🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alexandre George's Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Alexandre George's Reef

#301 Mensagem por Guilherme Barros »

Cara continua muito lindo,mas mata minha curiosidade,voce pode postar a evoluçao dos zoas,eles cresceram bem desde que foram comprados?Eram mudas e voce as colocou juntas e conforme foram crescendo formou um jardim de zoas?Parabens de novo,esta muito lindo.....
Meu Reef antigo.

Floriano Filho
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Floriano Filho
Data de Nascimento: 29 Jun 1966
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

#302 Mensagem por Floriano Filho »

Lindo seu aqua Alexandre! Parabéns!
Me diga uma coisa: Percebi que alguns de seus corais estão presos ís rochas por algum adesivo. O que é aquilo? Durepoxi?
Abraço

Floriano

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#303 Mensagem por Alexandre George »

Atualizando:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#304 Mensagem por André Fonseca »

Alexandre,

Seu aqua é demais!!!

E, como já falei em outras oportunidades, a sua sala como um todo é um dos "conjuntos" mais harmoniosos que já ví!!!

Meu aqua tá começando a sair, inclusive com as pedras da paredes já compradas esse final de semana.

Tomara que fique pelo menos a metade da sua montagem...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#305 Mensagem por Matias Gomes »

essa é a colonia de armagedon mais bonita que já vi em reefs até hoje, esse nacional costuma morrer muito facil

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#306 Mensagem por Alexandre George »

André Fonseca escreveu:Alexandre,

Seu aqua é demais!!!

E, como já falei em outras oportunidades, a sua sala como um todo é um dos "conjuntos" mais harmoniosos que já ví!!!

Meu aqua tá começando a sair, inclusive com as pedras da paredes já compradas esse final de semana.

Tomara que fique pelo menos a metade da sua montagem...

Oi André,

Muito obrigado mesmo pelo elogio. Com certeza o seu Reef será lindo, pois quando fazemos com coração sempre será bonito, mesmo que somente aos nossos olhos.
Um agrande abraço!

Matias Gomes escreveu:essa é a colonia de armagedon mais bonita que já vi em reefs até hoje, esse nacional costuma morrer muito facil

Fala Matias,
E olha que eu nem sabia que é nacional. Acho ela linda mesmo. Eu e a minha esposa gostamos muito de Zoanthus.

Imagem

Imagem

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#307 Mensagem por Raphael Igor »

Alexandre, seu reef é fantástico a evolução dele foi (está sendo) muito boa, os corais estão magníficos, pelo que percebi ele foi montado em uma sala de reunião, correto?? fala a verdade no final das contas alguém presta atenção no que foi falado ou somente no aqua hahahahaha icon_clap icon-aplauder icon-aplauder

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#308 Mensagem por Matias Gomes »

esses dois são nacionais, aqui na ilha tem algumas variações deles

Imagem

esses são da ilha

Imagem

esse é uma variação do armagedon que tem aqui na ilha tb, vc tem dele?

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#309 Mensagem por Alexandre George »

Matias Gomes escreveu:esses dois são nacionais, aqui na ilha tem algumas variações deles

Imagem

esses são da ilha

Imagem

esse é uma variação do armagedon que tem aqui na ilha tb, vc tem dele?

Imagem

Imagem

Não tenho não Matias!! Depois me passa uma MP pra gente fazer um estudo biológico! $$$$$$$$ héééééhéé

Raphael Igor escreveu:Alexandre, seu reef é fantástico a evolução dele foi (está sendo) muito boa, os corais estão magníficos, pelo que percebi ele foi montado em uma sala de reunião, correto?? fala a verdade no final das contas alguém presta atenção no que foi falado ou somente no aqua hahahahaha
Alexandre, seu reef é fantástico a evolução dele foi (está sendo) muito boa, os corais estão magníficos, pelo que percebi ele foi montado em uma sala de reunião, correto?? fala a verdade no final das contas alguém presta atenção no que foi falado ou somente no aqua hahahahaha icon_clap icon-aplauder icon-aplauder

Oi Raphael,
Obrigado pelo elogio. Este Reef fica montado na sala de jantar da minha casa. É muito bom jantar assistindo o Reef, mas tem que ligar o ar-condicionado porque a iluminação esquenta muito o ambiente.
Um abraço!

Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Recebeu Curtir: 5 vezes

#310 Mensagem por Júnio Melo »

Alexandre
Parabéns pela escolha no forum da zeovit!
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#311 Mensagem por Alexandre George »

Júnio Melo escreveu:Alexandre
Parabéns pela escolha no forum da zeovit!

Valeu Júnio!
Fico feliz pelo hobby aqui no Brasil que em minha opinião não deve nada pra ninguém, mas infelizmente está impregnando por competições e picuinhas pessoais. Isso atrasa o desenvolvimento de todos e afasta novos integrantes.
Um grande abraço!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: CABECEIRA
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

#312 Mensagem por Nixon Cabeceira »

" infelizmente está impregnando por competições e picuinhas pessoais "

Sábias palavras!

Abs, e parabéns!
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Junio
Recebeu Curtir: 5 vezes

#313 Mensagem por Júnio Melo »

icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder
Muito bem dito.
Hobby deve ser alegria e um modo de fazer amizades. O problema é quando começam a misturar com sentimentos menos nobres, como soberba, inveja, ganância.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#314 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Parabens, seu reef esta um show.
gostei do novo visual.
abs

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#315 Mensagem por Celso Suguimoto »

Para os que nao entenderam... o Alexandre é o UNICO aquario brasileiro eleito no forum da zeovit - Dream Tank of the Quarter (DTOTQ)

http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=24243

Parabens mesmo icon_joia
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#316 Mensagem por André Fonseca »

[quote="Alexandre_GeorgeMuito obrigado mesmo pelo elogio. Com certeza o seu Reef será lindo, pois quando fazemos com coração sempre será bonito, mesmo que somente aos nossos olhos.[/quote]

Isso é uma verdade!!!

HE HE

Agora deixa fazer uma pergunta um pouco complicada, se é que vc lembra da resposta...

Vc tem um time de Tangs "casca grossa" com o Xanthurum e Sohal, e queria saber quem entrou primeiro no aqua.

É que também gosto dessas duas espécies e como já tenho um Lineatus pra colocar no aqua novo, precisaria de umas dicas da ordem que vc colocou os Tangs. No meu caso, vou trocar o Sohal pelo Lineatus...

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

#317 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Esse aquário é demais. Sem palavras.

Alexandre, tenho problemas com zoantus. Os meus não vão de jeito nenhum. Uma possibilidade é o fato de a minha água ser zero de nutrientes, como agredito que seja a sua. O que vc faz para manter os zoantus tão lindos?

Parabéns pelo aquário!!

Abraços

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#318 Mensagem por Alexandre George »

Ronaldo Ribeiro escreveu:Parabéns, seu reef esta um show.
gostei do novo visual.
abs

Valeu Ronaldo,
Um grande abraço!

Celso Suguimoto escreveu:Para os que nao entenderam... o Alexandre é o UNICO aquario brasileiro eleito no forum da zeovit - Dream Tank of the Quarter (DTOTQ)

http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=24243

Parabéns mesmo icon_joia

Oi Celso,
Um abração e muito obrigado pela visita. Gosto muito do fórum Zeovit pela seriedade e boa vontade dos integrantes.

André Fonseca escreveu:[quote="Alexandre_George] Muito obrigado mesmo pelo elogio. Com certeza o seu Reef será lindo, pois quando fazemos com coração sempre será bonito, mesmo que somente aos nossos olhos.[/quote]

Isso é uma verdade!!!

HE HE

Agora deixa fazer uma pergunta um pouco complicada, se é que vc lembra da resposta...

Vc tem um time de Tangs "casca grossa" com o Xanthurum e Sohal, e queria saber quem entrou primeiro no aqua.

É que também gosto dessas duas espécies e como já tenho um Lineatus pra colocar no aqua novo, precisaria de umas dicas da ordem que vc colocou os Tangs. No meu caso, vou trocar o Sohal pelo Lineatus...[/quote][/quote][/quote]

Oi André,

Acontece que quase todos os meus Tangs entraram de uma só vez. Eles pertenciam ao meu grande amigo Chelton que teve que desmontar o Reef, então acabei comprando todos e estes já "moravam" juntos. O único que eu comprei foi o Hepatus e que cronologicamente foi o primeiro a entrar, mas não conta muito porque era muuuuito pequeno e mesmo assim o Sohal deu muita carreira nele.

