🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#21 Mensagem por André Fonseca »

Fabrício,

Num sei se vou ajudar ou colocar mais dúvidas no seu projeto, mas...

Daqui a um tempo vou montar um outro aqua um pouco menor que o seu, 150x70x65, e como gosto de um visual mais limpo dentro do aqua da mesma forma que vc, vou usar duas bombas Sicce 4000 l/h no retorno, evitando assim o uso de bombas internas que acabam "enfeiando" toda a arrumação que a gente tenta fazer.

Meu overflow vai ser por uma bota central, pq acho que colocando ela num dos cantos deixaria o aqua meio "penso". Isso pq esse aqua vai ficar encostado numa parede, com vista para as duas laterais, e como não gosto muito de furar demais o aqua (somente o furo do overflow mesmo), o retorno será pela parte de trás do aqua, usando mangueiras e canos, dividido em duas saídas. Num aqua do tamanho do seu colocaria 3 bombas de retorno, ficando com uma circulação boa e sem bombas internas. Como vc vai usar chiller e quer aproveitar um dos retornos para fazer a água passar por ele, poderia dividir a subida de uma das bombas em duas, uma indo direto para o aqua e a outra passando pelo chiller, antes de subir para o aqua também, como disse o Matias.

Todos meus aquas tiveram esse sistema de descida e subida da água, e acho que fica muito discreto. No seu caso, como o aqua vai ficar com uma das laterais encostada na parede, passaria o overflow para esse lado, deixando o centro do aqua livre, e colocaria o retorno com as saídas do lado oposto.

No caso do UV, pode ir nos Boyus mesmo, pois eles possuem a luva de quartzo que o Renatão fez referencia. E quando mais lenta a água passar por ele, melhor.

Sobre o Skimmer, pessoalmente gosto muito dos HSA e iria num Beckett tocado por uma bomba Mag 24. O único problema é que esses Skimmer precisam de bombas com muita pressão e isso faz com que essas bombas gastem mais energia.

Aliás, "iria" não, vou. Isso pq já tô comprando algumas coisas pra esse novo aqua e as bombas já tão garantidas...

icon_yahoo

Matias,

Se não me engano o MSA-200-2-6540 é o Skimmer Marine Soucers...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#22 Mensagem por Matias Gomes »

Ozonizador red sea de luxe completo lá fora deve custar uns 500 dolares , o ozonizador é ligado no skimmer, tem que ter uma entrada no skimmer para ele.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fabricio Fonseca
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fabricio Fonseca
País: brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

#23 Mensagem por Fabricio Fonseca »

André Fonseca escreveu:Fabrício,

Num sei se vou ajudar ou colocar mais dúvidas no seu projeto, mas...

Daqui a um tempo vou montar um outro aqua um pouco menor que o seu, 150x70x65, e como gosto de um visual mais limpo dentro do aqua da mesma forma que vc, vou usar duas bombas Sicce 4000 l/h no retorno, evitando assim o uso de bombas internas que acabam "enfeiando" toda a arrumação que a gente tenta fazer.

Meu overflow vai ser por uma bota central, pq acho que colocando ela num dos cantos deixaria o aqua meio "penso". Isso pq esse aqua vai ficar encostado numa parede, com vista para as duas laterais, e como não gosto muito de furar demais o aqua (somente o furo do overflow mesmo), o retorno será pela parte de trás do aqua, usando mangueiras e canos, dividido em duas saídas. Num aqua do tamanho do seu colocaria 3 bombas de retorno, ficando com uma circulação boa e sem bombas internas. Como vc vai usar chiller e quer aproveitar um dos retornos para fazer a água passar por ele, poderia dividir a subida de uma das bombas em duas, uma indo direto para o aqua e a outra passando pelo chiller, antes de subir para o aqua também, como disse o Matias.

Todos meus aquas tiveram esse sistema de descida e subida da água, e acho que fica muito discreto. No seu caso, como o aqua vai ficar com uma das laterais encostada na parede, passaria o overflow para esse lado, deixando o centro do aqua livre, e colocaria o retorno com as saídas do lado oposto.

No caso do UV, pode ir nos Boyus mesmo, pois eles possuem a luva de quartzo que o Renatão fez referencia. E quando mais lenta a água passar por ele, melhor.

Sobre o Skimmer, pessoalmente gosto muito dos HSA e iria num Beckett tocado por uma bomba Mag 24. O único problema é que esses Skimmer precisam de bombas com muita pressão e isso faz com que essas bombas gastem mais energia.

