Desculpa Xará.. mas a minha duvida tá assolando a muito tempo......
Marcio Gielfi escreveu:Marco Ferro escreveu:
O problema que eu tive foi corrosão , porque ou como eu nao sei te dizer...
mas o tubo furou bem na entrada da agua pra dentro da serpentina ,
O problema que voce teve foi corrosão por eletrolise, sempre se deve proteger os primeiros 5cm para dentro e para fora da água, isso evita essa corrosão que é muito mais acelerada do que outras formas de corrosão.
[offtopic]Que tipo de eletrolise Xará??? passa corrente pelo inox? não é aterrado o Chiller??? estranho isso, prestei serviço para uma grande empresa fabricante de baterias e todo o dispositivo foi feito com 304/316 e mesmo trabalhando com extremos (ácidos, e corrente elétrica não houve até hoje problemas de corrosão mesmo que por eletrolise e estamos falando em disp. de montagem de bateria onde realmente respinga a solução isso a uns 10 anos atraz e tá funcionando que é uma beleza inclusive um tanque de 15mil L de solução acida...) ainda não entendi essa tal de corrosão que tanto falam, não questiono o titânio pois é material nobre mas sim esse preconceito com o Inox, na real não estendo essa corrosão que tanto brigam em fóruns..
se a briga é por causa da qualidade do inox desculpa mas tem fabricante de chiller fazendo m*
usando inox inferior como os talheres de 1,99 por exemplo por sair um pouco do seu tópico Leonardo , segue cada tipo para sua aplicação acho que deve ajudar um pouco neste assunto...
"
APLICAÇÕES TÍPICAS DOS VÁRIOS TIPOS DE AÇO INOXIDÁVEL:Tipo 420 Facas profissionais e de cozinha, espátulas etc.
Tipo 430 Mesas, painéis, revestimento de equipamentos. Utilizado em ambientes moderadamente corrosivos (vegetais, frutas, bebidas, alimentos secos, etc).
Tipo 304 Cubas, bacias, tubulações, partes de máquinas (componentes que exigem conformação e soldabilidade). Resistência à corrosão superior ao 430.
Tipo 316 Componentes utilizados com alimentos mais corrosivos (carne/sangue, alimentos com moderado conteúdo de sal), que são limpos freqüentemente.
Tipo 904L Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados).
Duplex 2205 Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Maior resistência que os austeníticos. Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas.
Super Austeníticos com 6% de Mo. - Utilizado com alimentos corrosivos (salmoura quente e alimentos salgados). Boa resistência à corrosão sob tensão em soluções salgadas a altas temperaturas. Usados em aquecimento de vapor, boilers para aquecimento de água, etc. "[/offtopic]
" fonte
Elinoxse alguém tiver uma explicação técnica e lógica não apenas " inox não presta" por favor pq não é a primeira vez que leio isso, alias
Excelente ideia Leonardo.. gostei de verdade vou estudar uma possível " copia" rs... gostei muito e isso realmente na teoria funciona já testou?????
uma dica para quem não sabe e que vai comprar Inox, quando ver um suposto 304 por exemplo leva um imã e quando ver o tubo ou chapa veja se tem a atração magnética.. se tiver sai correndo.. não presta... inox não tem atração magnética... faça o teste na parte de cima do fogão da patroa e depois testa no "suposto" inox escovado da lateral... vcs vão ver a prova...