🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quando fazer a primeira TPA[+fotos apos a tpa]

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Quando fazer a primeira TPA[+fotos apos a tpa]

#1 Mensagem por Vinicius barbosa »

Galera meu aqua jah esta indo pra quase 30 dias, como eu sei qual o momento certo pra fazer a primeira TPA?
Editado pela última vez por Vinicius barbosa em 02 Jun 2011, 10:01, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quando fazer a primeira TPA

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Vinicius.

A primeira TPA geralmente vai ser feita, se algum parametro, após a ciclagem, não ficou no ideal.


Por exemplo, ciclou os 30 dias, a amonia zerou, o calcio esta legal, mas tem nitrito ainda no teste, vai precisar de TPA.

Do contrário, eu começaria a rotina de TPAs, depois que introduzir o primeiro peixe, pois ai sim a biologia se desenvolve bem mais.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Re: Quando fazer a primeira TPA

#3 Mensagem por Vinicius barbosa »

Renato Vidal escreveu:Vinicius.

A primeira TPA geralmente vai ser feita, se algum parametro, após a ciclagem, não ficou no ideal.


Por exemplo, ciclou os 30 dias, a amonia zerou, o calcio esta legal, mas tem nitrito ainda no teste, vai precisar de TPA.

Do contrário, eu começaria a rotina de TPAs, depois que introduzir o primeiro peixe, pois ai sim a biologia se desenvolve bem mais.


Pelo q estou vendo renato, amonia esta zerada mais nitrito e nitrato continuam alto, sera q fazendo uma tpa fikaria legal??

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quando fazer a primeira TPA

#4 Mensagem por Renato Vidal »

De mais detalhes da montagem, qual tipo de substrato e qual o tamanho da camada, que tipos de rochas esta usando, e quantas mais ou menos.


Se a amonia zerou e o nitrito ainda não, a TPA pode ajudar sim, mas, voce pode estar ainda com a ciclagem em curso.

Primeiro vai colonizar um tipo de bactérias, que vão se aproveitar da amonia.

Depois, quando aumentar o nitrito, vai começar a colonizar no sistema, outro tipo de bactérias, que vão se aproveitar desse nitrito, e, quando começarem a agir, o nitrito vai baixar e começar a subir o nitrato.

Depois disso, a última etapa, um terceiro grupo de bactérias, vai trabalhar no nitrato, consumindo o oxigenio e reduzindo esse parametro.


A TPA vai acelerar o processo de equilibrio, pois, reduzindo a carga atual, vai tornar o parametro menor, permitindo que as bactérias, que irão crescer gradativamente, cresçam para gerar o equilibrio.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Re: Quando fazer a primeira TPA

#5 Mensagem por Vinicius barbosa »

Renato Vidal escreveu:De mais detalhes da montagem, qual tipo de substrato e qual o tamanho da camada, que tipos de rochas esta usando, e quantas mais ou menos.


Se a amonia zerou e o nitrito ainda não, a TPA pode ajudar sim, mas, voce pode estar ainda com a ciclagem em curso.

Primeiro vai colonizar um tipo de bactérias, que vão se aproveitar da amonia.

Depois, quando aumentar o nitrito, vai começar a colonizar no sistema, outro tipo de bactérias, que vão se aproveitar desse nitrito, e, quando começarem a agir, o nitrito vai baixar e começar a subir o nitrato.

Depois disso, a última etapa, um terceiro grupo de bactérias, vai trabalhar no nitrato, consumindo o oxigenio e reduzindo esse parametro.


A TPA vai acelerar o processo de equilibrio, pois, reduzindo a carga atual, vai tornar o parametro menor, permitindo que as bactérias, que irão crescer gradativamente, cresçam para gerar o equilibrio.



renato dah uma olhada no meu topico viewtopic.php?f=25&t=8468 , mais eu estou usando +- 4cm de camada de substrato, estou usando 3 rochas calcareas atlantic. sobre os parametros tanto o nitrito quanto no nitrato estao dando o maximo q meu teste marca, nitrito 2.8ppm e nitrato 100mg/l e amonia zerado

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quando fazer a primeira TPA

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza, vi la que voce colocou purigen no sump.

Ele possui boas propriedades, porém, se não o manter limpo, vira uma fábrica de nitrato também. acompanhe ele atentamente.


