🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Primeiro Reef - Sistema do Baso- Novas Fotos P 12 - 17/10/11

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Qual Skimmer? Me ajude para n comprar errado...

#41 Mensagem por Matias Gomes »

André Fonseca escreveu:A "caixa horrível" saiu de dentro do aqua e foi pra cima, dificultando na hora de colocar a tampa no aqua ou impedindo completamente o uso de calhas suspensas, pq a primeira coisa que vai se ver no aqua é a caixa por cima

André a caixa do refugio fica bem no fundo e depois ele colocou uma calha de T5 na frente dela, ficou muito bom, e se vc fizer uma caixa para a iluminação esconde tudo e o refugio fica atrás.

aqui tem uma foto, claro que poderia ser tudfo fechado e essas t5 mais baixas.
Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Recebeu Curtir: 1 vez

#42 Mensagem por Walmyr Buzatto »

André Fonseca escreveu:A "caixa horrível" saiu de dentro do aqua e foi pra cima, dificultando na hora de colocar a tampa no aqua ou impedindo completamente o uso de calhas suspensas, pq a primeira coisa que vai se ver no aqua é a caixa por cima...

Agora fiquei com uma dúvida: como a água que passa pelos 6º e 7º vidros vai para nas caixinhas em baixo???

André, o refúgio acima do aquário é uma sugestão do Basso que não é parte do projeto com 6º e 7º vidros. Eu coloquei o vídeo da montagem com ela porque não tinha outro í mão. A água vira por cima do 6º vidro e cai por trás dele, entre o 6º e 7º, passa por uma fenda de 3mm que fica livre (observe o vídeo com atenção e vai ver o detalhe) e é coletada em uma caixinha.

Toda esta montagem está detalhada em um outro fórum de que participo, porisso não vou colocar o link aqui. O tópico lá traz um passo-a-passo da montagem. Também surgiram outras sugestões, como por exemplo dividir o espaço atrás do 6º vidro em duas seções, e usar uma delas para a descida e outra para a subida da água. O único 'inconveniente' desta versão é que o retorno se dá de forma bem tranquila, sem chance de ser usado para fazer a circulação do aquário. A sugestão do Basso também é que o fluxo entre display e sump seja de apenas 1,5x o volume do aquário por hora, assim torna-se quase obrigatório o uso de bombas de circulação.

Veja um desenho de um aquário projetado no estilo Basso, sem o refúgio em cima, sem canos aparentes, e com apenas uma Vortech para 'enfeiar' o ambiente:

Imagem

Ele tem tres caixinhas embaixo, uma para queda (esquerda), outra para ladrão (centro), outra para retorno (direita). Se quiser economizar (e correr riscos), pode dispensar o 7º vidro, e fica apenas com queda e retorno.

Espero que assim dê para entender.

[]'s

Walmyr
[]'s

Walmyr

Walmyr Buzatto

#43 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Ozonizador é meio crítico (melhor seria ligá-lo em um controlador de ORP), e ao menos usar constantemente carvão ativado na saida tanto da água como do ar do skimmer, para remover qualquer resído de ozônio da água antes de retorná-la ao aquário, assim como não deixar vazar ozônio para o ambiente ao redor do aquário (a menos que tenha bastante ventilação natural).
[]'s

Walmyr

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#44 Mensagem por André Fonseca »

Walmyr e Matias,

Entendi o esquema do Refúgio...

É uma outra possibilidade para Refúgio acima do aqua, pra quem não acha estranho dessa forma. Talvez vendo outros projetos assim fique menos estranho. Sei lá, questão de acostumar mesmo.

E até que curti dessa forma...

icon_comemorando

Só que nesse esquema seria quase que obrigatório o uso de calhas supensas, certo?!

Já que as tampas comuns teriam que ser alteradas e ficariam na frente do Refúgio...

Sobre o "caminho da água" entre o 6º e 7º vidros eu entendi. Mas minha pergunta não foi essa.

Queria saber como a água, depois de passar pelos vidros, vai parar nas caixinhas abaixo do aqua?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Walmyr Buzatto

#45 Mensagem por Walmyr Buzatto »

André Fonseca escreveu:Queria saber como a água, depois de passar pelos vidros, vai parar nas caixinhas abaixo do aqua?!

Veja este passo da montagem; foi colocado o 6º vidro, e depois tiras de vidro de 3mm para fazer o espaço da queda: uma tira é vertical, pegando toda a altura do 6º vidro, e outra, horizontal, deixa um espaço livre, formando uma fenda. Abaixo da fenda é colada a caixinha.
Imagem
Após colar o 7º vidro, colam-se novamente mais duas tiras, só que desta vez deixando a fenda do outro lado, e a caixinha abaixo fica reservada para o ladrão. Neste caso, o retorno tem que ser feito por um cano, conforme a figura que postei mais acima neste tópico, e este é o esquema original do Basso.