Esses meus peixes pertenciam ao Nivon Junior que vendeu para o Chelton e, por conseguinte me vendeu. O meu Sohal deve ter uns 7 a 8 anos. Lembro que no Reef do Junior tinha, também um Naso Lituratus, mas o Chelton não arrematou, senão estaria, hoje, no meu Reef. Acredito que o meu Purple Tang e o Yellow Tang tenham uns 6 a 7 anos e que todos já são adultos e com uma hierarquia bem definida.

Agora, o seu Lineatus é casca grossa e acredito que você deveria colocar o Sohal por último e com um tamanho pequeno, mas não sei não. Pra você ter uma idéia eu me amarro no Achilles, porém confesso ter um grande temor em colocá-lo no meu aquário devido ao Sohal. Nas fotos não parece, mas o Sohal é muito grande e marrento somente com os Tangs. Por exemplo: Eu adicionei um Copper a cerca de 11 meses e o Sohal simplesmente fez a segurança dele porque o Hepatus queria meter a porrada no pobre, mas com o Big Boss por perto nem precisei me estressar. Hoje em dia pego muitas vezes o Cooper dando uma encarada no Yellow Tang. E todos sabemos que o Cooper é tímido, mas sei lá parece que ele sabe que o chefão gosta dele. Vai entender.

Voltando ao Achilles, como este não dá mole com certeza o Sohal vai acabar matando-o. Isso é loteria, mas quem não arrisca não petisca.

Muito obrigado pra todo mundo!!

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#319 Mensagem por André Fonseca »

Poxa Alexandre, aí vc quebra minhas pernas...

:-?

Todos de uma vez!!!

:lol:

Vou colocar os Tangs mais tranquilos primeiro, deixando os "lutadores de MMA" por último. Acho que vou começar com Hepatus, Veliferum, Naso e YT, deixando o Xanthurum e o Clowm por último. O Sohal não vou colocar não, pq ele e o Clown entram na mesma pegada que o Aquilles: entre eles não dá certo!!!

Valeu pelas informações e quando tiver mais fotos dos peixes, manda aí...

icon_first

Aquário BrasilReef
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: BrasilReef
Data de Nascimento: 17 Jun 2009

Aquário BrasilReef - Novembro/Dezembro 2011

#320 Mensagem por Aquário BrasilReef »

[align=justify][font=Times New Roman]APRESENTAMOS O AQUÁRIO BRASIL REEF - NOVEMBRO/DEZEMBRO 2011.

AQUARISTA: ALEXANDRE GEORGE

Imagem

Imagem

INTRODUÇíO

Primeiramente vou me apresentar aos colegas foristas. Meu nome é Alexandre George da Costa Neves e desde já mando um abraço para todo mundo do Brasil Reef! Eu realmente quero agradecer aos votos de todos os membros e ao Matias por ter-me dado a honra de compartilhar o meu Reef. Eu fiquei muito contente com esse espaço e espero que com as singelas informações que disponibilizarei possa ajudar a encorajar novos integrantes do hobby.

Imagem

HISTÓRIA DO INICIO DO AQUARISTA

Sou Carioca e cresci no Rio de Janeiro, capital. Desde criança lidei com a natureza principalmente no Sítio da minha avó materna da qual sinto muitas saudades. Sempre morei em casas grandes e com isso, tivemos muitos animais domésticos, mas nunca um aquário.

Entretanto, eu olhava naquela época os aquários de algumas lojas com olhos de curiosidade e encantamento, pois aquele cubículo que parecia a meu ver um mundo meio que alienígena ainda estava longe de ser desvendado devido a pouca informação compartilhada. A internet é nova gente.

Num belo dia a aproximadamente 14 anos atrás um grande amigo, Chelton Mendes Alegre, me apresentou formalmente a este passatempo maravilhoso. À época ele enfatizava com euforia os aquários marinhos que estava conhecendo e estudando.

