🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Muita troca de água é ruim?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André di Lucca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 21 Mar 2011, 11:19
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 16 Ago 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Muita troca de água é ruim?

#1 Mensagem por André di Lucca »

Olá Pessoal,

Tenho um aquário de 130 litros, troco 20 litros de água uma vez por semana. Comentei isso com o vendendor e ele disse que é ruim trocar tudo isso de água... Ele recomendou só 10 litros.

Até agora só tenho tido sucesso com meu reef e num tô pensando em mudar. Qual a sua opinião?

Obrigado!
André
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Muita troca de água é ruim?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve André

Se me fosse possível eu trocaria todo dia um pouco da agua do aquario, tipo 100%

Que loucura é esta, vc deve estar pensando, calma que já explico, se ponderarmos as condições ideais vamos automaticamente pensar no mar, qual a frequencia de TPA que por lá existe, isso mesmo a TPA é 100% a todo instante. A agua esta sempre renovada.

BOm e em nossos aquarios como fica?

Nossos sisteminhas fechados são uma indecência quando comparados ao mar, temos condições relativamente controladas, pelo menos aquelas mais fundamentais e assim mantemos mas acaba ocorrêndo saturações de certos poluentes, consumo de certos nutrientes e assim a propriedade original da agua muda, mas muda de forma gradual, dia a dia.

A mudança gradual permite aos seres vivos que vivem neste meio de se adaptarem também gradativamente, lembre que a agua é 600 vezes mais densa que o ar, comparativamente podemos lembrar de quando saimos de uma sala climatizada (ex c/ar condicionado) para um outro ambiente diferente (ex as ruas abafadas e poluidas de São Paulo), sentimos um desconforto enorme alguns adoecem. Em outra situação se você sair de um ambiente especifico e for sendo climatizado para acessar outro ambiente já nem sentiria esta diferença tão significativa, não é mesmo?

E assim um ambiente tão mais denso quanto a agua, certamente influencia de forma mais significativa os organismos que ali estão.

Tá bom e a TPA?

Já estou chegando, a TPA como você já deve estar associando é uma alteração do meio, removendo poluentes e agregados bem como reintroduzindo oligoelementos. mesmo tendo a caracteristica benefica, deve ser feita de forma e minimizar o gradiente entre as massas, TPAs muito grandes podem significar em alguns casos um gradiente grande e assim também incomodar os seres vivos.

O quanto se faz de TPA, isto me parece um pouco empirico mesmo, eu troco 10% a cada 15 dias, em um total de 20% no mes, mas lhe confesso que tenho ponderado muito em fazer 10% toda semana.

TPAs de grande volume só em casos de emergência ou se rotina comprovada de seu sistema.

Penso que a teoria é esta, reflita comente aguarde novos posts ok.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
André di Lucca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 21 Mar 2011, 11:19
Apelido: Andre
Data de Nascimento: 16 Ago 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Muita troca de água é ruim?

#3 Mensagem por André di Lucca »

Grande Mauro,
Obrigado pela resposta!

Seu raciocínio lógico me deixou pensando aqui... Você tem razão sobre a TPA e a alteração do meio. Como vc chegou nesse "número mágico" de 10%? Tentativa e erro?

Abraço!
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Muita troca de água é ruim?

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Isto é meio que empirico creio eu, nunca li nada que a´presentasse referencia teorica sobre o percentual.

Me recomendaram 20% ao mes, aceitei como referência segura, afinal ante fato nã há argumento, é a medida que grande parte das pessoas já usam e tem apresentado resultados.

O escalonamento adotei pelo raciocinio já exposto.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Muita troca de água é ruim?

#5 Mensagem por André Fonseca »

Fala Xará,

Outra coisa que comprova o que a Mauroca disse, "a mudança gradual permite aos seres vivos que vivem neste meio de se adaptarem também gradativamente", é a afirmação de sucesso que vc comprova diariamente no seu aqua.

Cada um de nós faz de um jeito, e sempre com sucesso.

Se existe uma regra no Aquarismo, é a regra de não existir regra nenhuma...