Aliás, "iria" não, vou. Isso pq já tô comprando algumas coisas pra esse novo aqua e as bombas já tão garantidas...

icon_yahoo

Matias,

Se não me engano o MSA-200-2-6540 é o Skimmer Marine Soucers...

Valeu pelas dicas, no caso do overflow comentado, vc vai fazer ele interno ou externo? Quantos cm de profundidade?

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#24 Mensagem por André Fonseca »

Fabrício,

Vou fazer uma bota interna, como nesse aqua antigo meu...

Imagem

Ou esse meu atual mesmo...

Imagem

Nesse novo aqua, a bota vai ter 30 cms de comprimento e mais ou menos uns 5 cms de largura/profundidade.

A única alteração que faria, caso fosse montar um aqua dividindo um ambiente, seria passar a bota para uma das laterais...

Fabricio Fonseca

#25 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Vou fazer uma bota interna, como nesse aqua antigo meu...

Imagem

Ou esse meu atual mesmo...

Imagem

Nesse novo aqua, a bota vai ter 30 cms de comprimento e mais ou menos uns 5 cms de largura/profundidade.

A única alteração que faria, caso fosse montar um aqua dividindo um ambiente, seria passar a bota para uma das laterais...

Na foto n da pra ver direito, a parte da descida da bota está dentro ou fora do aquario? se estiver dentro, daria para fazer fora?

Fabricio Fonseca

#26 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Matias Gomes escreveu:
FabricioDF escreveu:Você está me dizendo que a bomba que jogará para o UV e Chiller pode ser de apenas 600 l/h?

Não
FabricioDF escreveu:Falando nisso, qual as bombas de recalque que vc me indica? Me indicaram Pond Mag Drive 1200 with 18 ft. Cord

essa bomba gasta 110w de eletricidade para empurrar pouco mais de 4000 LH
uma bomba Sicce de 4000 gasta 48W, muito melhor, escolha o equipamento tb pelo consumo, esse consumo tb se refere em calor provocado no sump.
FabricioDF escreveu:Li em livros e fóruns que a circulação deve ser 10x/h a litragem do aquário, procede??

é melhor 20x o volume do reef, vc pode comprar um Wave maker que fica muito melhor, mas se puder colocar duas VORTECH uma de cada lado fica melhor ainda, se não puder pode colocar 2 ching ling ligadas num controlador nacional que nosso colega faz aqui no fórum, ou um sistema wave maker completo da boyu.

eu usaria um filtro UV de 30 ou 40w e de preferência de lâmpada tubular e não PL, nem sei se ainda tem aqueles UV da boyu para vender, são ótimos e tenho 3 deles e vc deve colocar uma bomba de 650 litros hora nele no de 30 ou 40w,
no chiller vc deve usar uma bomba de 2000 litros hora, esse sim vc pode fazer saindo do sump e indo para o display

Onde vc viu que essa bom Sicce de 4000 gasta somente 48w?

Sicce Syncra Water Pump
Model 4.0, 951 GPH

- Model: Syncra 4.0
- All pumps come with ceramic shaft, threaded intake & discharge, flow regulator, and compact size
- 951 gallons per hour
- 12.5 feet shut off
- 85 watts / 120 volts
- CE & UL listed
- 3 year warranty
- Comes w/ 6ft. cord
- Pump Dimension:
- Inlet: 1" threaded, Use hose size: 25mm x 32mm
- Outlet: 1" threaded, Use hose size: 21mm x 26.5mm

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#27 Mensagem por Renato Vidal »

Fabricio.

A bomba que o André faz referencia é a:

Sicce Multi 4000

Descrição Técnica:

Vazão: 3800 lts/hora
Impeller: cerâmica.
Altura máxima: 2,8 metro.
Voltagem: 110V.
Consumo: 48W.

É a mesma que usamos aqui em casa para recalque.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#28 Mensagem por André Fonseca »

Fabrício,

O sistema de bota é sempre interno, mudando apenas o local onde ele fica: no vidro de trás ou nos vidros laterais...

Se for externo, já seria o sistema durso. Mas nesse eu não confio pq ele seria uma caixa que ficaria suspensa por fora do aqua, colado ao vidro apenas na parte de cima do aqua.

Acho que essas fotos da bota do meu aqua já ajudam mais...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

icon_joia ???

Fabricio Fonseca

#29 Mensagem por Fabricio Fonseca »

O sistema de bota é sempre interno, mudando apenas o local onde ele fica: no vidro de trás ou nos vidros laterais...

