No fim acabei fazendo um teste... Na embalagem do sal diz que 35g em 1 litro deveria atingir 1025 de salinidade. Peguei exatamente 1 litro de agua, coloquei a quantidade de sal indicada e de fato bateu em 1025 no meu refratometro... Então passei a acreditar mais na calibragem do refratometro.Leonardo Orito escreveu: ↑17 Set 2024, 06:24 O refratômetro tem que ser calibrado toda vez que for usar, ele vem com a chave para isso.
É um aparelho sensível a mudanças de temperatura e pode perder a calibração de um dia para o outro.
E para piorar tem refratômetro que dá certo calibrar com água ro e tem refratômetro que não calibra direto com ro e deveria usar uma solução padrão.
Em todo caso se não tem solução é melhor calibrar com ro mesmo ou até mesmo no meu caso eu calibro com água da torneira mesmo e funciona.
Toda vez que for calibrar tem que limpar bem a lente e a capinha, eu passo água da torneira mesmo e seco muito bem, se ficar resíduos de sal ou gota de água sua medição vai sair errada.
Esquece os outros parâmetros, a primeira coisa que tem que estar certa e estável é salinidade
Ao longo dos ultimos dias fui ajustando a salinidade do aquario até atingir 1026 e consegui estabilizar. Ai com a salinidade ajustada, amonia e nitrito zerados, decidi comprar os primeiros peixes
Comprei 2 Ocellaris... Um comum e um Snow Storm Depois de aclimatar eles eu fiquei um pouco preocupado pois parecia que a circulação dentro do aquario estava muito forte pra eles. Por enquanto desliguei a unica bomba de circulação que estava ligada porque parecia que eles estavam fazendo muuuuuito esforço pra nadar no aquario. Quando desliguei eles me pareceram mais tranquilos.
Eu tenho 2 bombas de circulação 3.000l/h da SunSun (https://encurtador.com.br/M8bGG). Quando ligava as 2 ao mesmo tempo movimentava todo o substrato e fazia varios buracos... Tentei variar a posição, angulo, mas nada deu certo. Desde então vinha deixando somente 1 ligada. Acontece que mesmo com essa unica bomba de circulação ligada (além da bomba de recalque) parece que a circulação esta muito forte para os Ocellaris. Desliguei essa também e agora estou rodando o aquario somente com a bomba de recalque. Agora preciso pensar como vou fazer em relação a circulação.