🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste novos Skimmers Morato...

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#21 Mensagem por André Fonseca »

Vamos lá, algumas fotos e o início da "bagaça"...

Imagem
Manochio e eu, tirando o “brinquedo” da caixa...

E a já “clássica” foto que não pode falar em nenhum tópico sobre Skimmer,seja no Brasil, nos EUA, quiça no Universo!!!

Imagem
O Morato com a “escala”...

icon_harhar

Falando sério agora...

O Morato já está rodando em paralelo com o BM, um em cada compartimento do Sump e, como já era de se esperar, ainda não retirou nada pq precisa "amaciar", tirando os produtos utilizados em sua fabricação. Não costumo colocar meus Skimmer para rodar direto no aqua, sempre faço uma limpeza neles deixando rodar no vinagre por uns 2 dias, depois lavo direitinho e aí sim, entra no Sump. O Sérgio disse não precisar dessa limpeza, pois bastavam 3 dias rodando que já começaria a "funfar", então vamos aguardar. Ao ligarmos o Morato, facilmente observamos o prejuízo dos resíduos utilizados na fabricação de todos os Skimmer, pois as bolhas estavam grandes e com tamanhos variáveis.

Hj isso já mudou de figura (escrevo sentado ao lado do aqua, observando os Skimmers) e as bolhas já estão pequenas e regulares.

O que dá pra perceber também é que, pelo fato de ficar com duas SB modificadas fora do Skimmer, a câmara de reação é maior do que meu BM, que tem a Eheim dentro.

Imagem
Câmara de reação Morato...

Imagem
Câmara de reação BM...

Outro ponto que pudemos observar é que o Morato sofre um "estrangulamento" na passagem do pescoço para o copo coletor, já que tem uma peça plástica e o fundo do copo "chapados" logo acima da câmara, sendo essa transição no BM realmente bem mais "suave" devido a um "prolongamento" de acrílico entre a câmara de reação e o copo coletor.

Imagem

Imagem
Pescoço Morato e peça plástica...

Imagem
Pescoço BM...

Com isso a sujeira pode ficar retida nessa parte do Morato, não indo parar tudo no copo. Assim que o Morato começar a tirar sujeira, vamos poder observar se realmente fica sujeira nessa parte, comparando com o BM.

Outro ponto que pude observar é que o copo coletor do Morato não tem um tudo para descarte da "nhaca"...

Imagem
Copo coletor e “caninho” do BM...

E o Sérgio, dando risada, pediu uma foto da minha “patinha” por cima do copo coletor do Morato, dizendo que Skimmer bom é aquele que tem copo grande...

Imagem

:-?

Eita maldade!!!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Manochio
Recebeu Curtir: 15 vezes

#22 Mensagem por José Manochio »

Bem...... ainda faltam muitas coisas sobre as medições iniciais para serem postadas, como:

nível de ruído
acabamento
consumo de energia
puxada de ar
medições do aquario

Algumas obsergvações:

1ª - 3 dias é para uma limpesa do skimmer e não o amaciamento final, que você deve observar
a hora ideal no seu aquario.

2º - Quanto ao tamanho do copo estar ligado a qualidade do skimmer..... a frase não é do Sergio
e sim o que dizem por ai.

3ª - Como você disse o intuito do teste é após o "amaciamento" sai o BM e entra o Morato, já que
ambos não cabem no mesmo compartimento do sump.

Aguardamos as movas postagens.

Abraços

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#23 Mensagem por Elder Luis »

Quanto ao tamanho do copo, quanto maior a superfície para a sujeira "transbordar" e sair, caindo no copo coletor, tende a ter maior eficiência, uma vez que a sujeira não terá que passar por um duto estreito se acumulando na extensão do pescoço.

Para fins de ilustração, segue foto do copo coletor do NAC9 e do modelo ANTIGO do Morato 1000, já fora da linha (essa foto não serve para fins de teste desse tópico, apenas para ilustrar as diferenças por onde a sujeira sobe)

Imagem

Imagem
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#24 Mensagem por José Manochio »

Elder, não é bem assim, o copo precisa estar comprometido com o conjunto de corpo e bomba.

Se fizer um copo muito estreito o fluxo da espuma é muito rápido e acaba não formando o
foam head, já um copo muito largo o foam head fica muito espesso e pesado e compromente
o transbordamento para o copo coletor.

