🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

aiptasias como acabar com essa praga?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

aiptasias como acabar com essa praga?

#1 Mensagem por luis henrique »

Tava velando meu aquario e me deparei com uma aiptasia e não sei como me livrar dela me falarão pra por um camarão bailarino mas se eu por ele vira banquete do stenopus em 2 tempos me falarão pra dosar kalk mas quanto dosar? em fim qual melhor solução pra isso ir e nuca mais voltar? só lembrando meu aquario é um pico de 50l

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Luiz vc pega um pouquinho de kalk coloca umas gots de água e mexe para virar um liquido branco, pegue uma seringa sem agulha puxe essa mistura, desligue a circulação e despeje um pouco bem em cima dela e deixe agir durante 15 minutos e só depois religue a circulação.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#3 Mensagem por luis henrique »

não faz mau para coral né ela ta bem encostada em um coral posso jogar sem medo tipo 1 ml? e a água é doce ou a do aquario?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#4 Mensagem por Elder Luis »

não faz mal, usa água de RO e injeta kalk ou vinagre nelas, morte certa
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#5 Mensagem por luis henrique »

e para fazer uma dosagem comun para manter os niveis de calcio como faço? e outra coisa tava reparando tem umas bolhas verdes parece um tipo de alga que eu não lebro o nome como faço pra me livrar delas?

mauricio nogueira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 779
Registrado em: 30 Jun 2009, 09:25
Apelido: mauricio_Nogueira
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#6 Mensagem por mauricio nogueira »

algumas eu matei com vinagre, foi tiro e queda! tenho mais algumas la, pensei em colocar alguns bailarinos, o stenopus gostou bastante dessa ideia heheheh

vou continar com as injeçoes de vinagre !!

abraço

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Luis Henrique escreveu:e para fazer uma dosagem comun para manter os niveis de calcio como faço? e outra coisa tava reparando tem umas bolhas verdes parece um tipo de alga que eu não lebro o nome como faço pra me livrar delas?


Kalk repoe calcio e mantem a reserva alcalina tbem... mas nao dosando diretamente e sim por gotejamento

Da uma lida nesse topico pra entender melhor

viewtopic.php?f=53&t=4650
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#8 Mensagem por luis henrique »

coloquei o kalk bem em cima dela bem consentrado com a luz apagada hoje acordei vim correndo ver o bixo morto tava lá ela aberta toda toda se axando tipo viu seu bobão não morri, jogo de novo ou espero??

andregenerique11
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 99
Registrado em: 14 Jul 2011, 12:56
Apelido: generique
Data de Nascimento: 30 Set 1987
Cidade: botucatu
País: brasil

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#9 Mensagem por andregenerique11 »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aipitásia malvada heim, tenta o camarão bailarino ou vc nao gosta do bicho ??

Avatar do usuário
luis henrique
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 671
Registrado em: 28 Mar 2011, 14:28
Apelido: lLose
Data de Nascimento: 08 Set 1993
Cidade: Itapetininga
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#10 Mensagem por luis henrique »

eu gosto mas o stenopus não por mais que seja barato da dó por o animal pro outro matar

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

Luis Henrique escreveu:coloquei o kalk bem em cima dela bem consentrado com a luz apagada hoje acordei vim correndo ver o bixo morto tava lá ela aberta toda toda se axando tipo viu seu bobão não morri, jogo de novo ou espero??


Eu aplico uma injecao nela... com agulha, se a rocha for pequena removo do aquario como no video e vou injetando até ela "derreter" e removo com uma escova

http://s171.photobucket.com/albums/u284 ... =ascending
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#12 Mensagem por Alexandre George »

Escuta o Celso que dá certo. Caso queira dar uma solução mais natural coloca camarão bailarino ou Cooper e torce para comerem.

Um abraço e boa sorte!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#13 Mensagem por Stevenson Gomes »

Uma pergunta, tinha aqui em casa umas aiptasias mas como eram em locais de dificil aplicação de seringa comprei um Bailarino sendo que em menos de 3 dias já não se via mais nenhuma no aquário desapareceram todas o bailarino deu fim nelas, isso se passou um mes e o bailarino lá firme e forte e nada mais dessa praga. Por infelicidade minha vacilei aqui e esqueci de ligar as ventoinhas e teve uma variação de temperatura e o danado do bailarino desapareceu do reef, nem o corpo eu vi, deve ter ido pro espaço nessa.

