🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

overflow (sifão dosador), controvercias!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

overflow (sifão dosador), controvercias!

#1 Mensagem por leandro barbosa »

Bom dia pessoal,
Tenho um problema com meu aquario, que não tem furo para o ladão!
Em minha terra, ninguem fura vidro em domicilio icon_furious ! Então procurei uma forma alternativa de drenagem!
Apareceu então no caminho, o sistema overflow ( slr esquema do sistema = http://img685.imageshack.us/img685/5580/79069399.png),
que me pareceu meio confuso de entender a física da coisa! icon_headstars
Pesquisei bastante, pois é muito barato e facil de fazer.
Ouvi varias opiniões, onde variavam do muito bom icon_joia , até que é uma porcaria icon_barfy !
Peguei os prós e contras que ouvi , juntei tudo, e adaptei as minhas necessidades e resolvi pagar para ver!
Comprei 3m de cano de pvc, 5 cotovelos, uma conecçao "t" e uma bisnaguinha de silicone! tudo ficou em 20,00 reais.
Gastei 10 min. para fazer tudo e coloca-lo para funcinar!
foi só alegria icon_yahoo , parece que funciona muito bem! observei por 2h e nada de problemas!
vim trabalhar e larguei em minha casa ele funcionando!
amanhão posto aqui o resultado dessas 24h!
valeu mesmo!
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Set 2010, 12:51
Apelido: Brancalion
Cidade: São Paulo
País: BR
Localização: Sao Paulo
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#2 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

O problema será somente se entrar ar no sistema e perder o efeito sifão.

Se você não desligar o recalque neste momento você vai ter uma piscina.

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#3 Mensagem por leandro barbosa »

desde que não haja entrada de ar no sistema, é fisicamente impossivel a perda do efeito sifão! vedar bem as junções elimina essa entrada de ar.
eu tambem fiz um teste agora na hora do almoço, deixei durante 1:30 h a entrada de agua desligada, após isso, religuei a bomba e o sistema voltou a funcionar imediatamente sem problemas.
vou continuar testando, estou botando fé, tenho mais ou menos uns dez dias até deionizar toda a agua!
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#4 Mensagem por Renato Vidal »

Eu não consegui ver a foto do sistema.

Tem alguma do que voce fez? poste para gente.


Em casa uso bota, porém, quando encomendei o aquário, desenhei a bota com duas saidas embaixo, uma fica de backup. rss
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Da uma olhada nesse topico

viewtopic.php?f=2&t=10181
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#6 Mensagem por leandro barbosa »

Pessoal, minha ignorancia com aquarios marinhos ainda é muito grande! o meu nem agua tem ainda...
Um amigo meu, é engenheiro e esse sistema é conhecida na engenharia.
ele me disse que uma coisa é certa! O sistema funciona sim, desde que bem feito, só há duas maneiras de falhar e o Elder ja disse: entupimento ou obstrução parcial, ambas relacionadas com a diminuição do fluxo de vazão. Para isso, os canos do overlaw devem serno minimo 3x maior que o da bomba de recalque.
Quanto ao ar desde que sigam os esquemas rigorosamente, é impossivel entrar! icon_yes
valeu?
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
melquisedec de souza
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 185
Registrado em: 06 Abr 2010, 17:43
Apelido: melquisedec
Localização: diadema-sp

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#7 Mensagem por melquisedec de souza »

ja usei um igual
o problema é a entrada de ar no sifao,pode nao ter problema hj mais com o tempo ele pode acumular ar no sistema e como nao da pra ver pois o mesmo é de pvc,pode vir a parar ou reduzir a vazao de saida causando um tranzbordamento no aqua
ja tive um de pvc e um overflow box de acrilico,ambos fabricados por mim
no de acrilico eu observei que ao entrar agua no overfow altomaticamente levava bolhas p dentro que iam se acumulando dentro do sifao na parte mais alta,e acumulava até micro bolhas do skimmer,oque me deu muita dor de cabeça.
eu utilizava uma sb1000l/h para recalque,talvez uma bomba 2000l/h resolvesse mais descartei essa hipotese e parti para furar o vidro
nao sei se te convem,mais no meu mudario que nao tinha furo,eu colei uma cinta de vidro de 5 cm de altura na borda do aqua deixando 1,5 para baixo e 3,5 para cima,fiz isso na frente e laterais e atraz colei mais dois pedaços deixando um espaço de 20 cm no centro onde colei uma caixinha de vidro 20 x 10 com furo para decida de agua,ta rodando até hj sem problemas,passei uma tinta preta e ficou como uma cinta almentando o nivel do aqua.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#8 Mensagem por Elder Luis »

esse último post matou a questão com uma experiência própria. Apesar de muita coisa ser boa na teoria, em termos práticos a coisa acaba mudando bastante :roll:
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: overflow (sifão dosador), controvercias!

#9 Mensagem por leandro barbosa »

é isso que estou adorando aqui no Brasilreef, nos (eu) que somos teimosos, recebemos varias esperiencias praticas, sem stresse, e sem orgulho. tudo isso faz com que agente aprenda de verdade, e sem quebrar a cara no dia-dia.
muito obrigado e abraço para todos
e até minha proxima duvida, que logo-logo chegará! icon_iCo01
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”