🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

osmose reversa

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Valdemir Junior
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Mai 2011, 00:45
Apelido: Bill
Data de Nascimento: 14 Abr 1973
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre - SP

osmose reversa

#1 Mensagem por Valdemir Junior »

Caros amigos

se eu utilizar um sistema de osmose reversa e utilizar a agua para encher o aquario e depois as TPAs sempre utilizar agua de osmose eu irei economizar produtos em meu aquario ? Que tipo de produto eu teria que usar somente ? Eu teria uma economia de +/- quanto mensal em meu aquario utilizando osmose reversa ?

Dados do meu aqua (terei peixes e corais moles a principio)
display 210 litros
sump 70 litros
reposição 40 litros

sump red sea berlin 250 com tripla filtragem
bomba sump better 2000
bomba recalque 3000 l/h
02 sunsun 3000 l/h

ainda estou montando , porem tenho ideia de montar uma osmose reversa e tentar economizar em produtos mensais , esse pensamento esta correto?

Agradeço ajuda
Valdemir Junior

jrvaldemir@hotmail.com

paulo miyamoto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 156
Registrado em: 03 Dez 2009, 20:30
Apelido: japa
Localização: ribeirao pires

Re: osmose reversa

#2 Mensagem por paulo miyamoto »

Fala Valdemir,o filtro de osmose reversa é utilizado por nos aquarista para filtrar a agua da torneira a fim de obter aguas pura isento de outros produtos quimicos que podem fazer mal ao aquario.Esta agua pura nos utilizamos para fabricar a agua salgada para encher o aquario ou fazer TPA e reposiçao de agua doce devido a evaporaçao.portanto unica coisa que voce vai economizar se tiver esse filtro é a compra dessa agua pura que vai variar de 50 centavo até 01 real por litro dependendo da loja onde voce vai frequentar.
Outra opçao para conseguir agua pura é o filtro deionizadora com resina cationica e anionica.
Espero ter esclarecido.
PS-se voce conseguir montar um filtro de reverse osmose posta aqui no forun que tá todo mundo doido para montar um.
Abraço icon_joia icon_joia

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: osmose reversa

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

O filtro de reversi osmosis vai lhe dar uma água pura, isenta principalmente dos problemáticos fosfato, silicato e outros elementos prejudiciais.
Não é por usar o filtro que vc vai deixar de usar algum produto. Seria interessante analisar sua água para dizer qual a necessidade de usar o RO ou DI como sistema de purificação de água.
De uma maneira geral, a maior diferença de uma de água de DI são silicatos que não são bem retirados pelas resinas. Se sua região tem silicatos presentes na água, eles podem ser um problema se você usar DI.

Outros elementos podem passar pela DI, principalmente se o fluxo não for adequado a quantidade de resina, passagem rápida pode fazer com que a água não seja devidamente tratada e gerar problemas.

O uso de água pura ao encher o aqua e nas reposições , é evitar entrada de nitratos, fosfatos e silicatos, que podem estimular o crescimento de algas. O não uso pode ser compensado com resinas para retirada desses elementos, mas nem sempre removem de forma correta e assim ainda podem ocorrer problemas com algas, assim o ideal é evitar e usar água de boa qualidade ao invés de pensar no uso de resinas para correção.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: osmose reversa

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Acho que está muito bem explicado pelos amigos,

Resumão:

RO (Reverso osmose) é garantia de agua limpa.

Agua limpa é sinonimo de controle de inserção de poluentes no aquario, também é garantia de recomposição de agua salgada de qualidade.

Suplementos voce sempre terá que repor

abra~ços.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: osmose reversa

#5 Mensagem por Gustavo_Merlo »

resgantando o tópico antigo e editado o que postei antes!!!

pesquisei que as membranas não purificam 100% a água...e sim 99 a 99,5%, por isso o necessidade de utilizar em conjunto com DI. Um conhecido disse que medindo com o TDS, apenas com membrana baixa de 170 para 12...a água da torneira.

Correto isto???
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: osmose reversa

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Salve


Correto! uma membrana de reversso osmose, não tem como reter 100% das particulas livres e dissolutas na agua, ela retém tudo que for maior que uma molécula de agua (por assim dizer). por esta razão a necessiade da resina polarizada ionicamente (ANIONICA E CATIONICA).

Sobre o teste pratico eu já lhe faria um alerta, de 170 ppm uma redução de 99,9% significaria reduzir (sem muito pensar) perto, muito perto de 170, arredondando uns 169,5, assim o TDS mediria 0,5ppm, se esta medindo um rejeito de 12 ppm é bem capaz da membrana não esta muito boa ou alguma coisa esta contaminando a agua.

Ou o exemplo foi apenas para ilustrar?

Hoje muita gente tolera uma saida com 4 ppm considerendo este o momento de intervenção, infelizmente o melhor instrumento de leitura é o condutivimentro que tem escala em simens, mas é um aparelho relativamente caro para nossa aplicação.

Uma dica, antes de RO ou DI, deve haver um conjunto de pré filtragem que retire solidos maiores e o cloro (inimigo da membrana).
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Gustavo_Merlo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 474
Registrado em: 26 Jun 2009, 00:33
Apelido: gustavo
Localização: Campinas/SP
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: osmose reversa

#7 Mensagem por Gustavo_Merlo »

Mauro, vou conferir se ele mediu 12 ou 0,12ppm. Mas o que eu li sobre algumas membranas por ai, é que reteriam 99%. Seria possível membranas com mais ou menos eficiência? Neste caso seria 1% de 170, ou não?
Gustavo Merlo | whatsapp = 19 995761679
meu reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 5&start=20

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: osmose reversa

#8 Mensagem por Mauro Becker »

Essa é uma informação curiosa, pois já escutei o contrário:

Um fabricante (EUA) me respondeu a nota afirmando que quanto maior a capacidade da membrana, diretamente proporcional o desvio na retenção de particulas. Que a melhor performance de membranas estaria na faixa dos 70 galoes por dia, acima disto haveria maior erro de retenção.

Meu filtro de 200 gpd, sai 0ppm, mesmo assim segue para as resinas anionicas, cationicas e retentoras de fosfato e silicato.

TDS os que conheço tem a menor unidade de 1ppm, escalas mais finas eu não conheço ainda, tomara que seja isto, pode ser uma solução ao caro condutivimetro.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”