Por pura incerteza e certo tom de encantamento eu comecei com aquários de água doce e em especial com os peixes DISCO (sp de Symphysodon.) que estavam imersos num ambiente de aquários plantados. Particularmente eram lindos aos meus olhos. Aquela fase durou 7 anos e trouxeram muitas felicidades, aprendizado e colossais cagadas.

Devido ao excesso de comprometimento com a minha profissão aliado a falta de tempo para dedicar-me melhor ao passatempo eu decidi parar durante 3 anos. Neste período, pude realmente voltar toda a atenção para os meus tesouros que são a minha esposa e três filhos. Com isso, eu finalmente tive tempo e cabeça para estudar os segredos da aquariofilia marinha. Posso afirmar com toda a certeza que um bom livro é complementado com as informações que circulam pelos fóruns e internet, mas nunca, jamais o contrário é possível em minha opinião.

[align=center]Imagem[/align]

HISTÓRIA DA MONTAGEM DO AQUÁRIO

No ano 2009, em dezembro especificamente, dei o pontapé inicial na montagem do meu sistema. Com 3 anos de estudos e planejando, quase tudo decorreu como era de se esperar. Hoje, o Reef tem 21 meses de montado, todavia nem tudo foram flores.

Ao longo destes meses “eu” já tive problemas sérios. É estranho, porém o aquário parece ser uma longa manus do seu dono. Da minha extensa relação já fui “contaminado” com AEFW que me valeu aproximadamente oito imensas colônias de SPS, mas graças a Deus, eu consegui vencer esta maldição. A briga durou 6 longos meses e muita noite mal dormida. Já tive Red Bug, Planárias, Cianobactérias, filamentosas, Derbesias, Bryopsis, entretanto, costumo dizer que um Reef sem problemas é igual a um casamento sem sexo. Você está de papel passado, mas qual é a graça?

Em certos dias eu me vejo desanimado e cansado, mas em geral, sinto que tive muito mais felicidades na manutenção do sistema do que qualquer outra coisa.

Como todos nós sabemos no Brasil é muito difícil de manter um Recife destas proporções. Tanto para o custo alto dos equipamentos, da energia elétrica ou mesmo pela falta de corais grandes e com qualidade no mercado interno.

Sempre foi a minha meta principal um aquário voltado mais para SPS. Eu amo os SPS devido a sua coloração, formação e interação com o meio que habita, pois quando se dá uma “relaxada” nos parâmetros considerados ideais para este tipo de animal logo vem a resposta deles. Adoro LPS e muitos corais moles e, que sinceramente, posso afirmar fazerem mais sucesso com as crianças e leigos do que os famosos corais sps. Peixes então eu gosto demais, porém fica meio que colossal manter um aquário grande lotado de corais e peixes, mas é perfeitamente possível tendo a técnica correta.

Ë importante frisar que o Refúgio que hoje nada mais é que um repositório de micro-vida faz-se presente no meu sistema porque na época da idealização do reef optei pela exportação de nutrientes utilizando este “artifício” em conjunto o sistema da empresa ECO System (Miracle Mude). Todavia, há cerca de 20 dias antes da montagem um conhecido me apresentou o seu sistema que utilizava o método Zeovit do qual fiquei fã imediatamente. Estudei o método e o grande Julio Monteiro me ajudou bastante no início deste.

Desta forma eu acabei por usar o Miracle Mude no “refúgio” já que o possuía, mas que não renovarei o mesmo após 24 meses como manda o fabricante. Logo, eu utilizo desde o início da montagem o método ZEOVIT o qual me identifiquei pela seriedade com este hobby particularmente aplicada pelos Alemães e, também, pela facilidade e resultado que este implementa.

DETALHES DO AQUÁRIO

O display principal está montado sobre uma base de alvenaria construída especificamente para este propósito. Todo o vidro utilizado no display principal é de 19 mm sendo o mesmo vidro comum.

Há cerca de 20 dias atrás eu decidi mudar o lay out do Reef, pois estava um pouco cansado da arrumação das rochas, e também, havia a necessidade de retirar algumas algas indesejáveis que se localizavam atrás de uma RV’s muito grandes. Nenhuma RV foi clorada ou sequer retirada da água salgada sendo que as malditas algas foram removidas manualmente.

