🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para montar luminária LED - Para os entendidos de elet

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Eiji
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuda para montar luminária LED - Para os entendidos de elet

#1 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Pessoal,

Comprei dois leds, um azul e um branco, ambos de 10W para testar montar uma mini luminária led, pois mais pra frente vou montar um aqua maior e pretendo montar tudo com leds....

Só que estou precisando de uma ajuda. Gostaria de saber qual a melhor maneira de montar eles.

No caso eu disponho de:

- 1x Led Azul - 10W, 12V, 1000mA
- 1x Led Branco - 10W, 12V, 900mA
- 1x Fonte de PC - 200W, saída 12V-12A ou 5V-5A

acredito que para apenas dois leds a fonte de PC seja muita coisa, então vou tentar achar no centro alguma fonte 12V que tenha como saída algo o mais próximo possível dos 2A que vou precisar.

Ainda preciso comprar o dissipador e as ventoinhas para montar a luminária. Alguém de Sampa sabe onde consigo achar o dissipador sob medida? As ventoinhas depois eu compro na Santa Efigenia mesmo.

Bom... minha maior dúvida mesmo é como montar o circuito?

pelo pouco que consegui pesquisar sobre eletronica (eu não entendo nada de eletronica e não lembro nada das aulas de física do colégio! rs), poderia ligar os dois leds numa fonte de 24V em série ou em uma fonte de 12V em paralelo. Já tenho a fonte de 12V, porém o que me preocupa é a corrente (ou amperagem).

Se eu ligar os dois leds em paralelo, usando a fonte de PC (12V/12A), vou ter um total de 6A para cada led (arredondando a corrente do led branco para 1000mA para facilitar nas contas), o que seria muito forte e ocasioinaria a queima dos mesmos, então, como fazer para reduzir esta corrente que passa por eles??? Eu pensei em colocar em paralelo aos leds, um resistor de uns 120ohms, assim ele puxaria os 10A restantes da fonte. É isso mesmo?!?!? Ou eu viajei?!?!?

Outra dúvida é se essa diferença de 100mA para mais seria muita coisa para o led branco (900mA) e reduziria muito a vida util dele ou não... Lembrando que nesses cálculos ainda não coloquei tbm as ventoinhas que vou precisar ligar....

Mais uma coisa.... na fonte de PC, ele diz saida 12V/12A. Esses 12A são para cada par de fio 12V ou para os dois pares? Ou seja, em cada par eu posso puxar 12A de corrente ou esses 12A é para a fonte toda? E o que acontece se eu ligar um total de mais que 12A nesta fonte?! A fonte queima ou simplesmente os leds acenderão mais fracos pela falta de corrente?!

Desculpa o monte de perguntas pessoal, mas estou ansioso para tentar montar esta luminária e não conheço ninguem que manje de eletronica... rsrsrs

Valeu!!!
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Pathy santos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Pathy
Data de Nascimento: 31 Mar 1980

Re: Ajuda para montar luminária LED - Para os entendidos de

#2 Mensagem por Pathy santos »

lá Eiji, onde comprou os leds?

Eiji Yoshimura

#3 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Oi Pathy, comprei pelo ebay....

Diego Munhoz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: di.straido
Curtiu: 10 vezes

#4 Mensagem por Diego Munhoz »

E aí Eiji, nada ainda?

To querendo arriscar uns leds pelo ebay também mas estou travado no driver pra eles... não faço idéia de como comprar isso!!!

Mauro Specca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Yelow
Recebeu Curtir: 9 vezes

#5 Mensagem por Mauro Specca »

Pessoal, pode comprar o dissipador de PC mesmo, ja vem com o cooler, = R$ 10,00 pilas cada um, tem na Sta. efigênia, fixar os leds com pasta térmica, ligar em paralelo numa fonte "AT" de PC de 12 volts.= R$ 20,00 pilas -Sta. Efigênia. Podem comprar os leds pelo e.bay sem medo. "'recebi todos que comprei".
Estou usando uma dessas fontes "AT" 12 volts" (comprei usada) para quatro leds azuis, ja tem quase um ano.
Caso queiram pode vir aqui em casa pra ver as luminárias Diy.

Eiji Yoshimura

#6 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Mauro, e quanto í corrente (amperagem) da fonte?!?!?

No caso uma fonte de pc tem 12A na saída 12V. Os leds que comprei, são 1000mA e 900mA para o azul e o branco respectivamente.

No caso se eu simplesmente ligar em paralelo sem utilizar nenhum outro componente, eu irei queimar os leds devido ao excesso de corrente, não?!