Falo isso porque já fiz os testes em meus DIYs . Bem mas vamos deixar isso para um
outro tópico.

Vamos aguardar a postagem do restante das medidas que fizemos na casa do André.

Abraços

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

#25 Mensagem por Celso Suguimoto »

Antes da parte tecnica, realmente o acabamento desses moratos novos melhoraram muiiito.

Primeira avaliacao pessoal minha...rs como comida... primeiro a gente "come" com os olhos (ve o acabamento)... agora vamos deixar o bicho trabalhar.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
Recebeu Curtir: 4 vezes

#26 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Curioso é que estes novos Moratos já estão anunciados faz tempo e parece que pouca gente conhecia ... Se eu tivesse conhecimento deles no ano passado não teria comprado o Reef Octopus, que estou usando, de jeito nenhum! E independente dos testes, já está no meu planejamento comprar um 600. Vou deixar o RO apenas para "backup" ...

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#27 Mensagem por Matias Gomes »

esse é um grande problema, as pessoas querem que os aquaristas adivinhem que tem produto no mercado rssss sem divulgação não tem vendas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#28 Mensagem por André Fonseca »

Manochio,

André Fonseca escreveu:Queria agradecer aos dois pelo tempo dipensado comigo e, já me adiantando, os novos Skimmers não lembram em nada os antigos. O "pré-conceito" que tinha em relação aos antigos Morato 600 e Morato 1000 logo de cara já caí por terra. O equipamento foi totalmente reformulado e ficou muito bem montado.

Com relação ao acabamento, já tinha postado logo depois que vcs saíram de casa. Mas reforço para que não fique dúvida nenhuma, é um outro equipamento, nada parecido com os antigos. Acabamento excelente, de primeira mesmo...

icon_first

Com relação ao tamanho do copo coletor e a eficiência do Skimmer, é claro que não foi o Sérgio quem disse, e ficou bem claro quando ele comentou isso, não resta dúvida nenhuma que se trata de uma BRINCADEIRA, por isso coloquei o "dando risada".

Se pareceu o contrário, me desculpe.

"Foam head" a parte, o tamanho do copo não tem nada a ver com o desempenho do equipamento, mas a junção do pescoço - copo influencia diretamente no desempenho. Não posso dizer que sem esse estrangulamento o Skimmer funcionaria melhor, e aí o Sérgio mesmo teria que nos informar se chegou a testar sem esse estrangulamento e qual foi o resultado, mas que a primeira vista isso parece influenciar, parece. Por isso coloquei um "a parte", com as fotos dos dois Skimmers.

O Skimmer ainda está "limpando" seu corpo, com dois dias rodando no aqua, mas já parece querer começar a espumar.

Com relação aos dados da água, isso tirou minha tranquilidade, pois a anos uso a água de reposição de uma loja que "era" da minha confiança e o resultado do Nitrato, estourando a escala no teste do Sérgio, é pra querer "matar" um. Esse final de semana vou ver se consigo dar um pulo na loja e fazer uma coisa que tem anos que não faço, que é comprar um kit de teste. Vou ver também se consigo testar a água que eles vendem.

Já sobre o ruído, isso simplesmente não existe. O próprio fluxo de água dentro do Sump, que é bem tranquilo e silencioso, é mais alto do que o Skimmer. Só se percebe um "sibilar" próximo as duas entradas de ar das bombas.

Edimar, Celso e Matias,

Nesse ponto vcs estão cobertos de razão, é um Skimmer muito mais bonito e caprichado do que os antigos.

Agora é dar tempo ao tempo e deixar ele "funfa"...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#29 Mensagem por Elder Luis »

Dreka, vc não tem SPS, logo o nitrato é inofensivo para vc, ou até de certa forma "interessante"
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#30 Mensagem por José Manochio »

André.... você não precisa se desculpar de nada....

Quando você tiver tempo, por favor coloque as fotos do consumo de energia e os valores da
puxada de ar..... isso é importante !!

O que o Matias falou é uma verdade, e é reconhecida pelo Sergio.... a divulgação precisa
melhorar, mas ele já está trabalhando nisso !!

Abraços

felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Felipe Senna

#31 Mensagem por felipe.senna »

a imagem que o morato deixou no mercado foram aqueles skimmers toscos, cafonas e com conecções e tubos de pvc de obra, agora realmente melhorou visualmente, aparência é tudo, vamos esperar resultados.

