🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Basta aos preços abusivos

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#21 Mensagem por Elder Luis »

a ideia do móvel de alvenaria é mais barata, garantida e resistente, mas nem sempre é viável ...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#22 Mensagem por Ramon Brescovici »

caras as cotaçoes mesmo.
ja vi aqua de 150x40x190altura com tampa por 750
o meu eh em madeira mesmo, foi 1800. 120x60x160altura com tampa.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Rogério
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 26 Jan 2012, 10:43
Data de Nascimento: 17 Mar 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Ponte Rasa/SP

Re: Basta aos preços abusivos

#23 Mensagem por Rogério »

É verdade mesmo..... base em alvenaria além de mais bonita(na minha opinião), é muito mais em conta
e muito mais resistente, porém, se a pessoa não mora em casa própria, fica inviável... tem que pedir
autorização ao proprietário e etc.... além do que, na hora de mudar, tem que quebrar tudo e consertar
piso... essas coisas.

As cotações mais baixas que tive foram de marceneiros comuns, já as mais altas, foram de marceneiros
especializados em móveis de aquário. De qualquer forma, achei um absurdo, pelo volume do aquário, 80
litros?!?! Quase uma beteira!! O Aquário, com água natural, rochas, substrato, bomba de recalque e bomba
para o skimmer, tudo ficou em 460 pilas, pq pagar em um móvel 700...900...1000??

Eu mesmo fiz, somando todos os custos, desde parafusos, caibros, chapa de MDF, completo com base e tampa,
tudo gastei R$ 380,00. Poderia até optar por um modelo diferente de móvel, que não gastaria nada além disso.
Falta instalar a porta que não fiz ainda nem sei pq icon_assobiando , mas irei gastar R$ 40,00 pra finalizar
totalmente. Ou seja, tirando como base R$ 420,00 de material, já somando com a porta que falta, pra R$ 900,00
que orçaram, os caras estão cobrando R$ 480,00 de mão de obra!!!

Se fosse um aquário de 600 Litros, teria que vender o carro então pra pagar o móvel icon_rotfl2
Imagem

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#24 Mensagem por Alessandro Lima »

Rogério, Concordo com vc é meio alto mesmo conhecendo os custos, mas se pensarmos bem qnd vc adquiri um serviço na verdade vc esta pagando pela experiencia e pagando o financiamento da capacitação do cara para tal, (cursos, gastos com erros em experiencias anteriores). Quero dizer que como vc também acho o preço alto mas entendo os motivos. Não sei extamente se concordo, mas entendo. :)
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Serviço é um valor dificil de se definir o valor, depende muito da regiao onde se cota e da qualidade.

Só pra exemplificar.. recentemente tive q mandar "empalhar" algumas cadeiras de área q tinha aqui em casa... o custo da mao de obra saia mais caro do que comprar uma nova. Acabei achando um lugar em Guarulhos que usava um material melhor do q o original (chines) e acabei mandando fazer... mas via de regra nao compensava.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Rogério
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 26 Jan 2012, 10:43
Data de Nascimento: 17 Mar 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Ponte Rasa/SP

Re: Basta aos preços abusivos

#26 Mensagem por Rogério »

Alessandro Lima escreveu:Rogério, Concordo com vc é meio alto mesmo conhecendo os custos, mas se pensarmos bem qnd vc adquiri um serviço na verdade vc esta pagando pela experiencia e pagando o financiamento da capacitação do cara para tal, (cursos, gastos com erros em experiencias anteriores). Quero dizer que como vc também acho o preço alto mas entendo os motivos. Não sei extamente se concordo, mas entendo. :)


Claro Alessandro.... concordo com vc sim... a experiência do cara conta e muito. Não se compara um móvel feito por nós mesmo, que não temos experiência(digo por mim),
com uma pessoa que só trabalha com isso. É fato!

É que na hora a gente pensa somente no nosso bolso né velho... Como trabalhamos e sabemos o quanto é difícil se ganhar o dinheiro, pois se fosse fácil não chamava trabalho,
chamava Futebol, Política por exemplo, procuramos diminuir alguns gastos(onde é possível), pra investir em outros pontos. Tipo, iluminação, equipamentos e etc...

