Atualização do Nosso Site!
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Reator de agua calcarea de modo continuo
- FernandoSPzn
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Pops
Reator de agua calcarea de modo continuo
Trocando idéias com o Jorge_Gaby, que tem um aqua de rochas forradas de algas pink... estava dizendo pra ele que eu só adiciono biocalcium no meu nano, ele me sugeriu adicionar Kalkwasser, mas questionei que só de pensar em retirar a caixa de reposição pra lavar toda hora... Ele me disse que utilizava um método de adição de Kalk sem aquela trabalheira toda de diluir, esperar decantar e etc... então me passou um link:
http://www.XXXX.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=17877 que mostrava um "Reator de agua calcarea de modo continuo" criado pelo Mauro_Becker, rebatizado pelo Emerson Bisco de "Reator Beckembauer", no link tem fotos e a explicação de como funciona, achei muito bacana e resolvi montar o meu.
Esquema do Mauro_Becker:
No meu caso, não vou utilizar um reservatório de água DI, vou utilizar a própria caixa de reposição, que é bem alta em relação ao sump.
Utilizei uma jarra de vidro com tampa e já aproveitei o furo que tinha nela pra passar as mangueiras, fixando com durepoxi:
Como a tampa da jarra tinha um espaço acima do nível do furo, que ficaria com ar, preenchi com durepoxi para deixar no mesmo nível do furo (saída e entrada):
Como o durepoxi não aderiu ís mangueiras de silicone, fiz uma segunda camada com cola de silicone para fixa-las e veda-las:
Utilizei um polifix, que é utilizado em hospitais para infusão de soros e medicamentos simultaneamente em acessos venosos (veia). Pensei em utiliza-lo para permitir a troca dos equipos de soro sem ter que trocar todo o sistema, percebam que nesse dispositivo tem uma trava que abre e fecha (verde) em cada via, para bloquear a entrada de ar:
E por fim fiz uma terceira camada com durepoxi para dar firmeza e segurança:
Vou utilizar um equipo de microgotas, que facilita o controle do gotejamento.
Em um equipo Macrogotas (comum): 20 gotas = 1ml
Em um equipo de microgotas: 3 microgotas = 1 gota do equipo Macro.
Na foto, da esquerda é o equipo microgotas e o da direita é o de macrogotas:
Com o tempo vou calcular quantos ml será necessário adicionar por dia (24hs) para deixar o cálcio no valor exato, com isso, posso saber quantas gotas por minuto devo regular o equipo.
Espero que tenham gostado da minha montagem, não estou utilizando ainda pois preciso primeiro comprar o teste de cálcio. Só esperando o santo dia do pagamento para poder comprar.
Vlw... Fernando.
http://www.XXXX.org.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=17877 que mostrava um "Reator de agua calcarea de modo continuo" criado pelo Mauro_Becker, rebatizado pelo Emerson Bisco de "Reator Beckembauer", no link tem fotos e a explicação de como funciona, achei muito bacana e resolvi montar o meu.
Esquema do Mauro_Becker:
No meu caso, não vou utilizar um reservatório de água DI, vou utilizar a própria caixa de reposição, que é bem alta em relação ao sump.
Utilizei uma jarra de vidro com tampa e já aproveitei o furo que tinha nela pra passar as mangueiras, fixando com durepoxi:
Como a tampa da jarra tinha um espaço acima do nível do furo, que ficaria com ar, preenchi com durepoxi para deixar no mesmo nível do furo (saída e entrada):
Como o durepoxi não aderiu ís mangueiras de silicone, fiz uma segunda camada com cola de silicone para fixa-las e veda-las:
Utilizei um polifix, que é utilizado em hospitais para infusão de soros e medicamentos simultaneamente em acessos venosos (veia). Pensei em utiliza-lo para permitir a troca dos equipos de soro sem ter que trocar todo o sistema, percebam que nesse dispositivo tem uma trava que abre e fecha (verde) em cada via, para bloquear a entrada de ar:
E por fim fiz uma terceira camada com durepoxi para dar firmeza e segurança:
Vou utilizar um equipo de microgotas, que facilita o controle do gotejamento.