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#32 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bem legal o teste e realmente a cara dos skimmers melhorou e muito

Vi um modelo turbo 600 onde claramente dá para ver que nessa peça plástica onde termina o pescoço ( azul) fizeram um acabamento na parte de dentro ( só dá para ver olhando de baixo para cima no skimmer) deixando a peça mais arredondada acho que na tentativa de suavizar a subida das bolhas. O Ciro estava com um desse para testes e gostou bastante

A questão do tubo de descarte no copo coletor pode ser proposital fazendo com o que o aquarista seja obrigado a limpar o copo coletor aumentando a eficiência do conjunto . O Jeff Macare da Reef Dynamics explicou isso quando o indagaram sobre o tubo.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

#33 Mensagem por Celso Suguimoto »

Reef Dynamics e antiga euroreef.... tem algumas coisas controversas tbem... ele prefere nao usar bubble plates
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#34 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Disse que o bubble plate é usado em skimmers industriais onde são usados mais de uma bomba e o bubble plate equaliza as bolhas das 2 bombas

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#35 Mensagem por José Manochio »

Elder Luis escreveu:Dreka, vc não tem SPS, logo o nitrato é inofensivo para vc, ou até de certa forma "interessante"

O problema não é só no nitrato que está muito alto, mas também o fosfato , densidade e reserva que estão fora do ideal,
mesmo não tendo SPSs, estes parâmetros teriam que ser ajustados para um melhor equilibrio do sistema.

O André já desconfia de onde vem o problema e pelo que ele postou já está buscando a solução e com certeza vai
estabilizar seu sistema logo.

De skimmer ele tá bem, o BM 220 é excelente e vai ajudá-lo bastante.

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#36 Mensagem por José Manochio »

Arnaldo Pieruccini escreveu:
A questão do tubo de descarte no copo coletor pode ser proposital fazendo com o que o aquarista seja obrigado a limpar o copo coletor aumentando a eficiência do conjunto . O Jeff Macare da Reef Dynamics explicou isso quando o indagaram sobre o tubo.

É exatamente isso Arnaldo .

Marco Doretto

#37 Mensagem por Marco Doretto »

bom tive um morato mil com duas SB2000 turbinada, e eu add mais 1 sb2000 extra turbuinada, melhorou bem mais troquei por Bubble magus, oq mais me encomoda em todos moratos e a forma q se joga agua pra dentro dele, na minha opniao se a saida de agua fosse direto para plate, o desempenbho delas seriao melhor, no morato ela fica de ponta cabeça, e joga a agua contra a gravidade da agua, no meu add uma bomba jogando em linha reta sem curvas, entro quase o mesma quantidade de agua q as 2 juntas originais.

meu morato turbina link
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=gLVi-vLFv7o[/BBvideo]

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#38 Mensagem por José Manochio »

Bem enquanto o André não posta as fotos das medições do consumo , vou adiantando
alguns numeros aferidos na visita:

CONSUMO DE ENERGIA:

SB2000 = 17 W cada bomba = 34 W para o Morato 1800

Eheim 1260 - 38 W para o BM 220 CS

PUXADA DE AR:

SB2000 = 480 l/h cada bomba = 960 l/h para o Morato 1800

Eheim 1260 = 840 l/h para o BM 220 CS

Assim que possível André, coloque as fotos para ilustrar as medições.

Abraços

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
Recebeu Curtir: 4 vezes

#39 Mensagem por Edimar_Oliveira »

marcodoretto, então, que tal este modelo?

Morato 600 Turbo Short

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Marco Doretto

#40 Mensagem por Marco Doretto »

Bom Eu gosto do morato tive otimos resultados com ele, oq me incomoda muito no morato é como nosso amigo disse, o pescoço é estrangulado dificulta a espuma subir, outra a limpesa dele é ruim de fazer, gosto muito d desmontar o skimmer todo e fazer aquela faxina, nos moratos nao é possivel, a o pessoal diz coloca no vinagre e deicha bater mais para derreter o calcio q junta nele leva muito tempo, so troquei o meu moratão por calsa disso, bacana é ter acesso ao interior da camara de realção, nos moratos nao se tem isso, por mais q se jogue algua dentro do morato sempre acumula, sujeira na parte de baixo deles, nessa base principalmente nao tem como se dar uma escovada e tal, imagina 2 ou 3 anos sem dar uma boa escovada como nao ficaria.

Responder

Voltar para “Forum de Testes”