Ai hoje para minha infelicidade depois da morte do bailarino já a uns 20 dias me apareceu duas aiptasias icon_censored

Agora vem a pergunta, aquário que teve aiptasia nunca mais fica livre de telas? como pode não tinha mais nada quando o bailarino tava aqui, como pode surgir assim do nada, porque não nasce anemonas, duncan, ricordia do nada e sim essas pragas icon_headstars
Imagem

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#14 Mensagem por Alexandre George »

Oi Stive,

O que acontece é que o animal (predador) por uma questão natural de sobrevivência não extingue totalmente a sua fonte de alimento. Só quem faz isso somos nós, seres humanos e "inteligentes", logo com a morte do predador o caçado tende a proliferar. É os ônus de se ter uma limpeza natural do Reef, pois se você conseguisse localizar e aniquilar as aiptasias com kalk ou veneno próprio com certeza não apareceriam novamente. Todavia, a certeza absoluta que eu ainda possuo é que um dia morrerei, entendeu.

Um abraço!
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Avatar do usuário
Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 850
Registrado em: 30 Mar 2011, 01:07
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Cidade: Campinas
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#15 Mensagem por Stevenson Gomes »

Valeu Alexandre, faz sentido mesmo o que você disse, sabe que nem tinha pensado nisso. Vou usar a seringa agora então icon_joia
Imagem

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#16 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Alexandre_George escreveu:O que acontece é que o animal (predador) por uma questão natural de sobrevivência não extingue totalmente a sua fonte de alimento. Só quem faz isso somos nós, seres humanos e "inteligentes", logo com a morte do predador o caçado tende a proliferar.

Alexandre, bom dia.
Eu discordo desta afirmação atribuindo inteligência ao camarão que, se fosse assim, num raciocínio ao extremo, iria morrer de fome para não extinguir a fonte de alimento... O que acontece, no meu entender, é que o camarão não consegue liquidar todas as aiptásias do reef, sempre sobra alguma, seja no sump, seja em algum cantinho inacessível ao camarão. Mesmo a injeção de kalkwasser não consegue liquidar todas.
Também prefiro o combate com meios naturais, e sempre procuro ter bailarinos nos meus aquários. Ainda estou pra achar alguma forma efetiva de acabar com mojanos... porisso desmontei meu aquário maior e estou começando do zero, sem trazer nenhuma rocha nem substrato do anterior.
[]'s

Walmyr

Gilberto_Marcos
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Nov 2010, 06:58
Apelido: Gilberto_Marcos
Cidade: FSA
País: Brasil

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#17 Mensagem por Gilberto_Marcos »

Alexandre_George escreveu:Oi Stive,

O que acontece é que o animal (predador) por uma questão natural de sobrevivência não extingue totalmente a sua fonte de alimento. Só quem faz isso somos nós, seres humanos e "inteligentes", logo com a morte do predador o caçado tende a proliferar. ...


Alexandre, excesso de simplificação conduz a erros de interpretação...

a evolução não é uma teoria “imposta” í comunidade científica sem debates ou desafios. Muito pelo contrário, ela vem sendo examinada cuidadosamente por cientistas, tendo sido e ainda sendo questionada e desafiada. Como consequência, parte do que os cientistas pensam sobre evolução hoje é diferente do modo como pensavam há algumas décadas, enquanto muitas outras ideias básicas permaneceram virtualmente inalteradas por muito tempo. O trabalho de Darwin nos deixou dois legados fundamentais. Em primeiro lugar, apresentou convincentes argumentos sobre a realidade da transformação das espécies ao longo do tempo, algo que chamaremos de “a ideia de evolução”. Em segundo lugar, propôs a seleção natural como mecanismo de mudança evolutiva (Hani e Meyer 2009). mas os trabalhos de darwin e ele sozinho não explica uma parte significativa do que acatamos hoje como verdade... para nos pronunciar-mos. o modelo de lotka-votera das interações das curvas de crescimento predador presa, são teóricos e a versão que vc traz é desatualizada. É sabido que algumas populações naturais exibem oscilações persistentes da sua densidade populacional, com uma periodicidade que em geral é discutível.