[]'s

Walmyr
[]'s

Walmyr

Walmyr Buzatto

#46 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Fabrício, olhando melhor o espaço onde vai colocar o aquário e todos os periféricos, fiquei com uma dúvida: o acesso é apenas frontal, ou pode ser acessado por trás também? E outra pergunta: onde você pretende instalar o chiller?

Pergunto isto porque fiquei com a impressão que todas as aberturas são para a frente do móvel. Neste caso, dependendo de onde colocar o chiller, o ar quente não teria como escapar do compartimento do aquário; seu esquema de resfriamento perderia assim toda a eficácia. Ou vai deixar o chiller em algum ambiente externo, levando a água para ele através da parede esquerda (visto de frente)? Este seria o esquema mais óbvio, sem saber o que tem do outro lado daquela parede...

[]'s

Walmyr
[]'s

Walmyr

Fabricio Fonseca
Apelido: Fabricio Fonseca
País: brasil
Curtiu: 2 vezes

#47 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Walmyr Buzatto escreveu:Fabrício, olhando melhor o espaço onde vai colocar o aquário e todos os periféricos, fiquei com uma dúvida: o acesso é apenas frontal, ou pode ser acessado por trás também? E outra pergunta: onde você pretende instalar o chiller?

Pergunto isto porque fiquei com a impressão que todas as aberturas são para a frente do móvel. Neste caso, dependendo de onde colocar o chiller, o ar quente não teria como escapar do compartimento do aquário; seu esquema de resfriamento perderia assim toda a eficácia. Ou vai deixar o chiller em algum ambiente externo, levando a água para ele através da parede esquerda (visto de frente)? Este seria o esquema mais óbvio, sem saber o que tem do outro lado daquela parede...

[]'s

Walmyr

Realmente n tenho acesso nem pela lateral esquerda nem pela parte de trás, o acesso é somente frontal. O chiller será colocado na parte superior do móvel do lado esquerdo, farei algo abrindo o mvel no teto e descarregando o ar quente em cima do gesso. Como detalhe, o aquario é em um apartamento.

Matias Gomes
Administrador

#48 Mensagem por Matias Gomes »

FabricioDF escreveu: farei algo abrindo o mvel no teto e descarregando o ar quente em cima do gesso. Como detalhe, o aquario é em um apartamento.

vc vai transfomar o apartamento numa sauna, o ar quente do chiller é quente mesmo rsss não tem como jogar o chiller na lavanderia?

Fabricio Fonseca
Apelido: Fabricio Fonseca
País: brasil
Curtiu: 2 vezes

#49 Mensagem por Fabricio Fonseca »

Matias Gomes escreveu:
FabricioDF escreveu: farei algo abrindo o mvel no teto e descarregando o ar quente em cima do gesso. Como detalhe, o aquario é em um apartamento.

vc vai transfomar o apartamento numa sauna, o ar quente do chiller é quente mesmo rsss não tem como jogar o chiller na lavanderia?

Pois é, vou tentar joga-lo acima do gesso e uma saida exatamente na lavanderia, tentarei passar um duto por cima do gesso.

:D

Matias Gomes
Administrador

#50 Mensagem por Matias Gomes »

FabricioDF escreveu:tentarei passar um duto por cima do gesso.

um exaustor puxando por cima do gesso vai ficar ótimo.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#51 Mensagem por André Fonseca »

Walmyr,

Entendi o esquema...

Como da pra ver num dos dos esquemas, ss flanges ficam da caixinha para o Sump, certo?!

Agora precisa ser bem colada essa caixinha, com alguém de confiança e que realmente entende de montagem de aquas.

Basso,

Com relação ao Refúgio dessa forma, fica realmente muito bom.

Agora entra no gosto mesmo, já que discutimos algumas formas de montagem e o Rodrigo é que acaba decidindo qual vai seguir. E depois vai mostrar a montagem pra gente, certo Rodrigo?!

Excelente tópico!!!

plus

Flávio Wyinz
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Zinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#52 Mensagem por Flávio Wyinz »

Caros, achei muito interessante este sistema de 6° e 7° vidro, só me resta uma dúvida:

Podemos utilizar uma bomba de recalque de alta vazão ou ficamos limitados a uma bomba de baixa vazão?

Minha duvida surgiu pois acho que com este sistema o fluxo de drenagem do display através do 6° e 7° vidro é baixo e e uma bomba de vazão muito alta causaria o transboradamento do mesmo.
Talvés eu tenha entendido tudo errado e por favor me corrijão, mais nunca vi este sistema funcionando.

Abraço.
Veja o tópico do meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=2436

Imagem

><((((º> •.¸¸.• ><((((º> •´¯`• ><((((º> •.¸¸.• ><((((º>

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#53 Mensagem por André Fonseca »

Tá certo Basso, no quesito pressão até dá pra concordar com vc. Mas da mesma forma que a caixinha, se for feito por quem entende do assunto, por quem sabe como montar um aqua, não vai ter problema nenhum nos dois sistemas.

