🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ale_nevesbr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 03 Set 2010, 12:00
Apelido: Alessandro Neves
Cidade: Blumenau
País: Brazil
Localização: Blumenau - SC
Recebeu Curtir: 1 vez

Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#1 Mensagem por ale_nevesbr »

Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês minha nova aquisição e acho que pode ser uma boa opção para aqueles que querem substituir a iluminação de seus aquários por LEDs.

Acho que já falei em outro tópico que tenho outro hobby além de aquarismo; sou aeromodelista desde 1986.

Pois bem, a certo tempo venho observando a preferência dos aquaristas por iluminação de LEDs, porém isto ainda é muito caro.

Resolvi substituir a iluminação de meu Reef por leds usados em modelismo na modalidade NIGHT FLY. São "tripas" de 1 metro com 60 leds de 1Watt cada. Estas tripas são ligadas em 12V e consomem 0,4A por hora, ou seja, qualquer fonte 12V de 2A pode alimentar até 05 tripas de leds.

O custo de cada metro com 60 leds está em torno de 6 dolares numa loja específica de modelismo da China. Detalhe, são í prova dágua.

Segue o link do produto:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... duct=14288

Eles possuem várias cores, dentre elas, as que precisamos que são azul e branca.

Já utilizei em modelismo e posso dizer o seguinte, são muito fortes e eficientes e acredito que servirão perfeitamente ao meu propósito de iluminar meu reef. Passando com um aeromodelo a 5 metros de altura, os leds iluminam perfeitamente o chão.

Comprei 06 unidades, sendo 3 brancas e 3 azuis.

Irei usar uma fonte de PC para alimentar os leds.

Espero com isto diminuir bastante o gasto com energia do meu aquário.

Este é um vídeo de um aeromodelo (bem simples por sinal) com a iluminação instalada.

[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=a01w8Yb5uS4[/BBvideo]


Assim que chegarem e eu instalar no reef, posto um vídeo para os amigos analisarem.
Imagem

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#2 Mensagem por Stevenson Gomes »

Interessante, no aguardo do resultado.
Imagem

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#3 Mensagem por Fmago »

Realmente muitoooo interessante, vou aguardar seus posts e desde ja to dentro, caraca aqui em casa desde que montei o reef notei uma diferenca de mais de R$50 na minha conta de luz, LEDS serao perfeitas. Moro perto e vou passar por sua city em breve, vou te avisar e se possivel ver esta ideia ao vivo. Abraco e boa sorte. icon_joia

Rapaz acabei de fazer uma rapida pesquisa e achei as fitas de LED aqui mesmo no Brasil por R$39 o metro, vc falou em $7 o metro, mas quanto pagara de frete? E fica uma duvida, meu reef tem 1 metro comprimento, como farei para por 3 metros da branca e 3 metros azul, teria que dobrar a fita ou cortar e fazer emendas a cada metro, e as fontes, faria emendas na base e colocaria 3 em cada fonte. Mas a ideia e boa sim, vamos conversar. Abracuuu :idea: icon_joia
Fmago

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#4 Mensagem por Mauro Becker »

SAlve Ale,

Gostei do link,bacana mesmo.

Curti muito um bi-plano de isopor rsrs, parece ser muito bem feito.

Mas os leds tem no total 5 Watts (12 vcc x 400mili amperes)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#5 Mensagem por Fmago »

Fala Mauro blza. Vc escreveu: "Mas os leds tem no total 5 Watts (12 vcc x 400mili amperes)"
Especificamente cada led tem 5w ou cada metro tem 5w,,, sou leigo no assunto, seja mais especifico pois estou seriamente tentado a trocar meu sistema de iluminacao. Aguardo
Fmago

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Fmago

da tira:

Se vc olhar a especificação no link da hobbyking postado pelo Ale, a corrente por metro de tira de 60 leds é de 400miliamperes assim usando a formula de potencia p= corrente x tensão (0,4 x 12) encontramos a potencia da tira de 60 leds = 5W arredondados é claro.

Espera o retorno do Alessandro.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
ale_nevesbr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 03 Set 2010, 12:00
Apelido: Alessandro Neves
Cidade: Blumenau
País: Brazil
Localização: Blumenau - SC
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#7 Mensagem por ale_nevesbr »

Mauro,

Cara, o biplano é bonitinho, mas ordinário....rsrsrsrsrsrs
Eu atualmente voo com helimodelos e aeromodelos giants e jatos. Mas estes modelinhos de isopor são legais para quem está começando.

Essas contas de Watts eu não entendo muito bem, mas tenho uma tira dessas e uso em aeromodelo, e na tira consta 1watt para cada led. Entendi que são 60 watts, pois cada metro tem 60 leds.

