🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Equipe de limpeza...

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
caponi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Abr 2011, 02:40
Apelido: Caponi
Data de Nascimento: 02 Out 1985
Cidade: Sarandi
País: BR
Localização: Sarandi - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Equipe de limpeza...

#1 Mensagem por caponi »

Então minha grande questão.... Tendo um reef bem controlado, os parâmetros tudo OK... não colocando muita alimentação...

Até onde é realmente necessário ter a equipe de limpeza dentro do reef.. pois lembrando que eles morrem geram amônia (eu acho...) e fica aquele monte de cascas dps noreef ??


Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
marcos_matiazzi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:59
Apelido: mmatiazzi
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza...

#2 Mensagem por marcos_matiazzi »

Puts eu acho insdispensavel pelo menos o basico, alguns paguros e turbos pelo menos, eles ajudam bastante naqueles pequenos grãos que ficam no subtratos, claro que tem que existir uma noção na hora de colocar a equipe de limpeza não colocar muuuitos bichos tb senão eles acabam morrendo mesmo de fome ou brigando entre eles por uma "casa" maior, mas ainda acho que os beneficios ainda justificam vc tem uma equipe no aqua.

caponi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Abr 2011, 02:40
Apelido: Caponi
Data de Nascimento: 02 Out 1985
Cidade: Sarandi
País: BR
Localização: Sarandi - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza...

#3 Mensagem por caponi »

Mas então gostaria de saber quais os benefícios trazidos ???

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Equipe de limpeza...

#4 Mensagem por Fmago »

Cara me disseram que equipe de limpeza é como preliminar no sexo ou seja, indispensavel. Paguros, Turbos e ofiuros criam a chamada "primeira vida" no reef colonizando com bacterias benéficas e até quando eles morrem faz bem e vc que va tirando as casquinhas como eu fiz. Na real hoje eu até sinto falta daquela primeira turma, comprei de saida 40 de cada e 2 ofiuros. Hoje ainda restam alguns remanescentes porque volta e meia vejo turbos e paguros passeando por entre as rochas e la se vão 9 meses. Esta é minha humilde opinião espero que seja util. abraçosssssssssssss e boa sorteeeeeeeee com ou sem equipe de limpeza. icon_joia
Fmago

caponi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Abr 2011, 02:40
Apelido: Caponi
Data de Nascimento: 02 Out 1985
Cidade: Sarandi
País: BR
Localização: Sarandi - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza...

#5 Mensagem por caponi »

meu reef tem 2 semanas.... ja coloquei uns 20 1 ofiuro, 1 estrela.... e como não resisti a tentação 1 ouriço roxo e um neon goby amarelo. hehehe

só queria a opnião do pessoal mais velho para saber se realmente precisa deles, mago obrigado ajudou...
Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Equipe de limpeza...

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu acho importante no principio principalmente para controlar a fase de algas.

Pra quem usa substrato é bom pra deixa-lo mais limpo, mas com o tempo a qtde delas pode ser menor

Eu só tenho um pepino, um ouriço e algumas astreas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Equipe de limpeza...

#7 Mensagem por Mauro Becker »

CAlma ai...


Mesmo estes pequenos precisam de condições adequadas para se manter.

DEvagar na quantidade e nas especies, ouriços devem ser bem pensados alguns comem as algas calcareas, inclusive derretem as rochas.

QUal a vantagem da equipe de limpesa, é a reciclagem de alimentos não consumidos pelos outros animais, não importando se ração ou não, consomem algas, musgos, liquens, fazem remoção de obstaculos do substrato, tudo de bom.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Equipe de limpeza...

#8 Mensagem por Stevenson Gomes »

Aproveitando o tópico quando devemos em que instante da ciclagem colocar eles?, dizem que é 1 paguros por 5 litros devemos usar isso como base?
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Equipe de limpeza...

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Stive

Como referencia esta adequado, 1 animal para cada 5 litros, contando mini paguros e lesmas, já pepinos, estrelas, devem esperar um tempo maior para entrarem, caso contrario não terao oq se alimentar.

Mas tudo é uma referência, um animal para cada 5 litros, pode ser que seu sistema necessite mais, ou até menos, não adianta inserir 200 minipaguros em 200 litros de agua, em uma semana já terão morrido um monte, tudo de acordo com a oferta de alimento.

Sacou!

Basta inserir um pouco de animais, acompanhar a evolução do sistema, assim avaliar se é necessário inserir mais ou não.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Equipe de limpeza...

#10 Mensagem por Stevenson Gomes »

Mauro Becker escreveu:Stive

Como referencia esta adequado, 1 animal para cada 5 litros, contando mini paguros e lesmas, já pepinos, estrelas, devem esperar um tempo maior para entrarem, caso contrario não terao oq se alimentar.