Havia um desejo meu de optar por novos SPS e com isso, pude retirar alguns e acrescentar outros. Infelizmente nessa manobra eu acabei por perder uma colônia linda de acropora abrolhosensis verde que para a minha surpresa se mostrou muito sensível a mudanças de parâmetros apesar da sua robustez.

Dimensões:

Display Principal: 220 x 85 x 65 (altura)= 1200 litros
Refúgio: 74 x 70 x 80 = 414 litros (vidros de 10 mm)
Sump: 135 x 75 x 66 = 550 litros (vidros de 8mm)
Captação - 175 litros (vidros de 8 mm e 10 mm)

Substrato e Rochas:
- 140 Kg de Rochas Vivas;
- Areia Samoa Pink “live” - 100 Kg (display e “refúgio”).
- Miracle Mude no Refúgio - 25 Kg;

DESCRIÇíO DOS EQUIPAMENTOS

- Skimmer Tunze MasterDoc 9440;
- Slimmer Super Reef Octopus 5000 Internal;
- Reator de zeolitos Korallen Zuch de 6 litros alimentado por uma Eheim 1200 l/h (3,5 l de Zeolitos – mídias para absorção de amônia e proliferação de bactérias denitrificantes);
- Balling com dosadoras Allifert e soluções balling do amigo Denílson Bratz;
- Chiller - Condensadora de Split 12000 BTU controlado por MaxiControl;
- Osmolator Tunze (controle de nível automático);
- Reator GEO com Carvão Ativado e Removedor de fosfato e silicato tocado por uma Eheim 1200 l/h;
- Exaustor que fica ligado temporizado a fim de reduzir a umidade e temperatura dentro do sump (sala de máquinas);

[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]

Iluminação:

Eu utilizo uma “luminária/calha” toda em alumínio preta que eu mesmo fabriquei. Na época da montagem eu desejava usar esta mesma formação, porém seria suspensa por uma Talha com cabos de aço. Infelizmente í época não consegui tal equipamento de dimensões pequenas e isto impossibilitou a suspensão da calha. Hoje, já existem no mercado tais equipamentos, contudo é complicado e arriscado mexer no teto com o reef montado e o trabalho em gesso feito (a minha esposa me mata se eu mexer no gesso dela).
- 2 HQI´s 250 W Radium - 20.000 K;
- 2 HQI's 400 W Radium - 20.000 K;
- Reator eletrônico Coral Vue e IceCap;
- Refletores HQI tipo Luminarc fabricados pelo amigo Andretti (40 x 40 cm);
- 8 T5 80W - 2 ATI Blue Plus, 2 Aquablue ATI, 1 Coral Color Korallenzucht, 3 Fiji Purple Korallenzucht;
- Reator eletrônico IceCap 660 e CoralVue 660. Encaixe das T5 com IceCap Waterproof T5 End Cap;
- Refletores T5 by Andretti.

[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]

Recalque:
- 2 Bombas Eheim Compact Pump 5000 l/h (média de 8.000 a 10.000 litros/hora);

Circulação interna do Display Principal e demais áreas:
- 6 EcoTech Marine - MPw 40 em lados opostos - 2 com baterias;
- 2 Tunze Turbelle nanostream 6055 para ajudar a movimentação da superfície ;
- 2 Tunze Turbelle nanostream 6055 para movimentação área de captação de água do Reef (175 litros);
- 1 Tunze Turbelle Stream 6085 para movimentar o “refúgio”;
- 1 Tunze Recirculation Pump Silence 3000 l/h para movimentar o SUMP.

DETALHAMENTO DAS ROTINAS DO AQUÁRIO - ALIMENTAÇíO, REPOSIÇíO DE NUTRIENTES, TROCA DE ÁGUA

Em minha opinião a manutenção regular é muito importante, mas para conciliar a minha atividade profissional, a rotina residencial, a minha amada família e a rígida e necessária manutenção do aquário é um tanto quanto trabalhoso. Faço normalmente a manutenção nos finais de semana ou durante a noite, depois de ís 22h00min.

Como utilizo o sisema Zeovit doses diárias devem ser aplicadas, bem como, a agitação das mídias do reator de zeolitos. Esta intervenção é diariamente exercida antes da minha saída para o trampo.