Agora já nessa parte:

João Basso escreveu:Na minha opinião esse sistema de botas internas está totalmente ultrapassado,veja e repare nos detalhes;a flange da maneira que está colocada,uns dois centimetros acima do vidro onde com o tempo junta restos por ali,quem desmontou aquários antigos ve aquilo preto de sujeira que com o tempo acumula.

Os sistemas se equivalem, já que AMBOS usam a tão difamada "flange" e com o tempo podem juntar sujeira.

Se bem que já desmontei vários aquas (mudanças de laboratórios, trocas por aquas maiores, troca por aquas menores, ajudando em loja...) com a bota e nenhum deles tinha sujeira. Talvez pq esses aquas ficassem com o registro do overflow todo aberto. Confesso que nunca participei do desmonte de nenhum que mantinha o registro um pouco fechado pra acompanhar se acumula sujeira ou não, mas garanto que o registro ficando totalmente aberto a sujeira vai para o Sump, onde deveria estar mesmo.

Pedro Augusto
Apelido: Pedro Augusto

#54 Mensagem por Pedro Augusto »

André, as flanges nas caixinhas da montagem do Basso não são problemas, pois não precisam ser colocadas na parte de dentro da caixinha, sendo coladas apenas com silicone na parte de baixo, por fora. Isso é possível por ter pouca pressão.
Ou seja, só é colada uma parte da flange, a que rosqueia por dentro não precisa ser usada.

Walmyr Buzatto

#55 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Taí como cortar a flange e montar a caixinha (no filme aparece uma caixona...):

Imagem

[BBvideo 425,350]http://www.youtube.com/watch?v=25qzNkvKgyE[/BBvideo]

[]'s

Walmyr
[]'s

Walmyr

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Contato:

#56 Mensagem por André Fonseca »

Pedro, Basso e Walmyr,

Agora sim deu pra entender...

Como não recebe pressão, a flange da caixinha pode ser feita dessa forma.

Gostei!!!

icon_clap

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Vini

#57 Mensagem por Vinicius Reis »

Walmir, tou precisando de estagiário pra montar maquete virtual
no meu escritório de arquitetura... XDDD

Matias Gomes
Administrador

#58 Mensagem por Matias Gomes »

Vinicius Reis escreveu:Walmir, tou precisando de estagiário pra montar maquete virtual

ele já está dando aulas rsssssssssssssssssssss
Basso eu só não gosto da limitação de vazão desse sistema, deixaria uns 2cm de vão e colocaria um pente feito de acrílico e fechado em cima ai fica perfeito rsss

Walmyr Buzatto

#59 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Matias, vamos fazer umas continhas:

Caso 1
Queda feita com caixa externa, durso, cano marrom de 40mm de diâmetro externo, 35mm internos disponíveis. Qual a seção do tubo, em cm2? Cálculo da área de um círculo é dado pela fórmula πR2 (pi x R ao quadrado). Com raio de 17,5mm, a conta dá 962mm2 (ou 9,6 cm2).

Caso 2
Queda feita por uma fenda de 3mm de espessura por 1m de largura (toda a traseira do aquário): 3 x 1.000 = 3.000 mm2 (ou 30cm2, mais de 3 vezes o cano de 40mm). O problema aqui é que a água tem 30cm2 de área para virar, porém lá embaixo vai ser estrangulada pela caixinha. A fenda real lá embaixo pode ser, talvez, de apenas 200mm. Portanto, a caixinha estrangularia os 3000m2 para 600mm2. Em tese, 62,5% da seção disponível no cano de 40mm. Agora vem a flange; se ela tiver uma medida interna de 20mm, então teremos exatamente a metade da seção disponível no cano de 40mm. Ou seja, o estrangulamento se dá pela flange que se utilizar lá embaixo, na coleta da água da caixinha.

Agora, vamos lá: quem usa cano de 40mm, sem nenhuma restrição, para a queda da água do aquário? Ao final, você vai ver uma válvula restringindo o fluxo para 1/5 da vazão possível, para encher o cano, e evitar as bolhas de ar no sump... Resultado: basta dimensionar a fenda no fundo do aquário, consequentemente também a caixinha, e depois usar a flange que considerar mais adequada para o serviço. O espaço atrás do 6º vidro pode ser de 3mm, sem problema algum. Os seus 20mm seriam apenas desperdício de espaço, nada mais.

Abraço,

Walmyr
[]'s

Walmyr

Matias Gomes
Administrador

#60 Mensagem por Matias Gomes »

Walmyr meu amigo, os números eu acredito que sejam todos certos já que fugi da escola e não consigo atinar isso rss, mas tudo isso vai por água a baixo quando vc esquece do detalhe da Tensão Superficial da água, 3 mm é muito pouco e acredito que a superfície possa ficar estagnada, e que tb limitaria a vazão já que não desceria a´água da superfície e sim 0,5mm abaixo dela, mas deixo claro que são meras especulações já que nunca montei esse sistema e nunca vi um funcionando.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”