🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wendell.gouveia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 13 Jul 2011, 17:34
Apelido: Dell
Data de Nascimento: 15 Fev 1983
Cidade: Franca
País: Brasil

Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#1 Mensagem por wendell.gouveia »

Olá Pessoal,

Já faz algum tempo que estou estudando sobre o assunto de aquario marinho antes de iniciar o meu projeto.

Fiz algumas escolhas (no papel ainda) e gostaria da opinião de vcs.

Setup:
Display: 130 X 45 X 45 (263 litros)
Sump : 110 X 40 X 40 (Com local para tratar aqua quando for fazer as TPAS de 40 cm sobrando 70cm para o resto do sump)
SKIMER ESCUMA 300
2 BOMBA BOYU 1300
2 GIRA GIRA
1 BOMBA SUBMERSA VIAQUA 2600
1 AQUECEDOR VIAQUA 300W
1 Luminaria Lâmpadas: 4X T5 HO 10.000K 39 watts 849mm
Rochas Vivas 40 kg

Quero colocar cerca de 4 casais de Palhaços (Comum, Black e Marom) e cerca de umas 20 mudas de corais sendo umas 5 de corais duros e umas 15 de corais moles e 1 aneoma.

O que vcs acham desse setup para manter esse animais? o que preciso melhorar? sou bem iniciante nesse mundo de aquario marinho então qualquer dica será de grande ajuda.

Grato a todos.

Wendell Gouveia
"Vivendo e aprendendo" sempre...

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#2 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Falta um controlador de temperatura: Para resfriar a água(chiller ou ventoinha).
O aquecedor eu colocaria 2 de 150w ao invés de 1 de 300. Caso um de zica o outro ainda segura um pouco.

Avatar do usuário
Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2797
Registrado em: 01 Set 2010, 00:06
Apelido: luiz
Cidade: Vitoria e.s
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#3 Mensagem por Marcus l lage »

Boa... Mas Acho que vc esta com um Skimmer que não vai ser sustentador de uma ltragem como vc falo....no projeto... Porque Acho que vc só vai ter um bom resultado com um Skimmer 600 lt á 700 lt. E bombas de circulação vc vai ter que almentar tambem como tambem a bomba de recalque 3200 lt recalque e circulação 3 de 2000 lt acho eu,,,.Valeu

Um Abç :P

E Boa Sorte icon_joia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#4 Mensagem por Elder Luis »

acho que com essa configuração vai ser um pouco difícil ter SPS, eles são muito exigentes com iluminação e circulação. Para SPS o ideal seria HQI ou LED e circulação bem reforçada.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
wendell.gouveia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 13 Jul 2011, 17:34
Apelido: Dell
Data de Nascimento: 15 Fev 1983
Cidade: Franca
País: Brasil

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#5 Mensagem por wendell.gouveia »

Elder Luis escreveu:acho que com essa configuração vai ser um pouco difícil ter SPS, eles são muito exigentes com iluminação e circulação. Para SPS o ideal seria HQI ou LED e circulação bem reforçada.


Tenho uma opcao de colocar 4 t5 de 54w... assim será que da para ter uns SPS?
"Vivendo e aprendendo" sempre...

Avatar do usuário
wendell.gouveia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 13 Jul 2011, 17:34
Apelido: Dell
Data de Nascimento: 15 Fev 1983
Cidade: Franca
País: Brasil

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#6 Mensagem por wendell.gouveia »

Marcus lage escreveu:Boa... Mas Acho que vc esta com um Skimmer que não vai ser sustentador de uma ltragem como vc falo....no projeto... Porque Acho que vc só vai ter um bom resultado com um Skimmer 600 lt á 700 lt. E bombas de circulação vc vai ter que almentar tambem como tambem a bomba de recalque 3200 lt recalque e circulação 3 de 2000 lt acho eu,,,.Valeu

Um Abç :P

E Boa Sorte icon_joia



Vlw pela dica...