Em um equipo Macrogotas (comum): 20 gotas = 1ml
Em um equipo de microgotas: 3 microgotas = 1 gota do equipo Macro.
Na foto, da esquerda é o equipo microgotas e o da direita é o de macrogotas:
Com o tempo vou calcular quantos ml será necessário adicionar por dia (24hs) para deixar o cálcio no valor exato, com isso, posso saber quantas gotas por minuto devo regular o equipo.
Espero que tenham gostado da minha montagem, não estou utilizando ainda pois preciso primeiro comprar o teste de cálcio. Só esperando o santo dia do pagamento para poder comprar.
Vlw... Fernando.
Editado pela última vez por FernandoSPzn em 18 Mar 2010, 16:19, em um total de 1 vez.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!!
-
- Apelido: Fernando
Re: Reator de agua calcarea de modo continuo
Fico bom o reator que voce fez.
Eu também estou bolando um desses, só vou colocar uma bomba bem fraquinha dentro ligada a um timer pra liga 1min por dia pro hidróxido de calcio não empedra e não ter que ir todo dia la chacoalha o pote, vi um com uma válvula solenóide pra dosa só a noite também achei bem legal dosar só na hora que mais precisa.
Abraço
Fernando
Eu também estou bolando um desses, só vou colocar uma bomba bem fraquinha dentro ligada a um timer pra liga 1min por dia pro hidróxido de calcio não empedra e não ter que ir todo dia la chacoalha o pote, vi um com uma válvula solenóide pra dosa só a noite também achei bem legal dosar só na hora que mais precisa.
Abraço
Fernando
-
- Moderador Global
- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- País: Brasil
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Parabéns pelo projeto, ficou bem montado e gostei do mini gotas.
Aproveitando o momento, fiz um up grade no sistema, pois acabou ocorrendo uma certa compactação no hidroxido, reduzindo sua dissolução:
Assim pensei em associar ao sistema uma pequena bomba interna, no topo do reator, coletando a agua da parte superior e a recirculando para a base do reator, revolvendo a midia de hidroxido de calcio, impedindo sua possivel compactação.
Esta bomba esta ligada a um timer que funciona por 15 minutos diariamente, mais que suficiente para o objetivo.
Aqui a bomba minuscula com a bengala DIY para jogar a agua para baixo:
bomba com fiação passada pela tampa através de prensa cabos, já com a bengala instalada:
Conjunto fixado na tampa, fica faltando amarrar os dois tubos para aumentar a resistencia:
Detalhe do topo da tampa, com prensa cabos e as entrada e saida de agua:
Fechando o conjunto, é bom uma fita teflom:
Reator fechado
Reator instalado:
continuo usando o equipo de soro, é otimo:
Timer comum, programado para 15 minutos por dia (minima regulagem deste modelo):
O gotejamento cristalino:
Aproveitando o momento, fiz um up grade no sistema, pois acabou ocorrendo uma certa compactação no hidroxido, reduzindo sua dissolução:
Assim pensei em associar ao sistema uma pequena bomba interna, no topo do reator, coletando a agua da parte superior e a recirculando para a base do reator, revolvendo a midia de hidroxido de calcio, impedindo sua possivel compactação.
Esta bomba esta ligada a um timer que funciona por 15 minutos diariamente, mais que suficiente para o objetivo.
Aqui a bomba minuscula com a bengala DIY para jogar a agua para baixo:
bomba com fiação passada pela tampa através de prensa cabos, já com a bengala instalada:
Conjunto fixado na tampa, fica faltando amarrar os dois tubos para aumentar a resistencia:
Detalhe do topo da tampa, com prensa cabos e as entrada e saida de agua:
Fechando o conjunto, é bom uma fita teflom:
Reator fechado
Reator instalado:
continuo usando o equipo de soro, é otimo:
Timer comum, programado para 15 minutos por dia (minima regulagem deste modelo):
O gotejamento cristalino:
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- Matheus Mendes
- Cirrhilabrus Lineatus
- Apelido: Matck
- Recebeu Curtir: 1 vez
-
- Moderador Global
- Contato:
Matck
É um repositor de calcio, vide post do Fernando
É um repositor de calcio, vide post do Fernando
Ele me disse que utilizava um método de adição de Kalk sem aquela trabalheira toda de diluir, esperar decantar e etc... então me passou um link:
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
- FernandoSPzn
- Apelido: Pops
Poxa, que legal que o criador do "Beckembauer" gostou!!! ainda não estou utilizando, estava sem teste de calcio e fiquei com medo, hoje comprei um teste e deu 500, eu só utilizo Biocalcium, não sei se vai ter necessidade de usar por enquanto...