FABIO BEZERRA
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: FABIO
Data de Nascimento: 22 Mai 1984
País: BRASIL

#7 Mensagem por FABIO BEZERRA »

Eiji!!

corrente não pode faltar mas sobrar não tem problema, o led só vai utilizar o necessario pois a fonte é até 12 amperes não é de 12 amperes pois a amperagem está diretamente proporcional a carga aplicada por exemplo se por ventura voce colocar algo que consuma 3 amperes a fonte vai fornecer os tres amperes se colocar mais 5 ela vai fornecer 8 amperes assim até chegar na corrente nominal dela !! entendeu ???

dudu_rp
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Dudu
Data de Nascimento: 15 Mar 1981

#8 Mensagem por dudu_rp »

Boa Noite Amigos!

Corrente nao "pode sobrar", senao voce queima o led. Se pudesse sobrar, nao seria necessário utilizar resistencia.

Devemos limitar a corrente no led de acordo com as especificaçoes que podem ser encontradas no datasheet dos mesmos. A resistencia tem a funçao de se opor a passagem de corrente, ou seja, deixa passar apenas aquilo que o led ou qualquer outro dispositivo DC precisar. Portanto, devemos efetuar o calculo de qual resistencia utilizar para cada led. Podemos calcular esta resistencia através da Lei de Ohm:

U = R * i, onde U é o valor da tensão, no caso 12V; R, é o valor da resistência em Ohm, e i é corrente.

Como queremos saber qual o valor da resistencia:

R = U/i

Por exemplo, para o caso do seu led azul, que de acordo com suas informações deve ser alimentado em 12V e corrente máx. de 1000mA:
1000mA é o mesmo que 1A.

R = 12/1
R = 12 Ohm

Portanto, devemos utilizar um resistor de de 12 ohm em SÉRIE com o led azul para limitarmos sua corrente a 1A, ou 1000mA para uma tensão de 12V.

Eiji Yoshimura

#9 Mensagem por Eiji Yoshimura »

dudu_rp, eu ainda não montei, mas achei que fosse isso mesmo que vc informou....

só estou na duvida quanto a qual resistor usar....

pois se eu usar um de 12ohms para cada (supondo que seja 1A cada led) eu não vou limitar também a voltagem que passará pelo led?

e tbm não vai faltar corrente??? pois a corrente se divide proporcionalmente para cada componente em paralelo, não??? ou seja, se eu colocar os dois leds, eu teria que colocar um resistor para reduzir o equivalente a 5A e não 12A, certo??? considerando que cada led vai receber 6A....

dudu_rp
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Dudu
Data de Nascimento: 15 Mar 1981

#10 Mensagem por dudu_rp »

entao, vc NíO poderá utilizar um de 12 ohm para cada, senao a corrente em cada será de 1A ou 1000mA, e, segundo as suas especificaçoes o branco suporta corrente de até 900mA, ou 0,9A.

Para o branco vc deverá repetir a fórmula utilizada no azul, porém ao invés de dividir por "1", deverá dividir por "0,9" que é o mesmo que 900mA.

Quanto a falta de corrente, nao se preocupe! Pois vc disse que sua fonte suporta até 12A, e para estes 2 leds vc estará utilizando apenas 1,9A (de acordo com as especificaçoes que voce passou).

Não se preocupe com o excesso de corrente, pois o resistor tem justamente esta funçao, o de se opor a passagem de corrente, deixando passar apenas a corrente desejada. Lembre-se, para cada led, deverá utilizar a resistencia em série, e NUNCA ligar um led diretamente a fonte de alimentaçao, pois o excesso de corrente irá queimá-lo instantaneamente.

De uma lida no link abaixo, acredito q ira ajudá-lo...

http://www.electronica-pt.com/index.php ... t/view/126

Qq coisa me mande uma MP que tento ajudá-lo....

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: mauricio_Nogueira
Recebeu Curtir: 5 vezes

#11 Mensagem por mauricio nogueira »

Galera achei um distribuidor em SP que tem leds a bons preços

Led 3 Watt SEM DISSIPADOR - Azul - IV: 20 - 30 lm = R$ 5,30 / 1 peça
Led 3 Watt SEM DISSIPADOR - Branco - IV: 110 - 130 lm = R$ 6,30 / 1 peça
LED 50 WATT BRANCO - IV:4000-4500 LM = R$ 230,00 / 1 peça
LED 100 WATTS BRANCO - IV: 8000-8500 LM = R$ 460,00 / 1 peça