Será que um para 400l já nao seria suficiente? O pessoal da Loja me falou que se eu colocar um skimmer muito forte pode tirar nutrientes em exagero e prejudicar até mesmo os carais moles... será que tem fundamento isso?

Obrigado pela ajuda...
"Vivendo e aprendendo" sempre...

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#7 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Wendell.

Primeiro, seja muito bem vindo a BrasilReef, fique a vontade para perguntar, pesquisar e tudo mais.

Um bom aquário de água salgada, precisa de um bom leque de informações, por isso que os foruns existem, para todos trocarem experiências, adquirir informações com aqueles que já quebraram a cara e com aqueles que, de uma maneira ou outra, acertou a mão.

Infelizmente, aquário marinho não tem receita de bolo, por mais que se faça tudo como manda o figurino, um aquário nunca é igual ao outro, o grupo de variaveis é muito grande, então, tentamos sempre trabalhar com um padrão elevado, para diminuir as possibilidades de falha.


Primeiro, parabéns, voce começou da maneira correta, estudando e perguntando, isso vai ajudar voce a gastar menos dinheiro com equipamentos desnecessários e, investir o dinheiro em algo que vai lhe trazer melhor retorno.

Bem, vou dar alguns pitacos então. rsss


A medida do display esta boa, lampadas T5 de 54 Watts, possuem 115 cms de comprimento, então, em um display de 130, voce vai perder pouco na iluminação, vai ter um final com sombra nas laterais, o que, dependendo da montagem da paisagem no display, não vai interferir em nada.

Eu sou adepto de display com largura maior, o nosso aqui em casa tem 80 cms de largura, da uma área muito boa para os peixes nadarem e ainda permite aos corais crescimento, sem prejudicar tanto os que ficam embaixo (fazendo sombra).

Quanto a altura, 45 cms é excelente, considerando que não enche até o topo e embaixo ainda vai uma camada de subtrato, deve sobrar em torno de 35~38 cms de coluna d'água, o que é excelente para a penetração da luz das lampadas T5, eu diria que, dependo da montagem das rochas, com áreas mais elevadas, da sim para tocar com algumas espécies de SPS.


Quanto ao sump, pesquise bem, pois, depois de feito, é uma área dificil de mudarmos, então, observe bem as medidas dos espaços, para que caiba o skimmer com tranquilidade, bomba de recalque etc. etc. etc.

Quanto ao skimmer, seu sistema vai ter próximo de 260 litros reais (display + sump - 30% ocupação de rochas/substrato).
É complicado dizer, pois, nem uma das duas linhas de pensamento estão erradas, como citei, não existe receita de bolo, agora, eu acho que é muito mais fácil dosar nutrientes em um aquário com pouco do que, colocar quinhentas resinas removedoras, ou outros equipamentos, para tentar reduzir os nutrientes em excesso (geralmente nitrato e fosfato) então, um skimmer maior é mais adequado (na minha opinião)

Pesquise com calma, preço de skimmer novo, classificados no forum, etc etc. acredito que com o valor que vai investir em um para 300 litros, consegue um skimmer para o dobro de sua necessidade (não precisa ser mais que isso também).

Para recalque e circulação, seu reef vai precisar de uma bomba para levantar a água do sump para o display, e, dependendo da força dela, pode ser usada também como circulação, apenas dividindo a subida em duas saidas por exemplo.

Para essa litragem, uma bomba como sicce ou magdrive vai solucionar a necessidade, com algo em torno de 2000 lts/hora, e, dentro do display, uma bomba de circulação (tipo stream) como sunsun, koralia, tunze ou ainda as vortech vai fazer o movimento necessário.
A escolha das bombas, além de preço e qualidade, leve em consideração o consumo, quanto maior o consumo da bomba, maior o calor que ela gera também, e isso vai exigir melhor atenção depois.


Um cuidado importante em aquários marinhos é a estabilidade dos parametros, entre eles, densidade, temperatura, calcio, RA e pH (entre outros rss).