Se for externo, já seria o sistema durso. Mas nesse eu não confio pq ele seria uma caixa que ficaria suspensa por fora do aqua, colado ao vidro apenas na parte de cima do aqua.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

icon_joia ???

Legal, acho que vou seguir esse modelo.

Fabricio Fonseca

#30 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Renato Vidal escreveu:Fabricio.

A bomba que o André faz referencia é a:

Sicce Multi 4000

Descrição Técnica:

Vazão: 3800 lts/hora
Impeller: cerâmica.
Altura máxima: 2,8 metro.
Voltagem: 110V.
Consumo: 48W.

É a mesma que usamos aqui em casa para recalque.

Não achei esse modelo de 48w para venda, sabe onde encontro?

Fabricio Fonseca

#31 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Estou com um amigo no EUA que está de volta semana que vem, ele se prontifiou a trazer um Skimmer pra mim :D
Imagina minha cara de felicidade, estou pensando em pegar um SKIMMER BUBBLEKING ALPHA 300 acha que vale apena? (http://premiumaquatics.com/store/mercha ... bubbleking)

Sobre manutenção caso quebre, vale apena ter um desses?

Fabricio Fonseca

#32 Mensagem por Fabricio Fonseca »

João basso escreveu:
FabricioDF escreveu:

icon_joia ???

Legal, acho que vou seguir esse modelo.

Na minha opinião esse sistema de botas internas está totalmente ultrapassado,veja e repare nos detalhes;a flange da maneira que está colocada,uns dois centimetros acima do vidro onde com o tempo junta restos por ali,quem desmontou aquários antigos ve aquilo preto de sujeira que com o tempo acumula.Furar o vidro do fundo,sempre um risco a mais,casos de aquários que trincaram por ali devido ao furo não tem jeito ,tem que desmontar.Nada de durso tambem,faça o sexto e sétimo vidro com a água descendo em toda a extenção ,com bota externa,se algo acontecer um dia,vc não desmonta o aquário,é só trocar a caixinha,nada de grades na descida d'água alem de dificultar a passagem da água tem que limpar constante.Ja disseram aqui para NíO MONTAR AQUÁRIOS GRANDES COM ESSE SISTEMA,COMO OPINAR SE NíO CONHECEM O SISTEMA?QUEM OPINOU,JÁ FEZ E USOU?USO ASSIM A MAIS DE DEZ ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMAS.Desculpem a franqueza mas é a única maneira que conheço de me expressar quando vejo criticas da forma que vi.Não quero que ninguem se ofenda,apenas dei minha opinião,pelos anos que tenho no aquarismo marinho,o projeto é meu e o desenho que postaram nesse forum que o Walmyr colocou não é meu projeto,é uma modificação feita em cima do meu projeto e algo que nunca fiz e usei,portanto não opino.
quanto a skimmer importado cuidado,se precizar de uma bomba nova vai custar muito caro e dificil de encontrar,passe uma mensagem para o Ciro e veja a dificuldade dele,é excelente skimmer sim,mas a dificuldades de conseguir repor algo.Fred faz bons skimmer para aquários grandes,bem acabado e funcionam,se seu aquário fosse menor,minha pratica indicaria o que fabrico sem falsa modéstia,pouco conhecido por aqui ainda,pois é um produto novo e mal acabado,pois são feito artezanalmente e em pvc para baratear custo,mas funciona igual a qualquer importado.

Abraço

Basso

Obrigado por opinar é uma honra a fraqueza.
Teria como sugerir um projeto adequado para o meu caso?
Gosto de aquário clean, sem nada amostra, oq sugeri?

Sobre o Skimmer, estou pensando bastante, caso eu compre vou ver os riscos. Mas adianto, em meses a Vertex dos Bubble King terá representação no Brasil, digo isso pq já está em processo, conheço quem será a representação. :D

Matias Gomes
Administrador

#33 Mensagem por Matias Gomes »

João basso escreveu:NíO MONTAR AQUÁRIOS GRANDES COM ESSE SISTEMA,COMO OPINAR SE NíO CONHECEM O SISTEMA?QUEM OPINOU,JÁ FEZ E USOU?USO ASSIM A MAIS DE DEZ ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMAS

Basso qual o maior aquário que vc já montou usando o sétimo vidro? acredito que tenho sido eu que fiz esse comentário de não montar aquários grandes com esse sistema, acho que aumenta em muito o custo da montagem com dois vidros a mais, num reef de 2,00x0,60 deve custar no mínimo uns 500,00 a mais, e vc ainda tem o problema do travamento impedir depois que vc fique passando uma régua para retirar os petaloconchus e outros que possam crescer nesse espaço pequeno que sabemos que vai acontecer.
Quanto a bota eu não gosto e qualquer problema vc não tem acesso sem desmanchar tudo, quanto ao furo no fundo basta vc colar outro pedaço de vidro de 12x12 em cima do fundo com o mesmo furo que já deixa o local mais resistente e para esconder o cano é bem facil usando pedaços de rvs.

