de lâmpada tubular destas próprias para aquários podem ser colocadas? Também queria saber se minha iluminação está boa para manter corais moles?

Resfriamento:

Irei instalar 4 ventoinhas grandes (que ainda não pesquisei e não sei bem de qual tipo) na tampa do aqua. Como terei que mandar a tampa para um rapaz que trabalha com aquários marinhos daqui fazer adaptações nela, acho que já vou pedir para ele instalar as ventoinhas. Além disso, pretendo colocar coolers da ISTA presos ao vidro (1 ou 2 deles). Neste sistema, pretendo colocar termostatos para resfriamento BETAGENA que encontrei por bons preços e regulam que a ventilação se ligue quando atingir 28 graus e desliguem em 27,5.

Aqui no nordeste é bastante quente... na minha casa, no alto verão, o aquário doce chegava a marcar 31 graus. Vocês acham que eu conseguiria manter uma temperatura ideal em meu marinho com o sistema planejado?

Para contornar a evaparoção de água, irei fazer reposições constantes. Já comprei um filtro deionizador para tratar água da torneira.

Testes:

Esta parte é mais uma dúvida do que qualquer coisa.
Sempre utilizei muitos testes da Alcon para meu plantado... apesar da maioria ser duvidosa em seus resultados, quebravam galho bem e eram muito baratos.
Queria saber se algum voltado para marinhos é confiável e eu poderia utilizá-lo... isso me ajudaria a economizar em alguns setores da montagem...

Bem... por enquanto esses são os fatores principais que queria conselhos... depois aos poucos vou postando sobre outros pontos do aquário.

Obrigado e abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto marinho - parte I

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

31 graus é muito pra um marinho....

Testes da Alcon vc pode usar o de RA e de pH... os demais nao servem pra marinho
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

frdelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Mar 2011, 02:20
Apelido: Delfim
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#3 Mensagem por frdelfim »

Então... os 31 graus fazem no meu plantado que não tem nenhum sistema de ventilação... entendeu?

To querendo saber se vcs acham que consigo baixar uns 3 graus com aquele sistema de ventilação que citei q vou montar?!?

Aliás... 28 graus é realmente o ideal para um marinho ou poderia ser até menos do que isso?
O termostato que vou comprar pode ser regulado na fábrica... o que vcs recomendam, baixo mais que 28 graus?

Valeu

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#4 Mensagem por Sued Junior »

o ideal é 26, e eu nao iria de refrigeração por ventoinhas só em ultimo caso, pois a evaporacao eh um problema muito grande. Fora que o sistema de ventoinhas é uma gambiarra que a qualquer momento falha.
A gloria de deus é um milagre!

Avatar do usuário
Gesiel
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Dez 2010, 17:40
Apelido: ge
Data de Nascimento: 08 Ago 1986
Cidade: Itu
País: Brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#5 Mensagem por Gesiel »

sued junior

todo aquario que vejo tem um sistema de ventuinhas!! nem que seja pra
auxiliar o chiller ! e fazendo tudo certo ( sem gambiarra) não tem como falhar!!
mas como disse, só a evaporação que é um problema!!


frdelfim

acho que 28º é muita coisa!! (quando o meu aquario chegava aos 28º notava
uma caida nos corais!! o ideal seria 26º a 27º no máximo!!
mas como na sua região é muito quente vai ter mais trabalho com a evaporação deixando
a temperatura na faixa dos 26º !! e gastos excessivos com energia já que as ventuinhas vão
ficar mais tempo ligadas!!

mais pra ter um aquario show "não tem preço" :-) :-)

e sorte com o projeto

abrs
tudo o que somos nasce com nossos pensamentos,
em nossos pensamentos fazemos nosso mundo !!!

frdelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Mar 2011, 02:20
Apelido: Delfim
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#6 Mensagem por frdelfim »

Ótimo... vou pedir para regular para 27 graus entao... 26 acho que vai ficar muito esforço para ventoinhas.

Sobre o sistema de refrigeração... os chillers são caríssimos. Vi que os DIY não são confiáveis... então, o que está dentro de meu orçamento agora são as ventoinhas e coolers mesmo. Infelizmente é isso que vou poder ter agora...

Mais na frente invisto em um chiller.

Sobre a evaporação, não me preocupo muito, pois costumo trabalhar em casa, e mesmo quando viajo tenho pessoas de confiança para cuidar do aqua. Além do que investi em um bom filtro deionizador... terei água sempre para reposição.

Valeu pelas dicas!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Projeto marinho - parte I

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Faz um teste ligando a ventilacao... mas esse tipo de resfriamento tem limitacoes tecnicas ainda mais em uma regiao onde a temperatura média é bem elevada.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

frdelfim
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Mar 2011, 02:20
Apelido: Delfim
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#8 Mensagem por frdelfim »

Tá beleza... vamos ver no que dá.
Tomara que funcione pelo menos até eu poder juntar uma grana para um chiller.

Agora queria perguntar a vocês outra coisa... sobre iluminação.
Vou usar 4 lâmpadas de 30W tubulares... pois já tenho elas, só que rosa.
Combinei com o lojista de trocá-las por outras, pois estão com pouquíssimo tempo de uso.

Sei que o ideal são lâmpadas hqi ou leds... mas to encurtando a grana agora (mais na frente quem sabe). Então... o que vocês acham de trocar por 2 brancas e 2 azuis? Será que daria conta por um tempo até eu poder comprar uma coisa melhor.

Pretendo colocar leds depois, pois hqi esquenta demais.

Uma dúvida que fiquei é sobre lâmpadas actinicas????
São as azuis ou são outro tipo??

Valeu e abraços

Avatar do usuário
Sued Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 17 Nov 2010, 16:01
Apelido: Sued Junior
Cidade: manaus
País: brasil

Re: Projeto marinho - parte I

#9 Mensagem por Sued Junior »

Gesiel, então como sistema auxiliar, para ajudar a retirar o calor gerado pelas lâmpadas eu ate concordo evita o super trabalho do chiller, mais ele sozinho para refrigerar, se um momento ele falhar e o dia for quente não vai segura e a variação mata animais sensíveis. Semana passada perdi minha anêmona rosa por uma simples variação noturna, que desliguei meu skimmer temperatura foi para 23º e subiu para 26º pela manha foi o suficiente ja tive sistema de ventoinhas e elas não dão conta da temperatura não. Elas ajudam. Temperatura e uma das áreas mais importantes do aquário. Conheço aquários que so com uma boa circulação e temperatura estão firme e forte mesmo devendo em outros fatores totalmente fácil de resolver.
A gloria de deus é um milagre!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”