Então, para temperatura, também indico o uso de uma controladora de duas saídas (COEL ou Fullgauge por exemplo) assim, voce não tem equipamentos competindo entre eles (aquecedor ligando ao mesmo tempo que as ventoinhas ou ventiladores/chiller.
O preço de um aquecedor com termostato, é quase o preço da controladora, e, com a controladora, o aquecedor pode ser daqueles mais simples, já que a controladora vai ligar e desligar quando for preciso.

Quanto as lampadas, indico voce aproveitar a extensão do aquário, usando as T5 de 54 watts, voce cita 4 lampadas, tentaria chegar em 5, 3 brancas (pode ser inclusife philips) e duas actinicas.

Quanto ao que pretende ter no reef, no quesito corais, a variedade é bem ampla, com corais moles (softs), LPS (corais duros com polipos grandes) e os SPS, duros com polipos pequenos.

Com essa configuração, consiga sim manter um reef misto, com diversos corais e seus peixes, apenas é importante, sempre questionar antes de comprar ou acomodar um coral novo, a galera aqui vai ajudar sempre, com o melhor ponto de luz, circulação ideal etc etc para cada tipo de coral.


Não se esqueça que além das rochas, também é necessário o substrato.


Espero ter ajudado, qualquer dúvida, pergunte. rss


Abraços

Renato Vidal
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
wendell.gouveia
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 13 Jul 2011, 17:34
Apelido: Dell
Data de Nascimento: 15 Fev 1983
Cidade: Franca
País: Brasil

Re: Projeto Aquario Marinho 130 X 45 X 45

#8 Mensagem por wendell.gouveia »

Renato Vidal escreveu:Beleza Wendell.

Primeiro, seja muito bem vindo a BrasilReef, fique a vontade para perguntar, pesquisar e tudo mais.

Um bom aquário de água salgada, precisa de um bom leque de informações, por isso que os foruns existem, para todos trocarem experiências, adquirir informações com aqueles que já quebraram a cara e com aqueles que, de uma maneira ou outra, acertou a mão.

Infelizmente, aquário marinho não tem receita de bolo, por mais que se faça tudo como manda o figurino, um aquário nunca é igual ao outro, o grupo de variaveis é muito grande, então, tentamos sempre trabalhar com um padrão elevado, para diminuir as possibilidades de falha.


Primeiro, parabéns, voce começou da maneira correta, estudando e perguntando, isso vai ajudar voce a gastar menos dinheiro com equipamentos desnecessários e, investir o dinheiro em algo que vai lhe trazer melhor retorno.

Bem, vou dar alguns pitacos então. rsss


A medida do display esta boa, lampadas T5 de 54 Watts, possuem 115 cms de comprimento, então, em um display de 130, voce vai perder pouco na iluminação, vai ter um final com sombra nas laterais, o que, dependendo da montagem da paisagem no display, não vai interferir em nada.

Eu sou adepto de display com largura maior, o nosso aqui em casa tem 80 cms de largura, da uma área muito boa para os peixes nadarem e ainda permite aos corais crescimento, sem prejudicar tanto os que ficam embaixo (fazendo sombra).

Quanto a altura, 45 cms é excelente, considerando que não enche até o topo e embaixo ainda vai uma camada de subtrato, deve sobrar em torno de 35~38 cms de coluna d'água, o que é excelente para a penetração da luz das lampadas T5, eu diria que, dependo da montagem das rochas, com áreas mais elevadas, da sim para tocar com algumas espécies de SPS.


Quanto ao sump, pesquise bem, pois, depois de feito, é uma área dificil de mudarmos, então, observe bem as medidas dos espaços, para que caiba o skimmer com tranquilidade, bomba de recalque etc. etc. etc.