O que o Suguimoto disse tbm é bem verdade, depende de cada região

Mas é claro que existem profissionais que fazem por merecer cada centavo cobrado.
Mesmo assim acho um absurdo pagar em um móvel pra um aquário de 100 kg mais ou menos, R$ 1100,00 icon_rotfl2

É que cai naquela tbm né.... as vezes não é que é caro, é que a gente ganha pouco mesmo icon_rotfl2 icon_rotfl2


Abraço.
Imagem

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#27 Mensagem por Ramon Brescovici »

pzeh, esse eh o lance, ganhar pouco.

em verdade os valores sao trocados

nada contra a esposa do tonim... mas tem mulher que gasta 80 num corte de cabelo -cabelo cresce de novo, e estraga o penteado em dois dias... convenhamos., e, indo ao dentista, reclama pra pagar 40 reais um lance que vai NAO APENAS DURAR, MAS PRESERVAR os dentes da pessoa...

aí um cabeleleiro ganha mais que um dentista... é mole?

quanto a aquarismo. eu entro nas lojas de floripa, e saio sem dar um pio. pq o preço é.... afff nem vou falar.

aí vc vê o 171 do estrela apresentar uma anemona q nao queima, nao anda... por 200. e um lojista sério e registrado cobra 120 ou 140... e mesmo assim o bostão lah vende mais...
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Rogério
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 26 Jan 2012, 10:43
Data de Nascimento: 17 Mar 1976
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Ponte Rasa/SP

Re: Basta aos preços abusivos

#28 Mensagem por Rogério »

Ramon escreveu:nada contra a esposa do tonim... mas tem mulher que gasta 80 num corte de cabelo -cabelo cresce de novo, e estraga o penteado em dois dias... convenhamos., e, indo ao dentista, reclama pra pagar 40 reais um lance que vai NAO APENAS DURAR, MAS PRESERVAR os dentes da pessoa...

aí um cabeleleiro ganha mais que um dentista... é mole?



icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Mas acontece isso mesmo...
Imagem

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#29 Mensagem por marcio mig »

Desculpa entrar desta maneira na conversa, mas concordo a 1 ano comprei mei primeiro aquario optei por liver e espontanea força pelo boyu..( a patroa gostou) faltava o movel... que é simples, disseram q até as dobradiças eram de adamantium..rs.. mas é MDF revestido de uam formica boqueta!!! saiu por R$550,00 isso porque conheço o dono da loja e ele fez realmente preço de custo se nao nao pegaria, orçei em outros lugares e nao saia por menos de R$600,00 justamente por ser para um aquario.. é um absurdo, outra coisa sao os equipamentos e suplementos vendidos no Brasil, é ridiculo estive procurando por purigem um bag de 100g nao sai por menos de R$65,00 comprei no Ebay, com eo envio ....U$9,50.. traduzindo com os impostos R$21,47 com a IOF e taxas etc..... RIDICULO!!!!!!!!!
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#30 Mensagem por Ramon Brescovici »

hehe

coral amino, paguei 78 no brasil por 30 ml.
quando comprei minhas bombas dos eua mandei vir um tbm. paguei o mesmo preço num pote de 200 ml.

ah o logista brasileiro tem que ganhar o seu. beleza... nao discordo. mas faz um balanço da coisa toda... vender um a 78, e fazer os aquaristas se unirem pra importar coisas, ou vender seis ou dez a 60? é o risco que os logistas estao enfrentando, e, particularmente, quanto mais pessoas souberem que importar é mais barato, maior a chance de diminuir o preço abusivo aqui...

como disse antes, nao acho q o trabalho deva ser desvalorizado. mas revender nao dá tanto trabalho quanto um peixe, um invertebrado...

nao to dizendo q todo preço é abusivo, mas que alguns são. por exemplo coral amino é caro aki e barato lá. já actiff reef eh caro nos dois
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#31 Mensagem por Alessandro Lima »

Ramon, concordo e faltou so o barato nos 2 rs.
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#32 Mensagem por Ramon Brescovici »

QUANDO eu encontrar te aviso
kkkk
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#33 Mensagem por Celso Suguimoto »

Esse lance é polemico rs... mas vcs estao generalizando muito em cima de aquarismo marinho... Tudo no Brasil é mais caro, energia, carros, computadores, roupas, talvez excessao seje a comida.