Está fora de causa, evidentemente, levar o sistema Lotka-Volterra muito a sério. A estabilidade neutral dos seus ciclos significa, na prática, que o sistema estaria constantemente a saltar de um ciclo para outro porque o meio ambiente está em mudança constante. Uma população presa (ou predador), seguindo estas equações, não exibiria ciclos regulares mas, devido a perturbações constantes, flutuaria erráticamente. Mal iniciava um ciclo era logo desviada para outro. Dado tempo suficiente, o resultado prático da estabilidade neutral é a extinção eventual de pelo menos uma das populações, levada para densidades populacionais muito baixas por uma sucessão de perturbações desfavoráveis das quais nunca tendeu a recuperar (Gomes 2010).

sua acertiva sobre relação predador presa e os aspectos envolvidos nessa relação são inexatos e conduzem a erros.

um outro ponto de problema em sua mensagem é a atribuição de intencionalidade (inteligencia???) ao camarão... esses processos são biologicos e regulados por sistemas complexos, muitas vezes caoticos... "NADA EVOLUI PARA..." qualquer argumento que dê margem a iniciar frases com as palavras "evului para..." devem ser imediatamente refutados

desculpa a prolixidade... mas esse assunto é um daqueles que precisamos corrigir para evitar que erros se propaguem...

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#18 Mensagem por André Fonseca »

Luis,

Eu vou de vinagre injetando bem em cima das "maledetas".

Walmyr e Gilberto,

As colocações de vcs foram perfeitas, mas acho que o Alexandre queria dizer o mesmo que vcs, embora com a explicação do Homem esgotar com todos os recursos tenha parecido que o Bailarino vai deixar uma "maledeta" pensando no amanhã, demonstrando inteligência...

Já sobre Darwin, ele não explica alguns pontos pq a Teoria da Evolução era inimaginável para a época.

Ele foi um visionário!!!

Tanto que os rascunhos do que viria a ser o livro "Origens das Espécies" e os pensamentos sobre Evolução de Darwin começaram com uma simples e singela frase: "I think..."

Imagem

Mesmo assim é fato que os animais evoluem, e essa evolução ocorre com a seleção natural, onde as adpatações evolutivas mais vantajosas são passadas para as futuras gerações.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 394
Registrado em: 14 Out 2009, 09:06
Localização: Campinas, SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#19 Mensagem por Walmyr Buzatto »

André, assino embaixo.

Mas... putz, para quem queria apenas saber como liquidar com umas simples aiptásias, foi uma boa digressão... Como não tem mais bailarino, injeta vinagre ou kalkwasser, mas saiba que vai ter que fazer isto com uma certa frequência. Se não quiser mais ter aiptasias no aquário, tem que esterilizar tudo, começar do zero, só usar água sintética, controlar a entrada de qualquer coisa estranha... mas um dia descuida, e pronto... lá estão elas de novo!
[]'s

Walmyr

Avatar do usuário
Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 614
Registrado em: 26 Jul 2009, 19:10
Apelido: Alexandre
Localização: Rio de Janeiro, Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: aiptasias como acabar com essa praga?

#20 Mensagem por Alexandre George »

Oi André,
Obrigado pela explicação/interpretação textual. Amigos, eu ainda não cheguei na fase ou idade de atribuir inteligência a certos animais. Existe dentro desse grande tratado acima descrito o extinto de sobrevivência do animal e foi nele que afirmei a diferença entre o racional e o irracional.
Se num sistema fechado você entope de predador é lógico que o esgotamento de recursos levará a morte do(os) predadores. Contudo, havendo uma proporcionalidade correta na relação reafirmo por experiência prática que não haverá extinção total da fonte de alimento e nem morte por fome.
Interpretar um texto com extrema simplicidade é sim uma condução ao erro e pior, gera um conflito desagradável quando se afirma erro de forma categórica.
É por este e outros motivos que infelizmente escrevo pouco nos fóruns, um erro que assumo porque poderia ajudar muito mais o hobby, entretanto não tenho paciência para certas " corridas" atrás do rabo.

Um abraço.
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”