Quanto ao skimmer, seu sistema vai ter próximo de 260 litros reais (display + sump - 30% ocupação de rochas/substrato).
É complicado dizer, pois, nem uma das duas linhas de pensamento estão erradas, como citei, não existe receita de bolo, agora, eu acho que é muito mais fácil dosar nutrientes em um aquário com pouco do que, colocar quinhentas resinas removedoras, ou outros equipamentos, para tentar reduzir os nutrientes em excesso (geralmente nitrato e fosfato) então, um skimmer maior é mais adequado (na minha opinião)

Pesquise com calma, preço de skimmer novo, classificados no forum, etc etc. acredito que com o valor que vai investir em um para 300 litros, consegue um skimmer para o dobro de sua necessidade (não precisa ser mais que isso também).

Para recalque e circulação, seu reef vai precisar de uma bomba para levantar a água do sump para o display, e, dependendo da força dela, pode ser usada também como circulação, apenas dividindo a subida em duas saidas por exemplo.

Para essa litragem, uma bomba como sicce ou magdrive vai solucionar a necessidade, com algo em torno de 2000 lts/hora, e, dentro do display, uma bomba de circulação (tipo stream) como sunsun, koralia, tunze ou ainda as vortech vai fazer o movimento necessário.
A escolha das bombas, além de preço e qualidade, leve em consideração o consumo, quanto maior o consumo da bomba, maior o calor que ela gera também, e isso vai exigir melhor atenção depois.


Um cuidado importante em aquários marinhos é a estabilidade dos parametros, entre eles, densidade, temperatura, calcio, RA e pH (entre outros rss).

Então, para temperatura, também indico o uso de uma controladora de duas saídas (COEL ou Fullgauge por exemplo) assim, voce não tem equipamentos competindo entre eles (aquecedor ligando ao mesmo tempo que as ventoinhas ou ventiladores/chiller.
O preço de um aquecedor com termostato, é quase o preço da controladora, e, com a controladora, o aquecedor pode ser daqueles mais simples, já que a controladora vai ligar e desligar quando for preciso.

Quanto as lampadas, indico voce aproveitar a extensão do aquário, usando as T5 de 54 watts, voce cita 4 lampadas, tentaria chegar em 5, 3 brancas (pode ser inclusife philips) e duas actinicas.

Quanto ao que pretende ter no reef, no quesito corais, a variedade é bem ampla, com corais moles (softs), LPS (corais duros com polipos grandes) e os SPS, duros com polipos pequenos.

Com essa configuração, consiga sim manter um reef misto, com diversos corais e seus peixes, apenas é importante, sempre questionar antes de comprar ou acomodar um coral novo, a galera aqui vai ajudar sempre, com o melhor ponto de luz, circulação ideal etc etc para cada tipo de coral.


Não se esqueça que além das rochas, também é necessário o substrato.


Espero ter ajudado, qualquer dúvida, pergunte. rss


Abraços

Renato Vidal




Obrigado pelas dicas,
Vão ser de grande ajuda sim com certeza e vai me ajudar a não gastar dinheiro a toa em coisas não relevantes.

Outra coisa que queria ajuda de vocês é qual tipo de luminária tem um melhor custo beneficio...
Eu encontrei uma luminária da BOYU com 4 t5 de 54w por 800,00 , mas ela é para ser usada sem a tampa do móvel. (Não sei se vale a pena por causa que o aquário vai ficar na copa ao lado da cozinha)
Para o meu caso eu estava pensando em comprar a tampa do móvel do aquário e eu mesmo instalar os reatores e as lâmpadas, mas não sei ao certo se essa é uma boa idéia, pois não sei ao certo onde colocar os reatores devido me falarem que esquenta um bocado... teria que ser fora da tampa do móvel esses reatores? Da para colocar junto com o sump (ao lado)?
Outra coisa que eu queria fazer é colocar 4 lâmpadas t5 54 w + 2 T8 de 40w na mesma tampa (se o espaço na tampa der, pois não fiz os cálculos ainda).
Seria algo viável?

Grato pela ajuda novamente
"Vivendo e aprendendo" sempre...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”