Comparar os preços daqui com os de la de fora não acho certo, mesmo pq se vc pegar um ciliaris no Brasil e em um site gringo vai ver q eles pagam bem caro num animal q aqui é baratinho.

Qto a margem de lojistas, tem q considerar tambem a escala de consumo. Se vender 100 qq coisa com um lucro de 10% ou vender 1 com lucro de 100%. No final do mes o balanço final é o mesmo em caixa, por isso pet shop lucra muiito mais do q loja de aquario

Se isso fosse tao lucrativo nao teriam lojas fechando e dono de loja de marinho seria rico
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#34 Mensagem por Alessandro Lima »

Celso Suguimoto, sabe aquilo de reclamar pq tem q reclamar mas não pra mudar? acho que é por ai, nao tem muita solução.

Se é feito la, até chegar aqui é o preço de la + imposto+transporte+lucro aqui...

O mesmo acontece daqui pra la, um tempo atraz vi bailarino la a 30 dolares se nao me engano rs achei comico...

Não tem jeito é assim mesmo, solução pra melhorar o preços aqui é começar ser produzido aqui mas ai xará vai tempo e até chegar a qualidade comparavel xiiii...
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
marcio mig
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 668
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:31
Apelido: marcio mig
Data de Nascimento: 21 Jun 1973
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#35 Mensagem por marcio mig »

sei que a maioria dos importados chega aqui com preço absurdo, mas se levar em conta a parte do lojista, mais uma parte de impostos mais uam parte do importador mas olha esse comparativo que tive a umas semanas atraz com um lojista amigo meu: um boyu tl550 por exemplo a preço de custo com impostos media R$350.00 chega ao lojista por volta de R$950.00 e é vendido a R$1300.00 em média .... Cade a coerencia??? tao esfolando a gente? isso é um exemplo pratico q vi acontecer...
><((((º>`•.¸¸.•><((((º>´¯`•><((((º>

Avatar do usuário
Alessandro Lima
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1213
Registrado em: 10 Nov 2010, 19:35
Apelido: Maridu
Cidade: RJ
País: Brasil
Localização: Vila Valqueire - JPA
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#36 Mensagem por Alessandro Lima »

É dificil mas eu juro que entendo, não sou lojista nem nada, mas veja bem, por isso que itens de hobby sao caros, a procura é baixa, então o cara pra viver disso precisa colocar uma amrgem maior, e agente como hobbysta sem ter muita opção tem que pagar. É quase um circulo vicioso :/
Comunidade de Aquaristas Marinho do RJ
facebook.com/aquariofiliamarinharj

Alessandro Lima

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14157
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#37 Mensagem por Celso Suguimoto »

Exato Alessandro... pra quem acha q os preços praticados aqui em relacao a equipamentos sao abusivos basta importa-los como pessoa fisica. Pagando impostos e taxas algumas vezes ficam com o mesmo preço praticado aqui e ainda sem garantia... mas algumas coisas compensa.

É a livre concorrencia, q fechou muitas lojas ... hoje em dia o comercio virtual é muito forte e muitas lojas fisicas fecharam a porta por conta disso
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#38 Mensagem por André Fonseca »

Não podemos esquecer que estamos falando de um hobby, e todos sabemos que hobbies independente de qual for, são caros...

Seja Aquarismo, Antigomobilismo, Aeromobilismo, não tem como fugir, vai grana.

O que podemos fazer, e por isso postei a foto da minha bancada, é procurar alternativas em cima das nossas possibilidades. Imagina quanto eu gastaria para fazer um móvel de madeira para os meus 700 litros de aqua?!