Todas as doses dos produtos Zeovit são aplicadas seguindo a tabela abaixo:

(vou inserir como imagem a tabela que ele enviou)

Faço TPA semanalmente de 100 litros e uso água Deionizada. Particularmente não vejo necessidade em usar água Reverse Osmose, pois eu entendo como desperdício tal procedimento já que tal filtragem retira d’água a mais apenas 0.3% de impurezas. O sal que utilizo atualmente é o Tropic Marin BIO-ACTIF. Acho esse sal muito bom para todo o sistema, contudo é mais uma opinião empírica.

Eu uso suplementos de Potássio, Boro, Iodo, e muitos outros minerais que posso encontrar nos suplementos que compro com o meu amigo Denílson Bratz. Esses suplementos são inseridos no reef uma vez por semana na proporção de 1 ml para cada 100 litros.

Proporção de sais aplicados no Balling:

Os sais são adicionados todos os dias na seguinte proproção:

Cloreto de Cálcio - (Ca) – 184 ml;
Cloreto de magnésio (Mg) – 184 ml;
Bicabornato de Sódio (NaHCO3) – 458 ml;

Todos os sais são fornecidos pelo Denílson Bratz. Uso desde o terceiro mês de montagem do Reef a cerca de 20 meses.

Ocasionalmente alimento o sistema com pappone, também fornecido pelo Denílson Bratz, a fim de dar uma força a mais nos LPS e moles que possuo no sistema.

Eu alimento os meus peixes duas vezes por dia e a minha comida principal é a ração New Life Spectrum de vários tipos, bem como Spirulina da Tetra em flocos, Cyclopeeze. Uma ou duas vezes na semana dou Nori para os Tangs. Alimento o meu Copperband com vaongoles uma vez por semana.

PROBLEMAS QUE PASSOU PELO AQUÁRIO (AS 7 PRAGAS DO EGITO)

Repetindo o que já mencionei anteriormente eu tive ao longo destes meses problemas sérios. Na minha extensa relação já fui “contaminado” com AEFW que me valeu aproximadamente oito imensas colônias de SPS, mas que graças a Deus consegui vencer esta batalha sem precisar desmontar nada. O que seria muito fácil, mas triste sob o ponto de vista do hobby. A briga durou 6 longos meses e muita noite mal dormida, mas que valeu a pena pelo aprendizado e “diversão”. Gosto de mencionar que a aquariofilia pra mim é brincadeira, passatempo mesmo e quando ela começar a adentrar na minha vida real de forma negativa eu paro, como já fiz. Hobby não é pra mim escravidão ou forma de mascarar possíveis frustrações.

Seguindo as minhas aventuras, mas acho que eu e o Andretti pegamos essas porcarias de um “camarada” aqui do Rio, umas praguinhas como: Red Bug e Planárias.

Numa certa época resolvi testar água natural para fazer as TPAs, mas por algum motivo e não sei até hoje qual o meu reef começou a desenvolver Cianobactérias e filamentosas. Contudo, a água tinha excelentes parâmetros. Resolvi parar de usar e findou-se o problema.

Hospedei uns corais de um grande amigo e com estes vieram as Derbesias e Bryopsis, que em minha opinião são de longe a praga mais “praguenta” que se pode ter no aquário marinho e até hoje eu tenho uma aqui outra acolá.

Repetindo o dito anterior costumo falar que um Reef sem problemas é igual a um casamento sem sexo. Você está de papel passado, mas qual é a graça?

RELAÇíO DOS ANIMAIS NO AQUÁRIO

Eu pessoalmente adoro o meu Tang Sohal e este é meu peixe favorito na aquariofilia marinha juntamente com o Achiles e quase todos os Anjos. Infelizmente fico um pouco temeroso em colocar um Achiles no meu Reef porque o meu Sohal é muito grande e bravo e a probabilidade de ocorrer um sinistro, digamos assim, é enorme.

