🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

O que tenho serve?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

O que tenho serve?

#1 Mensagem por Fabio Ruiz »

Bom dia!

Pessoal tenho um aquário de 84L (70x30x40) montado com CA’S, fiz uma espécie de falso marinho com rochas artificiais, mais não está agradando, então estou pensando em ir comprando as coisas aos poucos para no futuro transformar em um Nano Reef.

Hoje disponho deste equipamentos/materiais:

- 50kg de calcita (cascalho bem fino “tipo grão de açúcar” com alto poder de alcalinização).
- 5 Rochas Marinhas artificiais (deve se feita com cimento e algum corante, tem uma coloração meio rosa).
- 2 Lâmpadas fluorescentes (Azul da Arcádia e Branca Aquaglo).
- 2 Filtros externos (Bom esses esquece né, no marinho nem pensar)


A questão é a seguinte:

1º - É possível adaptar um SUMP traseiro nesse meu aquário? Conhecem alguém de SP para indicar?
2º - Posso utilizar esse cascalho “Calcita”?
3º - Posso utilizar essas rochas artificiais?
4º - Estas lâmpadas atendem a necessidade?
5º - Qual Skimmer recomendam (custo beneficio)?
6º - Quais peixes, invertebrados e corais seriam possíveis manter nesse aquário? Sugestões de fauna!


É isso ai... espero a ajuda dos colegas.
Muito Obrigado

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: O que tenho serve?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

1º - É possível adaptar um SUMP traseiro nesse meu aquário? Conhecem alguém de SP para indicar?
- Tenta com o Antonio da Planet Aquarium em Alto de Pinheiros
2º - Posso utilizar esse cascalho “Calcita”?
- Sim, embora com o tempo ele pareça marmore
3º - Posso utilizar essas rochas artificiais?
- Se nao usou medicamento a base de cobre sim, mas é preciso ver como sao essas rochas artificiais...
4º - Estas lâmpadas atendem a necessidade?
- É pouca luz... depende do q quer manter
5º - Qual Skimmer recomendam (custo beneficio)?
- Procure a Elizabeth nos classificados... o Tornado atende
6º - Quais peixes, invertebrados e corais seriam possíveis manter nesse aquário? Sugestões de fauna!
- pequenos gobies ou palhaços e corais moles
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: O que tenho serve?

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

Seria interessante testar se a calcita possui ou não fosfato. Se sim, não recomendo usar. Para testar pode colocar um pouco num copo, completar com água deionizada e depois testar a água para ver se houve dissolução de fosfato da calcita para a água. A calcita não é de fácil dissolução, talvez vc precise deixar de 2 a 7 dias para uma leitura de fosfato.

Rochas artificiais são controversas, algumas funcionam bem, outras não são curadas de forma adequada e podem ser tóxicas. Se já usou o aquário com peixes de água doce, provavelmente elas são seguras.

Adaptar um sump é uma questão que vale pesquisar. Pois as vezes é mais barato comprar um vidro novo adaptado, mas verifique nas lojas próximas de sua casa ou na indicação feita pelo Celso. ,

A iluminação deve ser de acordo com seus animais, softs são os mais fáceis de manter, se sua iluminação atual usa lâmpadas de 15 ou 20 W , o dobro seria um mínimo recomendável para os softs.

Peixes como um casal de palhaços ocelaris, um blênio e um grama seriam uma boa população para o aquário.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#4 Mensagem por Fabio Ruiz »

Celso / Reinaldo


Muito obrigado pela rápida resposta de vocês!

Gostaria de deixar registrado que tenho ciência deque o ideal seria eu ler os tópicos já existentes onde conseguiria tirar muitas duvidas sem abrir outro tópico, porém, não tenho internet em casa e utilizo algumas brechas aqui na empresa para ver o Fórum rsrsrs!


Vamos lá:

- Já desiste da calcita e das rochas artificiais que possuo, vou tentar utilizar o que for mais correto, o que vocês indicam Halimeda/Aragonita e Rochas Naturais/Rochas Sansibar?

