🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#1 Mensagem por Floriano Filho »

Gente achei uma moréia por aqui, que já chamo aqui de Dona Banana (vcs vão ver porque pleas fotos abaixo), e resolvi levar para o meu RSM 250.
Ela está legal e convivendo bem com os demais peixes. Estou a alimentando com pedaços de camarão crú uma vez ao dia (um camarão inteiro em pedaços) e vou alternar com peixes vivos (paulistinhas por exemplo).
Mas eu não sei nada sobre a criação desse tipo de peixe. Alguém por aí sabe como devo tratar e cuidar desse bicho?
Ah, outra coisa, ela andou meio sumida depois que eu tive uma crise no PH do meu aqua, mas após regular tudo ela ficou legal e voltou a nadar pra lá e pra cá. Só que apareceu com uma mancha próxima da saída da guelra direita, mas que parece uma concentração maior das pintas dela... que será isso?
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Moreias são bem resistentes e normalmente vão pedir apenas que as alimente com certa frequência e manter uma boa tampa no aquário pois de tempos em tempos elas saem de suas tocas e acabam achando um buraquinho para sair do aquário. As vezes animais meio secos ainda estão vivos e se recuperam dessas viagens externas, mas convém não tentar e manter sempre o aquário tampado.
A mancha pode ser um trauma em alguma rocha (batida) mas se ela está normal, deve se recuperar rapidamente.

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#3 Mensagem por André Fonseca »

Floriano,

Que peixes vc tem no aqua???

As Moréias são predadores e podem atacar outros peixes, principalmente os menores. Pra vc ter uma idéia, minha última Moreia matou um Lion Fish...

E outra coisa, não alimente seus predadores marinhos com peixes dulcícolas, pq isso acaba matando os predadores. Aproveita que vc tá perto do mar e capture alguns Sargentinhos e vai oferecendo pra Moreia. Vc pode ensinar ela a pegar o peixe na ponta da pinça, pra facilitar a alimentação.

Ah, e parabéns pela foto dela na Anêmona!!!

Foi um "click" muito feliz!!!

icon_iCo01
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#4 Mensagem por Floriano Filho »

Olá André! Bem agora no meu aqua agora tem pouca gente, pois há poucos dias tive uma catástrofe com o skimmer enquanto estava de plantão em outra cidade, minha esposa (orientada por mim por telefone) se apavorou e desligou o skimmer (que ficou assim uns dois dias depois de ter derramado muita espuma de volta pro aqua) e o PH subiu repentinamente e o aqua ficou parecendo Chernobil. Morreram Flame Angel, Powder Blue Tang, uma Dozelinha Nacional toda pintadinha que esqueci o nome, Hepathus, etc. Ai ai, não gosto nem de lembrar... Estavam todos os parâmetros "nota 10" e estáveis depois de 5 meses de montagem...
Ele era assim...
Imagem
... Agora estou em fase de "re-regulagem" do ambiente e só sobraram os palhaços e o Yellow Tang e a Moréia.
A propósito, a anêmona não é anêmona, é um Elegence Coral. A "Dona Banana" adora dar um "rolé" por dentro dele...

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#5 Mensagem por Floriano Filho »

Ah... e minha moréia, a Dona Banana, está pequena ainda (menos de 20 cm)... Será que ela engole sargentinho?

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#6 Mensagem por André Fonseca »

Vixe, jurava que era uma Anêmona...

icon_rotfl2

Mesmo assim, a foto ficou demais!!!

Sobre os habitantes que ainda tem no aqua, acho que vc chegou num dilema: ou a Moréia ou os Palhacinhos.

Pq é questão de tempo até ela predar um deles...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Marcos Mancini
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 21 Jun 2011, 17:28
Apelido: mancini
Data de Nascimento: 05 Ago 1978
Cidade: santos
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#7 Mensagem por Marcos Mancini »

Ola Floriano !!!!

Sou novo por aqui, show de bola esse forum.
Em relação a sua moreia, não vejo problemas, eu particularmente sempre tive moreias(banana, pintada, nebulosa)
e nunca tive problemas, pelo contrario, só me deram alegrias. No meu aquarioo ainda tinha stenopus, bailarinos,
aranha e sempre foi bem tranquilo.
Para as minhas dava lulas e camaroes, nunca dei peixes, pois foi recomendação de um amigo, ficaram comigo
por mais de cinco anos, quando tive que desmontar o meu aquario foi doadas para o aquario municipal de minha cidade.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#8 Mensagem por Flávio Wyinz »

Floriano, não tenho muita experiência com esta moréia.
Tenho em meu aquário uma mirictis a mais de 4 anos, porém desde o início fui instruído a não alimentá-la com peixes para não incentivá-la a comer a população do aquário icon_assobiando .
Sendo assim alimento ela de 3 a 4 vezes por semana com uns 4 camarões (isso hoje) no início ela era tão pequena que dava 2 camarões a cada 2 dias.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Marcos Mancini
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 44
Registrado em: 21 Jun 2011, 17:28
Apelido: mancini
Data de Nascimento: 05 Ago 1978
Cidade: santos
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#9 Mensagem por Marcos Mancini »

Flávio Wyinz escreveu:Floriano, não tenho muita experiência com esta moréia.
Tenho em meu aquário uma mirictis a mais de 4 anos, porém desde o início fui instruído a não alimentá-la com peixes para não incentivá-la a comer a população do aquário icon_assobiando .
Sendo assim alimento ela de 3 a 4 vezes por semana com uns 4 camarões (isso hoje) no início ela era tão pequena que dava 2 camarões a cada 2 dias.
Abraço.


Nesse caso, salvo engano, a mirictis não é moreia e sim enguia, são bem mais tranquilas, porem, fazem muita
sujeira no aqua., e chegam acrescer bem mais que as moreias.

Avatar do usuário
Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 640
Registrado em: 09 Out 2009, 15:50
Apelido: Zinho
Localização: Jacareí - SP
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#10 Mensagem por Flávio Wyinz »

Marcini, eu sei que a mirictis não é uma moréia, porém muitos logistas í vendem como se fosse.
Com relação a sujeira, nunca tive nenhum problema nesses 4 anos. Ela sempre foi muito sossegada.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#11 Mensagem por Elder Luis »

Floriano, vc pode começar a fazer o chamado "bio-encapsulamento", coloque ração junto ou dentro do camarão que vc dá para a moréia para ela começar a acostumar, uma hora vc vai conseguir dar apenas ração jumbo para ela, diminuindo bem o nitrato.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: MORÉIAS: Bicho legal! Mas como cuidar e ter no aqua?

#12 Mensagem por Matias Gomes »

eu cheguei a ganhar do amigo Alcides 8 moreias para montar um aquartio só delas, era lindo o aqua cheio delas brigando por causa dos pedaços de camarão, mas desisti por causa da quantidade que já tinha de áquas rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”