Tava demorando muito a montagem desse aqua pq a correria atrás da compra da minha casa foi grande (mais ou menos 1 ano), e agora, começa a festa!!!

Festa minha e da Patroa por causa da casa e do aqua, e do Marquito e do Antônio da Planet também, já que o aqua e o sump estavam a mais de ano na casa ou na loja...
O Antônio já até disse que os clientes vão sentir falta do aqua, que já faz parte da decoração da loja.
Eu acho uma putza maldade, mas fazer o que, né?!
O Marquito e a Alexandra (esposa) quase fizeram festa quando finalmente tirei o sump da casa deles!!!
Eram perto de 23 horas quando consegui aparecer lá pra pegar o danado, a Alexandra já tava até dormindo e o Marquito tinha acabado de chegar do buteco, ops, digo, facul...
HE HE HE
Mas vamos ao que interessa!!!
Esse aqua e o sump eram do Marquito mesmo, mas fiz algumas modificações no retorno e overflow, já que o Marquito tinha feito por canos de PVC pelo fundo do aqua e eu prefiro por bota e canos externos ao aqua.
Setup
Aquário
150 (c) x 70 (l) x 65 (a), 682 litros nominais, com vidro de 12 mm com travamento duplo.
Sump
110 (c) x 60 (l) x 40 (a), 264 litros nominais, dividido em 3 compartimentos:
1º) Para o Skimmer, com 72 litros;
2º) Para o “refúgio” ou mídias com 65 litros;
3º) Para o retorno e sistema de reposição de água com 28 litros;
Descontando o volume total do sump com o volume utilizado por causa das divisórias, vou ter uma margem de segurança de 100 litros aproximadamente.
Base
A base será feita toda de alvenaria, com 2 metros de comprimento, usando uma laje de teto. Ainda não decidi se o aqua vai ficar totalmente encostado na parede num dos cantos da sala, o que deixaria um espaço de 50 cms do lado oposto, ou se vamos colocar centralizado, com vista dos dois lados.
Vou copiar o aqua e a parede do Alexandre George nesse ponto, pois ficou muito agradável o ambiente como um todo e a Patroa adorou!!!

Substrato
100 kg de Halimeda com plenum.
60 kg de Basalto nº 1, que é inerte e vai dar um visual mais “escuro” ao aqua.
Se ficar com uma camada abaixo de 10-12 cms, vou aumentar a quantidade de substrato até ficar "bacana".
Rochas
65 kg de Rochas “mortas”.
15 kg de RVs do aqua antigo, que já estão com alguns corais.
Iluminação
Ainda não decidi a quantidade, mas é certeza que será totalmente fluorescente, com T5 actinica e T8 Activiva da Philips.
Skimmer
Bubble Magus BM 220-CS tocado por uma bomba Eheim 1260 com impeller needlewheel, que segundo o fabricante toca de 1200 a 1700 litros.
Se segurar pelo menos até a metade do que o fabricante indica, muito bem estocado, já ta valendo. É a primeira vez, vou deixar os HSAS de lado, e pelo que tenho visto, não devo me arrepender não.
Retorno
A princípio, uma Sicce 4000 e uma QO 3000.
Como detesto bombas internas, vou caprichar mesmo no retorno, já que num vou colocar aqueles trecos pretos pendurados dentro do aqua.
Se bobear, pq a circulação pode ficar meio fraca, meto ainda uma SB 2000 pra dar mais uma “graça”. E digo isso pq no aqua antigo de 450 litros que era um pouco mais baixo e mais fino, tinha exatamente essa mesma configuração de retorno e a circulação ficou excelente.
Como esse é um pouco maior...
Aquecimento
Termostato Via-Aqua de 300 watts.
Refrigeração
Ainda não sei direito, mas devo colocar umas 2 ou 3 ventuinhas nas laterais da tampa. Além disso, a tampa não vai ser totalmente fechada na parte de cima, pois quero colocar madeira apenas onde vão ficar as lâmpadas com as calhas.
O resto, será aberto pra não "abafar"...
UV
Ainda não comprei, mas é certeza que vou colocar um da Boyu.
Reposição
Vou partir pra reposição por gravidade, colocando uma caixa plástica dentro da base de alvenaria em cima de uma "base", pra ficar mais alta e não precisar nem de bombinha nem de Eclusa. Nessa parte o Marquito já adiantou meu lado pq "montou" uma boia acoplada numa peça de vidro.
Por enquanto é isso, depois vou subir umas fotos...