🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

1º Aqua

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#21 Mensagem por fformigaa »

Então, estou querendo um aquá pequeno por conta do espaço no apertamento, mas ontem tentando visualizar a sala, acho que não vai dar para por onde estava imaginando, pois iria ficar no rack, ao lado da TV mas estou com medo do rack não aguentar, entortar e acabar rachando o vidro de baixo do aqua.

Ai existem 2 possibilidades, ou partir para um aqua maior e comprar um movel arrumadinho e tal, ou partir para um 40x40x40 ou 45x45x45, que vi um móvel que aparentemente é bem rígido e suportaria o aqua. O que um móvel é necessário para suportar o aquário?

Vou escolher um com sump atrás mesmo, mas vou esperar chegar os móveis da sala que devem chegar essa semana, para ver como vai ficar e onde vou por ele realmente. Ah, descobri que em Goiania, a 200km daqui, um aquário custa metade do preço de Brasília, quando a sala estiver pronta vou dar um pulo e comprar tudo lá.

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: 1º Aqua

#22 Mensagem por Gustavo Viude »

Bom, com essa declaração, já muda todo o projeto... O que você tem que levar em conta é que para um aquário pequeno, e pequeno em marinhos eu falo para abaixo de 250Lts, maior é o nivel de atenção que você precisa ter para com ele.

Para qualquer tamanho, a regra principal é ter um substrato de pelo menos 10cm, montar o cenário com RVs, encher com água e esperar o máximo de tempo possível antes de povoá-lo com peixes e corais. O correto são 2 meses, pois a água e todo o ecosistema do aquário irá estar mais estabilizado.

Nesse período de "ciclagem", não é necessário ter qualquer iluminação no reef, estas servem apenas para alimentar os corais que realizam fotossíntese, se você dexar a iluminação no aquário, as algas irão se proliferar e causarão um desequilíbrio muito comum no inicio da montagem.

Formiga... minha casa também é muito pequena e mal cabe eu, minha esposa e meu filho... mas espaço a gente cria quando se quer, então tenho certeza de que você irá encontrar um espaço para seu aquário.

Outra coisa, eu optei por não ter Skimmer, pois este não ajudaria em quase nada para um aquário dessas dimensões e você terá sim que realizar TPAs constantes com ou sem skimmer.

Cara, de uma pesquisada melhor nos classificados dos fóruns, pois tem muita gente vendendo aquários usados em boas condições por preços bem interessantes, mesmo ai em Brasília.

Acho legal você começar com um pequeno, para não gastar muito, se adaptar e adiquirir experiência.

Abs!

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: 1º Aqua

#23 Mensagem por DanielFroes »

Fala Formiga!

Qual luminária você está pensando em colocar? Dependendo dos corais que você pretende ter é bom dar uma boa atenção pra luminária. Meu aquário tem apenas 50cm mas eu me arrependi um pouco de não fazer com 60cm, pois as luminárias boas geralmente são a partir de 60cm. Fica a dica.
Aquário com Sump (traseiro ou não) tem várias vantagens, uma delas é aumentar a litragem do aquário, outra é permitir colocar um skimmer sem ocupar espaço do aquário, e mais uma vantagem é ter bastante espaço para mídias (carvão, cerâmica, etc). Eu acho que sua idéia de comprar um aquário com SUMP é boa sim.
Ter ou não ter skimmer é complicado, eu não tenho muita experiência com isso ainda, eu decidi ter, o meu skimmer é hang-on e ainda estou analisando se está sendo útil. Já de inicio tenho algumas críticas relacionadas ao barulho que ele faz e as micro bolhas, mas com algumas regulagens já consegui tirar essas micro bolhas. O skimmer está tirando um pouco de sujeira, mas bem pouco, porém, meu aquário ainda é novo, então pode ser normal, só com o tempo para saber melhor.

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#24 Mensagem por fformigaa »

Então galera, o dia de comprar o vidro ta chegando, neste final de semana os móveis da minha sala devem estar todos nos devidos lugares e poderei ter uma idéia de onde colocar meu aquário. Mas no momento tenho 3 opções:

1) Aquário com sump traseiro, não sei as medidas exatas - R$ 200,00... Neste caso utilizaria skimmer, mídias filtrantes, bomba e luminária com o decorrer do tempo verificaria a necessidade de termostato, controlador de temperatura e cooler.

2) Aquário quadrado com medidas 60x35x40 - 80 litros - R$ 170,00... Neste caso ainda teria que comprar um sump e todos os itens mencionados a cima.

3) Aquário Dophin vidro da frente curvo com 40 litros - R$ 170,00... Este seria o mais economico acredito eu, e utilizaria somente um Rio Skimmer Hang-on, uma pequena bomba de circulação (talvez nem precisse), luminária, filtro externo (talvez), e posteriormente controle de temperatura, termostato e cooler.

O que vocês acham? Como estou começando, é melhor já adquirir um aquário grande ou um pequeno e começar a aprender as coisas? Pois se não der certo o prejuízo acredito ser menor.

