🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#1 Mensagem por Fabio Nunes »

Olá galera, tenho algumas dúvida a respeito de utilzar o filtro uv no sistema de filtragem do meu aquario marinho de 450L.
Não sei se é mito ou verdade, mas já ouvi falar que o filtro UV não é bom para a biologia do aquario pois ele mata os microorganismos bons e ruins e consequentemente os peixes ficam menos resistentes. Não sei se coloco ou não a UV, gostaria muito da opinião de voces para que eu possa ficar mais traquilo na decisão correta a tomar.
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7797
Registrado em: 06 Jan 2011, 14:13
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#2 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fábio, depois que instalei o filtro UV diminuiu as algas, tive surto de íctio antes de instalado e nunca mais voltou além de controlar um boom de bactérias. Ele elimina seres que estão na coluna dágua, não influencuando em nada a vida nas rochas e substrato. De um modo geral eu acho vantajoso a instalação do filtro UV.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#3 Mensagem por Elder Luis »

lembrando que ele só vai esterelizar o que estiver na coluna d´ água, o resto que estiver nas rochas e animais continua normalmente
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#4 Mensagem por Matias Gomes »

eu só consegui mantger peixes nacionais vivos depois que coloquei um filtro de UV, ele mata o virus na fase natante e ajuda bem a controlar esporos de algas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#5 Mensagem por Fabio Nunes »

marcio oliveira escreveu:Fábio, depois que instalei o filtro UV diminuiu as algas, tive surto de íctio antes de instalado e nunca mais voltou além de controlar um boom de bactérias. Ele elimina seres que estão na coluna dágua, não influencuando em nada a vida nas rochas e substrato. De um modo geral eu acho vantajoso a instalação do filtro UV.



Valeu... Marcio, obrigado pela opinião, levarei em consideração sua experiência para decisão de optar por UV a favor. abraços.....
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#6 Mensagem por Fabio Nunes »

Elder Luis escreveu:lembrando que ele só vai esterelizar o que estiver na coluna d´ água, o resto que estiver nas rochas e animais continua normalmente


Obrigado Eder por compartilhar um pouco de seu conhecimento com quem está aprendendo. valeu.... Abraços....
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#7 Mensagem por Fabio Nunes »

Matias Gomes escreveu:eu só consegui mantger peixes nacionais vivos depois que coloquei um filtro de UV, ele mata o virus na fase natante e ajuda bem a controlar esporos de algas.


Matias, muito bom voce ter relatado esse ocorrido, pois é um grande ponto favorável para que eu possa implantar a uv no meu sistema. Obrigado pelo relato, Abraços ..., Valeu....
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

UV com o fluxo adequado, ajuda no controle de parasitas e outras formas de vida que vivem na coluna de água. Não interferem na população de rochas e substratos por não ter acesso a elas. Não é um item essencial, mas quando bem usado pode ajudar na boa manutenção do aquário. Em situações de maior possibilidade de exposição de patogenos como aquários com peixes nacionais, aquários com excesso de população, é uma forma de manter os parâmetros gerais mais elevados e seguros aos animais.

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#9 Mensagem por Fabio Nunes »

Reinaldo Chen escreveu:UV com o fluxo adequado, ajuda no controle de parasitas e outras formas de vida que vivem na coluna de água. Não interferem na população de rochas e substratos por não ter acesso a elas. Não é um item essencial, mas quando bem usado pode ajudar na boa manutenção do aquário. Em situações de maior possibilidade de exposição de patogenos como aquários com peixes nacionais, aquários com excesso de população, é uma forma de manter os parâmetros gerais mais elevados e seguros aos animais.


Olá Reinaldo, valeu por expor seu conhecimento a nós aquarista iniciante nesse hobby.
Quero agradecer tambem pelas sugestões dadas para o meu aquario no dia da visita, já colocoquei uma bomba 500L da boyu entre as rochas abaixo para circulação entre elas, e referente as epitasias estou providenciando 2 camarões bailarinos para exterminalas, conforme sua orientação o melhor para nossos reefs é procurar alternativas naturais para equilibrio ee de preferencia nunca submeter se a produtos químico. De pouco vou aprendendo. Valeu pela explicação referente a UV, provavélmente estarei utilizando o filtro UV, pois nenhum relato aqui no forum foi negativo referente a tulização do mesmo. Mais uma vez obrigado, abraços...
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2547
Registrado em: 26 Nov 2009, 19:02
Apelido: Victor
Localização: Piracicaba
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#10 Mensagem por Victor D' Abronzo »

É uma longa discussão. Tem aquarista que usa e outros não.
O fato é que UV mata "coisa" boa e "coisa" ruim. No meu caso, uso, aprovo e aconselho.
Como disse o Chen, o fluxo de água que irá passar pelo UV tem que ser bem lento.