Eu tinha a possibilidade da fazer uma base de alvenaria gastando nem 10% do que gastaria se fosse em madeira, e como acabara de comrpar a casa, não pensei duas vezes. Nessa conta já com a mão de obra do pedreiro.

Se existe a possibilidade de importar equipamentos e produtos para o aqua, mesmo correndo o risco de ser "pego" e cobrar os impostos, e vc não fica "trancando" com medo de ser enganado e receber o produto errado, tem mais é que correr atrás e importar mesmo. Agora se vc tem medo de receber o produto errado ou de ser taxado, não tem pra onde correr, é nas lojas que vc tem que ir. Ganhamos de um lado, perdemos do outro.

Pessoalmente tenho um medo lascado de comprar lá fora, e acabo pagando o preço por isso.

Agora o que não pode ocorrer é ser enganado na "caruda" por pessoas que não pagam nada de impostos e coletam os "produtos" na Natureza, logo ali na praia, e vendem com valores de "produtos" importados, enganando todo mundo.

Nem vou entrar no mérito de animais ilegais.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Basta aos preços abusivos

#39 Mensagem por Ramon Brescovici »

entao, como eu disse, nao acho que esteja errado, é o risco que o lojista corre: cobrar caro e incentivar vender POUCO, e portanto, menor número de aquaristas no país, ou aquaristas evadindo o mercado brasileiro.
ou vender barato e incentivar a venda DE MUITOS, e, portanto, maior número de aquaristas em potencial. e com isso roubar o mercado das que cobram 1000%

os equipamentos eletronicos eu nem acho muito caros... mas pagar 1 dolar na origem, e que seja, 1,70 dolares com impostos numa vitamina pra mergulhar a comida, FAZ TODA A DIFERENÇA, do que pagar 40 aqui.



dreca. eu importei duas vezes, paguei imposto, e nao tentei sonegar. e teve itens que eram 2000% mais baratos... e nao to falando de eletronicos, e sim suplementação.

como eu disse, nao tem 'errado', mas o caso é que VAI APARECER - T O M A R A - um lojista que se dará conta de que até agora 'a maioria' bota 1000% em cima dum aminoácido, e a partir disso nao troco de lojista nunca mais.

agora, se vc se preocupa com impostos não serem sonegados, é mais fácil lojista ter a chance de o fazer, do que o consumidor. nao to dizendo que faz... apesar que eu sei de alguns q fazem. rs
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Basta aos preços abusivos

#40 Mensagem por Marcio Gielfi »

O assunto é bem polemico e precisamos destrinchar um pouco.

Acho que o problema começa com o custo Brasil, ai entra impostos ( o governo é um sócio oculto cruel), o custo alfandegário ( ineficiencia e custos de portos e aeroportos)

Só o custo Brasil está longe de ser o problema.


Ai temos os que mais ganham com isso, pensou no lojista, errado, aqui no Brasil, por uma distorção das leis da física , é o atravessador ou se preferir, o importador que fica com a maior parcela. Tudo bem que ele é a pessoa que banca a compra, é a pessoa que rói as unhas quando o conteiner chega no porto, mas é quem fica com o maior naco, como são só meia dúzia de 3 ou 4 que fazem isso, cobram o máximo possível, como não tem concorrência, é pagar ou não levar.

Ai entra o problema da visão curta ... aqui no Brasil, que tem a capacidade de criar uns milagres como ser chique comer no Mac Donalds ( hoje já nem tanto, mas 10 anos atrás era programa de sabado a noite !!) ou a mulherada se descabelar comprando em uma Loja Zara e pagando uma fortuna ( Zara fora do Brasil é uma rede de lojas de roupas de baixo custo), se criou o modelo de elitização do aquarismo marinho, ou seja, é hobby de rico o que está errado, mas da mesma forma que a Zara ganha rios de dinheiro aqui vendendo bem caro o que ela vende bem barato fora, no aquarismo marinho se cobra bem caro por algo que não é tão caro assim.