Basso vi um comentario que vc desmontou todos os seus reefs e está se dedicando a apenas o novo projeto, quanto tempo os outros reefs ficaram montados?

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#34 Mensagem por André Fonseca »

Basso,

Da mesma forma que vc usa a 10 anos e nunca teve problemas, sempre usei o overflow dessa forma e também nunca tive problemas.

Não troco esse sistema por nada.

E se o furo para instalar a flange pode quebrar, a "caixinha externa" que vc disse pode sofrer o mesmo. Ou ainda pode descolar!!!

icon_barfy

Outro ponto, entre os vidros do "seu sistema" não vai juntar sujeira???

Não é pq o sistema "é seu" que ele é o melhor que existe.

Todos podemos ter/dar opções diferentes.

Quem quer impor suas opiniões, não pode participar de um Fórum, devendo procurar montar o "seu blog".

icon_thumbsdownsmileyanim

Além disso quem tem que decidir, como em tudo no aquarismo, é a pessoa que vai montar.

icon_harhar

icon_offtopic

P.S.: E pode ficar tranquilo que ninguém vai ficar bravo, triste e muito menos "arrancar as calcinhas pela cabeça" por causa da sua franqueza ou sinceridade. Somos todos adultos e "descolados", pois sabemos que devemos discordar das opiniões, e NUNCA DAS PESSOAS. Espero que vc também entenda dessa forma...

icon_joia

Fabricio Fonseca

#35 Mensagem por Fabricio Fonseca »

João basso escreveu:
Matias Gomes escreveu:
João basso escreveu:NíO MONTAR AQUÁRIOS GRANDES COM ESSE SISTEMA,COMO OPINAR SE NíO CONHECEM O SISTEMA?QUEM OPINOU,JÁ FEZ E USOU?USO ASSIM A MAIS DE DEZ ANOS E NUNCA TIVE PROBLEMAS

Basso qual o maior aquário que vc já montou usando o sétimo vidro? acredito que tenho sido eu que fiz esse comentário de não montar aquários grandes com esse sistema, acho que aumenta em muito o custo da montagem com dois vidros a mais, num reef de 2,00x0,60 deve custar no mínimo uns 500,00 a mais, e vc ainda tem o problema do travamento impedir depois que vc fique passando uma régua para retirar os petaloconchus e outros que possam crescer nesse espaço pequeno que sabemos que vai acontecer.
Quanto a bota eu não gosto e qualquer problema vc não tem acesso sem desmanchar tudo, quanto ao furo no fundo basta vc colar outro pedaço de vidro de 12x12 em cima do fundo com o mesmo furo que já deixa o local mais resistente e para esconder o cano é bem facil usando pedaços de rvs.

Basso vi um comentario que vc desmontou todos os seus reefs e está se dedicando a apenas o novo projeto, quanto tempo os outros reefs ficaram montados?

Respostas por parte;tamanho independe ,pode ser de 20 cm a 3 metros,é igual,
custo;não se faz um aquário para pouco tempo,então compensa gastar um pouco mais,afinal para a grande maioria é unico,creio eu pelo que vejo por ai.
travamento; não impede nada,afinal não é regua para quem tem travas e sim tela de mosquiteiro prensada,corta- se
um pedaço um pouco maior que a altura e no comprimento total do vão,passe dentro mesmo com a trava e vira uma lixa,garanto nunca usei em mais de 11 anos.Alias quem me conhece sabe eu não faço o ladrão mas recomendo muito que faça.
Esse sistema não usa grades ,nada,a água cai direto no vão,( muitas vezes a água bate na barra transversal, e forma uma nata na superficie,fóra que tem que ficar limpando).
esse modelo de aquário não tem furos no vidro inferior,maior segurança PARA QUEM TEM.As caixinhas são coladas em baixo do aquário,no movel vc faz os recortes no local ,as caixinhas não sofrem pressão nenhuma ,e se ainda um dia precisar vc troca as caixinhas sem precisar desmontar o aquário.Ainda acha melhor furar o vidro do fundo?já vi varios aquários trincados exatamente no furo,perdendo-se todo o trabalho feito.
Esse aquário não tem o que esconder,cano nenhum,no meu entender então,bem mais bonito,o problema é que o projeto é meu e pouco divulgado,mas já tem muita gente fazendo e estão muito satisfeitos.Vou solicitar ao Walmyr colocar o projeto completo com o desenho dele nesse saite,o que vc colocou não é o mesmo que fiz,modificaram o sistema e ai eu não posso opinar,estou aberto a responder quaisquer duvida que tenham a respeito,mas se comparar os com botas internas com as botas externas,ai vera a lógica do que digo.