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#11 Mensagem por Fabio Nunes »

Victor D' Abronzo escreveu:É uma longa discussão. Tem aquarista que usa e outros não.
O fato é que UV mata "coisa" boa e "coisa" ruim. No meu caso, uso, aprovo e aconselho.
Como disse o Chen, o fluxo de água que irá passar pelo UV tem que ser bem lento.


Realmente irei implantar a UV no meu sistema, mesmo matando coisas boas e ruins os prós é bem maior que os contra. Obrigado pela opnião Victor, abraços...
Fabio Nunes.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#12 Mensagem por Mauro Becker »

marcio oliveira escreveu:Fábio, depois que instalei o filtro UV diminuiu as algas, tive surto de íctio antes de instalado e nunca mais voltou além de controlar um boom de bactérias. Ele elimina seres que estão na coluna dágua, não influencuando em nada a vida nas rochas e substrato. De um modo geral eu acho vantajoso a instalação do filtro UV.


Boa Márcio.

Fábio,

Todo filtro UV tem sua vazão determinada pelo fabricante, que significa, se passar acima da média recomendada, não vai afetar todos seres que passam por esta agua, se passar muito abaixo vc vai estar sub-aproveitando o potencial do filtro (vide Chen)

A radiação ultra violeta, afeta diretamente o DNA dos seres vivos, o comprimento de onda eletromagnética se não me engano se usa 254 nm, colide diretamente no DNA provocando sua ruptura, assim é uma forma muito eficiênte de esterilização, sem deixar resíduos nocívos.

Resumidamente, tudo que possue DNA que pode ser iluminado é morto (cancer de pele pode ser provocado por exposição ao UV solar, uma questão de intencidade e tempo de exposição).

Pelo exposto, você já deve ter entendido pq não se pode olhar diretamente para a lampada acesa, nem expor esta iluminaçã fora do filtro ok.


Boa sorte com o filtro.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fabio Nunes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 18 Mai 2011, 14:37
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 25 Dez 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#13 Mensagem por Fabio Nunes »

Mauro Becker escreveu:
marcio oliveira escreveu:Fábio, depois que instalei o filtro UV diminuiu as algas, tive surto de íctio antes de instalado e nunca mais voltou além de controlar um boom de bactérias. Ele elimina seres que estão na coluna dágua, não influencuando em nada a vida nas rochas e substrato. De um modo geral eu acho vantajoso a instalação do filtro UV.


Boa Márcio.

Fábio,

Todo filtro UV tem sua vazão determinada pelo fabricante, que significa, se passar acima da média recomendada, não vai afetar todos seres que passam por esta agua, se passar muito abaixo vc vai estar sub-aproveitando o potencial do filtro (vide Chen)

A radiação ultra violeta, afeta diretamente o DNA dos seres vivos, o comprimento de onda eletromagnética se não me engano se usa 254 nm, colide diretamente no DNA provocando sua ruptura, assim é uma forma muito eficiênte de esterilização, sem deixar resíduos nocívos.

Resumidamente, tudo que possue DNA que pode ser iluminado é morto (cancer de pele pode ser provocado por exposição ao UV solar, uma questão de intencidade e tempo de exposição).

Pelo exposto, você já deve ter entendido pq não se pode olhar diretamente para a lampada acesa, nem expor esta iluminaçã fora do filtro ok.


Boa sorte com o filtro.