Fmago,

Cara é assim, vc compra em tiras de 1 metro.
Estas tiras podem ser cortadas a cada 3 leds. para fazer desenhos, letras, etc...
Cortando a tira, vc terá que soldar os polos positivo e negativo na emenda.

Vc pode até emendar uma tira na outra.
Imagem

Avatar do usuário
Fmago
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 197
Registrado em: 24 Ago 2010, 17:35
Apelido: Mago
Cidade: Sapiranga
País: Brasil
Localização: RS
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#8 Mensagem por Fmago »

Putz, ficou a duvida agora dos wats corretos, se for 5 por tira de 60 leds nao vale a pena, imagina chegar a 200 wats icon_headstars
Porem se for 1 wats por led ai valerá muito a pena sim,,, mas fica a duvida,,, como teremos certeza ???????????????????????????????
icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars
Fmago

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Ale e Fmago. Eu acredito que a indicação da tira esta errada, pode ser que esteja montada sobre um silk destinado a outra aplicação ou a outra versão.

É mais ou menos assim que funciona, a potencia (P) dada em watts (W) é o resultados do produto da tensão (U)em volts pela corrente (I) dada em Amperes.

P = I x V

O fabricante indica a tensão de trabalho em 12 vcc(V), bem como sua corrente nominal de 400 mili amperes ou 0,4A(I)
para chegar ao valor mde potencia aplicamos a formula:
I = 0,4
V =12
P = I x V
P= 0,4 x 12 = 4,8 W (toda tira)

Se fizermos a busca da corrente pelo valor de potencia de 60 W ou seja 1 W por led, eo valor de tensão, basta substituir na formula:

P=60W
V=12vcc
I= ?

P= I x V
60 = I x 12
I= 60 /12
I= 5A

Como o Alessandro usa uma fonte de 2A, podemos concluir que vale nosso calculo e não o escrito na tira.

Alê

Achei bem feitinho principalmente para aprender, se colidir com "algo" o preju não será tão grande, vocÊ tem algum tube dos voos?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#10 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Aos interessados em adiquirir essa fita de leds podem procurar na rua Santa Efigênia custa R$ 30,00 o metro.
Elas não servem como única fonte de iluminação em aquários por terem baixa potência como explicou perfeitamente o Mauro.
No vídeo abaixo tem uma demonstração de programação que pode ser feita utilizando um arduino.

[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=0gjVckKhzBg[/BBvideo]

A eletronlivre vende os kits e ensina como montar as placas.
Os leds podem ser utilizados para simular a luz da lua, anoitecer e amanhecer.

http://www.eletronlivre.com.br/

Abraço.
Fernando Garcia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sem querer jogar um balde de água fria... mas esses leds sao muiito fracos. O pessoal confunde um pouco ... LEDs evoluiram bastante, mas os mais eficientes ainda sao caro pacas... e sao justamente esses q sao usados em aquarios infelizmente.

A tendencia é baixarem o preço com a evolucao da tecnologia... assim como aconteceu com as lampadas frias... Qdo foram lançadas no Brasil eu trabalhava na Philips e eram caras.. hj se popularizaram com a escala e a evolucao da tecnologia.

Antigamente se usava LEDs em reefs como moon light... ou seja... iluminacao noturna apenas tal era sua pouca eficiencia energetica... Não existe muito pioneirismo... mesmo pq LEDs bons pra aquarismo ainda estao evoluindo, entao ainda sao alguns poucos pioneiros estao experimentando esses novos LEDs... e pagando com o custo elevado disso ainda....
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
ale_nevesbr
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 90
Registrado em: 03 Set 2010, 12:00
Apelido: Alessandro Neves
Cidade: Blumenau
País: Brazil
Localização: Blumenau - SC
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iluminação com LED'S - uma opção barata e funcional.

#12 Mensagem por ale_nevesbr »

Bom,

Pelo jeito minha idéia não terá bons resultados. Mas as intenção foi boa...rsrsrsrs

Vou ter que usar as tiras em meus modelos mesmo... pelo menos terei utilidade para elas.

Mauro,

quanto a este modelo em específico, não tenho vídeos, mas você pode encontrar muita coisa legal aqui mesmo no Brasil.

www.jlaero.com.br

Esta loja é de um amigo que fabrica aeromodelos na linha shock flyer, são aeros muito legais e levam o piloto a uma evolução surpreendente. Digo uma coisa, se você dominar um destes, pode voar qualquer aeromodelo tranquilamente. E custam em torno de 550 reais completo. Bem mais acessível que os modelos que nós voamos atualmente, alguns chegam a custar 20 mil reais.

Abraço
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”