- Quanto ao SUMP já entrei em contato com a Planet Aquarium, passei as medidas e estou aguardando um contato. Por indicação do pessoal da Galera Oceânica, entrei em contato o Marcelo que também ficou de me passar um orçamento.

- Em relação ao Skimmer, mandei uma mensagem para a Elizabeth porém ela não tem nada no momento. Também estou com a possibilidade de ficar com Morato 250 Externo do Marcelo (A pessoa que foi indicada pelo pessoal da Galeria Oceânica) é uma boa? Tem alguma vantagem/desvantagem o fato de ser externo?

- A iluminação atualmente é composta por duas lâmpadas de 18W (Branca e Azul) que da quase 0,43W por litro é pouco? Mesmo que sejam com corais moles? E se for T5 o que vocês recomendam?

- A fauna estou pensando no seguinte:

2 (Dois) Palhaço ocellaris
1 (Um) Kupang Damsel
1 (Um) Mandarin Green/Blue Goby
1 (Um) Pseudochromis Bicolor

- É possível alguns corais moles? E invertebrados e crustáceos (Estrela do Mar / Camarão) da para ter alguns? Qual equipe de limpeza?


Acho que é isso, desculpem qualquer incômodo.
Muito obrigado.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: O que tenho serve?

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

1 (Um) Mandarin Green/Blue Goby... nao... esse peixe precisa de um aquario grande e bem maturado pra ir pra frente.

Em relacao ao morato 250... acho o skimmer da beth melhor... a bomba é uma OTP2200... q é uma SB2000 modificada pela Sarlo bem mais forte do que a usada no Morato.

Em relacao a aragontia x halimeda... vc vai acabar usando a primeira pq halimeda tá proibida...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: O que tenho serve?

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Mandarin nesse aquário , talvez depois de alguns anos madurando poderia ser possível , mas não coloque de maneira nenhuma num aquário novo, pois não haverá alimento para ele e vai acabar morrendo de fome.
Existem outras opções ao pseudocromis escolhido, como o fridmani (apesar de mais caro, não perde a cor com o correr do tempo e é mais pacífico que o bicolor). Outros peixes como o grama , o serranus, podem ser considerados também. Mas adicione aos poucos os peixes. Depois de ciclado, coloque o casal de palhaços e espere pelo menos mais 40 dias para por outros peixes.

Halimeda x aragonita ... o que vc encontrar com bom preço é uma boa opção.

Rocha natural é sempre melhor que sansibar ... mas na falta, faça a decoração com sansibar e coloque um o ou outro pedaço de rocha viva (pode ser com corais por exemplo) para semear a rocha, pois sansibar demora um tempo para maturar.

Particularmente eu gosto dos tornado, são compactos e com bom rendimento. Entre tornado e morato 250 externo ... fico com o Tornado.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#7 Mensagem por Fabio Ruiz »

Celso / Reinaldo

Muito obrigado mais uma vez.

Hoje o chefe não esta, to conseguindo pesquisar um pouco mais rsrsrs...

Notei que existem muitas opiniões entre utilizar Halimeda ou Aragonita, e para falar a verdade não consegui concluir o que seria melhor para o meu sistema, se eu levar em consideração preço achei Halimeda por R$ 4,99 o Kilo.

Em relação ao Skimmer a Elizabeth não tem no momento e não estou encontrando em lugar algum, ainda estou no começo de tudo pode ser que apareça algum mais para frente.

Vou tentar achar Rochas Vivas de alguma desmontagem, caso não consiga vou fazer conforme orientado.


Valeu...

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#8 Mensagem por Fabio Ruiz »

Em relação ís lâmpadas que possuo atualmente, os quase 0,5W por litro não são suficientes para este sistema? Se optar por T5 o que vocês recomendam?


Obrigado.

Elizabeth Sevciuc
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 58
Registrado em: 01 Jun 2010, 18:29
Apelido: Beth
Cidade: SBCampo
País: Braisl
Contato:

Re: O que tenho serve?

