🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luz noturna para aquarios marinhos.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Everton Gallerani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Jun 2011, 18:56
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Abr 1973
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Caetano do Sul - SP

Luz noturna para aquarios marinhos.

#1 Mensagem por Everton Gallerani »

[font=Times New Roman]Olá sou novo no aquarismo e tenho há 1 mês um aqua de 200 litros em meu apartamento.
Estou com algumas dúvidas em relação a luz noturna para aqua marinho. Para que serve além de beleza? Ajuda na vida marinha de meus peixes e corais?
Se alguém souber a resposta por favor me ajudem....
Abraços a todos.
[/font]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Everton

Bem vindo a Brasil Reef, fique a vontade para exclarecer suas duvidas.

Estou longe de ser o expert em iluminação noturna em aquarios, assim recomendo como para qualquer outra duvida, poderar muito sobre as opiniões que receber, avalie bem as considerações feitas e qual seu embasamento. Aproveite e tente visitar colegas aquaristas, a observação é uma forma segura de aprendizado.

Voltando a sua pergunta,, qual seria a pertinencia da iluminação noturna em um aquario, além da estética visual? Eu lhe respondo sem titubear, facilitar aos peixes a identificação de obstaculos, se preferir a localização das rochas, suas passagens, vaos e fendas.

Durante a noite nem todos seres de seu aquario dormem, alguns saem a caça para se alimentar, esbarrando eventualmente em um peixe entocado, não que o peixe seja seu prato principal, mas normalmente quem caça a noite não usa a visão, usa o tato, antenas, patas, pelos etc, assim mapeiam a região, assim buscam alimento.

Um peixe entocado pode se assustar com este contato, afinal o instinto é soberano, uma fuga instantenea é efetuada, se o peixe sair da latência as escuras seu tempo de reflexo esta baixo e a dificuldade ampliada pela escuridão facilitando uma colisão acidental com rochas e lesões são provocadas, normalmente nor olhos que são mais projetados e acredito piamente nas maximas Murphy (Lei de Murphy é um adágio popular da cultura ocidental que afirma: "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará"), se alguma parte do corpo do peixe tiver que acertar uma rocha, certamente será a parte mais sensivel (minha adaptação).

Neste mesmo caso porém com a iluminação noturna, o peixe tem a vantagem de uma melhor visão do ambiente, facilitando a vida do nosso heroi. icon_yes
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Adriel Faust Martins
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Jun 2010, 16:13
Apelido: Lero
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#3 Mensagem por Adriel Faust Martins »

Acho que a luz noturna serve para simular as fazes da lua, isso pode estimular a reprodução dos peixes e corais, mas também deve ter uma variação de temperatura da água ao longo de uma ano para os corais sincronizarem a reprodução deve ser tudo calculado nos mínimos detalhes. Então se não tiver esse fim de tentar a reprodução em cativeiro não precisa dessa iluminação noturna.

Avatar do usuário
Everton Gallerani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Jun 2011, 18:56
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Abr 1973
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#4 Mensagem por Everton Gallerani »

Obrigado pela resposta de todos. Agradeço mesmo...

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Lampada noturna ou moon light (normalmente LEDs fracos) nao conseguem simular a lua, apenas tem efeito estetico ou entao servem pra diminuir o stress dos animais na escuridao (se é q isso existe). Até existem aparelhos para simular a luz lunar entre outros efeitos, mas custam caro pacas... via de regra eu acho um acessorio dispensavel.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#6 Mensagem por Elder Luis »

Eu comecei a usar moonlight e minhas anemônas começaram a fugir da luz e eu acabei desistindo da tal moonlight
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#7 Mensagem por Mauro Becker »

Hummm

É que a rigor um moom ligth deveria ser branco tenue, bem suave. Normalmente tenho visto os leds de cor azul e de intencidade relativa, acho que neste caso um certo desatropelo artistico rs

Voltando, uma simulação de fases da Lua, em aquarios somente se considerada a questão da luz, pois simular a Lua seria necessário maiores considerações, afinal não é apenas a luz prateada que esta presente, devemos considerar que o maior fator de interferÊncia usado pelos organismos vivos, é a energia gravitacional.

No caso ods oceanos isto representa as maiores mares, e para os seres vivos a chance de ovos, larvas etc serem levados para mais distante. Isto não dá para simular, apenas sincronizar ok.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#8 Mensagem por Elder Luis »

Becker, acho que a ideia nos sistemas fechados é mais estético do que biológico. A refração de algumas cores sob a luz azul, em especial corais verdes, é muito bonita. Acho que em termos práticos, teremos um resultado muito melhor e muito mais satisfatorio em termos biológicos se conseguirmos alterar a circulação/movimentação de água durante o dia e em especial de noite. Durante a noite o mar costuma ser mais calmo, as correntezas são mais fracas e vão aumentando gradativamente conforme o dia nasce e a temperatura vai aumentando. Se conseguir amenizar ou diminuir a circulação de noite, em termos práticos, isso terá um benefício muito melhor do que uma simples luz. Salvo engano as Vortech da vida possuem diversas programações que podem simular essas condições.