HE HE
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Muita troca de água é ruim?

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Se você troca semanalmente, a variação entre as trocas pode não ser significativa e assim seu volume é mais que adequado (se não fosse adequado você não falaria que seu aquário está bem). Não existe limite máximo de troca. Pode existir um volume mínimo que permita a manutenção de uma estabilidade de parâmetros entre as trocas.
Se seu tempo e vontade lhe permitem essa troca de 20 litros semanais, vá em frente e troque, pois seus peixes e corais agradecem com certeza.

Trocar volumes menores é algo recomendado para aquários com trocas pouco frequentes e onde uma troca significativa pode significar uma grande variação nos parâmetros e isso pode ser prejudicial. Mas não é o seu caso com certeza.

Bruno Benjamin
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 101
Registrado em: 20 Abr 2011, 19:04
Apelido: Bruno
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
Cidade: Caucaia
País: Brasil

Re: Muita troca de água é ruim?

#7 Mensagem por Bruno Benjamin »

Amigo meu aqua tem 76 litros e esta e em um periodo com formacao de muitas algas. Em um forum (que nao me lembro o nome) que deveria fazer trocas de 3 em 3 dias como estava fazendo trocas de 15 litros por semana passei a fazer 15 litros a cada 3 dias. Gostaria de saber se to fazendo certo ou to estragando meu aquario. Meus peixes estão otimos.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Muita troca de água é ruim?

#8 Mensagem por Matias Gomes »

20% por semana só vai fazer bem para seu reef, sou contrario a fazer trocas de 50% toda semana, vc tem que dar tempo para seu reef ficar o mais tempo possível estável e cada mudança grande causa um choque, claro que em situações de emergência vc pode fazer de até 100%.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 523
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:35
Apelido: RaikOu
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Muita troca de água é ruim?

#9 Mensagem por Fernando Marcos »

nos marinhos só tive um pico de 20 litros no qual fazia TPA de 5 litros semanais! ou seja 25%, fiquei com esse pico por 1 ano e meio e nunca me deu problema.
nos de agua doce, que tenho atualmente 3 aquas, e ja tive mais no decorrer desses 5 anos que ja estou no hobby, observei que trocas inferiores a 10%, nao eram suficientes e trocas acima de 30% poderia ocorrer a desestabilização do sistema ou stress por parte dos peixes e plantas! então eu recomento que a troca seja entre 10% e 25% claro, desde que tudo esteja OK, pois a casos de emergencia como o matias citou que pode se precisar trocar mais do que 25%
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Muita troca de água é ruim?

#10 Mensagem por Fmago »

Oi ... aqui em casa faço tpa de 30 litros ( cerca de 10% do volume total do reef que é 280 litros ) a cada 15 dias, funciona bem pois nunca registrei nenhuma amonia, nem os demais indices preocupantes, creio que se somado a bons filtros e um skimmer atuante a formula se não é essa, esta proximo disto, aqui em casa tem funcionado bem,,, Abraço e boa sorte com seu Reef !!!

icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia
Fmago

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Muita troca de água é ruim?

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Em casa, troco 15% ao mes (160 Litros), mas, se sobrasse tempo e $$$, faria 10% por semana.

Gosto da reação dos animais no dia seguinte as TPAs, é fantástico.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Muita troca de água é ruim?

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

A frequência é meio relativa, semanais, mensais, mas são importantes de serem feitas. Pequenas trocas frequentes são sempre melhores do que grandes, a exceção de quando se deseja algum objetivo específico.

Alguns autores recomendam trocas maciças ocasionalmente (50% ou mais), mas não acho recomendável pois dependendo da diferença de parâmetros entre a água nova e a velha pode haver stress dos animais desnecessário Procedimentos desta natureza devem ser usados quando por exemplo ocorre algum tipo de contaminação do aquário como por exemplo um acidente com produto de limpeza.

Trocas de 5% a 10% semanais do volume total costumam ser suficientes, mas pode variar conforme os organismos e equipamentos que possui. Maiores volumes são mais eficientes no quesito exportação / reposição, mas são mais traumatizantes para os animais.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”