Peixes

Sohal Tang (Acanthurus sohal);
Yellow Tang - Hawaii (Zebrasoma flavescens);
Purple Tang (Zebrasoma xanthurum);
Blue Tang (Paracanthurus hepatus);
Hoeven's Wrasse macho (Halichoeres melanurus);
Yellow Wrasse Coris (Halichoeres chrysus);
Yellow Banded Possum Wrasse (Wetmorella nigropinnata);
Six Line Wrasse (Pseudocheilinus hexataenia);
Flame Hawkfish (Neocirrhitus armatus);
Firefish, Purple (Nemateleotris decora) são dois;
Blue/Green Reef Chromis (Chromis viridis) são 10;
Dispar Anthias (Pseudanthias dispar) são 2;
Purple Anthias (Pseudanthias tuka) são 4;
True Percula Clownfish (Amphiprion percula) são 2;
Ocellaris Clownfish (Amphiprion ocellaris) criados são 4;
Black & White Ocellaris Clownfish - criados (Amphiprion ocellaris var.) são 4;
Yellowstripe Maroon Clownfish - (Premnas biaculeatus) são 2;
Sailfin/Algae Blenny (Salarias fasciatus)

[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]

SPS

Como possuo vários SPS fica difícil de saber o nome de todos, mas com certeza eles passam de 40. Tenho a idéia de montar um mudário, mas falta tempo amigos.

Acropora Millepora;
Acropora Prostata;
Acropora Table;
Acropora Tenuis;
Acropora Echinata;
Acropora abrolhosensis;
Acropora cerealis;
Acropora desalwii
A. Austera;
A. nana;
A. loripes;
A. rosaria;
A. aculeus;
A. Sarmentosa e várias outras
Porites Yellow;
Montipora Rainbow (montipora tuberculosa);
True Superman Montipora (montipora sp.);
Orange Montipora digitata – Montipora criada ORA™ (Montipora digitata);
Hodag's Montipora Coral confusa lemon- (Montipora confusa);
Montipora Green Coral, Plating (Montipora capricornis);
Montipora Purple Coral, Dimpled Encrusting (Montipora verrucosa);
Montipora Encrusting Orange (montipora tuberculosa);
Hydnophora rígida;
Merulina ampliata verde;
Stylophora pistillata;
Stylophora wellsi;
Seriatopora caliendrum;
Seriatopora hystrix;
Seriatopora stellata;
Pocillopora damicornis;
Pocillopora verrucosa

[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]

LPS

Favia Moon coral XMAS favia - Green RED (Favia sp.);
Green Brain Coral, Favites (Favites spp.);
Hammer / Anchor Coral (Euphyllia ancora);
Hammer Green (Euphyllia paranchora);
Hammer Green Solomon (Euphyllia paranchora);
Frogspawn Coral - Branched (Euphyllia paradivisa);
Flower Pot Coral - True Red (Goniopora sp.);
Plate Coral, Short Tentacle (Fungia repanda);
Elegance Coral (Catalaphyllia jardinei);
Trumpt Criptonita - Candy Cane Coral (Caulastrea furcata);
Bali Open Brain Coral, Trachyphyllia (Trachyphyllia geoffroyi);
Green Open Brain Coral, Trachyphyllia (Trachyphyllia geoffroyi);

Moles

Yellow Leather Tonga;
Zoanthus Colony Polyp (Zoanthus sp.)
Ricordeas Florida laranja e azul;

[align=center]Imagem

Imagem[/align]

Invertebrados

Pepino do mar rosa, ouriço verde, preto, lilás, Ástreas, Strombus pugilis, Gorgônia caribenha.

PALAVRAS FINAIS

Eu gostaria de agradecer a minha esposa Elisa Pittaro, amor de minha vida e para os meus filhos Letícia, Gabriel e Beatriz que fazem da minha vida uma alegria constante.
Eu agradeço fórum Brasil Reef por conceder-me este espaço a fim de compartilhar o meu sonho que é manter um pedaço do oceano dentro de minha casa, como também, em divulgar de forma tão tranquila este belo passatempo. Cito o fórum Zeovit donde muitas dúvidas me foram esclarecidas de forma concisa tanto pela administração quanto pelos membros.
Finalmente, e não menos importante, envio um forte abraço ao meu grande amigo Chelton que me apresentou a esse belíssimo hobby e a todos os demais foristas/amigos.[/font]

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem