🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iodeto demais faz mal?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Iodeto demais faz mal?

#1 Mensagem por Floriano Filho »

Olá pessoal!
Fui experimentar um novo suplemento de Iodo (Vibrance - da Aquavitro) e não sei se dosei demais icon_bag .
Meu iodeto que andava na casa dos 0,06 ppm no máximo, pulou para > 0,1 (Teste da Salifert).
Isso dá algum problema? A única coisa que notei no aqua é que os corais e anêmonas ficaram com cores muito melhores... icon_yes

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iodeto demais faz mal?

#2 Mensagem por Floriano Filho »

Ah... para completar! Fiz em seguida o Teste de Iodo/Iodato (no teste Salifert esses dois são combinados) e deu 0,03 ppm ou menos...

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iodeto demais faz mal?

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Salve Floriano

não me lembro do valor vestiginal ideal. Mas é oq deve ser seguido ok, iodo é necessário, mushroons ficam super coloridos e estendidos.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iodeto demais faz mal?

#4 Mensagem por Floriano Filho »

OK Mauro!

Andei lendo por aqui e os valores ideais de Iodeto são de 0,03 a 0,06 ppm. Pelo que entendi o Iodeto mesmo em dose mais alta não faz mal e é "quase muito antes pelo contrário", tipo: O iodeto aumenta a possibilidade de desenvolvimento de zooxantelas e meio que trata os ferimentos dos peixes e invertebrados. Mas claro que nada em excesso faz bem. Ningúem disse que tem-se que aumentar ao exagero o iodeto para melhorar a saúde geral do aqua.

Parece que o que faz mal mesmo é é o Iodato e Iodo altos. Aí tem aumento de algas e aquela parafernalha toda. Sendo que não necessariamente o Iodo tenha que estar alto se o iodeto estiver alto. Por isso é sempre bom monitorar os dois.

Notei que meus corais e anêmonas quase que instantâneamente melhoraram o porte e as cores, mas recomenda-se que, ao notar o iodeto alto assim como vi hoje (> 0,1), se pare de acrescentar/dosar os suplementos de iodo e vá se monitorando o iodeto até que ele possa estar ao nível do limite "normal baixo". Daí para frente vc vai acrescentando no seu aqua com o suplemento de sua preferência e monitorando os níveis de iodeto para ficarem entre 0,03 e 0,06 ppm. Pelo jeito o iodeto é o cosmético dos corais, anêmonas e invertebrados em geral :lol: . :lol: :lol:

Abraço

Floriano

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iodeto demais faz mal?

#5 Mensagem por Mauro Becker »

Floriano Filho escreveu:OK Mauro!

Andei lendo por aqui e os valores ideais de Iodeto são de 0,03 a 0,06 ppm. Pelo que entendi o Iodeto mesmo em dose mais alta não faz mal e é "quase muito antes pelo contrário", tipo: O iodeto aumenta a possibilidade de desenvolvimento de zooxantelas e meio que trata os ferimentos dos peixes e invertebrados. Mas claro que nada em excesso faz bem. Ningúem disse que tem-se que aumentar ao exagero o iodeto para melhorar a saúde geral do aqua.

Parece que o que faz mal mesmo é é o Iodato e Iodo altos. Aí tem aumento de algas e aquela parafernalha toda. Sendo que não necessariamente o Iodo tenha que estar alto se o iodeto estiver alto. Por isso é sempre bom monitorar os dois.

Notei que meus corais e anêmonas quase que instantâneamente melhoraram o porte e as cores, mas recomenda-se que, ao notar o iodeto alto assim como vi hoje (> 0,1), se pare de acrescentar/dosar os suplementos de iodo e vá se monitorando o iodeto até que ele possa estar ao nível do limite "normal baixo". Daí para frente vc vai acrescentando no seu aqua com o suplemento de sua preferência e monitorando os níveis de iodeto para ficarem entre 0,03 e 0,06 ppm. Pelo jeito o iodeto é o cosmético dos corais, anêmonas e invertebrados em geral :lol: . :lol: :lol:

Abraço

Floriano



Exelente, estava peneirando meus compendios da época que busquei solução de Lugol como reposição de iodo para o aquário, acho que foi esta explicação que o Rinaldo me fez. Acho! Afinal na época não tinha compreensão (hoje ainda não tenho)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Iodeto demais faz mal?

#6 Mensagem por Elder Luis »

Se este valor ficar alto por muito tempo, faça uma TPA generosa para reequilibrar novamente, mas nunca ouvi falar de problema com super dosagem de iodo
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Iodeto demais faz mal?

#7 Mensagem por Mauro Becker »

O maior risco de uma super dosagem eu associo ao seu forte ´poder desinfetante, podendo causar irritações aos peixes.

Mas venhamos e convenhamos, para chegar a tal ponto, tem de estar bem saturado (vide Elder)
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 316
Registrado em: 29 Mar 2011, 15:18
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Cidade: Linhares
País: Brasil
Localização: Linhares - ES - Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iodeto demais faz mal?

#8 Mensagem por Floriano Filho »

É não chegou a tanto... Os bichos aqui no meu aqua estão até bem demais... E o que notei foi elevação de iodeto. Pelas minhas pesquisas o iodeto alto não faz mal não.
Valeu pessoal!

P.S.: Elder, muito doido aquele seu avatar, hein!? kkkkkkkk icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Avatar do usuário
marcos_matiazzi
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 22 Jun 2009, 19:59
Apelido: mmatiazzi
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Iodeto demais faz mal?

#9 Mensagem por marcos_matiazzi »

O único efeito negativo que isso pode ter é um bum de algas, mas o iodo se dissolve bem rápido na água ou é consumido pelos animais ou vai embora no skimmer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”