O que acabou acontecendo é ai foi dado um grande tiro no pé, fazendo do hobby algo elitizado e cobrando caro, se vende pouco, vendendo pouco, o custo também é alto, pois não tem volume de vendas, qualquer portinha que voce abrir, vai precisar ganhar muito em cima de cada item para se manter aberto. O modelo funcionava bem até que um lazarento inventou uma tal de internet e ajudou o mundo a se globalizar !!! Hoje voce ve quanto custa fora e compara com o que tem aqui, e leva as vezes um baita susto !!!

É só comparar o mercado de aquarismo com o de pet shop.

Hoje o Brasil é o segundo ou terceiro maior mercado do mundo de pet, todos os grandes fabricantes de rações estão aqui, temos uma enorme industria nacional que fabrica camas, casinhas e apetrechos para paparicar nossos "filhinhos" , inclusive exportamos bastante disto para outros países.
Aquarismo onde o mercado pet é grande, também é um mercado grande, claro que não tão grande como cães e gatos, mas é proporcional ao tamanho destes mercados. Aqui isto não ocorre, deveríamos ser o segundo ou terceiro maior mercado de aquarismo do mundo e não estamos entre os 30 maiores !!!

Porque isso, porque meia dúzia de 3 ou 4 resolveram que aquarismo marinho no Brasil tinha que ser só para quem pode ter muito dinheiro, e deu no que deu.

O que menos ganha nesta cadeia toda é o lojista, mas não é santo não, ele também coloca margens grandes, muito mais por necessidade do que capricho, mas o fato é que no preço final, a parte dele está lá contribuindo para valores muito mais altos dos mesmos produtos que vemos lá fora.

O problema é que hoje com a internet e a facilidade de importação, essa turma ganhou um concorrente, cada um dos consumidores acaba virando um micro nano empresário, ele acaba importando e vendendo para sí muito do que ele precisa, alguns até se especializaram em revender isso e com isso se deixa de comprar nas lojas, ai entramos naquele círculo vicioso da Tostines, se vende caro porque vende pouco ou se vende pouco porque é caro.

Para nossa sorte, algumas coisas começam a empatar com custo mais risco de se trazer de fora, skimmers por exemplo, ja acho que os modelos menores não compensa o risco de se trazer de fora, pois ai entra não só o custo de aquisição e importação + imposto sobe isso tudo, entra a demora, o risco de abrir a embalagem e estar quebrado e por ai vai. Para skimmer grande ainda sai mais barato voce subir em um avião e ir buscar nos EUA do que importar ou comprar aqui. Alías conheço mais de um que fez isso, subiu literalmente em um avião e colocou o skimmer na mala, a diferença de custo pagou a passagem, ai estando lá, aproveita e compra mais um monte de coisas e paga a viagem e ganha as férias de graça!!

Mas ainda estamos longe do ideal, quando esta meia dúzia de 3 ou 4 perceber que se ganhar como ganha um distribuidor lá fora em termos de margem vai no médio prazo te trazer muito mais ganhos, todos nós vamos ganhar com isso, pois vai se importar mais ( por tabela, fica mais barato o produto), vai acabar aparecendo mais empresas nacionais com bons produtos, o lojista vai vender mais e vai poder também por uma margem menor, vão abrir mais lojas, a concorrencia aumenta e vai ser um ganha ganha tremendo para todo mundo.

Resta saber se a cadeia toda vai resistir a isto e até quando vamos esperar por isso. A maioria não tem esperado ...

Eu mesmo pego muitas vezes carona em amigos e parentes, faço minhas compras fora e mando entregar, a pessoa traz na mala para mim. Infelizmente acabo gastando muito pouco aqui no Brasil com aquarismo.

Eu realmente gostaria de poder encostar em uma loja Brasileira, poder ter opção ( coisa que não temos aqui) escolher e comprar o produto, mas fazer isso pagando de 3 a 5 vezes mais caro que lá fora por boa parte dos produtos não dá !!!

Ai entra o tiro no pé ...
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”