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#25 Mensagem por Ricardo Benfatti »

se vc começar certo vc não vai ter prejuizo nenhum,,claro que imprevistos acontecem,,mas poucos...compre o maior que vc puder...principalmente skimmer e procure um controlador de temperatura sim...senão vc não vai conseguir manter qualquer coral no aquario......
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: 1º Aqua

#26 Mensagem por Márcio Oliveira »

Formiga, ja que vc ta começando começa pelo jeito mais certo possível. O maior aquário que vc puder alocar no seu espaço é a melhor decisão. sump eu se fosse vc mandaria fazer um externo. faz um móvel e coloca embaixo. Fica tudo bem escondido e vc não vai ter problema de tamanho com skimmer. Vai ter facilidade também embaixo do móvel com água de reposição. Vai perceber que no verão é imprescindivel. Evapora muito. Se não tiver muita grana, vai fazendo devagar, no final dá pra curtir o reef sem ter muita preocupação. Eu comecei meu projeto a quase três meses e so agora meu aqua ta ciclando. Se nao fosse os colegas do fórum eu ja estava com um aquário montado (do jeito errado em duas semanas) mas cheio de preocupação e com morte de peixes e corais. Um aquário é pra ficar anos, até decadas. os peixes se bem cuidados duram muitos anos. Então pra q pressa na hora da montagem se vc vai ter todo o tempo do mundo pra poder curtir ele? Eu tive um aquário de dicus , meu último peixe doei com dez anos que tava no meu aquário. Faz com calma. usa os classificados do forum pra minimizar custos. Acho que esse seria um bom caminho.
abraços.

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: 1º Aqua

#27 Mensagem por antonio carvalho »

olá meu rei!
olha aqua marinho tem um probleminha, não se dá bem com tv e nem com geladeira, vc não pode deixar nem ele ver quiçá colocar proximo!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#28 Mensagem por fformigaa »

Valeu pelas dicas galera, vou ver se coloco uma foto aqui do espaço para se ter uma idéia do aquá que da para fazer.

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#29 Mensagem por fformigaa »

Aí pessoal, stou devendo as fotos. Já comprei o áquario está faltando as rochas, substrato e água já para deixar ciclando.

Ele têm 37 comprimento x 28 largura x 36 altura totalizando cerca de 37 litros. Quanto de substrato e rocha devo colocar mais ou menos? Ah, quais mídias eu utilizo no sump? Já estou com a lã e com carvão ativado e uma bomba sarlobetter s180 eu acho.

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#30 Mensagem por fformigaa »

Imagem

Pessoal, o sump traseiro que veio no aquário foi fabricado desta forma, em que posição exatamente devem ser colocados o skimmer e as mídias filtrantes e como devo colocar as mídias?

Vi em alguns locais que geralmente o pessoal coloca o carvão e a cerâmica dentro de saquinhos.
Editado pela última vez por fformigaa em 02 Mar 2011, 15:59, em um total de 2 vezes.

Rafael_Faria
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Fev 2011, 20:03
Apelido: Fael
Data de Nascimento: 05 Ago 1985
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#31 Mensagem por Rafael_Faria »

A imagem não aparece.

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#32 Mensagem por fformigaa »

agora foi...

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#33 Mensagem por fformigaa »

Pessoal, comprei hoje 5kg de halimeda e 4kg de rocha... acredito ser suficiente para o pequenino... Em breve fotos!

Umá dúvida... devo lavar tanto a halimeda quanto as rochas? O funcionário da loja me informou que era necessário, o que vocês acham?

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#34 Mensagem por fformigaa »

Ai pessoal, meu aqua so ta falando a água pra deixar ciclando... mas estou com dúvida quanto ao layout, comprei algumas pedras, mas acho que estão grandes e vou ter que quebra algumas, mas como faço o layout, quais dicas podem me dar para ajudar?

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#35 Mensagem por Ricardo Benfatti »

lave bem antes de por no aqua,,como o aqua é pequeno não coloque muita rocha não,,pq os peixes precisam de lugar pra nadar,,,quebre essas rochas com o martelo e faça tipo grutas ,,,quanto mais buracos melhor....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#36 Mensagem por fformigaa »

lavei tanto as rochas quanto o substrato... deixei de molho na agua sanitária e secando por +- 1 semana. hoje vou montar no aqua pra depois por a água

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: 1º Aqua

#37 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Cuidado com a agua sanitaria,,lave bem as rochas e substratos pra sair todo o resido de agua sanitaria....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#38 Mensagem por fformigaa »

Ai pessoal, infelizmente só no início do mês agora conseguirei colocar água no áqua... Ele já está com o substrato e rochas montadas, no início do mês irei colocar água e esperar +- 2 meses para habitar o aquário. Mas ainda tenho algumas dúvidas:

1) Depois que colocar a água já devo colocar a lã, o carvão ativado, ligar a bomba e mais o que? O Skimmer sei que só é necessário depois.

2) É necessário comprar algum teste de imediato para fazer o controle da água? Quais?

3) Com quanto tempo eu coloco a equipe de limpesa?

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 1º Aqua

#39 Mensagem por Mônica Oliveira »

Sabe que eu me empolguei e comprei uma estrela, ela nunca tinha chegado perto dos corais, mas esses dias passou por cima de um, não queimou, mas faz dois dias que algumas bocas não abrem.
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

fformigaa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 09 Fev 2011, 10:32
Apelido: Formiga
Data de Nascimento: 12 Mar 1986
Cidade: Brasília
País: Brasil

Re: 1º Aqua

#40 Mensagem por fformigaa »

Ai galera... passei algum tempo afastado do forum, e acabei não colocando água no aquário ainda... Poré estou voltando com ele esses dias e pretendo colocar água para já ir ciclando.

Uma coisa, o áqua ficou montado durante esses 5 meses, será que para monta-lo tenho que lavar tudo novamente?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”