Nessa litragem, da para tocar de boa somente com TPAs, mas é importante não colocar comida em excesso, não deixar de fazer a TPA e, limpar toda sujeira que acumular no fundo do sump e partições.


Vi também que em certo momento o nitrito estava zerado e depois começou a subir, o substrato e as rochas que esta usando são excelentes, dariam conta disso tranquilamente, então, talvez o sistema precise de um empurrãozinho.

Faça TPA, troque uns 20% e espere verifique os parametros novamente, e, reavalie circulação, limpeza e acumulos de sujeira no sistema.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Re: Quando fazer a primeira TPA

#7 Mensagem por Vinicius barbosa »

Renato Vidal escreveu:Beleza, vi la que voce colocou purigen no sump.

Ele possui boas propriedades, porém, se não o manter limpo, vira uma fábrica de nitrato também. acompanhe ele atentamente.


Nessa litragem, da para tocar de boa somente com TPAs, mas é importante não colocar comida em excesso, não deixar de fazer a TPA e, limpar toda sujeira que acumular no fundo do sump e partições.


Vi também que em certo momento o nitrito estava zerado e depois começou a subir, o substrato e as rochas que esta usando são excelentes, dariam conta disso tranquilamente, então, talvez o sistema precise de um empurrãozinho.

Faça TPA, troque uns 20% e espere verifique os parametros novamente, e, reavalie circulação, limpeza e acumulos de sujeira no sistema.



ok renato vlw..eu akabei de colocar a bomba original do aqua no display para dar uma ajuda na circulação, amanha eu vou fazer uma tpa de 20% para ver como ficam os parametros, obrigado...

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Quando fazer a primeira TPA

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Com quase 30 dias, aguardaria até completar 45 dias, que seu ciclo de nitrogênio ficará completo. O seu pH está um tanto baixo e o seu nitrato bem alto. Ou você tem dado muita comida ou seu substrato ou rocha eram de outro aquário montado há algum tempo e está contribuindo com esse nitrato. A TPA ajuda a resolver os 2 problemas, mas seria interessante usar um produto como kalk ou buffer para normalizar seu pH.

Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Re: Quando fazer a primeira TPA

#9 Mensagem por Vinicius barbosa »

Reinaldo Chen escreveu:Com quase 30 dias, aguardaria até completar 45 dias, que seu ciclo de nitrogênio ficará completo. O seu pH está um tanto baixo e o seu nitrato bem alto. Ou você tem dado muita comida ou seu substrato ou rocha eram de outro aquário montado há algum tempo e está contribuindo com esse nitrato. A TPA ajuda a resolver os 2 problemas, mas seria interessante usar um produto como kalk ou buffer para normalizar seu pH.


Reinaldo eu tenho usado buffer desde a smn passada...estou desconfiado do meu teste..

Vinicius barbosa
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 418
Registrado em: 23 Abr 2011, 16:32
Apelido: Vinicius barbosa
Data de Nascimento: 26 Mai 1989
Cidade: santos
País: Brasil
Localização: Santos-SP

Re: Quando fazer a primeira TPA

#10 Mensagem por Vinicius barbosa »

Fotos de hj 02/06:
logo após a primeira TPA com a agua turva:
Imagem

Posição ond coloquei a bomba original do aqua para ajudar na circulação ( sera q esta na posição correta?):
Imagem

pretendo compra uma koralia nano 900l/h sera q vai virar um tsunami no meu aqua?

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Quando fazer a primeira TPA[+fotos apos a tpa]

#11 Mensagem por Felipe Esteves »

Cara, eu to com quase 800 l/h no meu (igual ao teu) e acho que já está bom.
Não tenho mais cianos e nem nada de algas.

Avatar do usuário
djjeantechno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Mai 2011, 11:47
Apelido: Djjeantecho
Data de Nascimento: 03 Ago 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Taboão da Serra
Contato:

Re: Quando fazer a primeira TPA[+fotos apos a tpa]

#12 Mensagem por djjeantechno »

opa o meu tbm está indo p 30 dias

Vini.liquid escreveu:Galera meu aqua jah esta indo pra quase 30 dias, como eu sei qual o momento certo pra fazer a primeira TPA?
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”