Como eu não tenho Vortech, não consigo fazer essa simulação, porém, eu costumo abaixar 1 grau a temperatura do aqua nessa época do ano, ou seja, entramos no inverno, eu tento simular essa condição, no verão o aqua volta para os 26ºC e o chiller segura.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#9 Mensagem por Mauro Becker »

Opa!

Alternar a circulação é uma opção salutar mesmo, as melhores variações são as de fluxo e refluxo, como vc bem menciona as Vortech tem esta opção, inclusive a oscilação pode ser mudada em intencidade.

Estou sem as Vortech, uma hora vem.

DOs osciladores de fluxo que já testei, os temerosos quebra-quebra, ups!!! digo gira-giras são os que verifiquei terem resultado exemplar, muito bom mesmo, pena engasgarem com o tempo, na sequência os Hydors, não são uma maravilha sob aspecto de direcionamento mas são simples de usar e duram muito.

Sob a luz azul, já li muita coisa, uns estudos demonstram haver aproveitamento, outros não, existem muitas variaveis a serem consideradas, aspectos etc, muitas destas matérias foram links postados pelo Celso.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Everton Gallerani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Jun 2011, 18:56
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Abr 1973
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#10 Mensagem por Everton Gallerani »

Então, resumindo. A luz azul "simulando a luz lunar" não é boa e nem ruim? Eu como sou iniciante no assunto estava querendo colocar pois vi em alumas fotos postadas que os corais ficam muito bonitos. Já que alguns são de vida noturna. E em relação aos atropelos dos peixes com os corais a noite? Isto é verdade ou simplismente a luz é decorativa somente?

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Everton, matou a charada.

Vai tudo do gosto do aquarista, queremos sempre o melhor para nossos corais e peixes, mas, se não agradar meus olhos, sinto muito, não fica. rss


Em casa, se deixar luz acesa a noite, o pau come, imagina, cada fresta do aquário tem um dono (tang) e todas outras tem uma dona (hepatus) enquanto existir uma réstia de luz, a hepatus quer ficar em todas as tocas, e não deixa nenhum outro tang em paz. Então aqui, apesar de ter nas luminárias que tenho, 4 lampadas dicróicas azuis para fazer noturna, não ficam acesa não. rss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Everton Gallerani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Jun 2011, 18:56
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Abr 1973
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#12 Mensagem por Everton Gallerani »

Aí é que está o problema. Eu gostaria muito de ter um yellow tang em meu aqua. Mas se eu achar uma luz led com menos intensidade será que ficaria legal no aqua a noite?
O que vc acha Renato Vidal? Gostaria de uma opinião sua...

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#13 Mensagem por Renato Vidal »

Everton,

Seu reef, para mim, é o limite para ter um tang (mas colocaria apenas um mesmo rss).

O Yellow Tang rouba a cena, destaca bastante.

Agora, apagou a luz, ele se entoca e, só vai ver ele no dia seguinte.

Aqui em casa, enquanto tiver luz acesa, os peixes estão ativos, apagou, cada um vai pro seu canto, isso até mesmo com a luz do quarto onde o aquário fica.

A luz noturna, eu vejo mais como decoração, para quem tem tempo de parar na frente do aquário só depois que as luzes principais já se apagaram, mas, também é questão de programar melhor o horário das luzes, aqui em casa, as luzes acendem as 16:00 e vão até as 00:00, assim, conseguimos curtir o aquário ainda aceso.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Everton Gallerani
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 23 Jun 2011, 18:56
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Abr 1973
Cidade: São Caetano do Sul
País: Brasil
Localização: São Caetano do Sul - SP

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#14 Mensagem por Everton Gallerani »

Em meu apartamento eu coloco para acender ao meio dia e apaga as 22 horas pois li que as luzes tem que ficar acessas de 8 a 10 horas por dia pelo menos. Isto procede?
Agradeço a atenção. Vou colocar apenas um tang mesmo. Pretendo colocar apenas 5 peixes já que tem que ter para cada peixe 15 litros de água.
Obrigado!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Luz noturna para aquarios marinhos.

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Sob condições normais de 10 a 12 horas são suficientes, aqui eu alterno entre a iluminação mais forte das HQIs e no final do fotoperiodo fluorescentes actinicas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”