🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
FredHansen
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Jul 2011, 21:11
Data de Nascimento: 25 Fev 1974
Cidade: poa
País: brasil
Localização: Porto Alegre - RS

Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#1 Mensagem por FredHansen »

Olá,
Sou Fred, de Porto Alegre. Sou novato, nao tenho aquario (e apenas li vários e vários tópicos daqui e de outros locais).

Pretendo montar um aquario de 6 vidros, com o tamanho 90x55x55.
Minhas duvidas:
- Posso monta-lo com 12mm (frente, laterais e fundo) e 15mm embaixo?
- O 6o vidro pode ser de 4mm? (uma vez que entendo que não sofre pressao da agua)
- Preciso de travas superiores? se sim, onde devo prende-las?
(uma vez que o 5o vidro serve para a agua escorrer por cima. (Ficaria suspenso e colado apenas nas laterais ou também preso no 6o vidro?)
- A altura do 5o vidro fica a 3cm da altura total?

55cm de altura é além do recomendado para o basico, devendo ser reduzido para 50cm?

- Qual a altura minima necessaria dentro do movel para comportar os equiptos necessários?

Por fim, alguma loja em POA além da World Fish? (conhecia outras em 2008, mas creio que pararam de trabalhar com marinhos)

pretensão: peixes e algum LPS/sps

Todas sugestões são bem-vindas.
abraços a todos,
[hr]
Topico: Meu aquario
ciclando........iniciando....

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Fred

Bem vindo a Brasil Reef,

Bom sobre a espessura dos vidros elas não são limitadas para a extraplação superior, apenas para limites inferiores, assim se vc tiver pedaços nobres de vidro, pode muito bem usa-los.

Veja, a pressão exercida é pela coluna d'agua ok, se seu sexto vidro tiver a mesma altura que o display vc devera usar a mesma espessura, exceto se seu vidraceiro já for conhecedor do tema e lhe falar que a espessura pode ser menor por estar adequada, diferenciando do display principal por exigências de gripe e ancoragem de superficies do vidro.

Travamento tanto superior quanto inferior, é lei. vc tera no aquario rochas, agua luminárias, muita dinamica de massa para confiar apenas na ancoragem do vidro pelas laterais.

Hoje a tendencia é de skimmers altos, moveis de 90 cm de altura deixam uma boa area de trabalho.

sobre as lojas, vc encontra uma boa serie na seção bussola da aquamagazine, se não me falha a memória tem disponível on line os numeros passados.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#3 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá,
Sou Fred, de Porto Alegre. Sou novato, nao tenho aquario (e apenas li vários e vários tópicos daqui e de outros locais).

Pretendo montar um aquario de 6 vidros, com o tamanho 90x55x55.
Minhas duvidas:
- Posso monta-lo com 12mm (frente, laterais e fundo) e 15mm embaixo?
Pode montar porém, não é necessário. Se o fundo ficar apoiado você pode usar a mesma espessura das laterais.
Aqui tem o procedimento de cálculo da espessura do vidro para aquários sem travas superiores e com coeficiente de segurança = a 3,5.

viewtopic.php?f=38&t=7283

Caso não goste de fazer contas use este site:

http://www.theaquatools.com/building-your-aquarium


- O 6o vidro pode ser de 4mm? (uma vez que entendo que não sofre pressao da agua).

4mm é muito fino, use a mesma espessura das laterais.

- Preciso de travas superiores? se sim, onde devo prende-las?
(uma vez que o 5o vidro serve para a agua escorrer por cima. (Ficaria suspenso e colado apenas nas laterais ou também preso no 6o vidro?)

Mauro, permita-me discordar pois, trava superior não é obrigatório pois, existem muitos aquários denominados rimless como este de 1,80m de comprimento e vidros com espessura de 19mm.

Imagem

Imagem

Se quiser colocar travas cole-as nos vidros das extremidades.


- A altura do 5o vidro fica a 3cm da altura total?

Deixe o 5° vidro 5 cm abaixos dos demais.

55cm de altura é além do recomendado para o basico, devendo ser reduzido para 50cm?

Não vejo problema em fazer com 55 cm.

- Qual a altura minima necessaria dentro do movel para comportar os equiptos necessários?

A altura mínima está relacionada com a altura do skimmer que usará.
Procure fazer com no mínimo 70 cm.


Por fim, alguma loja em POA além da World Fish? (conhecia outras em 2008, mas creio que pararam de trabalhar com marinhos)

Nessa questão não posso ajudá-lo.

pretensão: peixes e algum LPS/sps

Todas sugestões são bem-vindas.
abraços a todos,


Abraço.
Fernando Garcia
Editado pela última vez por Fernando Garcia em 14 Jul 2011, 16:24, em um total de 2 vezes.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Permito discordar icon_yes
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#5 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Agora discordei da maneira certa. rsrs. Valeu Mauro pela correção do DESCORDAR.

Mudei um pouco o texto para não causar confusão com as nomenclaturas.

Abraço.
Fernando Garcia

FredHansen
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Jul 2011, 21:11
Data de Nascimento: 25 Fev 1974
Cidade: poa
País: brasil
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Aquario com 6o Vidro - duvidas na montagem

#6 Mensagem por FredHansen »

Obrigado pelas prontas repostas...

Alterei para 95x55x55 (achei 5cm de espaço na sala). Também passei para 7 vidros.
Usando o site, o fator de seguranca para este tamanho em 12mm ficou 5.3. (very safe)

Outro ponto, estou desenhando o mesmo para ter os vidros nao apoiados diretamente no vidro de baixo, mas colados do lado. Vi topicos defendendo, outros dizendo para apoiar sobre, outros dizendo "tanto faz"... qual a interpretação de vocês?

Desta forma, o vidro frontal cobre todo o comprimento (tendo 97,4 = 95 + 1,2 + 1,2) e os vidros laterais iriam até o 7 vidro, ficando assim, o 5,6,7 vidros embutidos entre os laterais. (58cm = 55 +1,2+0,3 + 1,2 +0,3 +1,2). Oque acredito que aumentaria consideravalmente a seguranca do aquario. ideias?

Quanto a dúvida sobre o móvel, é em função que a ideia é colocar este aquario no canto morto da sala que fica entre dois sofás dispostos em L. Desta forma, as pessoas ficam sentadas muito proximo ao aquario. Por isso o fator altura mínima do móvel é importante.

abracos
[hr]
Topico: Meu aquario
ciclando........iniciando....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”