Valeu Mauro, entendi sim, graças a voces, amigos do forum estou tendo uma boa orientação a respeito de questões em que tenho duvidas e assim poder manter o meu reef da melhor forma possível, e espero que com todo este conhecimento que venho fazendo o máximo para absorver eu possa futuramente compartilhar com todos aqueles que tambem tiverem dúvidas. Muito obrigado a todos do forum ...
Fabio Nunes.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#14 Mensagem por Elder Luis »

Fabio, duvido muito que em outro forum vc teria a mesma atenção que tem e terá aqui!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#15 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Valeu pessoal duvidas minhas também esclarecidas, rsrsrs. Com certeza irei acrescentar o filtro uv no meu projeto. Só para complementar para esclarecer para mim e para quem possa interessar como e onde ele é utilizado? e existe modelos para cada tipo de reef? o meu terá 360 litros brutos fora o sump qual devo comprar?
Abs
Luiz

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#16 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Para se definir a potência e fluxo para uma lâmpada UV ser eficiente, é preciso saber o que se quer eliminar com ela, e a partir disto, achar a 'zap dose' em uma tabela (última coluna):

Imagem

Notem que a quantidade varia muito na tabela, entre 3.600 e 318.000; algas são eliminadas com uma dose relativamente pequena, enquanto protozoários precisam de doses acima de 100.000 (a unidade é mW.s/cm[sup]2[/sup]). Estas informações consta do livro Aquatic Systems Engineering, de P. R. Escobal. Para escolher corretamente a lâmpada e a bomba, de posse da dosagem, existem mais alguns passos meio complicados (os dados no livro estão meio desatualizados com relação ís lâmpadas de mercado - a edição que tenho é de 1996), com consulta a um gráfico fornecido pelo fabricante da lâmpada e um cálculo de quanto tempo se leva para processar, por exemplo 99,99% da água. Nunca se consegue fazer circular 100% da água pela lâmpada; portanto, escolhe-se um grau de pureza, em geral 99,999%, e a partir daí chega-se í potência da lâmpada e ao fluxo da bomba.

Se escolher errado, corre-se o risco de, em um extremo, ficar apenas gastando energia í toa, com uma lâmpada e/ou bomba fracas, sem nenhum efeito na água, ou no outro extremo, esquentar demais a água com a lâmpada e uma bomba superdimensionados.

Bem, isto tudo é a teoria... eu mesmo ainda não utilizei nenhuma lâmpada, apenas li o livro... ;-) Porisso, a opinião de colegas que já usaram e obtiveram sucesso é muito valiosa, ao recomendar XX Watts com uma bomba de FFF litros/hora para um aquário de LLL litros, e pronto!
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alem do exposto pelo Walmyr, o tempo de exposição influi diretamente na eficiência do aparelho, bem como a distância entre a água e a lâmpada devido ao baixo poder de penetração do UV. Alguns aparelhos comerciais se valem de criar “redemoinhos”, fazendo a água circular em torno da lâmpada em uma tentativa de aumentar a exposição ao UV.

A intensidade de luz e a quantidade ou tempo de exposição, que atinge efetivamente os microorganismos é afetada pela turbidez da água, pela temperatura e pelos depósitos de materiais que se acumulam sobre a lâmpada.

Eu ACHO que UV é serve como profilático não como solução para determinados problemas na maioria dos casos.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#18 Mensagem por Elder Luis »

Walmyr Buzatto escreveu:Para se definir a potência e fluxo para uma lâmpada UV ser eficiente, é preciso saber o que se quer eliminar com ela, e a partir disto, achar a 'zap dose' em uma tabela (última coluna):

Imagem

Notem que a quantidade varia muito na tabela, entre 3.600 e 318.000; algas são eliminadas com uma dose relativamente pequena, enquanto protozoários precisam de doses acima de 100.000 (a unidade é mW.s/cm[sup]2[/sup]). Estas informações consta do livro Aquatic Systems Engineering, de P. R. Escobal. Para escolher corretamente a lâmpada e a bomba, de posse da dosagem, existem mais alguns passos meio complicados (os dados no livro estão meio desatualizados com relação ís lâmpadas de mercado - a edição que tenho é de 1996), com consulta a um gráfico fornecido pelo fabricante da lâmpada e um cálculo de quanto tempo se leva para processar, por exemplo 99,99% da água. Nunca se consegue fazer circular 100% da água pela lâmpada; portanto, escolhe-se um grau de pureza, em geral 99,999%, e a partir daí chega-se í potência da lâmpada e ao fluxo da bomba.

Se escolher errado, corre-se o risco de, em um extremo, ficar apenas gastando energia í toa, com uma lâmpada e/ou bomba fracas, sem nenhum efeito na água, ou no outro extremo, esquentar demais a água com a lâmpada e uma bomba superdimensionados.

