🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario hospital

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Bruno Benjamin
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Abr 2011, 19:04
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Cidade: Caucaia
País: Brasil

Aquario hospital

#1 Mensagem por Bruno Benjamin »

amigos gostaria de fazer um aquario hospital para quarentenar meus peixes e meus corais para nao colocar direto em meu aquario eu gostaria de informações sobre os equipamentos necessários, tamanho do aquario e posssiveis custos(estou um pouco desprovido de meios no momento ehehehe) valeu galera.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Aquario hospital

#2 Mensagem por Julio Monteiro »

Para um aquário assim você precisaria:
- skimmer,
- bombas de circulação,
- filtro UV,
- rochas.

O ideal é montar esse aquário sem nenhum substrato para facilitar mantê-lo sempre limpo.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquario hospital

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm é hospital ou quarentena rs

Aquario de quarentena tem de ter capacidade biologica ok

Aquario hospital pode ser mais simples, o suficiente para o tratamento pretendido, vc pode manter com TPA diaria e circulação.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Bruno Benjamin
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Abr 2011, 19:04
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Cidade: Caucaia
País: Brasil

Re: Aquario hospital

#4 Mensagem por Bruno Benjamin »

Assim eu quero um aquario para colocar o peixe ou coral quando chega e tambem colocar peixes que estao doentes(mao fazendo as duas coisas ao mesmo tempo). Obrigado antencipadamente.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario hospital

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

O tamanho da quarentena está ligado diretamente ao tamanho dos peixes que vc vai quarentenar.
Quanto mais espaço melhor mas um mínimo de 60 litros é o ideal para evitar problemas de adaptação por falta de espaço.
O ideal é que você tenha um filtro biológico seja dos antigos pretos(modulares como o platax) que se colocam dentro do aquário em módulos, com mídia dentro, as pequenas unidades motorizadas internas ou externas.
Se você não pretende ou não pode manter o aquário de quarentena funcionando direto, deixe esse filtro ligado no seu aquário principal e ligue ele na quarentena 1 a 2 dias antes de começar a usar o aquário.
Não é o ideal,mas já ajuda a ter um filtro biológico funcional quando começar a colocar os peixes. Uma ampola de probidio ajuda a melhorar a colonia de bactérias mas não é obrigatório.

Não precisa de rochas na quarentena , tenha pedaços de tubos de PVC (tipo esgoto branco) para abrigo do peixe. Você pode colocar pedaços de rochas maturadas para que o peixe belisque a microfauna, mas o como é possível a mudança da quarentena para hospital, o ideal é não ter substrato e se necessário for possível retirar a rocha para fazer o tratamento com remédios de necessário (alguns remédios são absorvidos pelo material calcáreo das rochas diminuindo o efeito do tratamento).

Bombas de circulação e aquecedores podem ser necessários, nesse caso avaliar a necessidade. Um skimmer é bom , mas pode se fazer a quarentena sem , se observado as condições do aquário por meio de testes e algumas TPA´s se necessário.

O importante é poder observar o peixe, oferecer um ambiente calmo com condições de salinidade , pH e temperatura iguais ou próximas ao do aquário principal. Nesse período oferecer a alimentação que é dada no aquário principal e se o peixe não aceitar, oferecer alimentos que aceite e introduza os de uso rotineiro aos poucos. Lembre que o aquário de quarentena não tem a mesma capacidade de metabolização de resíduos, assim parcimônia e retirar restos é recomendável.


Eu tenho usado em alguns casos caixas marfinite, pois são práticas de se guardar e instalar quando necessárias, mas ruins por não permitirem observação de lado, mas pode ser uma boa alternativa para uma quarentena bem feita, sem as inconveniências de montar um aquário de vidro.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”