Mas tudo é uma referência, um animal para cada 5 litros, pode ser que seu sistema necessite mais, ou até menos, não adianta inserir 200 minipaguros em 200 litros de agua, em uma semana já terão morrido um monte, tudo de acordo com a oferta de alimento.

Sacou!

Basta inserir um pouco de animais, acompanhar a evolução do sistema, assim avaliar se é necessário inserir mais ou não.


Valeu Mauro, só mais uma: Tenho aqui a 15 dias um boyu tl550 ciclando já poderia colocar uns 10 paguros, e 2 turbos? o aquário ainda não esta com algas? esta ciclando com fotoperiodo de 6 horas de iluminação desde sua montagem, comecei com 1 hora e fui aumentando gradativamente.
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Equipe de limpeza...

#11 Mensagem por Mauro Becker »

Stive

15 dia já pode ter um bom ambiente, verifique a amonia do sistema, o pH, densidade, são fundamentais.

estando de acordo já pode colocar alguma coisa, mas tem de haver comida ok. Fato é que nem sempre a observação imediata pode determinar se já existe alguma coisa disponivel..

Por exemplo se as rochas são naturais, deve haver oq se comer, se as rochas estão tratadas (cloradas etc) não deve haver nada.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Equipe de limpeza...

#12 Mensagem por Fmago »

Só uma pequena observação... no que se refere a prazos, deixei o meu ciclando 30 dias no escuro e só então colonizei com equipe de limpeza: 40 paguros, 40 turbos, 1 ofiuros 1 pepino e 1 ouriço roxo que infelizmente morreu dois meses depois, foi a unica baixa de grande porte registrada no meu reef ( nem sofri porque custa barato e tambem porque descobri depois que ele poderia comer meus corais ). Acredito que 15 dias seja pouco tempo ao menos para o Ouriço. Opinião pessoal.! Novamente boa sorte... ahhh e peixes só com 60 dias, pra mim não importa a especie,,, antes disso é tudo muito variavel.... humilde opinião espero que seja util... abraçuuuuuuuuuuuuu icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Equipe de limpeza...

#13 Mensagem por Matias Gomes »

caponi escreveu: 1 ouriço roxo e um neon goby amarelo

o ouriço ajuda bastante limpando bem as rvs, mas tb da dor de cabeça quando começa a carregar mudas pelos cantos do reef rss
o Neon é um peixe fantastico e um ótimo limpador de peixes, gosto muito desse peixe.
stevenson escreveu:dizem que é 1 paguros por 5 litros devemos usar isso como base

antes de tudo vc precisa ver os eu reef como está, se tiver com algas essa quantidade vai ajudar bastante.
stevenson escreveu:Tenho aqui a 15 dias um boyu tl550 ciclando já poderia colocar uns 10 paguros, e 2 turbos?

espere começar a aparecer algas, se montou com rv artificial demora mais ainda.
Fmago escreveu:nem sofri porque custa barato e tambem porque descobri depois que ele poderia comer meus corais

quem te falou isso mentiu, ouriços não comem corais nunca, e me desculpe mas acho errado a dor ser menor pelo valor do animal, os ouriços assim como as estrelas sofrem pela oferta de comida e acabam morrendo, se tem problemas com esponjas coloque estrelas se tem problemas de algas coloque ouriços, mas no caso deles é legal doar depois que o reef estiver limpo.

quanto a equipe os bioturbadores são ótimos e ajudam muito a revolver a primeira camada do substrato deixando livre e para não compactar, os americanos não colocam muito equipe de limpeza, mas em toda montagem eles colocam dezenas de equipamentos com um custo proibido para a maioria dos brasileiros, então em nosso caso a equipe de limpeza é uma realidade obrigatória rss.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Equipe de limpeza...

#14 Mensagem por Stevenson Gomes »

Valeu deu pra esclarecer muita coisa, irei fazer conforme recomendado, aqui foi montado com rochas naturais mas elas estavam sem vida (mortas).
Imagem

caponi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 132
Registrado em: 05 Abr 2011, 02:40
Apelido: Caponi
Data de Nascimento: 02 Out 1985
Cidade: Sarandi
País: BR
Localização: Sarandi - PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Equipe de limpeza...

#15 Mensagem por caponi »

bom como eu sou ancioso... meu reef ciclando í 2 semanas usando stability... Os parâmetros estão bons.... ja estão la dentro 1 ofiuros, 1 ouriço-roxo, 1 Neon Goby amarelo, 20 Turbo Sgnail e PAguro (10 de cada), e 1 estrela do MAr..... dai coloquei uma mudinha bem pequenininha de Yelow Polips (esta indo bem... toda aberta LINDA>>!!!) e uma rochinha com 2 tipos de Zoanthos...


Apressado eu heim....


Abraçoss
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”