Abçs.
Abçs.
É fazendo "caca" que se aduba a vida!!!!
-
- Moderador Global
- Contato:
salve Fernando,
É claro que gostei, ficou muito bom mesmo.
Mas olhe lá, se seu calcio esta em 500ppm só com bio calcio, relax, esta alternativa é viavel para quem já faz uso de kalwasser constantemente ok. Eu manteria o criterio atual usando o bio calcio.
Eu sou um pouco da opinião que em certos casos," em time que esta vencendo não se move".
Claro que há criterios logicos e coerentes para esta afirmação ser verdadeira, mas este não é bem o momento para se verificar o silogismo em questão rs.
É claro que gostei, ficou muito bom mesmo.
Mas olhe lá, se seu calcio esta em 500ppm só com bio calcio, relax, esta alternativa é viavel para quem já faz uso de kalwasser constantemente ok. Eu manteria o criterio atual usando o bio calcio.
Eu sou um pouco da opinião que em certos casos," em time que esta vencendo não se move".
Claro que há criterios logicos e coerentes para esta afirmação ser verdadeira, mas este não é bem o momento para se verificar o silogismo em questão rs.
Dimensionando o UV
-
- Moderador Global
- Contato:
E ai Fernando?
Montou, desistiu, esta usando bio calcio?
Montou, desistiu, esta usando bio calcio?
Dimensionando o UV
bom gente eu ja uso o kalk ok ? so nao entedi uma coisa add o kalk no reator reator ? e faço essa ligaçoes quanto coloco de kalk dentro mais a bomba pra jogar a agua nao vai levantar a pueira rsrs se alguem poder me ajudar vou fazer um desse valeu
- Flávio Wyinz
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Zinho
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Mauro vc tem algum tópico passo-a-passo deste seu reator atualizado?
Gostaria de ver e verificar a possibilidade de fazer um.
Abraço.
Gostaria de ver e verificar a possibilidade de fazer um.
Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:
viewtopic.php?f=25&t=2436
><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
viewtopic.php?f=25&t=2436
><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 398 vezes
By Mauro versao anterior....:
Só que eu acho q um reator de kalk sem algo pra fazer a mistura decanta muito hidroxido de calcio. A NY lançou um produto assim, mas acho que fica menos eficiente do que usando uma bomba pra remecher de tempos em tempos
Salve amigos,
Acabei idealizando um reator de água calcária (Nilsen)um pouco diferente, e o estou usando há seis meses, com resultado positivo.
Pela forma como o pensei, adotei o nome de:
REATOR DE AGUA CALCAREA DE MODO CONTINUO
Seu funcionamento é continuo e regular, permitindo uma manutenção mais constante de valores de CA e RA, basicamente trata-se de um reservatório de água deionizada ou de Reverso osmose que se encontra em plano mais elevado.
Esta água é derivada e regulada por um equipo de soro (conta gotas) para a parte inferior de uma câmara lotada de hidróxido de Cálcio.
A passagem desta água pela câmara de saturação é lenta, permitindo a saída de água saturada, porém decantada para ser retornada ao aquário.
As Partes:
O reservatório de água pode ter qualquer medida, isto vai de acordo com a disponibilidade do aquarista, eu estou usando um pote plástico de supermercado que comporta apenas dois litros de água, se meu espaço permitisse, estaria usando um bem maior.
Equipo de soro, relativamente barato, fácil de encontrar e tem apresentado ótima durabilidade, com regulagem simples e constante, uma solução muito simples, penso que pode ser um item a ser substituído de tempos em tempo, este que este instalado, tem quatro meses de us, antes usei registros de mangueira de ar.