#9 Mensagem por Elizabeth Sevciuc »

Fabio

Te enviei uma MP.
abraço

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: O que tenho serve?

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Sobre a iluminação.
Não é só uma questão de potência por litro, deve se lembrar que as lâmpadas fluorescentes t8 (normais) tem uma queda acentuada em seu fluxo luminoso depois de 6 meses, caindo para 80 - 70 % e completando 1 ano com cerca de 50% de fluxo luminoso, assim pedem maior atenção na substituição para manter um nível adequado de iluminação no seu aquário.
A iluminação vai de acordo com o que se coloca no aquário, mas normalmente o aquarista ao começar a desenvolver algumas espécies com sucesso, tenta ampliar o leque de espécies e tenta introduzir outros tipos de corais, como lps, sps, que pedem uma maior quantidade de luz. Se a instalação inicial visar isso, no futuro se tem menores dores de cabeça adaptando um sistema estabilizado e funcional.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#11 Mensagem por Fabio Ruiz »

É pessoal acho que esse meu sonho vai começar a sair do papel!

Amanhã irei até a loja do Antonio (Planet Aquarium) e deixar meu aqua para adaptar o SUMP (espero que de tudo certo).


Mais como sou novato ainda tenho algumas duvidas e gostaria de ajuda de vocês.

- O Antonio esta me oferecendo um Skimmer Escuma 150 o que acham? Alguém tem esse modelo?
- Quantos litros/hora devem ter a bomba de retorno do SUMP? Tenho uma Sarlo Better SB 1000 A é possível utilizá-la?
- É necessário utilizar o Sistema Jaubert? Espero que não rs!

Por enquanto acho que é só isso, vamos esperar receber o aquário e começar a montagem.

Muito obrigado.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#12 Mensagem por Fabio Ruiz »

Atualizações...


Sábado deixe meu aqua na Planet Aquarium para adaptar o SUMP obaaaaa...

Como ninguém comentou nada a respeito do Skimmer Escuma 150 acabei ficando com ele mesmo, em relação a bomba Sarlo Better SB 1000 A o Antonio da Planet Aquarium disse que era suficiente então já deixei com ele.

Aproveitei e comprei um saco de Samoa Pink “Número 2”, mais acho que vai ser pouco então vou comprar outro, pretendo ter uns 6cm de substrato.

Bom pessoal é isso ai por enquanto, espero poder contar com a ajuda de vocês para não cometer muitos erros.

Obrigado.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: O que tenho serve?

#13 Mensagem por André Fonseca »

Fabio Ruiz escreveu:- O Antonio esta me oferecendo um Skimmer Escuma 150 o que acham? Alguém tem esse modelo?
- Quantos litros/hora devem ter a bomba de retorno do SUMP? Tenho uma Sarlo Better SB 1000 A é possível utilizá-la?
- É necessário utilizar o Sistema Jaubert? Espero que não rs!


Fala Fábio,

Sobre suas últimas perguntas...

O Escuma dá conta sim do seu aqua. Esse Skimmer é para até 150 litros na sua montagem vai ficar superdimensionado, o que é o ideal. Embora, dependendo do quanto vc vai pagar nele, possa existir outra possibilidades bem melhores como o Prizm da Red Sea...

A bomba de retorno vai depender do tipo de montagem que vc vai fazer e do seu gosto. Se vc optar em colocar bombas internas de circulação, essa SB já tá ótimo. Mas se vc não quiser colocar bombas internas pq elas ocupam espaço dentro do aqua (e num Nano ficam ainda "maiores"), acho que vc poderia colocar outra SB 1000 no retorno. Dessa forma vc fica com uma excelente circulação e sem aqueles trambolhos pendurado nos vidros, quebrando todo o layout do aqua. Além disso, vai ter maior segurança no retorno, já que se uma bomba der "pau", a outra continua tocando o aqua na boa.

Sobre o Jaubert, é gosto também. E como vc parece que não curte, pode colocar o substrato diretamente no vidro mesmo...

