🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para mudar o reef

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Franciene Lima
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 22 Mai 2011, 12:46
Apelido: Fran Lima
Data de Nascimento: 21 Mar 1986
Cidade: Jacareí
País: Brasil

Ajuda para mudar o reef

#1 Mensagem por Franciene Lima »

Pessoal tenho apenas 5 meses de reef e vou fazer uma reforma em casa, vou passar uns 2 meses na casa vizinha (da minha mãe), como haverá quebra de algumas paredes, vou precisar tirar tudo de casa, inclusive meu reef, ele tem 0,70x0,40,0,50cm
tenho corais e 4 peixes, como faço pra transporta-lo? posso tirar qto de agua, e as RV posso tirar tbm e leva-las em um balde, junto com os corais? qto tempo um coral vive fora d'agua??
icon_headstars

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Ajuda para mudar o reef

#2 Mensagem por Elder Luis »

vc vai ter que remontar, tirar td água, corais, peixes e parte do substrato, vai dar um trabalho do cão e corre risco de perder alguns animais, se não tiver muita experiência, peça ajuda para algum aquarista aí de perto de vc, o pessoal costuma ajudar sem frescura
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Ajuda para mudar o reef

#3 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Comprei meu aqua montado de uma pessoa aqui perto de casa.

O que fiz para trazer foi:
1 - colocar os corais em uns potes com a água de aquario.
2 - Coloquei uns 70% da aqua do aquario em um tambor.
3 - Os peixes deixei no aqua mesmo com o restante das coisas.

Para montar de volta somente acrescentei a agua no aquario devagar para não "bagunçar" mais as coisas e recoloquei os corais.

Este processo não durou mais que 20 minutos em meu caso e não tive nenhuma perda.
Mas fique atenta com relação a temperatura d'agua. para não estar diferente do tambor/aquario/corais.

Esta é só minha experiencia.

Avatar do usuário
Franciene Lima
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 22 Mai 2011, 12:46
Apelido: Fran Lima
Data de Nascimento: 21 Mar 1986
Cidade: Jacareí
País: Brasil

Re: Ajuda para mudar o reef

#4 Mensagem por Franciene Lima »

É Roberto, foi isso q imaginei..
Elder.. me assustou um pouco.. rss tomara que eu não tenha perdas.. :shock:

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Ajuda para mudar o reef

#5 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

O meu tem o tamanho de 60x30x30. Só cuidado com o transporte do vidro.

O meu tive que fazer isso levando de carro.

No dia os corais ficaram fechados. Mas no outro já estava ok.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda para mudar o reef

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Mudanças não são tão complicadas, porém, merecem atenção bem grande.

Uma dica, se for começar, tenha certeza que tera tempo para ir até o fim, nessa litragem, acredito que pode demorar de uma hora até umas 3 horas de ralo. rss



1 - Usando um organizador plástico, desses de guardar bagunça :lol: , coloque até a metade de água do aquário, e coloque todas rochas, de forma que fiquem bem encaixadas, sem prensar os corais e com água cobrindo as rochas. Transportar o aquário, com rochas dentro, é um risco muito grande de alguma rolar e acabar quebrando/trincando o aquário.

2 - Os peixes, voce vai ter que ensacar, não é por muito tempo, então, não precisa de O[sub]2[/sub] apenas ensacar com metade água e metade ar bem preso, igual quando compramos os peixes, isso, se voce passar em alguma loja e pedir para o lojista lhe ensinar, é fácil fazer, inclusive, pegue com ele alguns saquinhos. Interessante colocar todos em um isopor e em ambiente com temperatura agradavel para evitar gelar ou cozinhar os peixes. rsss (não deixse no chão direto - frio - nem no sol)

3 - Retire parte da água do aquário, não toda, deixando no aquário, somente o suficiente para cobrir o substrato (coisa de um dedo acima do substrato) e coloque em um balde ou galão, depois de ter tirado as rochas e os peixes, ficou pouca água ja.

4 - Movimente o aquário para onde precisa ir, se ainda estiver pesado, separe o vidro do móvel, porém, tenha cuidado ao transportar para evitar qualquer problema, pois, logo mais, todos animais irão voltar para o aquário. IMPORTANTE, tente não balançar demais o aquário, pois, o substrato e muita biologia estão ali, e balançando demais, vai demorar mais para essa poeira baixar, nesse movimento, a "sujeira" que fica no substrato vai se movimentar, deixando essa pouca água turva podendo elevar os níveis de amonia e nitrato, porém, nada que se preocupar nesse momento.

5 - Aquário no lugar, começamos a recolocar as coisas, primeiro, pegue um saco plástico bem grosso, coloque por cima do substrato e coloque a água que retirou, jogando a água sobre o saco plástico, ela não vai escavar o substrato, evitando ficar água turva.

6 - coloque agora, a água e as rochas que estavam no organizador plástico, organizando o espaço ao seu gosto e deixando os corais na posição adequada.

7 - por fim, coloque os peixes, primeiro para aclimatar um pouco, já que ficaram fora do aquário, a temperatura da água do saquinho deve ter caido um pouco, então, deixes eles boiando no aquário uns 15 ou 20 minutos antes de soltar.

8 - ACABOU. rsss


Boa sorte na mudança.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda para mudar o reef

#7 Mensagem por Mauro Becker »

FRan

Um aqua de perto de 150 kilos

a mudança é para muito longe? se sim o Renato indicou uma boa sequência assim como nossos outros colegas/amigos

Se for muito perto (casa vizinha) e as rochas estiverem bem ancoradas, o movel for bom, apenas abaixe a agua desmonte a elétrica e impecilos demais e dois caras conseguem mover o aquario com calma sem solavancos, tipo transporte de paciente de UTI.

Claro que se tiver escada, grandes obstaculos, esqueça! tem de ser algo de simples execução.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”