Abraço

Basso

Teria fotos ou exemplos de montagem? Não montarei, será uma loja, logo tenho que chegar com os desenhos quase prontos, vc teria como me passar ou links de fotos?

Walmyr Buzatto

#36 Mensagem por Walmyr Buzatto »

A pedido do Basso, que me ligou solicitando o post do vídeo:

[BBvideo 800,500]http://www.youtube.com/watch?v=Es_dl1K9w88[/BBvideo]

Este videozinho mostra a sequência da montagem da parte traseira (6º e 7º vidros, no caso de se usar ladrão), além de ter ainda o refúgio montado por cima, que é opcional, lógico.
Tenho mais detalhes, para quem quiser ver, no Google Docs, no link abaixo:

https://docs.google.com/?tab=mo&pli=1#f ... M1NmIyNTNm

Quem estiver falimiarizado com o SketchUp, pode baixar o desenho SextoVidro-2.skp e poderá entender melhor o conceito.

Fico í disposição para qualquer outra explicação.

[]'s

Walmyr
[]'s

Walmyr

Matias Gomes
Administrador

#37 Mensagem por Matias Gomes »

João Basso escreveu:o problema é que o projeto é meu e pouco divulgado

o projeto ser seu não é problema algum Basso, gosto muito do seu projeto de cubo com overflow nos cantos, acho lindo, mas desse projeto de 7 vidros só não consigo entender como vou conseguir limpar um espaço de 5mm entre dois vidros, se tem uma trava de 10cm pregada em cima disso? no caso de um nano ou cubo que não tenha travas acho totalmente viável e bonito, mas num reef grande pode se tornar um problema, outro detalhe é calcular bem a altura do sexto e sétimo vidros por causa da tensão superficial da água.
Nesse projeto com refugio vc pode visualizar o que estou dizendo, com esse vidro em cima dificulta em retirar poliquetas e petaloconchus do meio desses vidros, claro que levaria anos para diminuir a vazão rsss

Luis Ribeiro
Apelido: Luis Ribeiro
Recebeu Curtir: 4 vezes

#38 Mensagem por Luis Ribeiro »

Pessoal tive o prazer de conhecer de perto as duas montagens e posso afirmar que além de muito simples são extremamente funcionais!
"Veritas Lux Mea"
"O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores".
(Mario Quintana)

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#39 Mensagem por André Fonseca »

Basso,

Gosto é gosto mesmo.

icon_yes

A "caixa horrível" saiu de dentro do aqua e foi pra cima, dificultando na hora de colocar a tampa no aqua ou impedindo completamente o uso de calhas suspensas, pq a primeira coisa que vai se ver no aqua é a caixa por cima...

Agora fiquei com uma dúvida: como a água que passa pelos 6º e 7º vidros vai para nas caixinhas em baixo???

Matias Gomes
Administrador

#40 Mensagem por Matias Gomes »

João Basso escreveu: pode pegar um vidro normal ou fume de preferência passe silicone preto e faça um sanduiche com um vidro de 2 mm

ótima solução icon-aplauder
João Basso escreveu:O aquário fica com vista para tres lados,vou pedir para colocarem uma foto,não sei colocar.

quando precisar me mande as fotos via mail que edito seu topico e coloco no lugar p/ vc.
matias@brasilreef.com
João Basso escreveu:embora com os vidros escuros,não entra iluminação ali e não cria algas

mas vão nascer esponjas e pethaloconchos, mas vc que teve a experiencia com o sistema que pode afirmar, em meu caso só estou explanando minhas duvidas,
João Basso escreveu:Calcular a altura do sétimo vidro(ladrão) 2 cm é mais que suficiente

então se descartar o ladrão economizamos um vidro rsss nunca tive um aquario com ladrão, vc recomenda que o sexto vidro fique quantos centímetros abaixo da borda do aquário?

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”