E num esquece de abrir um tópico com a sua montagem, hein?!

HE HE
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: O que tenho serve?

#14 Mensagem por Reinaldo Chen »

Samoa é uma boa escolha de substrato. 6 cm de substrato fica bem para a microfauna e vai ajudar na estabilidade do sistema.

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#15 Mensagem por Fabio Ruiz »

Fala ai André, muito obrigado pelas dicas!

Então paguei R$ 200,00 neste Escuma 150 acho que o Prizm da Red Sea é bem mais caro.

Quanto í bomba de retorno vou seguir sua dica e colocar duas de 1000L/H, realmente neste meu display pequeno quanto menos coisa dentro melhor. Agora uma duvida 2000L/H saindo de um único local será o suficiente para dar uma boa circulação em todo o aquário? Não vai gerar muita turbulência na saída de água?

Pode deixar que assim que pegar o aqua e começar a montagem vou abrir um tópico.



Reinaldo, como vai?

Então para falar a verdade esteticamente acho que a Halimeda daria um visual mais bonito (gosto não se discute né rsrsrs... tem doido para tudo), mais como achei a Samoa Pink por um preço muito bom acabei cedendo a esse substrato.


É isso ai, muito obrigado pela ajuda de vocês.
Em breve o tópico com fotos e evolução deste aquário.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: O que tenho serve?

#16 Mensagem por André Fonseca »

Fala Fábio,

Pode ficar tranquilo, vc vai ter uma circulação excelente no aqua, sem exageros...

Pra vc ter uma idéia, no meu aqua antigo com 100 cms usava duas SB 2000 e a circulação ficou "a conta" pra esse comprimento. Como seu aqua tem apenas 30 cms a menos, essas duas de 1000 l/h vão ficar bala!!!

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#17 Mensagem por Fabio Ruiz »

Blz André valeu mesmo pela ajuda!

Para não perder o costume rsrsrsrs...

Tenho outra duvida que foi levantada ontem pela minha esposa, a questão é a seguinte:


Minha casa é pequena (bota pequena nisso rsrsrs) na sala já tem um aquário de 200L com Acara Discos não tem nenhum cantinho sequer sobrando, o único lugar que sobrou é um cantinho na cozinha, será que posso ter algum problema devido a fumaças de fritura e etc.?


Qualquer coisa eu proíbo a patroa de fazer fritura (vai fazer bem para saúde rsrsrsrs)!


E ai, o que acham?

Desde já, obrigado .

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: O que tenho serve?

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu conhecia um aquario do Eduardo Tardeli que era na area de serviço, mas era pq morava com os pais. Cozinha nao acho um lugar ideal... pode dar briga com a patroa na hora de fazer uma fritura rs.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: O que tenho serve?

#19 Mensagem por André Fonseca »

Acho que não tem muitos problemas não...

Pricipalmente se a cozinha for bem arejada ou se tiver um exaustor.

Depois que montar o reef, vou partir para um Dulcícola e vou colocar ele bem na entrada da cozinha.

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Fabio Ruiz
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 265
Registrado em: 23 Mai 2011, 09:44
Apelido: Fabio Ruiz
Data de Nascimento: 24 Dez 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que tenho serve?

#20 Mensagem por Fabio Ruiz »

Fala ai Celso...

O meu caso é falta de espaço na minha minúscula casa rsrs! Vai ter que ser na cozinha mesmo! No quarto tem um cantinho que caberia, mas a patroa disse que se entrar o aquário eu durmo no sofá rsrs!


Isso ai André...

To resolvido! Vai ser na cozinha (só tem esse lugar mesmo rsrs)! Quem sabe acontece como o Antonio me disse, que em breve vou querer transformar meu aquário de Discos em marinho (por enquanto to bem feliz com meus redondos).


O jeito agora é controlar a ansiedade, o SUMP ainda não ficou pronto, to ficando maluco rsrsrsrs!


Valeu galera.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”