Bem, isto tudo é a teoria... eu mesmo ainda não utilizei nenhuma lâmpada, apenas li o livro... ;-) Porisso, a opinião de colegas que já usaram e obtiveram sucesso é muito valiosa, ao recomendar XX Watts com uma bomba de FFF litros/hora para um aquário de LLL litros, e pronto!


:shock:

Vejo que o Walmyr veio para ajudar msm, sem dó! icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#19 Mensagem por Renato Vidal »

Em casa, sempre usei filtro UV, e, associado a boa qualidade de água tanto para reposição como para as TPAs, mantive o sistema limpando o vidro somente a cada 2 meses, nem no vidro do display dava algas.

Uso em 800 litros um filtro UV de 36 watts, no reef antigo, com 300 litros brutos totais, usava um UV de 9 watts e já dava conta do recado.

Se o objetivo é algas, o pequeno ja vai ajudar, vide tabela exposta pelo Walmyr, agora, se a intenção é ajudar com a saúde dos animais, acredito que entre 9 e 11 watts sera suficiente, lembrando que é importante, no momento da escolha do equipamento, que ele possua luva de quartzo, isso evita que a água entre em contato diretamente com a lampada, o que reduz a eficiência do equipamento, então, sempre opte por modelos que possuam a luva.

Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: FILTRO UV É BOM OU RUIM PARA AQUARIOS MARINHO ?

#20 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Complementando, vejam a figura abaixo, extraída do livro do Escobal:

Imagem

Como falei anteriormente, o livro é de 1996, portanto as curvas correspondem a lâmpadas GE da época, de 3" de diâmetro. Notem que, para uma dada lâmpada, a dosagem cresce í medida que o fluxo cai. Ou seja, o fluxo deve ser mesmo lento pela bomba. Porisso, em aquários onde se usa um fluxo alto entre display e sump, o filtro UV deve ser colocado em uma derivação do recalque, com um registro para regular a vazão. Pode-se até fazer dois retornos independentes, um deles através do filtro UV, com a bomba dimensionada para o fluxo ideal calculado, e outro retorno para complementar. Assim tem-se de quebra uma redundância de retorno; se uma bomba parar, a outra continua levando, em ritmo mais lento, mas evita desastre.

Resumindo: sabendo a dosagem que se quer (primeira tabela que postei) em função do tipo de microorganismo que se quer liquidar, entra-se neste gráfico acima, na coluna da esquerda, segue na horizontal até a curva de uma determinada lâmpada, e desce para encontrar o fluxo necessário. Exemplo: quero liquidar algas, alguns tipos de fungos e protozoários, e escolho uma dose de 40.000 µW.s/cm[sup]2[/sup]. No gráfico, tomo a linha horizontal de 40.000 até encontrar a curva da lâmpada de 25W, e desço para encontrar um fluxo de aproximadamente 125 gph (475l/h). Com a mesma lâmpada, um fluxo mais lento, em torno de 100gph, atingiria 50.000 µW.s/cm[sup]2[/sup].

Ué, então eu penso: é só diminuir o fluxo, e pronto? Não é bem assim; temos que considerar o tempo que leva para processar toda, ou quase toda, a água do aquário. Quanto mais lento o fluxo, mais tempo leva. Para isto existe uma outra fórmula:

T= a . (G/F) onde a=coeficiente de pureza (9,2 para 99,99% de tratamento), G é o volume do aquário, e F é o fluxo).

Nosso filtro de 25W, em um aquário de 450 litros, usando a bomba de 475l/h, iria tratar 99,99% da água em 8,7 horas. Se diminuir o fluxo para 190l/h, para atingir a dosagem de 90.000 µW.s/cm[sup]2[/sup], o tempo sobe para quase 22 horas.

Em geral, Escobal recomenda que se use um tempo em torno de 12 horas (para se ter dois ciclos completos por dia); fazendo a conta inversa, chegamos a 345l/h para o aquário de 450 litros. De volta ao gráfico, com a lâmpada de 25W e um fluxo de 90 gph, subimos até achar a curva de 25W, e daí pra esquerda encontramos o valor de pouco mais de 50.000 µW.s/cm[sup]2[/sup].

Bem, não foi um resumo... o detalhe é que, sendo o livro de 1996, as curvas estão desatualizadas, e não consegui encontrar nada que informe isto para lâmpadas atuais.
[]'s

Walmyr

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”