Câmara de saturação, aproveitei o tubo de um antigo Tap Water (deionizador), ele é confeccionado de material plástico semi-opaco, mas permite a observação do conteúdo.
As dimensões deste tubo são importantes para um efeito positivo.
33cm de altura (o projeto inicial pedia 40 cm, foi uma questão de ter o material disponível) e 7 cm de largura
“Quanto mais estreito e longo,melhor”
É necessário haver entre a mídia e a saída de água, um espaço disponível de no mínimo 5 cm, garantindo a decantação.
Todas mangueiras são siliconadas, os engates foram feitos com teflon liquido (uma maravilha).
A mídia usada nada mais é que o 500 grs de Hidróxido de cálcio ,a coluna desta, apenas desgastou em 2cm (aproveitamento total do material)
Os valores que tenho mantido em um aquário de 250 litros
cálcio 450 ppm
RA 2,2 milli equivalen ts/liter (o ideal que estivesse em 2,8 )
Finalmente uma visão geral (o gotejamento é feito na area intermediaria, que antecede o Skimmer 22-05-07)
Aqui pode ser observado a disposição geral, bem como o espaço ocupado por ele, as mangueiras vistas pertencem também ao sistema Balling ok.
Nesta segunda imagem a visão do pote de 1,99 onde fica a agua tratada.
Equipo de soro gotejando:
Visão geral da camara de saturação:
Detalhe da entrada de agua:
Detalhe da saida de agua:
PAra ter uma ideia de tamanho:
Agua saturada gotejando para o sump:
Só que eu acho q um reator de kalk sem algo pra fazer a mistura decanta muito hidroxido de calcio. A NY lançou um produto assim, mas acho que fica menos eficiente do que usando uma bomba pra remecher de tempos em tempos
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Renato Vidal
- Moderador Global
- Apelido: Renato
- Data de Nascimento: 03 Abr 1976
- Curtiu: 17 vezes
- Recebeu Curtir: 198 vezes
No reef antigo, montei o "Reator de agua calcarea de modo continuo" do projeto do Mauro.
Usei ele por quase dois anos, sem problemas, não coloquei a bomba dentro como demonstra o upgrade do Mauro, na época o projeto não tinha isso. rss
Mas, uma vez por semana, pegava o pote onde ficava o hidróxido de cálcio, e dava uma boa chacoalhada nele, o único problema que tive, em uma ocasião, é que um dos conectores da mangueirinha (o que fica embaixo do resevatório) ressecou, acabou rachando e ai, vazou uns 10 litros de água pela sala. rss
Usei ele por quase dois anos, sem problemas, não coloquei a bomba dentro como demonstra o upgrade do Mauro, na época o projeto não tinha isso. rss
Mas, uma vez por semana, pegava o pote onde ficava o hidróxido de cálcio, e dava uma boa chacoalhada nele, o único problema que tive, em uma ocasião, é que um dos conectores da mangueirinha (o que fica embaixo do resevatório) ressecou, acabou rachando e ai, vazou uns 10 litros de água pela sala. rss
- Moderador Global
- Contato:
Salve
O Celso deve ter sido um dos primeiros a ter HD de 1 Tera, nem eu tenho mais estas imagens.
Renato,
Ironico, mas usar kalk é uma premissa para mim. Infelizmente nesta nova montagem ainda não consegui bolar um espaço para o reservatório de agua para este reator.
Está parado, cnclusão tenho que ficar repondo calcio todo dia, manutenção bem linear dos valores.
O Celso deve ter sido um dos primeiros a ter HD de 1 Tera, nem eu tenho mais estas imagens.
Renato,
Ironico, mas usar kalk é uma premissa para mim. Infelizmente nesta nova montagem ainda não consegui bolar um espaço para o reservatório de agua para este reator.
Está parado, cnclusão tenho que ficar repondo calcio todo dia, manutenção bem linear dos valores.
Dimensionando o UV
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: JOZZ
- Data de Nascimento: 05 Mai 1983
- País: BRASIL