🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Carvão ativado: Até quando ele funciona?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#1 Mensagem por Floriano Filho »

Olá pessoal!
Tenho algumas dúvidas sobre o carvão ativado
1- Até quando devo usar o carvão ativado sem trocá-lo? Por exemplo; tenho um Red Sea Max 250 e com ele vieram 2 saquinhos de carvão ativado que têm o tamanho exato do local no SUMP sobre os cilindros de cerâmica. Quanto tempo esses saquinhos vão funcionar até eu ter que trocar?
2- Sempre é necessário o uso do carvão ativado?
3- Qual é o melhor jeito de usá-lo? Em saquinhos ou solto mesmo?
4- Meu RSM 250 já está em atividade há quase 6 meses. Deixei os saquinhos de molho em Água de RO durante uns 2 dias antes de entrar no aqua, mas até hoje eles, os saquinhos, insistem em flutuar. O único jeito foi colocar um dos meus pesos de chumbo (revestido com silicone) de mergulho em cima para eles afundarem. Se tiro o peso eles insistem em boiar e ficam obstruindo a passagem de água no sump... Esse carvão nunca vai hidratar e afundar???
5- Apesar de ser sobre carvão esse tópico, uma outra pergunta sobre um detalhe do RSM 250: Alguém pode me dar uma dica de porque a tela de perlon dele bloqueia tanto o fluxo de água? Eu troco direto (só lavar não adianta), já estou até usando perlon Boyu que é mais barato que o da Red Sea e ambos eu tenho inclusive de "descamar" para que fiquem mais finos para não bloquear o fluxo de água, mesmo quando ainda limpos/novos... Alguém tem alguma dica?
Aguardo as dicas e "aulas"...hehehe. Abraços a todos! Ass.: Floriano

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#2 Mensagem por Marcus l lage »

Existem 2 abordagens mais comuns.
Aqueles que acreditam que o carvão em excesso prejudica o aquário e os corais em relação aos micro elementos e não querem que o carvão participe da nitrificação do aquário (substrato bactérias nitrificantes) Assim usam no seu volume cerca de 200 gramas, deixam em local de circulação no sump por cerca de 3 a 5 dias e depois retiram e repetem isso 1 vez por mês.

Outros não tem essa visão e acreditam que o benefício é melhor que os prejuízos e colocam 200 gramas e trocam mensalmente.

Palavras de outro... icon_iCo01

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#3 Mensagem por Floriano Filho »

Valeu "Dr." Marcus já ajudou bastante! icon_iCo01 icon_joia
Ah... quando estiver passando aqui por Linhares, não deixe de parar para tomar um cafezinho e conhecer meus aquas.
Eu sou aí de Vitória e constantemente estou por aí visitando os parentes. Que é que vc tem de aqua?

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#4 Mensagem por Marcus l lage »

Procure em Mostre seu Aquario Marinho me faz uma visita lá.Neste Fórum.... Valeu Gosto de Café Mesmo....Então já que vc é de Linhares e faz visitas nestas regiões deve conhecer Aquashop lá na leitão da silva, na avenida rio branco na verdade... quem sabe se agente não bate de cara um com outro por lá. valeu

Um Abç :P

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#5 Mensagem por Floriano Filho »

Do Arthur? Ixxii... te mais de 15 anos que faço "negócios" com ele...
Abraço!

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#6 Mensagem por Marcus l lage »

Tái...... Eu tambem só faço negócio com ele a uns 17 ou 18 anos + ou - ...... Gente boa icon_iCo01

Vai ver tambem que agente já se bateo de cara mas não estamos lembrado..... icon_rotfl2


Um Abç icon_joia

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Carvão, tipo de substrato, perlon, UV são discussões quentes, com os prós e contras, alguns defendem, outros condenam, vai da escolha do aquarista qual tendência prefere.


Eu particularmente, não uso carvão, já usei, mas em geral, não coloco.

Perlon, a mesma coisa, coloco quando vou fazer a TPA, a água sobe com mais sujeira, e nesse dia no máximo mais um, deixo com o perlon para criar uma barreira fisica, depois disso, mais nada.


Carvão, quando a água não esta cristalina, ou mesmo, com um pouco de cheiro forte, uso por uns 5 dias depois descarto.


Agora, o carvão é muito útil se, em algum momento, precisar usar medicamentos ou produtos quimicos no reef, ele vai ajudar na remoção do excesso do produto.



Quanto ao RSM250, o perlon até cria certa dificuldade, mas nada que interfira no trabalho do sistema, pois, com a pressão da água que acumula, força a passagem e a gravidade resolve tudo.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Carvão ativado: Até quando ele funciona?

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Quanto dura um carvão é dificil de dizer. Ele tem uma capacidade máxima de adsorção que vai caindo a medida que a superficie fica mais e mais bloqueada pelo material adsorvido. Depois de um tempo ele atua mais como filtro biológico do que um filtro químico.
Mas é normal se dizer que o carvão tem sua melhor capacidade de adsorção nos primeiros 30 dias.
Eu particularmente não gosto do uso continuado, e uso por 1 semana e depois descarto. O carvão deveria afundar. Pode ser o material da bolsa que flutua que faz com que vc deva usar o peso. Mas via de regra, o carvão se hidrata rapidamente e logo depois das primeiras horas ele já afunda.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”