Depois de muito tempo de construção e quase finalizado resolvi postar a situação atual desse projeto....
Agradeço a colaboração de todos, dicas e sugestões que me ajudaram muito.
Resumindo, estou usando essa luminária DIY com lentes de 45 e 60º no meu reef de 1.76x70x70.
Estou usando no momento 180 LEDS sendo 120 brancos do tipo XP-G R5 e 60 Leds Royal Blue XR-E. Essa calhas usam os mesmo leds das famosas AI. Esse projeto equivale a quase 8 luminárias AI.
Para fazer as simulações do amanhecer, sol do meio dia, anoitecer, luar, ceu nublado, relâmpago etc.. estou usando o NEPTUNE Apex, com 4 canais. Futuramente pretendo usar o Arduino customizavel pelo Android para utilizar até 16 canais, 1 por driver que me dará ainda mais customização.
No momento estou satisfeito, o projeto ainda pode ser adicionado mais 36 leds creio que não serão necessários já que atualmente uso 30% do brilho total dos Leds Brancos e 40% dos azuis e mesmo assim fica muito forte.
A temperatura da agua com a calha ligada e desligada varia apenas 0.5 grau. Tenho chiller e nunca esta sendo ligado :D
As calhas estão com 2 coolers (por calha) sendo que ligam quando a calha atinge temperatura superior a 30 graus controlada por sensor de temperatura TLZ11 12v da coel. As calhas não ultrapassam 35 graus.
Para facilitar a manutenção tanto das calhas quanto do aquario, usei um motor tubular para fazer o suporte das calhas subirem ou descerem.
Abaixo posto algumas fotos.
Dissipador com os leds e sem as lentes
Dissipador com leds e lentes coladas com cola que suporta alta temperatura
Lentes de 45 e 60ª
Calha feita pelo Frederico para acomodar os dissipadores, os furos tortos foi de minha autoria.
Otimo acabamento das calhas
Outra visão da calha
Visão geral com tampa
Visão geral já com os interruptores montados, 1 interruptor por driver.
Visão de cima da calha com tampa e interruptores
Calha com dissipador já montada
Detalhes da passagens dos fios.
Fio preto alimenta os drivers 220 v.
Fio branco com 12 canais para controlar os Drivers por PWM. Atualmente usando dimmer da neptune com apex 0-10 v.
Tb utilizado para alimentar os Coolers 12 v de cada calha
Caixa de controle das luminárias
Utiliza fonte 12 v da mean well para alimentar o controlador da neptune e os coolers. Aproveitei a fonte para ativação dos reles que são ligados por controlador de tempo.
Timmer para ligar o rele da fonte 12 v.
Reles para ligar os drivers.
Fusível para cada calha led.
Visão das tomadas eletricas e de controle das calhas.
Estrutura de aluminio feita para sustentar as calhas no motor tubular.
As ligações eletricas nessa foto ainda não eram as definitivas
Motor tubuar emteco utilizado para subir e descer a luminaria
http://www.emtecomotores.com.brEstrutura para sustentar a luminária no motor tubular
Sustentação das luminárias com suporte já montados
Estrutura da sustentação das luminarias
Visão geral das luminarias sobre a estrutura de alumínio e sustentada pelo motor tubular
Visão da caixa de controle da luminária acima do aquario, parafusada na parede. Caixa selada com proteção de silicone nas partes expostas que possam sofrer corrosão.
Visão da caixa de controle sobre o aquario
Teste de apenas 3 luminárias somente com os brancos a 80% do máximo.
Teste de apenas 3 luminárias leds brancos e azuis ligados a 35%
Teste com as 5 calhas a 35%, a foto foi tirada de celular e não fica o mesmo tom da cor real.
Os feixes de luz que aparecem na foto não são tão visiveis pessoalmente
Tom azul não é captado tão bem pela foto tirado do celular e acaba ficando roxo.
[BBvideo 720,480]http://www.youtube.com/watch?v=FpCc9xqV8Zg[/BBvideo]
Um pouco no vídeo..
Bom essa foi minha idéia de exemplificar e mostrar o trabalho que foi feito.
Não tenho nem tinha a menor experiência em aquario marinho nem eletrecidade.
Tudo feito com estudo e pesquisa.
Vários ajudaram e muitos contribuiram, agradeço a todos.
Pra fazer é so querer...